“Evento de inovação, tecnologia e empreendimento reúne 15 mil participantes e gera um impacto econômico 60 milhões na cidade”
O evento divide-se em uma
feira de negócios e em diversas áreas de conteúdo. Nas plenárias, são abordados
temas ligados à tecnologia, inovação, startups, comunicação, vendas, indústria,
transformação digital, games, saúde, liderança, carreira e cases de
empreendedorismo.
“Em mais um ano estamos
apresentando novidades nas áreas de conteúdo, abraçando temas que entendemos
ser importantes para o futuro. Para isso, trazemos curadores com propriedade
para debater sobre cada um desses assuntos e montar grades de palestras incríveis
“, explica o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi.
Marcus Rossi |
Ao todo, serão dez trilhas de
conteúdo e sete palcos: palco principal, palco geek, palco hygia saúde, palco
share (comunicação e marketing), palco startups, palco PUSH (carreira e
empreendedorismo feminino) e palco negócios conscientes.
Durante o evento os
participantes poderão conhecer a Lina, plataforma de inteligência artificial em
assistência turística em São Paulo, a ser apresentada pelo São Paulo Convention
& Visitors Bureau em parceria com a RCB Tecnologia.
Já em teste em outras cidades
e para outras áreas como saúde, varejo e setor imobiliário, a Lina se apresenta
no Gramado Summit com foco em inovação e versatilidade. Para uma demonstração
interativa, os interessados podem acessar visitesaopaulo.com e
conhecer mais em lina.tur.br para
interagir com a tecnologia do turismo de São Paulo.
Impacto Econômico
A organização realizou um
levantamento com a previsão do impacto econômico para a edição de 2024.
Levando em consideração a
participação de 15 mil pessoas durante uma média de cinco dias na cidade, o
cálculo prevê um gasto estimado de R$800 por dia (incluindo despesas em
hospedagem, alimentação e transporte na cidade).
A estimativa é baseada em um
levantamento feito pelo Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias.
Multiplicando esse valor pelo período de cinco dias, chega-se ao cálculo de R$
60 milhões gerados diretos para a economia local.
Fora os valores injetados
diretamente no comércio de Gramado, o evento possui uma feira para geração de
negócios. Nesse espaço, estão grandes e pequenas empresas de diversas cidades
do Brasil e, também, iniciativas da região, que acabam fechando parcerias e
contratos de diversos valores.
Além disso, o cálculo previsto
não leva em consideração os valores injetados na economia de forma geral, como
a compra de passagens aéreas por parte dos participantes que são moradores de
outros estados brasileiros.
Se for levado em consideração o dado de que 70% do público visitante do evento é de fora do Rio Grande do Sul, a organização realizou uma estimativa de impacto envolvendo passagens aéreas e transfer do aeroporto de Porto Alegre até a cidade. Com uma média de gastos de R$2.000,00 (incluindo aéreo e transporte terrestre) por pessoa, chega-se ao impacto de mais de R$ 20 milhões apenas em serviços logísticos.
“O impacto da Gramado Summit vai além do evento. Geramos um reflexo econômico significativo durante três dias, mas seguimos impactando durante o resto do ano”, comenta o CEO do evento, Marcus Rossi.
Governo do Estado
Pelo segundo ano consecutivo, o Estado é correalizador do evento. No primeiro dia de evento às 10h, o palco principal do Gramado Summit receberá o governador Eduardo Leite e a secretária Simone para a palestra Passado, Presente e Futuro: qual o RS que queremos? O foco será a digitalização de serviços e a importância da inovação na estratégia de desenvolvimento do governo gaúcho.
Durante o evento vai acontecer
a apresentação do INTURIS: Sistema de Inteligência Turística, projeto da Secretaria de
Turismo do Rio Grande do Sul, uma ferramenta que visa analisar o impacto
socioeconômico das atividades turísticas no estado. O sistema, criado em
parceria com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Secretaria de
Inovação, Ciência e Tecnologia, Programa Inova RS e Comitê Serra Gaúcha, também
oferecerá um painel integrado com dados sobre o fluxo de turistas,
empreendimentos turísticos e o perfil dos visitantes.
O evento Gramado Summit foi criada em 2017 pelo empreendedor e CEO
Marcus Rossi. Em sua primeira edição, focou em exposição e conteúdo para
startups em estágio inicial, reunindo um público de 700 pessoas. Com o passar
dos anos, o evento começou a prospectar empresas maiores para a feira de
negócios e também um público mais amplo para as discussões das palestras.
Em 2023, na sua última edição,
recebeu 10 mil visitantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e
cerca de 350 palestrantes nas áreas de conteúdo.
Para 2024, são esperados 500
palestrantes em dez trilhas de conteúdo variadas, 500 empresas expositoras na
feira de negócios e 15 mil participantes vindos de todos os estados brasileiros.
Para 2024, são esperados 400 palestrantes e 500 empresas expositoras na feira de negócios. Alguns dos nomes presentes no Gramado Summit 2024: Mari Maria (influenciadora), Marcos Piangers (Papai é Pop), Veronica Oliveira (Faxina Boa), Gilberto Silva (mentor de alta performance), Denílson Show (pentacampeão mundial), Romero Rodrigues (Headline), Natalia Beauty (NB Group), Christiano Faig (Microsoft), Jandaraci Araujo (Conselheira 101), Icaro de Abreu (IBM) e Yuri Mussoly (Tiktok).
Nenhum comentário:
Postar um comentário