Encerrou ontem (28) em
Madrid, na Espanha a Feira Internacional do Turismo - FITUR, evento que abre o
calendário das feiras internacionais de turismo.
Com uma previsão de nove
mil expositores, 136 mil profissionais, 152 países, 806 expositores regulares, 9
pavilhões, público estimado de 86 mil visitantes e um impacto econômico de U€
330 milhões, segundo dados da IFEMA, que organiza a Feira. Os números apontam
para as últimas previsões da Organização Mundial do Turismo (OMT) de novembro
de 2023 de recuperar quase 90% dos níveis pré-pandémicos no turismo
internacional.
Ao longo dos cinco dias, a
Feira recebeu os
profissionais do turismo e os interessados em conhecer as últimas tendências do
setor, assim como o público em geral interessado em conhecer os destinos em
oferta. A feira continua a avançar na sua especialização, contribuindo para
impulsar os diferentes setores industriais que têm um impacto significativo no
turismo, desenvolvendo toda uma estratégia turística em torno à sua
atividade. Esta edição contou assim com suas habituais secções
especializadas:
FITURTechy, organizado
em colaboração com o Instituto Tecnológico Hotelero (ITH)
FITUR Know-How &
Export, organizada por SEGITTUR em colaboração com ICEX España Exportación e
Inversiones
FITUR LGBT+, que
abordará diferentes temáticas vinculadas à revitalização do turismo e à
potenciação da diversidade dos diferentes destinos sob o lema "Amor por
viajar"
FITUR Lingua, em
colaboração com a Federação Espanhola de Associações de Escolas de Espanhol
para Estrangeiros, FEDELE
FITUR Talent, que destacará
o talento e a formação como motores do desenvolvimento turístico
FITUR Woman, que centrará o
debate no papel das mulheres no mundo laboral da indústria turística
FITUR Screen, dedicada a
conectar a indústria turística e audiovisual, em colaboração com a SPAIN FILM
COMMISSION
FITUR Mice, que
decorrerá nos dias prévios à inauguração de FITUR.
FITUR Cruises, dedicada
à indústria dos cruzeiros
FITUR Sports, centrada
no mercado global do turismo desportivo
Presença do Brasil
O estande do Brasil bateu recorde
de público com a presença do Ministro do Turismo Celso Sabino, do presidente da
Embratur Marcelo Freixo, do embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite
Ribeiro, dezenas de prefeitos, secretários de turismo e autoridades.
O Espaço Brasil contou com
uma área total de 572 metros quadrados, incluindo em um só espaço a Embratur, e
destinos nacionais(institucional) onde foi promovido a nossa gastronomia, cultura e
as belezas naturais do país. Também disponibilizou um espaço para a captação de
investimentos e novos negócios.
Algumas das ações que
aconteceram durante os quatro dias da feira:
No primeiro dia da Feira,
Guilherme Paulus recebeu o Prêmio Excelências 2024 - categoria Silvia Zorzanello
in memoriam. A entrega do prêmio ao empresário foi feita pelas mãos do
filho de Silvia e CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, junto com o presidente
do Grupo Excelências, José Santiago.
O Brasil conquista prêmio de melhor destino turístico do mundo. O prêmio da Federação Espanhola de Jornalistas e Escritores de Turismo (FIJET) foi entregue pelo presidente da entidade, Miguel Ángel González, ao Ministro do Turismo Celso Sabino ao presidente da Embratur Marcelo Freixo.
Na quinta-feira a Embratur lançou o primeiro metaverso de turismo do Brasil, tendo como guia no ambiente virtual o músico, apresentador e ativista social Carlinhos Brown.E a Embratur
lançou o primeiro metaverso de turismo do Brasil, tendo como guia no ambiente
virtual o músico, apresentador e ativista social Carlinhos Brown.
O presidente da Embratur,
Marcelo Freixo, e o diretor da área de Turismo do CAF – banco de
desenvolvimento da América Latina e Caribe –, Oscar Rueda García, assinaram um
acordo para estimular o afroturismo no Brasil, com a promoção de suas
características no mercado global. O acordo assinado prevê a criação de um Mapa de Afroturismo no Brasil
e a elaboração de um documento a ser trabalhado junto ao segmento turístico com
boas práticas, com ênfase em afroturismo e turismo étnico.
No final de semana, a Feira abriu para o público. Cerca de 100 mil pessoas encheram os corredores dos 9 pavilhões. O Espaço Brasil, esteve lotado mostrando o interesse dos visitantes em conhecerem nossos destinos, cultura e gastronomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário