sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Vantagens de viajar: alguns dos benefícios para o corpo e para a mente

“As vantagens vão muito além do que um passeio longe de casa por si só já proporciona”


As vantagens vão muito além do que um passeio longe de casa por si só já proporciona.

Viajar faz bem para a saúde do corpo, do coração e da mente, e isso é pura verdade. O sentimento de descansar, conhecer pessoas, lugares e novas experiências proporcionam sensação de bem-estar. Independente das condições, viajar sempre trará pontos positivos e muitas histórias para contar e agregar.

As pessoas estão viajando cada vez mais nos últimos anos e, com isso, universidades, empresas e centros de pesquisa têm investigado constantemente os benefícios da viagem na vida das pessoas. Seu corpo e sua mente merecem!

1. Viajar é o melhor remédio de todos e torna você mais saudável

Viajar deixa você mais jovem. Isso porque você se torna uma pessoa mais saudável ao viajar.

É isso que um estudo recente feito em parceria por algumas associações renomadas dos Estados Unidos mostra.

Segundo o estudo, homens que não tiram férias anuais têm 30% a mais de chances de sofrerem ataques cardíacos. Os benefícios da viagem são quase instantâneos, 89% dos viajantes que participaram do estudo disseram que sentiram o nível de stress baixar já no segundo dia de viagem.

Os estudos levaram em consideração o histórico de doença das pessoas e renda. E mesmo assim os benefícios para a saúde física foram percebidos em todos que viajavam.

2. Viajar aumenta sua felicidade e satisfação

A viagem começa muito antes de embarcar no aeroporto, rodoviária, ou mesmo sair com o carro da garagem.

Tudo começa no planejamento. E um estudo da Cornell University mostra que já nessa etapa as pessoas se mostram mais felizes.

Essa pesquisa mostrou que a antecipação por uma viagem traz mais benefícios para a mente do que a antecipação pela compra de algo físico. Ou seja, planejar uma viagem traz mais felicidade do que planejar a compra de uma nova TV.

Isso porque quando viajamos, nós desfrutamos ativamente dessa conquista e criamos lembranças duradouras desses momentos, enquanto a satisfação de uma compra é momentânea e efêmera.

3. Viajar diminui o risco de depressão

Ao viajar, desenvolvemos lembranças positivas e essas lembranças precisam ser formadas durante a viagem, o que faz com que o corpo produza uma série de hormônios ligados à felicidade, como a endorfina, por exemplo.

Quando nos expomos ao sol, produzimos serotonina, que é um forte combatente da depressão.

Além disso, uma viagem proporciona produção de dopamina, que se manifesta quando tomamos um primeiro passo rumo a uma novo objetivo e quando alcançamos essa meta. Por exemplo, quando reservamos um hotel e quando chegamos e fazemos check-in.

Por fim, ao viajar com alguém especial, seja amigo ou companheiro, desenvolvemos mais intimidade e estimulamos a produção de oxitocina, que estreita os laços emocionais.

Tudo isso é responsável pela queda de índices de depressão em pessoas que viajam de férias pelo menos uma vez por ano.

4. Viajar aumenta a sua criatividade

Ficar preso a uma rotina limita a nossa visão de mundo e isso interfere diretamente a nossa criatividade.

Ao viajar, nos colocamos em contato com muitas coisas novas: pessoas, culturas, comidas, cheiros, sensações,  etc. Tudo isso aguça a mente e libera novas ideias. Você pode não trabalhar diretamente com criatividade, mas ela é importante para a vida cotidiana.

Uma visão criativa ajuda a resolver problemas de forma mais simples e isso diminui drasticamente o stress.

5. Viajar melhora sua resiliência

A vida é feita de mudanças e escolhas. Alguns não estão preparados para elas. Ao viajar e entrar em contato com novas culturas e estilos de vida, a mente se abre para novas possibilidades e visões de mundo. Além disso, imprevistos são comuns em uma viagem e o tempo restrito nos obriga a lidar com eles diretamente.

Ou seja, a resiliência, que é a capacidade de se adaptar à mudança ou situações pouco agradável, se fortalece muito.

6. Viajar melhora as habilidades sociais
Se você é daqueles que tem medo de aproximar-se de alguém pela primeira vez e fica ruborizado ao falar em público, viajar é um bom exercício para enfrentar estes medos. Resguardados os cuidados necessários quando se conhece alguém estranho numa viagem, fazer novos amigos, compartilhar suas experiências e conhecer as histórias dos outros permitem que suas habilidades psicossociais sejam estimuladas. Sozinho ou acompanhado, durante uma viagem é necessário comunicar-se com pessoas que você não conhece

7- Aumenta a capacidade de inovação

Em uma viagem as pessoas estão atentas a tudo de novo que estão vendo, comendo, cheirando e sentindo, aprimorando seu sentimento de admiração e curiosidade.

 8 –  Aumenta a capacidade de adaptar-se às mudanças

Uma das habilidades psicossociais mais complicadas para tratar é a adaptação às mudanças. Para muitas pessoas é difícil sair da “zona de conforto”. Durante uma viagem, as pessoas se adaptam a muitas delas, muitas vezes sem perceber e ainda as apreciam. Mudanças no clima, alimentação, vestimenta, idioma e até humor, por exemplo. Por isso, alguém que viaja e gosta de conhecer novas culturas e maneiras de viver é propenso a ter mais facilidade para assimilar qualquer tipo de mudança em sua vida que aqueles que não o fazem.

9. Ajuda a desenvolver habilidades

Viajar ajuda em habilidades que talvez você possua e desconheça. Podemos nos deparar com culturas e costumes diferentes, somos capazes de aprender a conviver com essas diferenças. Surge também uma ótima oportunidade para fazer novos amigos, e é sempre bom lembrar que a convivência social é algo extremamente benéfico para a nossa saúde mental.

10 – Viajar nos faz mais felizes
Quer viver mais feliz? Viaje!
Durante uma viagem é possível sentir diferentes emoções, mas a mais comum é a sensação de felicidade. Um estudo realizado pela Universidade de Breda, na Holanda descobriu que de 1500 pessoas, 974 demonstraram mais felicidade ao planejar uma viagem. Isso ocorre porque, a partir do momento que se toma a decisão e se planeja a saída, o sistema imunológico se dispõe a liberar endorfinas, que são as encarregadas de manter um estado de prazer e bem-estar.

Durante a viagem, as pessoas costumam reforçar o sistema imunológico com as experiências reunidas e momentos que guardam, sejam sozinhos ou com familiares ou amigos. Assim sendo, um remédio efetivo para combater a tristeza ou o tédio é aquela viagem com a qual você tanto sonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário