quarta-feira, 26 de abril de 2023

Ministério do Turismo promove rede de prevenção à exploração sexual no turismo

 

Campanhas, parcerias e capacitação integram as ações do MTur, com destaque ao  Código de Conduta Brasil, uma ação voltada aos profissionais do setor para auxiliá-los a enfrentar o crime

Prevenir a exploração sexual no turismo é uma das prioridades do Ministério do Turismo   (MTur). Nos primeiros 100 dias de governo, o Ministério lançou uma série de ações sobre o tema, como as campanhas “O Turismo respeita as mulheres”, em parceria com o Ministério das Mulheres, e o “Bloco do Disque 100”, durante o Carnaval, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Integra as ações um curso gratuito sobre o assunto oferecido aos profissionais da área.

Código de Conduta Brasil

O Código de Conduta Brasil foi criado para auxiliar as empresas e prestadores de serviços turísticos no enfretamento à exploração sexual a firmarem um compromisso explícito de repúdio e de enfrentamento a crimes do tipo.

Para ter acesso ao projeto os interessados devem estar inscritos no Cadastur, que é o cadastro de operadores de turismo no país. Na prática, o Código de Conduta é um instrumento no qual quem adere assume o compromisso de combater a exploração sexual contra crianças e adolescentes adotando ações de prevenção e enfrentamento ao crime, além de promoverem a disseminação de informação e capacitação, de modo que seus funcionários e parceiros comerciais tenham mais esclarecimento sobre o tema e saibam como proceder em casos suspeitos.

Na página do Código de Conduta, os interessados vão encontrar documentos, curso, podcast, plano de enfrentamento, campanhas, além de informações sobre como participar e estratégias contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

 Inscrições abertas para o Curso Código de Conduta Brasil


Qualificar os profissionais para enfrentarem esse tipo de crime também é uma das ações realizadas pelo MTur, que lançou o curso Código de Conduta Brasil, fruto de parceria com o Instituto Federal de Brasília — IFB. A qualificação é gratuita e está com inscrições abertas.

O curso tem carga horária de 15 horas, é realizado na modalidade a distância (EaD) e é voltado para empresas e prestadores de serviços turísticos.

O objetivo é fomentar o compromisso dos profissionais e empresas turísticas ao Código de Conduta, para que adotem uma posição explícita de repúdio à exploração sexual em sua política interna e que promovam ações de disseminação de informação e capacitação.

Ilustrações: MTur 

Nenhum comentário:

Postar um comentário