segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Programa de incentivo ao turismo em Santa Catarina lançado na abertura do 32º Encatho & Exprotel


"O programa, parceria do Sebrae com a Santur, Ministério do Turismo e Embratur prevê ações de apoio que contemplam 19 municípios em seis regiões turísticas do estado"



O Sebrae, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (SANTUR), o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) lançaram ontem (13/8) em Santa Catarina, o Projeto Investe Turismo. O lançamento foi durante a cerimônia de abertura do Encatho & Exprotel e contou com a presença do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
O objetivo do projeto é promover a convergência de ações e investimentos para acelerar o desenvolvimento de destinos e gerar emprego e renda. Os empresários do setor terão oportunidade de tomar conhecimento sobre o acesso a linhas de financiamentos do Prodetur, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Além de orientação para descobrir quais as melhores oportunidades de investimentos, acesso a estudos de mercado e a ações de marketing digital e posicionamento da imagem. O Investe Turismo soma-se às medidas do Brasil+Turismo, lançado em 2017, para alcançar as metas do Plano Nacional de Turismo 2018-2022.
Em Santa Catarina, o Sebrae Nacional, o MTur e a Embratur selecionaram para o projeto seis Regiões Turísticas e seus respectivos municípios: Grande Florianópolis, Serra Catarinense, Sul do Estado, Costa Verde e Mar, Vale Europeu e Caminhos dos Príncipes.  O Diretor Superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Fonseca, explicou que o programa busca potencializar o turismo em Santa Catarina e melhorar os índices de desempenho do setor. 
Para o diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, o lançamento do projeto dentro da programação do Encatho & Exprotel reforça a importância do evento não apenas para a hotelaria, mas para todo o trade turístico. “Enquanto entidade representativa da hotelaria é nosso papel estar atento e fomentar os diversos setores que envolvem o turismo. O turista escolhe onde se hospedar atraído pelas diversas opções de um destino. Não basta nos preocuparmos apenas com a gestão dos meios de hospedagem é preciso estar atento a todo ecossistema. Quanto mais desenvolvermos os destinos e seus empreendimentos, mais aumentaremos a taxa de ocupação”, enfatiza Vailatti.
De acordo com a presidente da Santur, Flavia Didomenico, a meta é unir setor público e a iniciativa privada para preparar e promover a competitividade de rotas turísticas estratégicas.  Ela avalia que há um grande potencial de aumento da comercialização do turismo de Santa Catarina e, para isso, é essencial a integração entre as cidades para desenvolver o turismo regional e estratégico. "O Investe Turismo é uma ferramenta que tem como linha de trabalho o fortalecimento da governança, a melhoria dos produtos e serviços turísticos, o marketing estratégico e a participação em eventos, que colaboram para o desenvolvimento do turismo no estado. As cidades beneficiadas terão um estímulo à inovação tecnológica, à sustentabilidade e também à conquista de novos mercados", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário