segunda-feira, 24 de abril de 2017

“A Alameda dos Icebergs” atrai turistas no Canadá

"Ferryland, uma pequena cidade do Canadá é o destino turístico atual graças ao primeiro iceberg da temporada"
A região costeira da província de Newfoundland e Labrador é conhecida popularmente como "alameda dos icebergs" por conta do grande número de blocos de gelo que passam por ali vindos da região ártica toda primavera.
Todos os anos, esses icebergs de 10.000 anos de idade fazem o seu caminho a partir do Ártico canadense e Groelândia através do Alley Iceberg - ao longo da costa leste do Labrador, e depois seguindo a mesma rota leste ao longo da Terra Nova. Em alguns anos aparecem, em outros não.   
Este ano alguns sinais prometem um anos generoso, situação que não acontecia a décadas. Um fato típico dos mares polares. 
A atual temporada promete ser movimentada na "alameda dos icebergs", com centenas de icebergs já avistados no Atlântico em número acima do normal para essa época do ano na região costeira.
Prova disso é o que apareceu em Ferryland. Por ser grande e estar próximo da costa em uma área que pode ser alcançada de barco, se torna um fundo atraente para fotos e selfies, que se tornaram viral na internet. 
O iceberg de Ferryland é realmente um espetáculo e tanto, com duas torres em cada extremidade, mas que parecem mudar de forma, dependendo de onde se está olhando. Impressiona ainda mais, ao perceber que o que se vê é apenas 10%, já que 90% do iceberg está embaixo da água. Isso significa que, ao se aproximar de regiões mais rasas, ele pode encalhar.
Por isso a corrida para ver o gigante. É impossível saber por quanto tempo o iceberg ficará. Pode desmoronar, rolar, afundar ou seguir à deriva sendo eventualmente reduzido a pedaços de gelo flutuando na corrente.


Quando a luz é perfeita, a superfície do iceberg reflete o céu e o mar tão perfeitamente que parece simplesmente desaparecer no horizonte. Um espetáculo único para quem tem a coragem de enfrentar o frio cortante da Terra Nova. 
fotos: Reuters e Jared Clarke




Nenhum comentário:

Postar um comentário