terça-feira, 17 de novembro de 2015

Festuris aborda o potencial turístico e a realização de eventos para o incremento da ocupação hoteleira

Em coletiva de imprensa do Festuris, secretários de turismo de algumas das principais cidades turísticas do Rio Grande do Sul reforçaram a importância da realização de eventos para o incremento econômico de suas regiões, em especial para a hotelaria independente em todo o Estado. Caxias do Sul, por exemplo, contará com a presença de cerca de 1 milhão de visitantes durante a Festa da Uva, de 18 de fevereiro a 6 de março de 2016, trazendo vantagens na ocupação aos finais de semana. No total, são mais de 3 mil leitos disponíveis.
Garibaldi, por sua vez, vem promovendo diversos tipos de atrações culturais às sextas, sábados e domingos, refletindo positivamente no fluxo turístico da cidade nos últimos três anos. “Isto traz muitos benefícios. Tanto que já estamos em fase de construção de mais dois hotéis e disponibilizando 200 novos leitos”, informou a secretária Municipal de Turismo, Ivane Fávero. Nova Petrópolis fez investimentos na Praça das Flores, incluindo instalação de luminárias. Como diferencial, conta ainda com a presença de 59 corais e 18 grupos de dança, entre outros, e opção de hospedagem de 1.500 leitos.  
A programação intensa promovida pela cidade de Canela também tem sido fundamental para o município. No ano passado foram realizados 1.326 eventos de todos os tamanhos, e diversificados. Desde a Semana do Bebê, rodeio, Páscoa, Festa Colonial e Sonho de Natal. “Graças a estas iniciativas aumentamos em 26% o fluxo turístico, ocupando os 3 mil leitos existentes, incluindo hotéis e pousadas”, reforça o secretário municipal de Canela, Leandro de Oliveira. Bento Gonçalves segue a mesma linha e com resultados diferenciados. Em 2014, o destino recebeu uma série de feiras, congressos e seminários, com a presença de 300 mil visitantes.
Promoção de destinos
O secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, acrescentou que a hotelaria deve aproveitar o momento da alta do dólar em que os brasileiros deixarão de viajar para o exterior e optar pelos destinos nacionais. “O trabalho de promoção deve ser constante e vamos ter muitos ganhos com o turismo de negócios. Mas para isto devemos fortalecer, contribuir e cooperar com os cinco Conventions & Visitors Bureaux existentes no estado, principalmente na captação, pois o mercado estará cada vez mais competitivo”, disse ele. O gestor reforçou a importância da união dos empresários do setor de hospedagem em realizar ações nas feiras e polos emissores, capacitando agentes e operadores na divulgação dos destinos turísticos. “É preciso gerar mídia espontânea por meio de produção de filmes e de TV, conteúdos e notícias. Não adiante se encolher. Ou então fazer parcerias, juntar esforços. Não podemos ser concorrentes e sim parceiros, chamando a atenção para todo o potencial em atrair visitantes”, finalizou.
No Festuris, o estande de Pelotas, por exemplo, instalou uma réplica do seu Mercado Central, construído entre 1848 e 1853 em estilo neoclássico. Foram distribuídos doces típicos e apresentado a Fenadoce, tradicional feira da cidade que reúne mais de 300 mil pessoas anualmente. “A cidade possui muitas atrações e roteiros culturais, gastronômicos, históricos. E eles precisam ser conhecidos”, afirma Fernando Estima, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas. Presente no Festuris, o presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio-RS e do Sindihotel, Manuel Suarez.
Texto e fotos de Adriana de Barros Machado

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