Em coletiva de imprensa do Festuris, secretários de turismo de algumas
das principais cidades turísticas do Rio Grande do Sul reforçaram a importância
da realização de eventos para o incremento econômico de suas regiões, em
especial para a hotelaria independente em todo o Estado. Caxias do Sul, por
exemplo, contará com a presença de cerca de 1 milhão de visitantes durante a
Festa da Uva, de 18 de fevereiro a 6 de março de 2016, trazendo vantagens na
ocupação aos finais de semana. No total, são mais de 3 mil leitos disponíveis.
Garibaldi, por sua vez, vem promovendo diversos tipos de atrações
culturais às sextas, sábados e domingos, refletindo positivamente no fluxo
turístico da cidade nos últimos três anos. “Isto traz muitos benefícios. Tanto
que já estamos em fase de construção de mais dois hotéis e disponibilizando 200
novos leitos”, informou a secretária Municipal de Turismo, Ivane Fávero. Nova
Petrópolis fez investimentos na Praça das Flores, incluindo instalação de
luminárias. Como diferencial, conta ainda com a presença de 59 corais e 18
grupos de dança, entre outros, e opção de hospedagem de 1.500 leitos.
A programação intensa promovida pela cidade de Canela também tem sido
fundamental para o município. No ano passado foram realizados 1.326 eventos de
todos os tamanhos, e diversificados. Desde a Semana do Bebê, rodeio, Páscoa,
Festa Colonial e Sonho de Natal. “Graças a estas iniciativas aumentamos em 26%
o fluxo turístico, ocupando os 3 mil leitos existentes, incluindo hotéis e
pousadas”, reforça o secretário municipal de Canela, Leandro de Oliveira. Bento
Gonçalves segue a mesma linha e com resultados diferenciados. Em 2014, o
destino recebeu uma série de feiras, congressos e seminários, com a presença de
300 mil visitantes.
Promoção de destinos
O secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante,
acrescentou que a hotelaria deve aproveitar o momento da alta do dólar em que
os brasileiros deixarão de viajar para o exterior e optar pelos destinos
nacionais. “O trabalho de promoção deve ser constante e vamos ter muitos ganhos
com o turismo de negócios. Mas para isto devemos fortalecer, contribuir e
cooperar com os cinco Conventions & Visitors Bureaux existentes no estado,
principalmente na captação, pois o mercado estará cada vez mais competitivo”,
disse ele. O gestor reforçou a importância da união dos empresários do setor de
hospedagem em realizar ações nas feiras e polos emissores, capacitando agentes
e operadores na divulgação dos destinos turísticos. “É preciso gerar mídia
espontânea por meio de produção de filmes e de TV, conteúdos e notícias. Não
adiante se encolher. Ou então fazer parcerias, juntar esforços. Não podemos ser
concorrentes e sim parceiros, chamando a atenção para todo o potencial em
atrair visitantes”, finalizou.
No Festuris, o estande de Pelotas, por exemplo, instalou uma réplica do
seu Mercado Central, construído entre 1848 e 1853 em estilo neoclássico. Foram
distribuídos doces típicos e apresentado a Fenadoce, tradicional feira da
cidade que reúne mais de 300 mil pessoas anualmente. “A cidade possui muitas
atrações e roteiros culturais, gastronômicos, históricos. E eles precisam ser
conhecidos”, afirma Fernando Estima, secretário de Desenvolvimento Econômico e
Turismo de Pelotas. Presente no Festuris, o presidente do Conselho de Turismo
da Fecomércio-RS e do Sindihotel, Manuel Suarez.
Texto e fotos de Adriana de Barros Machado
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