sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Abracorp divulga movimentação do setor de viagens corporativas no primeiro semestre de 2014

A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) divulgou  os números referentes à movimentação do setor no primeiro semestre deste ano. Os dados integram a pesquisa de vendas da entidade, efetuada com o apoio das 31 agências de viagens associadas.  
Edmar Bull, presidente do Conselho de Administração da entidade, revelou que no primeiro semestre, houve um  crescimento de 5,5% no total da movimentação de negócios realizados no setor, se comparado ao mesmo período do ano passado .  
Setor Aéreo
Entre os meses de janeiro e junho, o setor aéreo doméstico registrou variação positiva de 7% em vendas, levando em consideração o desempenho das companhias aéreas Avianca (33%), Azul (13,5%), GOL (-0,8%), TAM (5,9%) e demais empresas (-22,7%). A movimentação total alcançou mais de R$ 2,6 bilhões.
A emissão de bilhetes  apresentou queda de 4,7% se comparado ao verificado em igual período do ano passado. Dentre as aéreas, a Avianca foi a única companhia que apresentou saldo positivo (21,4%).  
A TAM liderou o market share da Abracop em emissão de bilhetes (31,8%), vendas (33,7%) e em passageiros por quilômetros transportados 38,1%. A GOL aparece em segundo lugar, com 31,3%, 31,1% e 36,1%, respectivamente.
As tarifas aplicadas subiram – a Azul lidera, com incremento de 19,8%, seguida pela Avianca (9,5%). O aumento médio das tarifas aéreas para o mercado doméstico foi de 12,2%, alcançando o valor de R$ 595, de acordo com a Abracorp.
Com relação ao setor aéreo internacional, durante o período houve queda na emissão de bilhetes (-2%). A Alitalia registrou a maior variação negativa (- 17,9%) e a Iberia foi a empresa que obteve o melhor desempenho (19,8%). A atuação de todas as companhias aéreas que realizaram as viagens internacionais para o mercado corporativo rendeu incremento de 4,9% ao setor como um todo e um acumulado superior a R$ 1,9 bilhão em vendas.
Em referência ao market share relativo à movimentação comercial, apurada em reais, a maior fatia de mercado ficou concentrada na categoria “demais empresas” (21,7%). A entrada em operação de novas companhias aéreas e o aumento da oferta de outras, de menor presença no mercado, são fatores que contribuíram com a dispersão da demanda. A segunda posição do ranking é ocupada pela TAM (16,9%), seguida pela American Airlines (13,2%) e Air France (6,9%). A tarifa média aplicada no mercado subiu 7% – a Emirates foi a aérea que mais se destacou, trabalhando com uma tarifa média de R$ 5.126. Em seguida constam Lufthansa/ Swiss (R$ 4.715), Air France/ KLM (R$ 4.222) e British Airways (R$ 4.070).
Hotelaria em alta no mercado de viagens corporativas
A hotelaria nacional  registrou incremento de 13,1% em room nights e um acumulado de R$ 4,9 milhões. A rede BHG/Solare foi a principal responsável por este bom desempenho, apresentando crescimento de 113,5% em número de diárias.
A Rede Slaviero Hotéis também teve um semestre positivo, respondendo por R$ 8,7 milhões das vendas, fator que resultou em um crescimento de 47,7%. Os hotéis independentes alcançaram a melhor participação no mercado de viagens corporativas em volume de diárias, atingindo os 50%. “Outras redes” (19,5%), atingiram o segundo lugar, seguidas pela  Accor (9%) e Atlantica Hotels International (6,8%).
market share relativo às vendas  foi liderado pelos hotéis independentes (38,5%) seguido por  “outras redes” (23,4%), na segunda posição. A diária média sofreu queda de 12%, girando em torno de R$ 232 no mercado nacional.
Segundo o estudo desenvolvido pela Abracorp, os primeiros seis meses do ano renderam ao setor hoteleiro internacional incremento de 22,2% em número de diárias e de 18,5% em vendas. O InterContinental Hotels Group (IHG) apresentou os melhores resultados, saltando de 10.093 diárias, em 2013, para 26.189, atingindo 159,5%. Com um acumulado de mais de R$ 18, 4 milhões, o destaque nas vendas foi da Accor, que atingiu crescimento de 125,8%.
Os hotéis independentes foram os empreendimentos priorizados pela demanda por viagens corporativas, respondendo por 46,3% do total das diárias comercializadas e por 46,8% das vendas, calculadas em realo que justifica o estímulo contínuo feito pela Abracorp à utilização da plataforma B2B Reservas, desenvolvida em parceria com a MFL Tecnologia e Turismo.
Serviços agregados
O setor de locação de automóveis nacional, com um crescimento de 19% nas diárias, teve um desempenho positivo no semestre. A  Movida alcançou incremento de 97,7% a com 31.987 diárias. Na categoria vendas, o setor registrou ligeira queda (-0,8%). No entanto, o período foi positivo para a AVIS, cuja variação em vendas chegou aos 56,4%, e para a Unidas, com 43,4%. O market share indica que a Localiza ainda é a principal fornecedora das agências de viagens associadas à Abracorp. A empresa lidera tanto em diárias (53,8%) como em vendas (58,5%).
Em âmbito internacional a Hertz teve  aumento de 187,2% na quantidade de diárias,  no entando o setor registrou queda de 1,3%. Em volume de vendas, o desempenho também não foi positivo: a movimentação de R$ 12,414 milhões nestes seis meses representou redução de 0,4% em comparação com 2013.
Quanto aos serviços de transfer, o estudo apontou que, no total, foram computadas 5.714 diárias, que representou um volume de vendas superior a R$ 12,7 milhões. Mais da metade do market share da entidade está com “outros fornecedores”,representando 58,1%. Completam o ranking Shift (30%), Masters Transportes (6,3%) e CEP (5,7%).
Na categoria “eventos e serviços”, o destaque foi para eventos corporativos, que movimentou mais de R$ 272 milhões e se manteve à frente de “demais serviços” (R$ 87,4 milhões), pacotes de viagens (R$ 48,7 milhões), cruzeiros (R$ 1,6 milhão) e cartões de assistência (R$ 1,2 milhão). O setor como um todo cresceu 7,9%.
Meios de pagamento
Pela primeira vez, a pesquisa também incluiu indicadores de desempenho em meios de pagamento. A partir de uma análise de cartões físicos e virtuais, o estudo demostrou que 37% dos pagamentos no setor aéreo são efetuados via American Express. Em seguida, constam “faturado” (28%), MasterCard (12%), Visa (14%) e “outros” (9%).
O pagamento faturado detém a liderança no setor terrestre, com 59% de mercado. Com 18% da preferência, o pagamento direto ocupa a segunda colocação. A relação inclui American Express (11%), MasterCard (4%), Outros (4%) e Visa (4%). 
fotos divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário