quinta-feira, 9 de outubro de 2025

52ª edição da ABAV Expo começou ontem (8), no Riocentro

 "O evento, que proporciona oportunidade única de conexões, capacitação e experiência, segue até  sexta-feira (10)"

A 52ª edição da Abav Expo começou ontem (8), no Riocentro, reunindo profissionais de todas as regiões do país. O clima é de reencontros, agentes de viagens, operadoras, companhias aéreas e destinos turísticos. 

Entre estandes de destinos nacionais e internacionais, fornecedores de tecnologia e operadoras, os profissionais aproveitam para conhecer produtos, reforçar parcerias e ampliar o networking.  O evento, que proporciona oportunidade única de conexões, capacitação e experiência, segue até  sexta-feira (10), no Riocentro, Barra Olímpica, Região Sudoeste do Rio de Janeiro (RJ).

Promovido pela ABAV Nacional, em parceria com o Sistema Fecomércio RJ, o ABAV EXPO deve reunir cerca de 40 mil visitantes e duas mil marcas expositoras em 437 estandes distribuídos pelos 40 mil m² no Riocentro.  A presença de mais de 500 agentes de viagens consolida a feira como a maior de turismo da América Latina e reforça a posição estratégica do Brasil no cenário global no setor. 

Cerimônia de Abertura do Evento

Ministra em exercício do Turismo Ana Carla Lopes destacou a inclusão, sustentabilidade  e  a proteção de públicos vulneráveis no turismo. Salientou a necessidade da atuação integrada entre governo federal, estados e municípios: “Sem os estados e municípios, nada seria possível. O trabalho de regionalização garante resultado para o pequeno, o médio e o grande. O turismo é de todos e para todos”!.

A presidente da Abav, Ana Carolina Medeiros, reforçou a responsabilidade e o valor dos agentes de viagem para a economia: “Coragem não pode ser confundida com atitudes impulsivas. Precisamos refletir sobre o que realmente é importante para o turismo: sermos empresas saudáveis, sustentáveis e comprometidas com clientes, fornecedores e parceiros”, ressaltou.

Já o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o simbolismo da marca histórica de turistas internacionais. A cerimônia contou  ainda com a presença de diversas autoridades e representantes do setor, entre eles Heitor Kadri,  diretor do escritório regional da ONU,  Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, Marina Marinho, presidente da Fornatur, e Ítalo Mendes, presidente da Anseditur.

A presença do Rio Grande do Sul 

                                                                         @Leandro Araujo

Com 56 participantes confirmados, a ABAV/RS  leva uma das maiores caravanas regionais. Para o presidente da entidade, João Augusto Machado, o evento é estratégico para fomentar acordos comerciais e parcerias.“ A  ABAV Expo é um espaço essencial para se atualizar sobre o mercado, fortalecer e ampliar conexões e, claro, fechar bons negócios”, finaliza.

Além do expressivo número de agentes associados representando o estado, o Rio Grande do Sul também esta presente com um estande do governo estadual, reunindo representantes de diversos municípios, operadoras e empreendimentos turísticos. A participação conta ainda com ações de promoção do destino, exposição de produtos regionais e elementos da cultura gaúcha, fortalecendo a campanha “O Sul Tchê Espera”, desenvolvida com o apoio da ABAV-RS, que visa apoiar a comercialização de destinos e experiências locais.

Festa Nacional da Uva também está presente buscando ampliar parcerias e visibilidade internacional. A Festa da Uva, que acontece de 19 de fevereiro a  8 de março de 2026, está com integrantes da Comitiva da Festa e as soberanas Rainha Elisa dos Santos Pereira D’ Mutti e as princesas Julia Dallegrave Scopel e Letícia Comin da Silva.

Novidades e Oportunidades de Negócios

A edição está apresentando muitas novidades, oportunidades de negócios, conhecimento e networking. Entre os destaques da programação estão o ABAV Exclusive, Lounge Vip ABAV, ABAV Talks, ABAV Creators, ABAV Buyers Club e Rodada de Negócios.

Pela primeira vez, o turismo de luxo ganhou um espaço privilegiado, o ABAV Exclusive para receber compradores convidados do mercado de luxo no Brasil, que responde por 25% do segmento na América Latina e está em franca expansão com expectativa de crescimento de 7% neste ano.

Está sendo lançado o projeto AbavCreators, que aproxima o agenciamento de viagens do marketing de influência nas redes sociais. A proposta é integrar criadores de conteúdo, jornalistas especializados e agentes de viagens em uma rede colaborativa voltada à promoção do turismo de forma criativa e inspiradora.

A 2ª Jornada do Turismo 2030 contará com uma grade exclusiva de conteúdo, inteiramente dedicada à pauta climática. Lideranças, especialistas e gestores estarão reunidos para debater caminhos e compartilhar práticas que promovam transparência, regeneração e inovação em modelos de desenvolvimento para o turismo. A curadoria de conteúdo desta edição é assinada por Jeanine Pires, sócia-diretora da Pires Inteligência em Turismo.

“Nossa proposta é apresentar práticas de turismo já testadas e bem-sucedidas, ao lado de projetos inovadores e recentes. A Jornada Turismo 2030 é um convite — e também uma provocação — para que empresas e destinos assumam, de forma efetiva, sua responsabilidade na agenda climática”, afirmou a curadora de conteúdo.

O lançamento desta edição acontece em sintonia com a preparação do Brasil para sediar a COP30, em Belém (PA), reforçando a urgência da pauta e posicionando o turismo brasileiro em alinhamento com a agenda global de sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário