"O evento, que proporciona oportunidade única de conexões, capacitação e experiência, segue até sexta-feira (10)"
A 52ª edição da Abav Expo começou ontem (8), no Riocentro, reunindo profissionais de todas as regiões do país. O clima é de reencontros, agentes de viagens, operadoras, companhias aéreas e destinos turísticos.
Entre estandes de destinos nacionais e internacionais,
fornecedores de tecnologia e operadoras, os profissionais aproveitam para
conhecer produtos, reforçar parcerias e ampliar o networking. O evento,
que proporciona oportunidade única de conexões, capacitação e experiência, segue
até sexta-feira (10), no Riocentro,
Barra Olímpica, Região Sudoeste do Rio de Janeiro (RJ).
Promovido pela ABAV Nacional, em parceria com o Sistema Fecomércio RJ, o ABAV EXPO deve reunir cerca de 40 mil visitantes e duas mil marcas expositoras em 437 estandes distribuídos pelos 40 mil m² no Riocentro. A presença de mais de 500 agentes de viagens consolida a feira como a maior de turismo da América Latina e reforça a posição estratégica do Brasil no cenário global no setor.
Cerimônia de Abertura
do Evento
Ministra em exercício do
Turismo Ana Carla Lopes destacou a inclusão, sustentabilidade e a
proteção de públicos vulneráveis no turismo. Salientou a necessidade da atuação integrada entre governo
federal, estados e municípios: “Sem os estados e municípios, nada seria
possível. O trabalho de regionalização garante resultado para o pequeno, o
médio e o grande. O turismo é de todos e para todos”!.
A presidente da Abav, Ana
Carolina Medeiros, reforçou a responsabilidade e o valor dos agentes de viagem
para a economia: “Coragem não pode ser confundida com atitudes impulsivas.
Precisamos refletir sobre o que realmente é importante para o turismo: sermos
empresas saudáveis, sustentáveis e comprometidas com clientes, fornecedores e
parceiros”, ressaltou.
Já o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o simbolismo da marca histórica de turistas internacionais. A cerimônia contou ainda com a presença de diversas autoridades e representantes do setor, entre eles Heitor Kadri, diretor do escritório regional da ONU, Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, Marina Marinho, presidente da Fornatur, e Ítalo Mendes, presidente da Anseditur.
A presença do Rio Grande do Sul
![]() |
@Leandro Araujo |
Com 56 participantes
confirmados, a ABAV/RS leva uma das
maiores caravanas regionais. Para o presidente da entidade, João Augusto Machado, o
evento é estratégico para fomentar acordos comerciais e parcerias.“ A ABAV Expo é um espaço essencial para
se atualizar sobre o mercado, fortalecer e ampliar conexões e, claro, fechar
bons negócios”, finaliza.
Além do expressivo número de
agentes associados representando o estado, o Rio Grande do Sul também esta presente
com um estande do governo estadual, reunindo representantes de diversos
municípios, operadoras e empreendimentos turísticos. A participação conta ainda
com ações de promoção do destino, exposição de produtos regionais e elementos
da cultura gaúcha, fortalecendo a campanha “O Sul Tchê Espera”, desenvolvida
com o apoio da ABAV-RS, que visa apoiar a comercialização de destinos e
experiências locais.
Festa Nacional da Uva também
está presente buscando ampliar parcerias e visibilidade internacional. A Festa
da Uva, que acontece de 19 de fevereiro a 8 de março de 2026, está com integrantes da
Comitiva da Festa e as soberanas Rainha Elisa dos Santos Pereira D’ Mutti e as
princesas Julia Dallegrave Scopel e Letícia Comin da Silva.
Novidades e
Oportunidades de Negócios
A edição está apresentando
muitas novidades, oportunidades de negócios, conhecimento e networking. Entre
os destaques da programação estão o ABAV Exclusive, Lounge Vip ABAV, ABAV
Talks, ABAV Creators, ABAV Buyers Club e Rodada de Negócios.
Pela primeira vez, o turismo
de luxo ganhou um espaço privilegiado, o ABAV Exclusive para receber
compradores convidados do mercado de luxo no Brasil, que responde por 25% do
segmento na América Latina e está em franca expansão com expectativa de
crescimento de 7% neste ano.
Está sendo lançado o projeto
AbavCreators, que aproxima o agenciamento de viagens do marketing de influência
nas redes sociais. A proposta é integrar criadores de conteúdo, jornalistas
especializados e agentes de viagens em uma rede colaborativa voltada à promoção
do turismo de forma criativa e inspiradora.
A 2ª Jornada do Turismo
2030 contará com uma grade exclusiva de conteúdo, inteiramente dedicada à pauta
climática. Lideranças, especialistas e gestores estarão reunidos para debater
caminhos e compartilhar práticas que promovam transparência, regeneração e inovação
em modelos de desenvolvimento para o turismo. A curadoria de conteúdo desta
edição é assinada por Jeanine Pires, sócia-diretora da Pires Inteligência em
Turismo.
“Nossa proposta é apresentar
práticas de turismo já testadas e bem-sucedidas, ao lado de projetos inovadores
e recentes. A Jornada Turismo 2030 é um convite — e também uma provocação —
para que empresas e destinos assumam, de forma efetiva, sua responsabilidade na
agenda climática”, afirmou a curadora de conteúdo.
O lançamento desta edição acontece em sintonia com a preparação do Brasil para sediar a COP30, em Belém (PA), reforçando a urgência da pauta e posicionando o turismo brasileiro em alinhamento com a agenda global de sustentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário