terça-feira, 17 de junho de 2025

Nesta quinta-feira municípios gaúchos vão celebrar Corpus Christi com os tradicionais tapetes artísticos

 “As celebrações reforçam a identidade cultural e religiosa do povo gaúcho”

Nesta quinta-feira (19/06), muitos municípios irão vivenciar um momento de fé, arte e tradição durante a celebração de Corpus Christi. A festa de Corpus Christi acontece anualmente, 60 dias depois da Páscoa.

A tradição dos tapetes de Corpus Christi tem origem espanhola, na cidade de La Orotava nas ilhas Canárias, onde a lenda local conta que uma mulher chamada Leonor de Castillo y Monteverde iniciou a prática ao espalhar pétalas de flores no chão em frente à sua casa para a procissão de Corpus Christi passar. 

Com o tempo, essa prática evoluiu gradualmente até se tornar um fenômeno internacional. Foi Trazida para o Brasil, pelos portugueses durante o período Imperial pelos portugueses. 

Cidades gaúchas celebram Corpus Christi com confecção de tapetes, celebrações religiosas, procissões, apresentações artísticas, artesanato e gastronomia.

                                                                                                               @Patrícia Schenkel

Em Antônio Prado, este ano, a festividade ganha destaque especial por dois motivos históricos: os 125 anos de criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e o Ano Santo de 2025, que conferem à Igreja Matriz o título de Igreja Jubilar. A celebração na Cidade Mais Italiana do Brasil culminará com uma missa campal às 14h30min, em frente à Igreja Matriz.

Em Santo Ângelo, na região das Missões o evento integra oficialmente as comemorações dos 400 Anos das Missões, e contará com uma novidade alusiva à data, que será apresentada ao longo do trajeto, valorizando a história e a identidade missioneira da cidade.
                                       Santa Cruz                                         @Alexandre Paz


Em Rio Pardo, Santa Cruz e Candelária, na Região dos Vales, também há programação de Corpus Christi, além de coleta de alimentos que ocorrem nas paróquias das cidades.

Em Erechim, no Norte, os tapetes estão sendo preparados ao longo da semana. Na manhã de  quinta-feira, eles estarão sendo estendidos no Seminário Nossa Senhora de Fátima, do pórtico até o santuário. À tarde acontece a missa com procissão.

                                                                                               @Pablo Iglesia

Em Uruguaiana, Fronteira Oeste, as quatro paróquias da cidade vão concentrar as celebrações em frente à Catedral de Sant'ana. Os grupos devem confeccionar mais de uma centena de tapetes ao longo da manhã. Uma missa acontece às 15h, seguida de uma procissão.

Em São Borja,  a paróquia São Francisco de Borja realiza a programação com famílias, grupos e entidades parceiras. Serão cerca de 70 tapetes expostos em frente à Igreja do centro da cidade.

Em São João do Polêsine, na Região da Quarta Colônia, a celebração ocorre na Paróquia Corpo de Deus, única paróquia da América Latina à Corpus Christi.

Em Marau, na região do Planalto Médio a Paróquia Cristo Rei deve confeccionar cerca de 100 tapetes. Uma celebração acontece de tarde, por volta das 15h.

As celebrações reforçam a identidade cultural e religiosa do povo gaúcho, celebrando a força e a fé em seus municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário