sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Mini Mundo inaugurou no Dia das Crianças o Bosque dos Personagens, a mais nova atração lúdicadoParque

 "O Parque dá mais um passo em sua trajetória de encantamento e diversão. naugurando o Bosque dos Personagens"

Localizado em um espaço aberto e arborizado, o Bosque dos Personagens foi concebido para despertar a imaginação de crianças e adultos, convidando todos a conhecer onde vivem os cinco icônicos personagens do Mini Mundo: o sonhador Urso Gui, a talentosa Ursa Ana, a alegre Bruxinha Ju, o simpático Limpador de Chaminés, e a curiosa Princesa Rafa.

Mais do que um novo espaço de lazer, o Bosque dos Personagens simboliza a essência do Mini Mundo, unir contemplação, magia e aprendizado em experiências que encantam gerações. O local contará com diferentes opções de entretenimento para as crianças, em uma ambientação que combina cenários lúdicos, atividades ao ar livre e o contato direto com os personagens. 

“O Bosque dos Personagens é um presente do Mini Mundo para o público que cresce e se encanta conosco. É um espaço feito para que as famílias possam vivenciar momentos de imaginação, conexão e alegria, cercados pela natureza e pela fantasia que sempre fizeram parte da nossa história”, destaca a diretora do parque, Gisele Nienow.



Durante os dias de sol, os ursos Gui e Ana estarão presentes para interagir e tirar fotos com os visitantes. A nova atração é aberta a todos os visitantes do parque, já inclusa no valor do ingresso, sem custo adicional. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site oficial: https://ingressos.minimundo.com.br/.

Sobre o Mini Mundo

Juntas, as miniaturas compõem uma cidade 24 vezes menor que o mundo real, animada por milhares de habitantes reproduzindo cenas do cotidiano. O parque é um dos símbolos de Gramado, encantando visitantes de todas as idades com sua proposta educativa e envolvente, que une arte, cultura e imaginação. 

Mini Mundo funciona diariamente, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Horácio Cardoso, 291, Bairro Planalto, Gramado/RS.

fotos: Divulgação Mini Mundo

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Blue Tree Towers Caxias do Sul realiza ação para promover acolhimento e bem-estar da pessoa idosa

“Programação inclui palestra sobre atendimento humanizado e campanha solidária em prol do Recanto da Compaixão Frei Salvador” 

Em celebração ao Dia do Idoso, o Blue Tree Towers Caxias do Sul promove durante esse mês uma série de ações direcionadas à valorização da longevidade, ao acolhimento e ao cuidado com a terceira idade, reforçando o compromisso da rede com a humanização e o impacto social positivo nas comunidades onde atua.

Em uma das atividades, os colaboradores do hotel participaram da palestra “Atendimento à Pessoa Idosa e Etarismo – Atendimento referencial para pessoas 80+”, conduzida por Luiz Carlos Cruz da Silva, coordenador da Pessoa Idosa da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, e por Nicole Fidler, assistente social. A iniciativa buscou ampliar o olhar sobre as necessidades específicas dos idosos, abordando temas como segurança em áreas de circulação, prevenção de quedas, acessibilidade e empatia no atendimento.

Mais do que um momento de capacitação, a palestra representou uma oportunidade de aprofundar o entendimento sobre os desafios físicos e emocionais enfrentados pelos idosos, reforçando o papel da hospitalidade como ferramenta de transformação social e de cuidado genuíno.

O Dia Internacional do Idoso é uma celebração anual realizada em 1 de outubro desde 1991, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1990

Recanto da Compaixão Frei Salvador

Paralelamente, o hotel realizou uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal e fraldas geriátricas, com a participação dos funcionários. As doações serão destinadas ao Recanto da Compaixão Frei Salvador, instituição filantrópica idealizada por Frei Jaime Bettega e administrada pela Associação Mão Amiga, que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade social na região. A entrega dos itens será feita diretamente aos gestores da instituição ao final da campanha.

“Cuidar da terceira idade é valorizar a sabedoria, a história e o afeto de cada um deles. Acreditamos que a hospitalidade vai além de atender bem os hóspedes: é também olhar para a comunidade e contribuir para um mundo mais humano, inclusivo e solidário. Essas iniciativas refletem o verdadeiro espírito da Alma Blue Tree e os nossos conceitos de bem-receber, bem-servir e bem-cuidar”, destaca Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels.

Sobre o Blue Tree Towers Caxias do Sul

Localizado a apenas 15 minutos do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, o Blue Tree Towers Caxias do Sul é referência em conforto, sofisticação e conveniência. O hotel conta com suítes temáticas que homenageiam as culturas alemã e gaúcha, piscina coberta e aquecida, sauna seca, fitness center, lobby bar, business center e salas de eventos.
Sua localização estratégica, a uma hora de Gramado e a 40 km de Bento Gonçalves, é ideal tanto para quem viaja a negócios quanto para quem busca lazer na Serra Gaúcha.

Mais informações estão disponíveis em www.bluetree.com.br e nas redes sociais @bluetreecaxias e @bluetreehotels. 

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Primavera nos Caminhos de Pedra: cultura, natureza e experiências

 “Roteiro em Bento Gonçalves une o charme da Serra Gaúcha a um turismo imersivo”

A primavera no roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves (RS), transforma os 12km do trajeto em um espetáculo de cores, aromas e experiências. Reconhecido como um verdadeiro museu vivo da imigração italiana, o percurso reúne casas históricas, vinícolas familiares que reforçam o enoturismo, farta gastronomia e oportunidades de passeio para toda a família.

O turista que ingressa nos Caminhos de Pedra por Bento Gonçalves entra em uma viagem no tempo, percorrendo os mesmos caminhos que os primeiros imigrantes italianos, revivendo as mesmas sensações dos recém-chegados através das histórias contadas pelos seus descendentes. Muitos deles, aliás, são capazes de se comunicar com os turistas pelo dialeto Talian, mostrando a valorização da cultura em cada detalhe e encantando quem conhece o Caminhos de Pedra. É o caso, por exemplo, da Casa do Tomate, tradicional estabelecimento do roteiro que oferece uma imersão cultural através de visita guiada, com atendimento diferenciado proporcionando um momento cultural, onde é possível observar como são feitos os produtos. Essa experiência imersiva é oferecida também na Casa da Erva Mate, instalada em um antigo moinho e que mostra a fusão da cultura italiana com a gaúcha através do hábito do chimarrão

No total, o Caminhos de Pedra une 34 estabelecimentos, além dos incontáveis pontos de visitação que abraçam a história da imigração italiana através da preservação de capitéis, de belas moradias em pedra, de moinhos e, claro, da natureza exuberante. Os jardins das construções centenárias florescem e criam cenários perfeitos para momentos ao ar livre, ofertando a chance de saborear cafés especiais, cucas e quitutes coloniais cercados pela arquitetura preservada. Para quem busca um passeio com experiências no mundo do vinho, as vinícolas artesanais – entre elas a Cantina Strapazzon e a Vinícola Salvati & Sirena – oferecem degustações de vinhos, sucos e espumantes produzidos no próprio estabelecimento.

Turismo para todas as idades

A primavera também é perfeita para passeios em família. Uma visita ao Parque da Ovelha permite interação com animais e atividades rurais, encantando crianças e adultos de todas as idades. O empreendimento abriga fazenda, laticínio e o parque de vivências, e está no coração do roteiro. Já o Parque Casa na Árvore conta com atrações voltadas para as crianças, como casinhas na árvore, tirolesa, escorregador e atrações interativas, oferecendo lazer em meio à natureza para que os pequenos desfrutem com tranquilidade.
Na mesma linha, o Parque do Queijo conta com memorial, trilha em meio à natureza, vinhos, queijos e um parquinho para os pequenos. Lojas de artesanato e produtos coloniais espalhadas pelo roteiro complementam a experiência, oferecendo lembranças autênticas para que o turista leve para a casa.

Com fácil acesso a partir do centro de Bento Gonçalves, o roteiro pode ser explorado em um dia ou em experiências prolongadas, combinando gastronomia, cultura e lazer. Na primavera de 2024, o Caminhos de Pedra recebeu cerca de 100 mil visitantes que desfrutaram dos atrativos entre os meses de setembro e dezembro. A expectativa é de que o número seja mais generoso na primavera de 2025. Mais informações sobre atrações, horários e ingressos estão disponíveis no site oficial: www.caminhosdepedra.org.br

Fotos: Divulgação Exata Cominicação

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

52ª edição da ABAV Expo começou ontem (8), no Riocentro

 "O evento, que proporciona oportunidade única de conexões, capacitação e experiência, segue até  sexta-feira (10)"

A 52ª edição da Abav Expo começou ontem (8), no Riocentro, reunindo profissionais de todas as regiões do país. O clima é de reencontros, agentes de viagens, operadoras, companhias aéreas e destinos turísticos. 

Entre estandes de destinos nacionais e internacionais, fornecedores de tecnologia e operadoras, os profissionais aproveitam para conhecer produtos, reforçar parcerias e ampliar o networking.  O evento, que proporciona oportunidade única de conexões, capacitação e experiência, segue até  sexta-feira (10), no Riocentro, Barra Olímpica, Região Sudoeste do Rio de Janeiro (RJ).

Promovido pela ABAV Nacional, em parceria com o Sistema Fecomércio RJ, o ABAV EXPO deve reunir cerca de 40 mil visitantes e duas mil marcas expositoras em 437 estandes distribuídos pelos 40 mil m² no Riocentro.  A presença de mais de 500 agentes de viagens consolida a feira como a maior de turismo da América Latina e reforça a posição estratégica do Brasil no cenário global no setor. 

Cerimônia de Abertura do Evento

Ministra em exercício do Turismo Ana Carla Lopes destacou a inclusão, sustentabilidade  e  a proteção de públicos vulneráveis no turismo. Salientou a necessidade da atuação integrada entre governo federal, estados e municípios: “Sem os estados e municípios, nada seria possível. O trabalho de regionalização garante resultado para o pequeno, o médio e o grande. O turismo é de todos e para todos”!.

A presidente da Abav, Ana Carolina Medeiros, reforçou a responsabilidade e o valor dos agentes de viagem para a economia: “Coragem não pode ser confundida com atitudes impulsivas. Precisamos refletir sobre o que realmente é importante para o turismo: sermos empresas saudáveis, sustentáveis e comprometidas com clientes, fornecedores e parceiros”, ressaltou.

Já o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o simbolismo da marca histórica de turistas internacionais. A cerimônia contou  ainda com a presença de diversas autoridades e representantes do setor, entre eles Heitor Kadri,  diretor do escritório regional da ONU,  Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, Marina Marinho, presidente da Fornatur, e Ítalo Mendes, presidente da Anseditur.

A presença do Rio Grande do Sul 

                                                                         @Leandro Araujo

Com 56 participantes confirmados, a ABAV/RS  leva uma das maiores caravanas regionais. Para o presidente da entidade, João Augusto Machado, o evento é estratégico para fomentar acordos comerciais e parcerias.“ A  ABAV Expo é um espaço essencial para se atualizar sobre o mercado, fortalecer e ampliar conexões e, claro, fechar bons negócios”, finaliza.

Além do expressivo número de agentes associados representando o estado, o Rio Grande do Sul também esta presente com um estande do governo estadual, reunindo representantes de diversos municípios, operadoras e empreendimentos turísticos. A participação conta ainda com ações de promoção do destino, exposição de produtos regionais e elementos da cultura gaúcha, fortalecendo a campanha “O Sul Tchê Espera”, desenvolvida com o apoio da ABAV-RS, que visa apoiar a comercialização de destinos e experiências locais.

Festa Nacional da Uva também está presente buscando ampliar parcerias e visibilidade internacional. A Festa da Uva, que acontece de 19 de fevereiro a  8 de março de 2026, está com integrantes da Comitiva da Festa e as soberanas Rainha Elisa dos Santos Pereira D’ Mutti e as princesas Julia Dallegrave Scopel e Letícia Comin da Silva.

Novidades e Oportunidades de Negócios

A edição está apresentando muitas novidades, oportunidades de negócios, conhecimento e networking. Entre os destaques da programação estão o ABAV Exclusive, Lounge Vip ABAV, ABAV Talks, ABAV Creators, ABAV Buyers Club e Rodada de Negócios.

Pela primeira vez, o turismo de luxo ganhou um espaço privilegiado, o ABAV Exclusive para receber compradores convidados do mercado de luxo no Brasil, que responde por 25% do segmento na América Latina e está em franca expansão com expectativa de crescimento de 7% neste ano.

Está sendo lançado o projeto AbavCreators, que aproxima o agenciamento de viagens do marketing de influência nas redes sociais. A proposta é integrar criadores de conteúdo, jornalistas especializados e agentes de viagens em uma rede colaborativa voltada à promoção do turismo de forma criativa e inspiradora.

A 2ª Jornada do Turismo 2030 contará com uma grade exclusiva de conteúdo, inteiramente dedicada à pauta climática. Lideranças, especialistas e gestores estarão reunidos para debater caminhos e compartilhar práticas que promovam transparência, regeneração e inovação em modelos de desenvolvimento para o turismo. A curadoria de conteúdo desta edição é assinada por Jeanine Pires, sócia-diretora da Pires Inteligência em Turismo.

“Nossa proposta é apresentar práticas de turismo já testadas e bem-sucedidas, ao lado de projetos inovadores e recentes. A Jornada Turismo 2030 é um convite — e também uma provocação — para que empresas e destinos assumam, de forma efetiva, sua responsabilidade na agenda climática”, afirmou a curadora de conteúdo.

O lançamento desta edição acontece em sintonia com a preparação do Brasil para sediar a COP30, em Belém (PA), reforçando a urgência da pauta e posicionando o turismo brasileiro em alinhamento com a agenda global de sustentabilidade.

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Gramado: Estilo arquitetônico predominante será formalizado em lei

 “Um passo histórico para a preservação da identidade visual da cidade”

A Secretaria de Planejamento, com o apoio da Planta – Entidade Para o Desenvolvimento Imobiliário Sustentável, está finalizando os estudos para a criação da primeira legislação municipal que regulamentará o Estilo Arquitetônico Predominante.

A iniciativa resultará em uma cartilha e em um projeto de lei que estabelecerá diretrizes claras para futuras construções.
Hotel Casa de Montanha

A proposta, que vem sendo debatida há mais de um ano com empreendedores, arquitetos e engenheiros, tem como objetivo principal orientar os novos empreendimentos para que sigam as características que tornam a arquitetura de Gramado tão reconhecida e valorizada.
O secretário de Planejamento, Rafael Bazzan (PP), explica que a futura lei funcionará como um guia para arquitetos, urbanistas e construtores. "Essa matéria estabelecerá diretrizes e normas para a concepção e execução de projetos arquitetônicos, promovendo a harmonização estética e funcional das construções, respeitando a identidade cultural e histórica da cidade", destaca Bazzan.

Ressalta ainda que o propósito é garantir a coesão visual e a qualidade do ambiente construído, em conformidade com o Plano Diretor.
Fonte:Coluna Gramado Passado a Limpo de Miron Neto

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Vila da Mônica recebe premiação internacional na Argentina

Suzana Cafaro, Vânia Oliveira e Cristina Doldon

O compromisso com a educação, a diversão e a sustentabilidade renderam ao Parque Vila da Mônica, em Gramado, reconhecimento internacional. Concorrendo com 133 cases, a atração brasileira conquistou a segunda colocação no "Concurso de Boas Práticas em Turismo Sustentável e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)", promovido pelo Comitê de Turismo Sustentável da Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas (FIASEET). 
O prêmio foi recebido por Vânia Oliveira, vice-presidente da AFEET Brasil com a presença de Suzana Cafaro, da Argentina, diretora Executiva da FIASEET  e Cristina Doldon da AFEET Paraguai, integrante do Comitê de   Vigilância da FIASEET.

A Vila é o primeiro parque do mundo a conquistar, ao mesmo tempo, as certificações LEED Platinum e WELL Platinum. O selo LEED Platinum (Leadership in Energy and Environmental Design) coloca o parque entre os 500 edifícios mais sustentáveis do planeta, reconhecendo construções que respeitam o meio ambiente e seguem os mais altos padrões globais. Já a certificação WELL Platinum, concedida pelo International WELL Building Institute (IWBI), destaca a Vila da Mônica Gramado como um espaço projetado para promover saúde e bem-estar de seus visitantes.

Além do Brasil, a FIASEET - (Federação Internacional de Associações  de Empresas  Executivas de Turismo)  atua também na Espanha, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai, República Dominicana, Panamá e Uruguai. Seu objetivo é integrar associações da América Latina e da Espanha para prestarem serviços com altos padrões profissionais ao setor turístico por meio de seus associados, praticando a melhoria contínua e promovendo sua integração comercial.

Rosane Avila , presidente da AFEET/BR, Vânia Oliveira e Maria del Carmem Presidente da FIASEET

O Congresso da FIASEET foi realizado nas dependências no pavilhão La Rural, onde acontece a Feira Internacional de Turismo (FIT).

Feira Internacional de Turismo (FIT)

Feira Internacional de Turismo (FIT), um dos maiores eventos do setor na América Latina, foi realizada em Buenos Aires  entre os dias 27 e 30 de setembro. O evento reuniu mais de 140 mil visitantes, atraiu representantes de 60 países e registrou 10 mil rodadas de negócios, além de intensa programação de capacitações. A próxima edição, que será a 30ª da história, já tem data confirmada: acontecerá de 26 a 29 de setembro de 2026, com a República Dominicana como país convidado.

Presença do Rio Grande do Sul na Feira

                                                                                                        @WhatsApp

A delegação gaúcha foi liderada pelo governador Eduardo Leite e pelo titular da SETUR, Ronaldo Santini, numa ação estratégica para estreitar os laços com o principal mercado emissor de turistas para o Estado. Entre as atividades realizadas.  Foi feito  o lançamento oficial das ações de verão,  durante um coquetel para apresentar os destaques da gastronomia, dos vinhos e espumantes gaúchos.

O  governo promoveu  ainda  o “Conexiones Y Negócios”  um encontro com mais de 100 agentes de viagens da Argentina para apresentar  as potencialidades do Estado. Além da capital participaram do evento Gramado, Canela, Nova Petrópolis,  Bento Gonçalves e Torres. 

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Punta del Este recebe lançamento internacional do Festuris

 “Organizado pela Rossi & Zorzanello, o evento é reconhecido como a mais efetiva feira de negócios turísticos das Américas”

                                                                                                           @Daniel Coccolo/Enjoy  

O Enjoy Punta del Este Resort, no Uruguai, recebe, hoje(02), o lançamento internacional do 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, feira que se consolidou como a principal plataforma B2B de turismo da América Latina. A apresentação reúne autoridades e executivos dos dois países, reforçando a conexão entre o trade brasileiro e uruguaio.

O lançamento será conduzido pelos CEOs do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. Completam a mesa  de autoridades o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi,  a vice-ministra de Turismo do Uruguai, Ana Caram, o diretor de Turismo de Maldonado, do Uruguai, Edgar Silveira,  o secretário adjunto de Turismo do Rio Grande do Sul, Rafael Santos e o diretor de Relações Institucionais e Vendas do Enjoy Punta del Este, Javier Azcurra.   

Enjoy Punta del Este

“Escolhemos o Enjoy Punta del Este para este lançamento por sua relevância estratégica no cenário sul-americano. É um empreendimento emblemático, reconhecido por sua excelência e conexão direta com o turismo de alto padrão. Unir o Enjoy ao Festuris reforça nosso compromisso em promover conexões qualificadas e impulsionar o desenvolvimento do setor no continente”, observa Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

Com 292 quartos com vista para o mar, 18 salões de eventos com capacidade para até 5.000 pessoas, ampla oferta gastronômica e um dos maiores cassinos da América Latina, o resort se destaca como anfitrião ideal para receber um evento que conecta marcas, destinos e profissionais de toda a indústria.

Para Javier Azcurra, diretor de Relações Institucionais do Enjoy, “o Festuris é hoje uma das plataformas mais relevantes para o turismo B2B na América Latina, e receber o lançamento internacional é uma forma de reforçar a vocação do resort como ponto de encontro estratégico entre Brasil e Uruguai”.

Em 2025, o Espaço Luxury completa dez anos como referência no turismo de alto padrão. O Enjoy Punta del Este terá participação estratégica nessa celebração, reforçando seu protagonismo no segmento de luxo no Cone Sul. O resort também marcará presença no palco Business & Innovation, compartilhando experiências sobre inovação no turismo e no entretenimento.

Sobre o Festuris 

Marcado para 6 a 9 de novembro de 2025, nos pavilhões do Serra Park, em Gramado (RS), o Festuris terá como tema “Reimaginando o Amanhã”. Reconhecido por impulsionar negócios e tendências do setor, o encontro reúne expositores e compradores de diferentes países, com palcos segmentados que abordam diversidade, bem-estar, gastronomia, mercado de luxo, espaço wedding e acessibilidade, além do Palco Meeting, que promove debates com grandes nomes.

Na última edição, em 2024, o Festuris movimentou R$ 72 milhões na economia local e recebeu cerca de 15 mil profissionais da cadeia econômica do turismo, além de 53 destinos internacionais. As inscrições gratuitas estão abertas pelo site www.festurisgramado.com.br. Os ingressos para o Meeting Festuris dão acesso ao palco principal e à feira geral. A feira aposta em espaços segmentados para diferentes nichos de mercado, como inovação, sustentabilidade, luxo, LGBT+ Diversidade, Green Experience; Food & Drinks Experience, Wedding, Health & Wellness

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Maceió sediou o 40º Congresso da Associação Nacional de Jornalistas de Turismo

"De 25 a 28 de setembro Maceió recebeu e encantou jornalistas de todo o Brasil" 

                                                                                                          Jonathan Lins / Secom Maceió 
Maceió sediou na semana passada o 40º Congresso da  Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo -ABRAJET, reunindo  mais de cem jornalistas especializados em turismo de todo o Brasil.                 Muitos chegaram  no inicio da semana para curtir a belíssima capital alagoana. O evento começou na quinta-feira (25) encerrando domingo (28) com o tema  central “A Nova Era do Jornalismo de Turismo - Inovação e compromisso com a verdade”.

A sede do evento foi no Ipioca Beach Resort, promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET/Nacional) e realizado pela ABRAJET/AL, com apoio do Governo de Alagoas, Assembleia Legislativa, ABIH-AL, Maceió Convention, ABRASEL, Luck Receptivo Maceió, Sebrae-AL e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), entre outros parceiros.

A realização e coordenação coube ao presidente da seccional de Alagoas, jornalista Igor Pereira que, junto à sua equipe, conseguiu unir o trade turístico alagoano para acolher o mais importante evento da entidade jornalistica.

A abertura aconteceu no Ipioca Beach Resort, na praia do mesmo nome em um momento de reencontro dos associados. Evento que contou com a apresentação de grupo de música e dança sobre o folclore alagoano e brasileiro  e com o prestigio da presença de autoridades e de todo o trade turístico de Alagoas.

                                              Abertura: apresentação cultural                  @ Maythe Novak

Durante a manhã da sexta-feira  foi realizada  a reunião do Conselho Nacional da ABRAJET e a Assembleia Geral Ordinária.Na ordem do dia, os conselheiros apreciaram a prestação de contas, relatório de atividades da ABRAJET Nacional, relatórios das seccionais e comitês e do Conselho Fiscal. Após, na Assembleia Geral Ordinária foi apresentado o nome da cidade que vai sediar o  Congresso de 2026 - Brasília!

Ainda pela manhã de sexta-feira, foram destacados os profissionais responsáveis pelos melhores trabalhos jornalísticos (foto, texto, mídias sociais) produzidos sobre o 39º Congresso Nacional da Abrajet, realizado nas cidades de Piratuba (SC) e Marcelino Ramos (RS), em dezembro de 2024. Luiz Pires, presidente e o ex-presidente Evandro Novak entregaram os troféus para os vencedores. 

Depois  do almoço no Ipioca Beach Resort, os congressistas  retornaram  ao Maceió Mar Resort  quando a jornalista Vânia Monteiro palestrou sobre mídias sociais e Inteligência Artificial, com a abordagem sobre A Nova Era do Jornalismo de Turismo: Inovação e Compromisso com a Verdade. No final da tarde, a AMA fez uma apresentação dos atrativos turísticos dos 102 municípios de Alagoas.A jornalista e gestora de comunicação da entidade, Célia Cavalcanti, apresentou a programação da Feira dos 102 municípios de Alagoas que será realizada de 22 a 25 de janeiro em Maceió. 

A tarde do dia 27, o presidente da ABRAJET/AL, Igor Pereira, recebeu a prestigiada "Comenda Luís Vasconcelos", oferecida pela Assembleia Legislativa de Alagoas, coincidindo com a  data em que se comemorava o Dia Mundial do Turismo.A Comenda foi uma proposição do deputado Inácio Loiola. 

                                                                                                             @Whats

Ver e viver mais Alagoas e mais Maceió

No sábado (28),  momento de ver e curtir as belezas e encantos da capital.  Um dia todo dedicado a gastronomia, cultura e belezas naturais da belíssima capital alagoana.  

Dunas de Marapé
Nesse dia os jornalistas de turismo tiveram muitas atividades e experiências, entre elas um passeio às Dunas de Marapé, um paraíso ecológico em Jequiá da Praia,conhecido pelo encontro das águas do rio Jequiá com o mar e um extenso manguezal.O complexo turístico oferece estrutura completa, com restaurantes, banheiros, mirante e opções de lazer como passeios de barco, caiaque e stand-up paddle.  

 No final da tarde a cerimônia de encerramento no anfiteatro do Ipioca Beach Resort.

                                   Encerramento no Anfiteatro no Ipioca Beach Resort @Wilson Soares

Domingo, depois do café da manhã, hora de retornar... mas os que não chegaram antes do evento  ficaram mais uns dias para curtir  os encantos e belezas de Alagoas.

Sobre a Abrajet, que fará 69 anos em janeiro

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET foi fundada no dia 26 de janeiro de 1957, na cidade do Rio de Janeiro, por um grupo de jornalistas e escritores desejosos de ver atividade turística conquistando o seu merecido espaço no Brasil. Os pioneiros foram: Domingos C. Brandão, Belfort de Oliveira, Fernando Hupsel de Oliveira, Luiz D. P. Bravo, Aulete de Almeida, Hilda Peres de Medeiros, José Mário Alves da Silva e Oberon Bastos de Oliveira. Depois de alguns anos, foram sendo criadas abrajetes em outros estados brasileiros. A partir de um encontro realizado em Salvador, Bahia, sob a liderança do jornalista Carlos Casaes, foi eleita, então uma chapa nacional, com representantes de todos os estados. Desde sua fundação a entidade tem a missão de divulgar e incentivar iniciativas em favor do turismo. Presidida, na atualidade, pelo jornalista Luiz Pires (TO) e tendo como vice-presidente, Juarez Tavares (RS), a Abrajet/Nacional está presente em 20 Estados, sendo 13 com seccionais e 7 com comitês. O quadro de associados registra aproximadamente 200 profissionais, que atuam em mais de 140 canais de mídias sociais como blogs, jornais, revistas, TVs, rádios e em assessorias de imprensa de órgãos públicos ou empresas setor de turismo. (fonte Jor.Jurema Josefa)

sábado, 27 de setembro de 2025

27 de setembro -Dia Mundial do Turismo e a agenda brasileira para o setor na COP30

Celebração global acontece às vésperas da COP30, em Belém, e coloca o Brasil no centro do debate sobre turismo e clima"


O dia de hoje- Dia Mundial do Turismo -  terá um significado importante para o Brasil, quando sedia em novembro a 30ª edição Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém do Pará. Registrando recordes de turistas internacionais e de visitantes em parques nacionais, o país terá a oportunidade de pautar a preservação ambiental, a qualificação do setor, a valorização cultural e o turismo de base comunitária como ferramentas de desenvolvimento econômico.

O evento vai reunir líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil em plena Amazônia, no coração da maior floresta tropical do planeta e símbolo tanto de esperança quanto da urgência climática. É nesse contexto que o turismo será discutido, na agenda do primeiro dia do evento, como atividade com enorme potencial para contribuir com sustentabilidade econômica, social e ambiental.
“A COP30 é a nossa chance de transformar definitivamente o setor, garantindo que ele seja um pilar de crescimento econômico de forma sustentável. Não podemos perder essa oportunidade”, afirmou no dia 18 de setembro o Ministro do Turismo, Celso Sabino, em carta aberta que conclama a cooperação da ONU Turismo para a ampliar a representatividade dos países-membros no evento. 

A pasta federal vem realizando ações nesse sentido, como o evento “Diálogos para COP30”, realizado no dia 19 de setembro em Santarém, no Pará, para discutir como programas federais podem fortalecer destinos turísticos, preservar a cultura local e preparar o Brasil para a conferência.

Turismo como pauta estratégica

Passeio Barco manguezais Fazenda São Jerônimo Ilha Marajó

Apesar das ações, especialistas demonstram preocupação com o nível de preparação do governo federal para o debate. No início do mês, durante a palestra que abriu Abeta Summit 2025, o maior congresso de ecoturismo e turismo de aventura do país, a pesquisadora do Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade e doutoranda no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília Jaqueline Gil levantou importantes questões sobre o papel do país no atual momento.

“A influência e a experiência do Brasil poderão acelerar as tratativas de integração das políticas de turismo às climáticas. Definir as diretrizes para a adaptação do turismo às prescrições climáticas, às metas, aos indicativos de governabilidade e, principalmente, o acesso a recursos financeiros, científicos e tecnológicos, pode estar em jogo. Para isso, no entanto, é necessário uma estratégia e um plano de ação liderados pelo governo, em parceria com a ONU e com apoio das lideranças da sociedade civil e da academia, do Brasil e dos principais negociadores climáticos e representantes setoriais”, afirma Gil.

A pesquisadora, que estará presente na COP30, participou do primeiro dia dedicado ao Turismo na história do congresso mundial, realizado durante a COP29 em Baku, no Azerbaijão, no ano passado. Ela foi convidada pela ONU Turismo. 

Naquele evento, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, apresentou a segunda Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, em inglês) do país, em que a nação inclui a obrigatoriedade do turismo de construir planos de mitigação e adaptação para cumprir as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa. O Brasil indicou que reduzirá entre 59% e 67% suas emissões até 2035 - e o setor entra nesta conta.

E na véspera da data o ministro do Turismo, Celso Sabino,  formalizou sua carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após o seu partido União Brasil exigir que filiados ao partido deixassem os cargos ocupados no governo.

Sabino, que é deputado federal pelo União Brasil (PA), estava há mais de dois anos no cargo de ministro do Turismo. Há semanas, Sabino mantinha conversas com dirigentes e aliados para tentar uma solução e evitar a saída da pasta.

Celso Sabino permanecerá no cargo até a próxima quinta (2) — diferentemente de como queria, a pedido do Presidente Lula para acompanha-lo em um evento de entregas de obras da Conferencia em Belém. 

Sustentabilidade 

Segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), a previsão é que a área movimente US$167,6 bilhões no Brasil em 2025, o equivalente a 7,7% do PIB nacional, sustentando 8,2 milhões de empregos. Segundo a estimativa, esse número pode chegar a US$199 bilhões no final da década. 

“As pesquisas indicam que há uma demanda crescente de viajantes por praticas sustentáveis, e a busca por experiências que respeitem as culturas locais e contribuam para o bem-estar das populações anfitriãs”, explica o diretor-executivo da Abeta - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Luiz Del Vigna. “O momento é chave para planejarmos o turismo brasileiro como referência de impacto positivo, e utilizar a nossa biodiversidade e sua preservação como ativo estratégico para o futuro”.

Ele cita o fortalecimento do turismo comunitário na Amazônia como exemplo. Na Ilha de Marajó, a Fazenda São Jerônimo, associada da Abeta, é um empreendimento familiar que trabalha desde o final dos anos 80 com resgate cultural, agroecologia e recuperação ambiental, e promove experiências únicas de ecoturismo no coração da Amazônia paraense. 

Passeio de Bufalo na Fazenda São Gerônimo

Engajada à ideia de ciência cidadã e de ‘conhecer para conservar’, oferece os famosos passeios de búfalo, observação de pássaros e animais, passeios pelo mangue e a valorização do modo de vida marajoara, com a venda de produtos gastronômicos e de artesanato que promovem a valorização, conservação e geração de renda para a população local. A Fazenda é finalista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025, que reconhece iniciativas que fazem do turismo um agente de transformação.

Outro case de sucesso de um associado Abeta na aplicação de práticas sustentáveis é o Parque Ecológico Rio Formoso, em Bonito, Mato Grosso do Sul, que em fevereiro tornou-se o primeiro atrativo turístico do Brasil com o certificado Lixo Zero. Com a ajuda de uma consultoria, treinamento da equipe e implantação da infraestrutura adequada, o empreendimento destina mais de 90% dos resíduos gerados para reutilização, reciclagem ou compostagem, evitando aterros sanitários e incineração.

“A gestão de resíduos deixou de ser um desafio para nós e se tornou uma ferramenta de educação, inclusão e transformação. Essa conquista passou a inspirar outros destinos turísticos pelo Brasil e hoje participamos ativamente de congressos, eventos e seminários sobre turismo sustentável e economia circular”, explica Bruno Leite Miranda, proprietário do Parque.

Del Vigna enxerga a COP30 como uma chance única de mostrar ao mundo que a conservação e o turismo podem caminhar juntos como motores de transformação. “Precisamos ir além da atração de turistas e garantir que cada experiência seja segura, gere impacto positivo, preserve culturas, fortaleça comunidades e deixe um legado real”.

ABAV Nacional celebra o Dia com um convite para redescobrir o Brasil

O setor é um dos motores da economia brasileira e agentes de viagem estão no centro dessa engrenagem, garantindo orientação, assistência e experiências únicas aos viajantes.

Para a entidade as tendências atuais do setor apontam para novas formas de viajar, como o turismo de experiência, que valoriza a imersão cultural, o turismo sustentável, que preserva os destinos e gera benefícios para as comunidades locais, e o turismo acessível, que amplia as possibilidades para pessoas com diferentes condições de mobilidade e necessidades especiais. Outro ponto de destaque é a busca por segurança e confiança na hora de planejar e realizar viagens. Nesse contexto, o agente de viagens tem papel essencial, oferecendo orientação sobre os melhores destinos e épocas do ano, além de suporte em caso de imprevistos, garantindo uma experiência única ao viajante.

A presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, ressalta: “O turismo é uma das atividades mais estratégicas da economia brasileira, capaz de gerar oportunidades para todos os públicos e bolsos. E, nesse cenário, o agente de viagens é um parceiro insubstituível, porque garante que o turista seja bem orientado, protegido e assistido, além de contribuir para que o setor cresça de forma estruturada e sustentável.”

A entidade reforça que o Brasil tem vocação natural para o turismo, reunindo destinos de belezas incomparáveis e diversidade cultural única. A entidade destaca ainda que, com a parceria estratégica dos agentes de viagens, é possível construir um setor mais inovador, sustentável e acessível, capaz de proporcionar memórias inesquecíveis para milhões de viajantes

terça-feira, 23 de setembro de 2025

23 de setembro- Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças de Crianças

“Crimes são realidades que afetam milhões de pessoas no mundo, principalmente mulheres e meninas”

                                                                                             @SindsefSP

O Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres é celebrado hoje! É um momento de sensibilização e enfrentamento a essa violação dos direitos humanos. Esses crimes são realidades que afetam milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente mulheres e meninas, maiores vítimas.

O dia 23 de setembro foi proposto em 1999 como o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças pelos países que fazem parte da Conferência Mundial de Coligação Contra o Tráfico de Mulheres. Foi uma inspiração da Lei Palácio, instituída em 23 de setembro de 1913 na Argentina, que pune quem promove ou facilita a prostituição e a corrupção de crianças e adolescentes.

Segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 96% das vítimas de tráfico internacional de pessoas são mulheres, sendo a maioria explorada sexualmente. O Brasil é um dos principais países de origem e um destino para esse tipo de crime, com rotas identificadas tanto em território nacional quanto internacional, principalmente nas regiões de fronteira.

O tráfico de pessoas envolve o agenciamento, aliciamento, recrutamento, a transferência, compra e o acolhimento de pessoas, por meio de ameaça, uso da força, coação, rapto, fraude, abuso de autoridade e abuso de situação de vulnerabilidade, com finalidades variadas, como extração de órgãos, trabalho em condições comparadas à de escravo, servidão, adoção ilegal e exploração sexual.

Além de crimes, o tráfico de crianças e a utilização, a demanda e a oferta de crianças para fins de prostituição, produção de pornografia ou atuações pornográficas foram classificados pela Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho como algumas das piores formas de trabalho infantil, juntamente com a escravidão e o trabalho forçado.

Como Denunciar 

Disque 100: Ligue para o número 100 para fazer denúncias anônimas e gratuitas. www.disque100.gov.br  WhatsApp (61 99656-5008),

Aplicativo Direitos Humanos Brasil: Utilize o aplicativo para denúncias pelo celular. Telegram (Direitoshumanosbrasilbot) e pelo site  disquedenuncia@sedh.gov.br;

Conselho Tutelar: Procure o Conselho Tutelar mais próximo de sua localidade.

Outros Canais

- Central de Atendimento à Mulher: número 180;
- Polícia Militar: número 190;
- Polícia Rodoviária Federal: número 191;
- Polícia Federal: número 194 ou e-mail sad.dicor@pf.gov.br;
- Polícia Civil: número 197.

 AFEET  Brasil desempenha Campanha de Prevenção

Associadas divulgando a campanha durante Connection

A Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo-AFEET é uma entidade de mulheres executivas, empreendedoras e líderes comprometidas com o desenvolvimento de seus países no campo do turismo e do social. A entidade é filiada a FIASEET- Federação Internacional de executivas de turismo, criada no México em 1980, uma associação presente na Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Republica Dominicana e Espanha.

Entre as campanhas sociais que promove a entidade tem um cuidado especial com a campanha “Contra a Exploração Comercial e sexual infantil e de adolescentes no Turismo”, desenvolvendo palestras de esclarecimento junto a hotéis. Esse ano de 2025 apresentou palestra junto aos funcionários da rede Intercity de Hotéis e no Hotel Blue Tree Towers Millenium. A campanha tem seu ponto alto no mês de maio quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no dia 18 de maio. A campanha visa aumentar a conscientização e promover ações de prevenção e combate à violência sexual contra menores no ambiente de hotéis e equipamentos turísticos.