segunda-feira, 7 de julho de 2025

Declaração final do BRICS destaca potencial do turismo e reforça cooperação entre países-membros

 “Turismo ganha protagonismo na Cúpula do BRICS destacando o potencial do turismo como motor de desenvolvimento sustentável”

O turismo ganhou destaque na “Declaração do Rio de Janeiro", assinada pelos países-membros da Cúpula do BRICS reunidos no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, e divulgada neste domingo (6). O Ministério do Turismo celebrou os avanços conquistados no setor, com destaque para o reconhecimento do enorme potencial turístico do bloco e as novas oportunidades abertas com a expansão do BRICS em 2024. As perspectivas são promissoras: mais integração, mais viagens e mais ações conjuntas por um turismo sustentável, inovador e transformador.

Entre os principais resultados destacados está o fortalecimento das estratégias de Turismo Regional, com foco em sinergias e complementaridades entre os Estados-membros. Também ganharam relevância as ações voltadas para o Turismo Sustentável, Resiliente e Regenerativo, como forma de enfrentar desafios comuns, promover a conservação ambiental e garantir inclusão social.

Outro ponto celebrado foi o avanço na formulação de diretrizes estratégicas para o turismo de nômades digitais, reconhecendo esse público como potencial catalisador do desenvolvimento local e do intercâmbio cultural entre os países do BRICS.

“A atuação do Brasil junto aos países do BRICS reflete nossa visão de futuro para o turismo: mais sustentável, inovador e integrado. Estamos comprometidos em transformar o setor em uma ferramenta poderosa de desenvolvimento econômico, inclusão social e proteção ambiental”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

A declaração reafirma, ainda, o compromisso do bloco com o fortalecimento da cooperação internacional, com ênfase na inovação e no papel estratégico do turismo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

A próxima etapa dos trabalhos será a implementação conjunta das ações aprovadas, com o Brasil à frente na construção de políticas públicas que dialoguem com a nova dinâmica global do turismo.

Histórico

Ao longo do ano o Ministério do Turismo do Brasil conduziu uma série de encontros com lideranças do turismo dos demais membros do bloco do BRICS, formado por 11 países (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã), que discutiram o desenvolvimento do setor.

A reunião de ministros aconteceu em Brasília, no dia 12 de maio, e foi marcada pela aprovação da Declaração do Cerrado, documento que reforça o compromisso do grupo com o turismo sustentável, regenerativo e inclusivo. A opção pelo nome teve como objetivo homenagear o Cerrado, vegetação típica de Brasília e o segundo maior bioma da América do Sul.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário