quarta-feira, 14 de abril de 2021

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Café

"Bebida é paixão mundial"

A data foi criada para promover a indústria cafeeira e para homenagear produtores de diferentes países.

Para grande parte das pessoas, e eu me incluo,  não há nada melhor que uma xícara bem quentinha de café para começar bem o dia, aliás só me considero acordada, depois de tomar meu café. Além de dar energia e disposição, o grão é benéfico para a saúde. No Brasil, o ouro verde, como ficou historicamente conhecido, é considerado uma paixão nacional, já que é consumido por nove entre dez pessoas com mais de 15 anos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). O país não é o único a apreciar as suas inúmeras propriedades.

Com taxa de aceitação nos lares de 97%, se tornou a bebida mais ingerida no mundo, ficando atrás apenas da água.

                                                                              @  Pinterest
Saúde e sabor

Quando se trata de Café e saúde, as propriedades contidas no grão são excelentes para propiciar um estilo de vida mais saudável. A cafeína ajuda no estímulo da atividade mental, na melhora da concentração, no aumento da velocidade das associações de ideias, na diminuição da sensação de fadiga e, ainda, dá energia, o que potencializa o desempenho em atividades físicas. Outra importante vantagem do grão é o seu poder anti-inflamatório. Minerais, ferro, aminoácidos e ácidos clorogênicos, presentes em sua composição, são excelentes para a prevenção de alguns tipos de cânceres (pele e fígado), diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Com o passar dos anos, o café se tornou ingrediente fundamental na gastronomia internacional. Podendo ser utilizado na preparação de inúmeras receitas, como bebidas, pratos doces e salgados, base de molhos e como complemento para saborizar recheios e pães, ele ganhou um espaço importante entre os chefs ao redor do mundo. Dominar a arte de controlar a sua acidez e harmonizar o seu sabor é essencial para que o seu aroma seja levado à mesa.

O café faz parte da história mundial e contribui, diariamente, para o bem-estar e a qualidade de vida de quem o consome. De acordo com Ricardo de Sousa Silveira, Presidente da ABIC, “a bebida é uma grande companheira, desde o café da manhã até o fim do dia”.

É tão amado que é comemorado em outras datas e vários países tem seu dia para comemorar:

Brasil – 24 de maio
Indonésia – 17 de agosto
Costa Rica – 12 de setembro
Irlanda – 19 de setembro
Alemanha – 24 de setembro
Suíça – 26 de setembro
Estados Unidos, Canadá, Malásia, Etiópia e Inglaterra – 29 de setembro
Japão – 1 de outubro
Filipinas – 21 de outubro
Taiwan – 7 de novembro
Nepal – 17 de novembro

China celebra o Dia Internacional do Café no começo de abril. A data exata depende do calendário lunar chinês e o do Ano Novo chinês.

Não à toa, no mundo, são produzidas cerca de 10 milhões de toneladas de café por ano. E, apesar de ser originário da Etiópia, na África, o Brasil é o maior produtor de grãos no mundo, segundo a Organização Internacional do Café.

Cafés pelo Mundo: 11 países e seus tradicionais cafés

 Brasil

Faça chuva ou faça sol, o brasileiro não dispensa a boa e velha cafeína. E o grande clássico nacional é o famoso café com leite, que combinado ao pãozinho com manteiga na chapa, é a primeira refeição de boa parte dos brasileiros. Outra escolha aclamada, principalmente para quem gosta de grandes quantidades da bebida, é o café passado. Coado na hora, forte ou fraco, é um super sucesso. O expresso também tem seu lugar em nossos corações. Com as máquinas e a praticidade das cápsulas, é mais um queridinho incorporado na nossa rotina.

 Colômbia 

Com sabores suaves e equilibrados, os cafés colombianos tem lugar cativo entre as listas premium da bebida. O país é um dos grandes produtores de café do mundo e não dispensa o tradicional cortado, preparado com água de panela. Seguido de outro campeão de bilheteria, o “chaqueta, uma mistura de leite morno com café preto. Tem ainda o clássico café tinto, que conta com a ampla variação de grãos que a região apresenta.

 Etiópia 

Etiópia é considerada o berço dessa bebida tão amada, o café é parte importante da cultura e seu cultivo é motivo de grande orgulho entre seus habitantes. O país possuí uma tradicional “Cerimônia do Café” que conta com várias etapas, que vão desde a seleção dos grãos até o momento em que é servido. Dona e proprietária de um dos melhores cafés do mundo, em algumas regiões é comum adicionar um pouco de manteiga clarificada e sal.

 Estados Unidos 

Os norte-americanos amam tomar café e essa rotina já virou life style. É comum vê-los andando com sua bebida a qualquer hora do dia. Cena que se repete em filmes e séries de TV. O tradicional café americano é semelhante ao café carioca, só que muito mais fraco. Bastante popular no país também são os cafés e frappuccinos da Starbucks. Com sabores e temperaturas para todos os gostos, a bebida é servida em grandes copos, marca registrada da empresa.

Turquia 

Uma mistura de grão moído a água fervente- típico café turco. Tradicionalmente feito em uma cafeteira de cobre a receita é para quem gosta de café bem forte. Depois de fazer sua mistura, espere poucos minutos antes da degustação para os grãos assentarem no fundo da xícara. Aproveite para verificar seu futuro fazendo a leitura da borra. Uma variante do café turco é moer os grãos de café junto com sementes de cardamomo, adicionando um sabor todo especial.

Tailândia

Os tailandeses são adeptos do café gelado e o clássico nativo é o “thai iced coffee. Seu preparo leva café passado, cubos de gelo, leite e leite condensado. E para quem gosta de novas experiências o país produz um dos cafés mais caros do mundo, o black ivory coffee. Os elefantes esmagam  e ingerem os frutos do café, que depois de ser expelido nas fezes e concluir o processo de torra do grão, passa a apresentar notas de gramas, ervas e notas de chocolate com canela. Uma produção muito especial.

 França

Os franceses começam o dia com o especial café au lait. Um pouco mais elaborado que o nosso “pingado”, ao café preto é adicionado uma espuma de leite. Como acompanhamento um delicioso croissant. 

Marrocos

O tradicional café marroquino  costuma levar especiarias como pimenta preta, cardamomo, gengibre, canela, cravo ou noz-moscada.

Alemanha 

No inverno o café expresso é a grande pedida na Alemanha, país que é o segundo maior importador de café do mundo. Para os dias quentes  o” eiskaffee, que leva café gelado, sorvete de creme, chantilly e raspas de chocolate. Outro clássico muito apreciado é o “pharisaeer kaffee,  café torrado, rum, açúcar e chantilly.

Áustria

Em Viena, a exuberante capital da Áustria, todo dia é Dia Mundial do Café. Não à toa, a bebida é apontada pela UNESCO como um Patrimônio Cultural Imaterial na cidade. Conta com inúmeros cafés centenários como o Café Mozart inaugurado em 1794, após a morte do músico,  o Café e Restaurante Landtmann preferido de Sigmund Freud, e que ainda hoje atrai personalidades públicas.  No Café Dommayer, Johann Strauss costumava executar suas obras em primeira mão no local.

Itália
Os italianos, em geral, gostam de tomar café forte e sem enrolação. Muitos consomem cinco ou mais expressos por dia, e a filosofia de tomá-los rapidinho antes do próximo compromisso.  Uma das cafeterias mais icônicas e procuradas da cidade é a Sant’Eustachio Il Caffe. O local serve mais de 6 mil cafés por dia, o que diz muito sobre o quanto eles conhecem a respeito da bebida. Na Via Condotti, rua das compras de luxo por excelência em Roma, localiza-se o bar mais antigo da cidade, ainda em  funcionamento: o Antico Caffè Greco foi inaugurado em 1760. 

fotos: divulgação 


Nenhum comentário:

Postar um comentário