O projeto formativo das
escolas do Turismo de Portugal “Tourism Training Talent” recebeu o primeiro
lugar, na categoria “Inovação e Políticas Públicas”, da Organização Mundial do Turismo (OMT), pelo seu “exemplo de capacitação das
futuras gerações de recursos humanos do setor”.
A cerimônia da 14ª edição dos Prêmios para a Inovação no Turismo da OMT aconteceu em Madrid, durante a FITUR, na ultima quarta-feira, dia 17 de janeiro.
Na mesma categoria foram
distinguidos em segundo e terceiro lugar o turismo de Buenos Aires, com o projeto
“MiBarrio”, e o Comité de Gestão do Parque Grottoes World, na China, com o
projeto “Internet + Longmen”.
A OMT, que é a agência das
Nações Unidas para a promoção de turismo responsável, sustentável e acessível,
também homenageou projetos em outras três categorias, designadamente
“iniciativas”, “organizações não-governamentais” e “pesquisa e tecnologia”.
A Índia venceu o prêmio na
categoria de iniciativas através do Ecotourism Trust, com o projeto
“Conservation and Livelihoods: Community managed ecotourism”, ficando à frente
dos projetos de Itália e Filipinas, ambos em segundo lugar, e Botswana e
Quénia, que participaram num projeto comum.
Na categoria de organizações
não-governamentais a Indonésia foi vencedora, com o projeto “Connecting people
through local experiences” do Triponyu.com, à frente do México, que ficou em
segundo lugar, e da Indonésia e Itália, ambos em terceiro.
Em “pesquisa e tecnologia”, o
primeiro prêmio foi para Espanha, com o projeto “Smart Tourism System” da
Segitur. O segundo prêmio foi para a Austrália e o terceiro, para a Croácia.
Os prémios pretendem honrar “a
visão e o empenho de indivíduos, administrações, empresas e organizações que,
todos os dias, criam um futuro melhor aproveitando o potencial do turismo”,
afirmou secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.
O trabalho de todos os
finalistas “é uma inspiração para todos nós”, acrescentou o secretário-geral da
OMT.
O Projeto vencedor de Portugal “Tourism Training Talent”
O programa visa o aumento das
competências dos alunos e profissionais, adaptando a sua formação às novas
tendências, abrindo as escolas à comunidade e incentivando o empreendedorismo,
ampliando o papel da formação a outras atividades e valorizando as carreiras,
promovendo o trabalho no turismo.
O modelo educativo centra a sua intervenção em quatro pilares
fundamentais e vários eixos de atuação: o talento das pessoas, o
desenvolvimento de competências, a inovação e a internacionalização dos
profissionais do turismo, como base do sucesso do setor em Portugal.
Em paralelo, o Turismo de
Portugal reforçou o ensino bilingue, os programas de estágio e intercâmbio
internacional, a captação de alunos estrangeiros, a promoção do espírito
empreendedor no setor e o incentivo à criação de novos negócios, através, por
exemplo, do acelerador de empresas Tourism Creative Factory, e a ligação das
escolas à comunidade, pela via dos Open Kitchen Labs.
Colômbia, Roménia, Marrocos, Croácia e Cazaquistão já demonstraram
interesse em replicar o modelo educativo português.
fotos: OMT e Divulgação
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