segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Portugal é o melhor do mundo no ensino do turismo

O projeto formativo das escolas do Turismo de Portugal “Tourism Training Talent” recebeu o primeiro lugar, na categoria “Inovação e Políticas Públicas”, da Organização Mundial do Turismo (OMT), pelo seu “exemplo de capacitação das futuras gerações de recursos humanos do setor”.
A cerimônia da 14ª edição dos Prêmios para a Inovação no Turismo da OMT aconteceu em Madrid, durante a  FITUR, na ultima  quarta-feira, dia 17 de janeiro.
Na mesma categoria foram distinguidos em segundo e terceiro lugar o turismo de Buenos Aires, com o projeto “MiBarrio”, e o Comité de Gestão do Parque Grottoes World, na China, com o projeto “Internet + Longmen”.
A OMT, que é a agência das Nações Unidas para a promoção de turismo responsável, sustentável e acessível, também homenageou projetos em outras três categorias, designadamente “iniciativas”, “organizações não-governamentais” e “pesquisa e tecnologia”.
A Índia venceu o prêmio na categoria de iniciativas através do Ecotourism Trust, com o projeto “Conservation and Livelihoods: Community managed ecotourism”, ficando à frente dos projetos de Itália e Filipinas, ambos em segundo lugar, e Botswana e Quénia, que participaram num projeto comum.
Na categoria de organizações não-governamentais a Indonésia foi vencedora, com o projeto “Connecting people through local experiences” do Triponyu.com, à frente do México, que ficou em segundo lugar, e da Indonésia e Itália, ambos em terceiro.
Em “pesquisa e tecnologia”, o primeiro prêmio foi para Espanha, com o projeto “Smart Tourism System” da Segitur. O segundo prêmio foi para a Austrália e o terceiro, para a Croácia.
Os prémios pretendem honrar “a visão e o empenho de indivíduos, administrações, empresas e organizações que, todos os dias, criam um futuro melhor aproveitando o potencial do turismo”, afirmou secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.
O trabalho de todos os finalistas “é uma inspiração para todos nós”, acrescentou o secretário-geral da OMT.

O Projeto vencedor de Portugal “Tourism Training Talent”
O programa visa o aumento das competências dos alunos e profissionais, adaptando a sua formação às novas tendências, abrindo as escolas à comunidade e incentivando o empreendedorismo, ampliando o papel da formação a outras atividades e valorizando as carreiras, promovendo o trabalho no turismo.
O modelo educativo centra a sua intervenção em quatro pilares fundamentais e vários eixos de atuação: o talento das pessoas, o desenvolvimento de competências, a inovação e a internacionalização dos profissionais do turismo, como base do sucesso do setor em Portugal.

Em paralelo, o Turismo de Portugal reforçou o ensino bilingue, os programas de estágio e intercâmbio internacional, a captação de alunos estrangeiros, a promoção do espírito empreendedor no setor e o incentivo à criação de novos negócios, através, por exemplo, do acelerador de empresas Tourism Creative Factory, e a ligação das escolas à comunidade, pela via dos Open Kitchen Labs. 
Colômbia, Roménia, Marrocos, Croácia e Cazaquistão já demonstraram interesse em replicar o modelo educativo português. 
fotos: OMT e Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário