Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de um total de 7.479 mil estabelecimentos registrados, 70% estão localizados nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 e suas regiões metropolitanas.
Os dados integram a Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH) encomendada pelo Ministério do Turismo.
São 5.510 mil estabelecimentos em Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Porto Alegre. Segundo o ministro do Turismo, Gastão Vieira, os dados demonstram a agilidade do setor hoteleiro em se preparar para a Copa 2014. Ele citou a linha Procopa Turismo, arquitetada a partir de uma parceria entre o MTur e o BNDES e que prevê financiamentos de mais de R$ 1 bilhão, com juros e prazos especiais, para a hotelaria.
Pesquisa do Ministério do Turismo durante o mundial da África do Sul revelou que o turista da Copa permanece, em média, três dias em cada cidade. A oferta disponível, os empreendimentos em construção e a rotatividade característica da demanda permitem afirmar que o setor dispõe de estrutura suficiente para atender bem aos turistas.
No entanto, os empresários da hotelaria precisam se conscientizar de que a prática de preços abusivos das diárias vai afugentar os turistas.
Neneca Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário