quarta-feira, 2 de maio de 2012

Encatho 2012 comemora sucesso

A 26ª edição do Encontro Catarinense de Turismo –Encatho, que aconteceu em Florianópolis/, de 25 a 27 de abril, comemora o sucesso do evento. Parabéns a ABIH/SC promotora do encontro.

O Encontro  recebeu mais de três mil visitantes de 18 estados e sete países e mais um vez demonstrou ser  uma grande oportunidade de qualificação, troca de experiências e oportunidade de negócios.

A próxima edição está agendada  para 07 a 09 de maio de 2013 no CentroSul,em Florianópolis/SC. 

O tema central “A Hotelaria na Era da Informação”, foi amplamente debatido  pelos participantes com a contribuição de profissionais experientes na área. Na abertura do evento o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz lembrou  que “as novas tecnologias despontam como solução e desafio ao empresário que se vê impelido a adotar as novas tecnologias sob risco de ser eliminado do mercado. Não há saída porque o consumidor hoje é tecnologicamente tão ou mais atualizado do que muitas empresas”, alertou.

A palestra magna “A Hotelaria na Era da Informação”, apresentada pelo professor Cláudio Tomanini, com uma  experiência de quatro anos de trabalho na Disney procurou desmistificar alguns conceitos sobre o uso das novas tecnologias e do marketing. “Internet não é tábua de salvação, é uma ferramenta gestão”, alertou. Trabalhar com transparência e envolver a equipe é o caminho para o sucesso. Para ele, a falta de informação é que abre as portas à concorrência.

Eventos Paralelos
A  24ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis-Exprotel,  contou com mais de 70 expositores de várias regiões do país que apresentaram uma diversificada linha de produtos, equipamentos e serviços para o setor hoteleiro.

O “Momento Hoteleiro - Troca de Idéias”,  foi coordenado por Volnei Koch, diretor de Eventos da entidade e contou com a participação de associados, diretores, consultores e representantes do trade.Na pauta a  crise da mão de obra, as altas taxas de IPTU e ICMS que incidem sobre o consumo de água e energia elétrica, a necessidade de atualização permanente dos empreendimentos e a sazonalidade.

No  2º Fórum de Gestores Comerciais,  o assunto foi as  novas ferramentas da Web para comercialização na hoteleira. Para o  mediador o consultor Cid Medeiros Bonifácio o gerente comercial tem que estar conectado e disponível 24h por dia, sete dias por semana. Mas lembrou que as ferramentas digitais não substituem o contato pessoal.

Foi um sucesso a  3ª Rodada de Negócios, coordenada pelo SEBRAE-SC  e que contou  com a participação de grandes operadoras, agências e clubes de serviços. Nos dois dias de atividades, foram realizados 145 atendimentos, gerando uma perspectiva de negócios de R$ 1,4 milhões.

O 6º Ciclo de Oficinas de Atualização abordou assuntos dentro do tema central do evento  como o da  oficina “Como um software de gestão hoteleira deve interagir na Web”, apresentada pelo diretor comercial da Bematech CMNet Soluções, Maurício Valente. Já o diretor comercial do Costão do Santinho, Rubem Régis, foi o responsável pela Oficina “Comercialização: como o Costão do Santinho Resort utiliza a Web”.

Carta da Hotelaria de Santa Catarina
No encerramento do Encontro a ABIH/SC, promotora do evento encaminhou às autoridades a síntese das principais reivindicações da hotelaria e do turismo catarinense. Os organizadores destacaram e agradeceram  a  medida assinada pela presidente Dilma Rousseff que incluiu o turismo no “Plano Brasil Maior” e  que eliminou a contribuição patronal ao INSS, de 20%, substituída pela alíquota de 2% sobre o faturamento.

As reivindicações do 26º Encatho
1) Início urgente das obras de ampliação do Aeroporto Hercílio Luz e da pista de pouso e parques de estacionamento para viabilizar o pouso de aeronaves das delegações que virão ao Brasil para a Copa de 2014. Sem isso não teremos condições de receber nenhuma delegação estrangeira;
2) Desoneração tributária, à semelhança do que o governo vem fazendo com a indústria (ICMS, ISS, etc.);
3) Redução do ICMS da energia elétrica, água e esgoto. Hoje a hotelaria paga 25% de impostos, a tarifa mais cara do mundo;
4) Investimento urgente em infra-estrutura básica (estradas, saneamento, abastecimento de água e coleta de lixo);
5) Maior investimento em segurança pública.

Assessoria de Imprensa Encatho

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