“Momento para mostrar a todo o público presente do Brasil, suas belezas e seus encantos”
Já começou a contagem regressiva para o Salão Nacional do
Turismo, que começa na próxima
sexta-feira (15) continuando no final de
semana, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Confirmados, os 26 estados,
mais o Distrito Federal que prometem mostrar o Brasil aos brasileiros e
estrangeiros.
Milton Zuanazzi |
O Secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, adiantou algumas novidades e experiências que Salão vai apresentar: “Os participantes que forem ao Salão Nacional do Turismo 2023 irão encontrar o Brasil todo. É uma oportunidade única. Quem for vai ainda encontrar as novas tendências do turismo pós-pandemia, muito de interiorização, de natureza, de movimento e de experimento: conhecer, estar, vivenciar. Enfim, tudo aquilo que remonta ao interior e à natureza. Então terá uma área toda abrangendo isso. Além dos nossos produtos clássicos, sol e praia, turismo rural, ecoturismo e aventura”, disse Zuanazzi.
Sobre as experiências que os
visitantes terão durante o Salão Zuanazzi comentou:. “Serão vários tipos de
experiências para o público poder viver de fato o Brasil como ele é. Então
teremos oficinas bastante significativas como, por exemplo, uma só da
gastronomia típica do Brasil. Serão 27 pratos distintos, com chefs que
ensinarão o público a fazer essa gastronomia, no formato de oficinas mesmo. O
Senac ficará com essa tarefa”, destacou Milton.
As manifestações culturais de
todos estados brasileiros estarão no
palco dentro do Salão, com dança, música, e vários tipos de manifestações
artísticas o dia todo. “Vamos ter uma amostra do artesanato brasileiro, além de
uma grande amostra da agricultura familiar. É um grande momento de ver o
Brasil, ver as suas belezas, os seus encantos e quais são as tendências e o que
os estados estão trazendo para mostrar a todo o público que estiver por aqui”,
destacou o secretário do MTur.
A ideia é que o público conheça uma variedade de
experiências que destacam a riqueza e a diversidade do turismo no Brasil.
Zuanazzi enfatizou que o evento não é uma feira, pois não tem a finalidade de comercializar produtos entre agentes, hotéis e operadores. “Ele tem a finalidade de despertar o público a viver o Brasil. Então, todo o evento é direcionado para o público. Assim, os participantes vão para ver o que está acontecendo, para onde é que eu devo ir, o que eu tenho para fazer no Acre, por exemplo. O que eu consigo fazer no Mato Grosso? E no interior de São Paulo? Enfim, todos os lugares do Brasil”, frisou o secretário.
Praticamente
metade do Estádio Nacional Mané Garrinha será ocupado pelo Salão, na área de
acesso às arquibancadas, algo em torno de 26 mil m², a expectativa é de um
público geral de 30 mil pessoas, com uma média de 10 mil por dia.
O acesso ao Salão será gratuito e o ingresso já está disponível no site do Sympla.
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