sexta-feira, 12 de julho de 2019

10 curiosidades sobre o Peru


Viajar para o Peru é muito mais do que visitar atrações e conhecer uma nova cultura! O país respira magia, história, paisagens exuberantes, crenças e conhecimentos milenares que, sem dúvidas, colocam o destino em um outro patamar de turismo!
Para provar que o país não se resume apenas aos sítios arqueológicos de Machu Picchu, a equipe da Machu Picchu Brasil preparou este post com 10 curiosidades interessantíssimas do Peru e suas tradições.
1- Rio de la Plata
Provavelmente, você deve estar se perguntando o que o Rio de la Plata, famoso afluente que divide o Uruguai e Argentina, tem a ver com o Peru! Acontece que, muito antes dos irmãos Pizarro “descobrirem” o país, muitos navegadores portugueses e espanhóis, baseados em relatos indígenas que diziam que no norte do continente havia um povo muito rico e poderoso, regado de muita prata e muito ouro (os Incas), tentaram encontrar esse território por meio do Rio da Prata (por isso, esse nome até hoje).
2- O espanhol não é o único idioma falado no Peru
Outra curiosidade do Peru é que o espanhol, apesar de ser o principal, não é o único idioma falado no país. Dialetos como o Quéchua e o Aymara são ainda utilizados em muitas aldeias e povoados. Inclusive, em determinadas cerimônias, como a festa do Señor de Quyllur Riti, algumas missas são realizadas nesses idiomas originais.
3- O mundo só conheceu Machu Picchu em 1911
Sem dúvidas, Machu Pichu é o destino mais buscado para quem vai viajar para o Peru. A cidade milenar, cravada no topo da montanha, com construções extremamente planejadas e sistemas de agricultura, logística e astronomia altamente evoluídos para a época, se tornou o cartão postal do país e é considerado uma das sete maravilhas do mundo!
No entanto, uma curiosidade intrigante é que Machu Picchu só foi “descoberta” por Hiram Bingham, um antropólogo americano em 1911, que realizou uma missão de estudos e pesquisas na região, chegando até a antiga cidade sagrada dos Incas.
4. Lhamas e porquinhos da índia também são pratos peruanos
Outra curiosidade para quem vai viajar para o Peru é que a gastronomia peruana, apesar de requintada e reconhecida como uma das melhores do mundo, também esconde alguns segredos. Isso porque a lhama, aquele bichinho simpático e sorridente, também é uma iguaria da culinária andina, sem falar no Cuy, ou porquinho da Índia, que é servido completo, com as patinhas e tudo. Apesar da imagem ser pouco convencional, o sabor é único e a experiência também.
5- A maior cidade de barro do mundo fica no Peru
Se você vai viajar para o Peru e quer desbravar um lado ainda pouco explorado pelos turistas, mas com uma riqueza cultural igualmente impressionante, inclua em seu roteiro o norte do país, mais especificamente, as regiões de Trujillo e Chiclayo.
Entre todos os atrativos dessa região está a antiga cidade de Chan, sede da antiga civilização Mochica, que habitou o local nos primeiros séculos da pré-história peruana. Suas construções são todas em barro e, apesar da influência do tempo, cerca de 14 Km² resistiram e boa parte pode ser visitada hoje.
6- Pirâmides e múmias no Peru 
Quem visita alguns sítios arqueológicos do Norte do Peru, a princípio, pode acreditar que está no Egito! Porém, as gigantescas pirâmides, chamadas de Huacas, mostram que o Peru também ostentava esses tipos de construções, e o melhor, em algumas delas, algumas múmias misteriosas e peças milenares já foram encontradas em suas escavações.
É o caso da Señora de Cao (a fascinante múmia tatuada), o poderoso Señor de Sipán, as fabulosas Huacas del Sol e de la Luna e o complexo arqueológico El Brujo, todos em Trujillo e Chiclayo, que provam que os mistérios do Peru vão muito além de Machu Picchu e dos Incas.
7- Xamãs
O país é o segundo maior em quantidade de rituais xamânicos no mundo, perdendo apenas para a Índia. Viajar para o Peru pode render muito conhecimento e espiritualidade, se quiser. Muitos turistas aproveitam a viagem para pedir as “bençãos” a esses religiosos e conhecerem um pouco de seus rituais.
Por exemplo, há roteiros para casais realizarem um verdadeiro casamento andino, com direito a todas as tradições e, claro, com a participação de um xamã local.
8- Uros e as suas ilhas flutuantes
O Lago Titicaca por si só já merecia uma lista de curiosidades! Destacamos suas fantásticas ilhas flutuantes, feitas de totora (uma espécie de planta aquática) e que sustenta casas e famílias em plenas águas geladas do maior lago navegável do mundo.
Essa população se chama Uros e sua história vem dos tempos dos Incas. Inclusive, se diz que ambos os povos eram inimigos e, por esse motivo, tiveram que construir as ilhas para se distanciarem e se protegerem.
9- Machu Picchu a pé
A tradicional e disputada trilha inca que, em quatro dias, leva o viajante até a entrada do parque de Machu Picchu deve ser planejada com antecedência, já que há limites diários de acesso.
Mas existem outras rotas alternativas e não tão conhecidas à disposição, tão fascinantes e desafiadoras quanto o caminho original. É o caso da trilha Salkantay , que passa por imensos nevados, lagos cristalinos e áreas rochosas, assim como a rota espetacular do Vale de Lares, uma alternativa sofisticada e confortável, com direito a hospedagens em elegantes logdes. 
10- Soy más peruano que la papa
“Sou mais peruano que a batata”. Essa expressão é famosa entre os peruanos e representa muito bem a relação desse tubérculo com a cultura e a gastronomia local. Ao viajar para o Peru, não se espante em ver em feiras, mercados, restaurantes e até no café da manhã uma variedade incalculável de batatas que, certamente, você nunca imaginou na vida.
Esse ingrediente está por todo o lugar e, acredite, existem pelo menos três mil tipos diferentes da raiz. O mesmo vale para o milho, também incrivelmente colorido e com opções variadas, presente em pratos e bebidas típicas de todo o país!
Fonte: Equipe Machu Picchu Brasil
Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário