quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Rio Grande do Sul cresceu quase o dobro da média do país e disparou no turismo internacional em 2025

 “Com alta de 73,8% nas chegadas de estrangeiros, estado se consolidou entre os principais destinos do país reforçando seu  protagonismo no cenário turístico brasileiro”

O Rio Grande do Sul viveu um ano histórico no turismo internacional e se consolidou como o estado que mais cresceu no Brasil em 2025. Entre janeiro e dezembro, 1.535.806 turistas estrangeiros visitaram o território gaúcho, um salto de 73,8% em relação a 2024, quando foram registradas 883.662 chegadas internacionais.

O desempenho representa quase o dobro do avanço da média nacional, que fechou o ano com alta de 37,1%. Os dados consolidados foram divulgados na terça-feira (6) pela Embratur, pelo Ministério do Turismo e pela Polícia Federal (PF).

Somente em dezembro, o Rio Grande do Sul recebeu 104.011 turistas internacionais, consolidando como um dos destinos mais procurados por visitantes estrangeiros no país.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os números refletem uma estratégia bem-sucedida de promoção internacional e a força dos atributos do destino. “O Rio Grande do Sul tem identidade, diversidade cultural, gastronomia reconhecida e paisagens únicas. Esse crescimento acima da média nacional mostra que o estado está definitivamente no radar do turismo global. É resultado de um trabalho integrado gerando impacto direto na economia, no emprego e na renda”.

Principais emissores

A Argentina continua como o principal mercado emissor de turistas para o Rio Grande do Sul. Em 2025, 1.173.009 argentinos visitaram o estado, reforçando a forte integração regional e a preferência dos vizinhos pelo destino gaúcho. Na sequência aparecem o Uruguai, com 305.751 visitantes, seguido por Paraguai (12.194), Chile (10.297) e Estados Unidos (5.128),evidenciando a diversidade de mercados internacionais que escolheram o estado.

O crescimento acima da média nacional coloca o Rio Grande do Sul em posição de destaque e reforça o papel do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, geração de empregos e fortalecimento da imagem do Brasil no exterior, em sintonia com as diretrizes do Plano Nacional de Turismo e com um cenário promissor para os próximos anos.

Brasil em alta

Porto Alegre- Embarcadeiro

O desempenho do Rio Grande do Sul acompanhou um ano recorde para o turismo internacional no Brasil, que encerrou 2025 com 9.287.196 turistas estrangeiros. O resultado constata a comprovação do país como um destino cada vez mais competitivo no cenário global.
Entre os principais mercados emissores do Brasil, a Argentina manteve a liderança, com 3.386.823 turistas, seguida pelo Chile, com 801.921, e pelos Estados Unidos, que somaram 759.637 chegadas. Já os visitantes europeus, vindos de países como França, Portugal, Alemanha, Itália, Reino Unido e Espanha totalizaram 1.274.567 turistas ao longo do ano.

Fonte: Embratur

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

É tempo de rodeio em Canela

"Começa amanhã o Rodeio de Canela inicia com bailes, provas campeiras e artísticas,  gastronomia, artesanato, artigos gauchescos e muita tradição gaúcha"

Nesta edição, os bailes ganham atenção especial: já no primeiro dia (8)

  o Grupo Bochincho e Sorriso Lindo comandam a animação que continua  na sexta-feira (9) com o Chê Lokedo e Estação Fandangueira.  O encerramento  dos fandangos no o sábado (10), vai contar com a animação de Tchê Barbaridade e Tchê Guri. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente, em Canela, na Star Vídeo, no Bazar do Gyba e pelo aplicativo Sympla.

Programação diversificada

Ao longo dos quatro dias, a cancha de laço receberá disputas de modalidades como Laço Vaqueano, Laço Pai e Filho, Laço Prenda, Laço Equipes, as provas da Dupla Oficial e outras, além das gineteadas que tradicionalmente lotam a Arena Polaco Feijó.

No domingo, a programação artística contará com apresentações de gaita piano e de botão, declamação e intérprete vocal nas categorias mirim, juvenil e adulta, revelando talentos que mantêm vivas as expressões culturais do Rio Grande do Sul. A Rua do Comércio contará com expositores que trarão artigos gaúchos, acessórios, artesanato, moda tradicionalista e souvenires. A área gastronômica também terá destaque, com lanches, pratos campeiros e sabores típicos que reforçam a hospitalidade e a identidade regional.

De acordo com o patrão do CTG Querência, Luiz Kerschner, o objetivo do evento é proporcionar um ambiente que valorize a cultura e fortaleça os laços comunitários. “O rodeio é uma construção coletiva. Cada expositor, cada competidor, cada visitante, cada entidade ou família acampada, ajuda a dar vida a esse encontro que representa o orgulho de ser gaúcho. Trabalhamos para oferecer um evento acolhedor, organizado e fiel às nossas tradições”, ressalta Luiz.

Acampamento no Parque de Rodeios Saiqui

Desde segunda-feira (5) o acampamento no Parque de Rodeios Saiqui está aberto seguindo regulamento específico para sócios, não sócios e competidores, com orientações voltadas à preservação ambiental e à convivência harmoniosa.

Durante o evento, famílias inteiras praticamente “se mudam” para o parque, enquanto os piquetes de laçadores montam seus acampamentos, reunindo amigos e familiares em um ambiente de integração, tradição e respeito, que transforma o espaço em uma verdadeira e salutar festa gaúcha.

Animais terão acesso ao parque após inspeção obrigatória do médico veterinário responsável, Ricardo Lopes, com apresentação do resultado de exames e GTA, pois a organização do evento tem muito cuidado com a saúde e bem-estar dos animais presentes no Rodeio.

Com bailes animados, provas marcantes, gastronomia variada, atrações artísticas e a tradicional Rua do Comércio, o Rodeio de Canela promete entregar uma edição vibrante, reafirmando a importância da cultura gaúcha e do encontro entre gerações.

Mais informações pelo fone/whatsApp 54.3282.2666

Fotos: divulgação Rodeio de Canela