"A Vivalá atua no desenvolvimento de programas de impacto socioambiental positivo no Brasil"
Falar de sustentabilidade e
propósito já não é novidade nas estratégias corporativas das empresas mais
organizadas e progressistas. O discurso se espalhou, mas o desafio agora é
outro: como tornar essas pautas tangíveis, conectadas com resultados reais e
que de fato façam com que os executivos adotem práticas sustentáveis em seus
negócios.
Em vez de iniciativas
promovidas de dentro do escritório e pouco aderentes à realidade das
comunidades na ponta, organizações estão encontrando maneiras criativas de
construir ações concretas, de campo, para fortalecer sua cultura, engajar
colaboradores e construir uma reputação sólida junto a seus públicos de
interesse.
Um exemplo disso são as
experiências imersivas que têm servido como catalisadores de transformação
promovendo integração entre equipes, ampliando o senso de pertencimento e
ajudando as empresas a colocarem em prática o que pregam em seus relatórios de
ESG (Environmental, Social and Governance),
campanhas de marca ou ações de Recursos Humanos. E o impacto não é só
simbólico, ele se reflete em produtividade, inovação, oportunidades de negócios
e vínculos mais concretos com o propósito institucional.
Imersão na tecnologia e bioeconomia amazônica
A Expedição Amazônia ao Cubo é
um exemplo de impacto. A iniciativa foi cocriada entre o Cubo Itaú e a Vivalá —
Turismo Sustentável no Brasil, em Belém do Pará — um polo estratégico da
Amazônia brasileira.
A jornada reuniu 50 executivos
e lideranças de diversos setores como logística, mercado financeiro, mineração,
academia, governo e startups, promovendo uma imersão intensa de três dias sobre
inovação, bioeconomia e empreendedorismo sustentável. A programação integra
visitas a instituições como o Instituto Tecnológico Vale, Fundação Guamá,
Saint-Gobain e startups da Açaí Valley e Assobio, além de experiências
culturais e gastronômicas que revelam a riqueza e o potencial da região.
A expedição aproxima
diferentes atores de uma Amazônia viva, complexa e estratégica, ampliando o
olhar sobre seus desafios e, sobretudo, suas oportunidades. Por meio de rodas
de conversa, encontros com empreendedores locais e trocas com projetos de base
comunitária, o grupo é convidado a refletir sobre como gerar impacto positivo e
construir parcerias reais para o desenvolvimento sustentável da região.
Preparação de imersões para a COP30,
aproximando stakeholders das comunidades fornecedoras
A Natura, reconhecida por suas
cadeias de valor sustentáveis, também está ampliando seu impacto positivo por
meio de vivências em campo que aproximam executivos e públicos estratégicos de
temas como sustentabilidade.
Em parceria com a Vivalá, está
desenvolvendo um programa de vivências em comunidades tradicionais do Pará que
fornecem matéria-prima para diversas linhas de produtos da marca. Dessa forma,
consultoras, investidores, colaboradores, imprensa, clientes e outros públicos
de interesse poderão ver de perto como se desenvolvem as ações sustentáveis da
Natura.
O programa mostra, na prática, como as ações sustentáveis da empresa geram impacto positivo na vida das pessoas. O projeto está sendo construído em etapas escutando comunidades fornecedoras, visitas aos territórios e mapeamento das experiências. Nos próximos meses, serão lançados roteiros turísticos que valorizam saberes locais, geram renda e colocam a floresta, e quem vive dela e com ela, no centro da experiência.
Programa de capacitação financeira para micro e
pequenos empresários com o DNA do C6 Bank
Aliando seu DNA com sua visão de impacto positivo, o C6 Bank criou a Jornada Financeira, que oferece oficinas de educação financeira em comunidades de diferentes biomas brasileiros, beneficiando centenas de pessoas e desde 2024, o projeto é executado pela Vivalá. A 4ª edição da Jornada foi até o Mato Grosso (MT), passando por Chapada dos Guimarães, Cuiabá e Poconé, no Pantanal.
Cerca de 200 pessoas e pequenos
empreendedores impactados, oferecendo educação financeira para que consigam
mudar a relação com o dinheiro.
Programas de imersão, viagens de incentivo e cultura colaborativa
Empresas que enfrentam os desafios de times híbridos ou em crescimento têm encontrado nas experiências imersivas da Vivalá uma forma de fortalecer vínculos, gerar engajamento e alinhar valores — com impactos diretos na produtividade e no clima organizacional.
Foi o que aconteceu com a
Ambev, que buscava uma experiência marcante para seu time. Rodrigo Haddad,
gestor da empresa, levou o grupo para uma imersão de um dia em São Paulo, com
foco em afroturismo. O roteiro explorou as raízes negras do bairro do Bixiga e
seus marcos culturais. “Além de ancestralidade, história e signos culturais
presentes na rotina e estética da cidade, aprendemos a oferecer experiências
diferentes para os colaboradores, saindo do óbvio e gerando uma super conexão
entre eles. Alguns nunca tinham explorado a cidade em que foram morar a
trabalho, outros nunca tinham tido tempo de qualidade com seus pares. A Vivalá
nos proporcionou um dia único”, relembra Haddad.
Na Ajinomoto, a área de Trade
Marketing tem buscado integrar os objetivos comerciais da marca com uma atuação
mais consciente, alinhada aos pilares de sustentabilidade e responsabilidade
social da empresa. Em 2024, a equipe de Trade Marketing participou de uma
expedição à Terra Indígena Tenondé Porã, no extremo sul da cidade de São Paulo,
em parceria com a Vivalá. A experiência foi desenhada para acolher os novos
membros do time e, ao mesmo tempo, proporcionar uma vivência cultural profunda
com as comunidades indígenas do território. Durante a imersão, os colaboradores
tiveram contato com práticas sustentáveis locais, formas coletivas de
organização e lideranças femininas indígenas.
O Grupo Gaia, referência em investimentos de impacto, transformou o aniversário da empresa em uma viagem para a Amazônia. A iniciativa não apenas celebrou uma data importante, como também serviu como ferramenta de reconexão com os valores da organização. A experiência teve repercussão dentro e fora da empresa, fortalecendo a identidade da equipe e alinhando ainda mais o discurso com a prática.
Ativação de marca com propósito e conexão real com públicos
Consumidores, investidores e
colaboradores são unanimes: não basta falar de valores, é preciso colocá-los em
prática. As marcas estão encontrando nos povos ancestrais brasileiros, em
parceria com a Vivalá, uma forma de construir narrativas de marca mais robustas
e verdadeiras, com ações que envolvem comunidades tradicionais e geram
experiências de propósito compartilhadas.
Estratégias que geram valor
Com presença em 30 unidades de
conservação em cinco biomas brasileiros, a Vivalá tem atuado ao lado de
empresas no desenvolvimento de projetos de sustentabilidade que articulam
diferentes áreas da organização, como RH, ESG e Marketing .
“O que a gente faz não é uma
ação pontual, dentro do escritório, pra cumprir tabela, incluir no relatório de
gestão e postar na rede social. É uma construção conjunta, estratégica, com
empresas e comunidades, para promover a sustentabilidade de forma real,
estruturada e de longo prazo gerando valor para todo mundo: para a empresa e
seus públicos de interesse, os biomas e biodiversidade brasileira e também para
as comunidades tradicionais do país”, explica Daniel Cabrera, diretor executivo
da Vivalá.
Sobre a Vivalá
A Vivalá atua no
desenvolvimento de programas de impacto socioambiental positivo no Brasil,
atendendo algumas das maiores organizações do país, com agendas de inovação,
bioeconomia, tecnologia, cultura tradicional e responsabilidade social,
promovendo experiências que buscam ressignificar a relação que as pessoas têm
com o Brasil. Atualmente, a Vivalá atua em 30 unidades de conservação do país,
contemplando os biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e
Caatinga, e trabalha em conjunto com mais de 1.600 famílias envolvidas na
operação.
Para mais informações, acesse: https://www.vivala.com.br/
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