quarta-feira, 9 de julho de 2025

Embratur apresentou o Plano Brasis ao Rio Grande do Sul com objetivo de fortalecer o turismo internacional gaúcho

“A estratégia da Agência é alinhar as ações de promoção do estado às diretrizes nacionais, potencializando a atração de visitantes estrangeiros e o desenvolvimento econômico local”


O Rio Grande do Sul se tornou, nesta terça-feira (8), o mais novo protagonista na estratégia de reposicionamento da imagem do Brasil no exterior. A Embratur, em uma ação conjunta com o Sebrae e o Governo do Estado, fez a apresentação oficial do Plano Brasis, o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do país. O evento, sediado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, reuniu diversos representantes do trade turístico gaúcho, empresários e gestores públicos para detalhar as diretrizes específicas de promoção do estado no mercado global

A iniciativa faz parte do movimento nacional da Embratur percorrendo as 27 unidades da federação garantindo que a estratégia de promoção internacional seja construída de forma colaborativa e alinhada às peculiaridades de cada região. O objetivo é apresentar um Brasil que, embora único, é plural em suas culturas, histórias e paisagens, com um foco renovado na sustentabilidade e na geração de emprego e renda.

O Presidente da Embratur, Marcelo Freixo afirmou que “a partir do momento em que o Plano Brasis foi lançado, deixou de ser um plano da Embratur para se tornar um plano do Brasil”. Freixo explicou ainda que trata-se de um plano detalhado, com ferramentas e dados sobre quais mercados priorizar, malha aérea disponível e as melhores estratégias de promoção para que o estado possa ampliar ainda mais sua presença no mercado internacional. 


Representante da Agência no evento, Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur evidenciou por que o Plano Brasis é tão importante. “Ele é uma diretriz nacional, com ferramentas práticas para que estados como o Rio Grande do Sul tomem decisões baseadas em dados e inteligência de mercado. Apresentamos quais países têm maior potencial de conversão, onde estão os turistas com interesse no tipo de experiência que o estado oferece. O Plano identifica os nichos com maior propensão de gasto, tempo de permanência e busca por autenticidade. Mas isso precisa ser apresentado da maneira certa para cada público. O europeu busca uma coisa, o latino-americano outra. O Plano ajuda justamente a desenhar essa estratégia para cada mercado, com foco, consistência e resultado. E é esse alinhamento que vai fazer com que os 8 milhões de turistas internacionais visitem o Brasil, anualmente, até 2027”.

Pensar uma grande transformação não pode haver divisão de forças e energia, já que o objetivo final é o mesmo: reposicionar o nosso estado e o nosso país para que o turismo seja uma matriz econômica de geração de renda, de emprego. Precisamos fazer com que as pessoas conheçam esses Brasis. Queremos apresentar um Rio Grande do Sul com altíssimo valor turístico como nós temos”, afirmou o secretário de turismo do estado, Ronaldo Santini.

A coordenadora de Comércio, Serviço e Economias de Futuro do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, destacou a importância da promoção integrada entre os governos. “Sebrae Nacional e Embratur têm papel importante, mas a gente só alcança os resultados que desejamos e os quais nós nos propomos se nós tivermos o Brasil junto conosco. E, hoje, aqui no Rio Grande Sul, foi uma prova de que trazer essa apresentação para os estados, envolver os estados, é dessa forma que a gente vai alcançar os resultados e fazer um Brasil com posicionamento diferenciado não só em números de atração de turistas, mas principalmente fazer um processo de desenvolvimento para o mercado internacional de forma diferenciada”, ressaltou.
 

Recorde para o turismo brasileiro

A implementação do plano ocorre em um momento extremamente positivo para o turismo no Brasil. O país bateu recordes históricos em 2024 e, nos primeiros meses de 2025, já registra um crescimento de quase 50% na chegada de turistas internacionais em comparação com o ano anterior, que já havia sido recorde.

Para se ter uma ideia, de janeiro a junho deste ano, o Rio Grande do Sul recebeu 1.205.730 turistas internacionais, um crescimento de 94,7% comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 619.021 chegadas.

Em primeiro lugar no ranking dos estados com maior aumento percentual na chegada de turistas internacionais em 2025 o Rio Grande do Sul segue sendo tendência no momento da escolha de visitantes que vêm para o país.

Além disso, somente em junho, 32.203 turistas chegaram às terras gaúchas, mais um destaque percentual. Foram 103% a mais na comparação com o sexto mês do ano passado, quando o estado recebeu cerca de 15 mil turistas.

Conheça o plano na íntegra:  acessá-lo neste link.

 fotos: divulgação

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Declaração final do BRICS destaca potencial do turismo e reforça cooperação entre países-membros

 “Turismo ganha protagonismo na Cúpula do BRICS destacando o potencial do turismo como motor de desenvolvimento sustentável”

O turismo ganhou destaque na “Declaração do Rio de Janeiro", assinada pelos países-membros da Cúpula do BRICS reunidos no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, e divulgada neste domingo (6). O Ministério do Turismo celebrou os avanços conquistados no setor, com destaque para o reconhecimento do enorme potencial turístico do bloco e as novas oportunidades abertas com a expansão do BRICS em 2024. As perspectivas são promissoras: mais integração, mais viagens e mais ações conjuntas por um turismo sustentável, inovador e transformador.

Entre os principais resultados destacados está o fortalecimento das estratégias de Turismo Regional, com foco em sinergias e complementaridades entre os Estados-membros. Também ganharam relevância as ações voltadas para o Turismo Sustentável, Resiliente e Regenerativo, como forma de enfrentar desafios comuns, promover a conservação ambiental e garantir inclusão social.

Outro ponto celebrado foi o avanço na formulação de diretrizes estratégicas para o turismo de nômades digitais, reconhecendo esse público como potencial catalisador do desenvolvimento local e do intercâmbio cultural entre os países do BRICS.

“A atuação do Brasil junto aos países do BRICS reflete nossa visão de futuro para o turismo: mais sustentável, inovador e integrado. Estamos comprometidos em transformar o setor em uma ferramenta poderosa de desenvolvimento econômico, inclusão social e proteção ambiental”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

A declaração reafirma, ainda, o compromisso do bloco com o fortalecimento da cooperação internacional, com ênfase na inovação e no papel estratégico do turismo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

A próxima etapa dos trabalhos será a implementação conjunta das ações aprovadas, com o Brasil à frente na construção de políticas públicas que dialoguem com a nova dinâmica global do turismo.

Histórico

Ao longo do ano o Ministério do Turismo do Brasil conduziu uma série de encontros com lideranças do turismo dos demais membros do bloco do BRICS, formado por 11 países (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã), que discutiram o desenvolvimento do setor.

A reunião de ministros aconteceu em Brasília, no dia 12 de maio, e foi marcada pela aprovação da Declaração do Cerrado, documento que reforça o compromisso do grupo com o turismo sustentável, regenerativo e inclusivo. A opção pelo nome teve como objetivo homenagear o Cerrado, vegetação típica de Brasília e o segundo maior bioma da América do Sul.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Maior evento náutico do Sul do Brasil começa quinta-feira (03) com mais de 60 barcos para visitação e atrações para toda a família

 “Mais de 60 barcos em exibição, passeios de barco movido a energia solar, test drives, shopping flutuante e muitas curiosidades do mundo náutico”

                                                                               @Victor Santos  Revista Náutica

Maior evento náutico do Sul do país, o Marina Itajaí Boat Show, começa amanhã (3) e segue até domingo (6) com a promessa de  surpreender os visitantes com atrações inéditas, gastronomia e diversão. Serão mais de 60 embarcações para visitar, desde jets e barcos de entrada a grandes iates dos principais estaleiros nacionais e internacionais, incluindo lançamentos globais. Haverá ainda apresentação de carros superesportivos, imóveis de luxo, desfile de moda, passeio de barco solar, entre outras novidades em produtos, serviços ligados ao estilo de vida náutico e inúmeras experiências oferecidas nos estandes, de simuladores a testes na água, além de atividades que envolvem o lifestyle náutico.

Com localização estratégica no centro da cidade, a Marina Itajaí reafirma sua posição como um dos principais destinos do Brasil para turismo náutico, negócios e eventos de grande porte, que movimentam a economia e atraem visitantes de diversas regiões.

Eleito o segundo melhor complexo náutico do país em ranking nacional, o evento tem expectativa de receber cerca de 20 mil visitantes, e movimentar a economia e o turismo da região. Os ingressos estão disponíveis para aquisição em https://itajaiboatshow.com.br/.

Algumas das Atrações do Boat Show que estarão sendo apresentadas :

                                                                                                              @Divulgação

Test drives nas águas interessados em adquirir uma embarcação terão a oportunidade de experimentar com test drives os últimos lançamentos  consultando previamente com o expositor a disponibilidade e agendar com a marca de preferência.

Lançamentos e novidades em barcos: O Marina Itajaí Boat Show 2025 será palco de estreias nacionais e internacionais que prometem atrair desde os curiosos até os compradores mais exigentes. Os valores partem de R$ 90 mil e podem chegar aos R$ 60 milhões. Entre os principais lançamentos está a Ferretti Yachts 1000, maior iate em fibra de vidro produzido em série no Brasil, com quase 100 pés e cinco suítes, e a estreia mundial da Azimut Grande 25 Metri, com design italiano, assinado por Alberto Mancini e beach area com conceito de varanda infinita. A Schaefer Yachts apresenta a nova Schaefer 600, enquanto a Intermarine exibe três unidades do modelo Intermarine 70, com alto nível de personalização. A Sessa Marine aposta na inédita F60, com três suítes e espaços integrados.

Azimut Fly 58 , produzida em Itajaí

Evolve levará sua embarcação mais sofisticada, a Titanium, de 15,25 metros e três cabines. Já a Ventura Marine destaca a V550 Fly e sua linha Cross, enquanto a Fibrafort apresenta oito modelos da linha Focker, entre 21 e 37 pés. A Florida Marine oferece test drives com os modelos 240 e 290CC. A Armatti & Fishing estreia a 310 Spyder e a Armatti 400 Sport Coupé, e a Ross Mariner aposta em seu novo barco de 20 pés. A FS Yachts também marca presença com embarcações voltadas a quem busca performance e segurança. 

Modelos para quem quer ingressar no mundo náutico: Com preços que partem de R$ 90 mil, os modelos de barcos de entrada que estarão no Marina Itajaí Boat Show mostram que é possível começar a navegar com conforto, segurança e design bem planejado. Entre os jets, destaque para o SuperJet da Yamaha e o Sea-Doo GTI 130 STD, da Montreal Powersports. Na categoria de lanchas, as opções são: a 190 Pro Series da Ross Mariner; a Focker 212 na versão Chrome da Fibrafort; a V205 Cross da Ventura Marine; e a Flórida 240 da Florida Marine. Já para quem prefere a vela, o catamarã BV 21, da Bate Vento, estará disponível para test drive e promete versatilidade em cruzeiros costeiros.

Barcos iguais aos de celebridades: O Marina Itajaí Boat Show também será palco de embarcações que conquistaram celebridades e refletem o alto padrão do mercado náutico de luxo. Um dos destaques é a Schaefer V44, mesmo modelo adquirido por Gisele Bündchen. Com design esportivo, varandas retráteis e espaço gourmet, a lancha oferece conforto e estilo para até quatro pessoas pernoitarem a bordo. Já a imponente Azimut Grande 27 Metri, mesmo iate escolhido por Cristiano Ronaldo, será uma das maiores em exposição, com mais de 350 m² de área distribuídos em três andares, cinco suítes, jacuzzi e beach area, combinando sofisticação italiana e estrutura em fibra de carbono. Outra embarcação de prestígio é a Sessa C40, lancha de 40 pés idêntica ao do atual técnico do Corinthians e ex-Seleção Brasileira, Dorival Jr., que chama atenção pelo design elegante, amplas janelas, duas cabines confortáveis e navegação ágil, unindo desempenho, estilo e bem-estar a bordo.

Carros e imóveis de luxo: o Marina Itajaí Boat Show vai além da náutica e trará dois modelos de carros superexclusivos para os apaixonados por velocidade e design automotivo. Em exposição estarão o Aston Martin DBX707, SUV de luxo com motor V8 biturbo e velocidade de até 310 km/h, e o McLaren Artura, superesportivo híbrido que atinge 330 km/h. Os modelos reforçam o conceito de lifestyle premium que conecta terra e mar durante os quatro dias do evento. Também haverá exposição da Blue Heaven, construtora boutique que apresenta o premiado Infinitá Treehouse por meio de uma experiência imersiva em realidade virtual. Com arquitetura autoral, automação inteligente e vista definitiva para a marina, o projeto integra o universo náutico à sofisticação do morar frente-mar.

Motores, acessórios e decoração: Além dos estaleiros, o Marina Itajaí Boat Show contará com expositores de motores e acessórios como Volvo Penta, Yamaha, BRP/Sea-Doo, Yanmar e Hidea, além de empresas especializadas em engenharia, soluções tecnológicas, decoração e revestimento

Shopping flutuante e espaço gastronômico: Com mais de 700 metros lineares sobre as águas, o shopping náutico flutuante é outra atração confirmada. A passarela em circuito 360° interliga os píeres do evento, facilitando o acesso a estandes, embarcações e experiências. Já o espaço gastronômico contará com diversas opções para todos os gostos, somando-se aos restaurantes presentes na Marina Itajaí.

                                                                                      Shopping Flutuante                                @Rivo Bieh
Desfile de moda: O público ainda poderá acompanhar um desfile de moda com grifes renomadas. A ação ocorrerá no sábado (5), às 16h, e tem a proposta de apresentar roupas, acessórios, calçados e tendências com tema náutico.

Atrações  Inéditas:

Maquete do Explorer H1: O público também poderá conhecer a maquete do Explorer H1, o primeiro barco do mundo movido a hidrogênio verde com geração de combustível a bordo. Desenvolvido pela JAQ Apoio Marítimo, do Grupo Náutica, em parceria com o Itaipu Parquetec, o projeto brasileiro será apresentado oficialmente na COP30, em Belém (PA), no mês de novembro, mas a maquete estará em exposição durante todos os dias do evento em Itajaí.

Passeio sustentável no barco solar Guarapuvu: Entre os destaques deste ano, o passeio a bordo do barco solar da equipe Vento Sul, da Universidade Federal de Santa Catarina, promete encantar o público. Totalmente movido a energia solar, o Guarapuvu oferece uma navegação silenciosa e sem emissão de poluentes, permitindo que os visitantes conheçam o Rio Itajaí-Açu de um jeito inovador e ecológico. A experiência pode ser agendada diretamente com a equipe da UFSC durante o evento. A agenda prevê passeios no sábado (5) e domingo (6), das 11h20 às 17h.

Rodadas de negócios inéditas: Pela primeira vez, o setor náutico participará de rodadas internacionais de negócios organizadas pela ApexBrasil. A iniciativa inédita ocorrerá nos dias 4 e 5 de julho, dentro do Marina Itajaí Boat Show. Ao todo, 15 empresas brasileiras de diversos segmentos náuticos se reunirão com seis compradores internacionais vindos da China, Chile, Rússia, Moçambique e Emirados Árabes Unidos. A ação integra o programa Exporta Mais Brasil e tem como objetivo abrir novos mercados para exportações, promover soluções de alto valor agregado e consolidar o país como fornecedor competitivo no cenário náutico global. As reuniões presenciais foram previamente agendadas e vão ocorrer em espaço reservado dentro do evento, reforçando o papel estratégico do Marina Itajaí Boat Show como plataforma de negócios e internacionalização. A iniciativa contou com a parceria da associação náutica Acobar e apoio do Sebrae.

SERVIÇO:
O que: 
Marina Itajaí Boat Show 2025
Quando: de 3 a 6 de julho
Onde: Marina Itajaí (Av. Carlos Ely Castro, 100 – Centro, Itajaí, Santa Catarina)
Horários: Quinta e sexta das 14h às 21h; sábado e domingo das 11h às 21h (no último dia, o evento finaliza às 20h.)
Mais informações e ingressos: https://itajaiboatshow.com.br/
   www.nautica.com.br

Confira o calendário dos próximos Boat Shows no Brasil em 2025:

Brasília Boat Show: de 13 a 17 de agosto
São Paulo Boat Show: de 18 a 23 de setembro
Salvador Boat Show: de 30 de outubro a 2 de novembro
Foz Internacional Boat Show: de 27 a 30 de novembro

Sobre o Grupo Náutica

Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em inovação, sustentabilidade, infraestrutura, eventos e comunicação na área náutica. É formado pela Revista Náutica (https://www.nautica.com.br), pioneira e líder no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo; e a JAQ Apoio Marítimo, com projetos inovadores focados em pesquisas e sustentabilidade. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país. https://www.gruponautica.com.br/