terça-feira, 19 de agosto de 2025

Como grandes empresas estão gerando valor com projetos de impacto socioambiental positivo

"A Vivalá atua no desenvolvimento de programas de impacto socioambiental positivo no Brasil" 

Companhias como Itaú, Natura, C6 Bank, Ambev e Ajinomoto apostam em ações de sustentabilidade e impacto socioambiental positivo para fortalecer cultura organizacional, ativar marcas com propósito e ampliar seus negócios

Falar de sustentabilidade e propósito já não é novidade nas estratégias corporativas das empresas mais organizadas e progressistas. O discurso se espalhou, mas o desafio agora é outro: como tornar essas pautas tangíveis, conectadas com resultados reais e que de fato façam com que os executivos adotem práticas sustentáveis em seus negócios. 

Em vez de iniciativas promovidas de dentro do escritório e pouco aderentes à realidade das comunidades na ponta, organizações estão encontrando maneiras criativas de construir ações concretas, de campo, para fortalecer sua cultura, engajar colaboradores e construir uma reputação sólida junto a seus públicos de interesse.

Um exemplo disso são as experiências imersivas que têm servido como catalisadores de transformação promovendo integração entre equipes, ampliando o senso de pertencimento e ajudando as empresas a colocarem em prática o que pregam em seus relatórios de ESG (Environmental, Social and Governance), campanhas de marca ou ações de Recursos Humanos. E o impacto não é só simbólico, ele se reflete em produtividade, inovação, oportunidades de negócios e vínculos mais concretos com o propósito institucional.

Imersão na tecnologia e bioeconomia amazônica

A Expedição Amazônia ao Cubo é um exemplo de impacto. A iniciativa foi cocriada entre o Cubo Itaú e a Vivalá — Turismo Sustentável no Brasil, em Belém do Pará — um polo estratégico da Amazônia brasileira.

A jornada reuniu 50 executivos e lideranças de diversos setores como logística, mercado financeiro, mineração, academia, governo e startups, promovendo uma imersão intensa de três dias sobre inovação, bioeconomia e empreendedorismo sustentável. A programação integra visitas a instituições como o Instituto Tecnológico Vale, Fundação Guamá, Saint-Gobain e startups da Açaí Valley e Assobio, além de experiências culturais e gastronômicas que revelam a riqueza e o potencial da região.

A expedição aproxima diferentes atores de uma Amazônia viva, complexa e estratégica, ampliando o olhar sobre seus desafios e, sobretudo, suas oportunidades. Por meio de rodas de conversa, encontros com empreendedores locais e trocas com projetos de base comunitária, o grupo é convidado a refletir sobre como gerar impacto positivo e construir parcerias reais para o desenvolvimento sustentável da região.

Preparação de imersões para a COP30, aproximando stakeholders das comunidades fornecedoras

A Natura, reconhecida por suas cadeias de valor sustentáveis, também está ampliando seu impacto positivo por meio de vivências em campo que aproximam executivos e públicos estratégicos de temas como sustentabilidade.

Em parceria com a Vivalá, está desenvolvendo um programa de vivências em comunidades tradicionais do Pará que fornecem matéria-prima para diversas linhas de produtos da marca. Dessa forma, consultoras, investidores, colaboradores, imprensa, clientes e outros públicos de interesse poderão ver de perto como se desenvolvem as ações sustentáveis da Natura.

O programa mostra, na prática, como as ações sustentáveis da empresa geram impacto positivo na vida das pessoas. O projeto está sendo construído em etapas escutando comunidades fornecedoras, visitas aos territórios e mapeamento das experiências. Nos próximos meses, serão lançados roteiros turísticos que valorizam saberes locais, geram renda e colocam a floresta, e quem vive dela e com ela, no centro da experiência.

Programa de capacitação financeira para micro e pequenos empresários com o DNA do C6 Bank 

Aliando seu DNA com sua visão de impacto positivo, o C6 Bank criou a Jornada Financeira, que oferece oficinas de educação financeira em comunidades de diferentes biomas brasileiros, beneficiando centenas de pessoas e desde 2024, o projeto é executado pela Vivalá. A 4ª edição da Jornada foi até o Mato Grosso (MT), passando por Chapada dos Guimarães, Cuiabá e Poconé, no Pantanal.

Cerca de 200 pessoas e pequenos empreendedores impactados, oferecendo educação financeira para que consigam mudar a relação com o dinheiro.

Programas de imersão, viagens de incentivo e cultura colaborativa

Empresas que enfrentam os desafios de times híbridos ou em crescimento têm encontrado nas experiências imersivas da Vivalá uma forma de fortalecer vínculos, gerar engajamento e alinhar valores — com impactos diretos na produtividade e no clima organizacional.

Foi o que aconteceu com a Ambev, que buscava uma experiência marcante para seu time. Rodrigo Haddad, gestor da empresa, levou o grupo para uma imersão de um dia em São Paulo, com foco em afroturismo. O roteiro explorou as raízes negras do bairro do Bixiga e seus marcos culturais. “Além de ancestralidade, história e signos culturais presentes na rotina e estética da cidade, aprendemos a oferecer experiências diferentes para os colaboradores, saindo do óbvio e gerando uma super conexão entre eles. Alguns nunca tinham explorado a cidade em que foram morar a trabalho, outros nunca tinham tido tempo de qualidade com seus pares. A Vivalá nos proporcionou um dia único”, relembra Haddad.

Na Ajinomoto, a área de Trade Marketing tem buscado integrar os objetivos comerciais da marca com uma atuação mais consciente, alinhada aos pilares de sustentabilidade e responsabilidade social da empresa. Em 2024, a equipe de Trade Marketing participou de uma expedição à Terra Indígena Tenondé Porã, no extremo sul da cidade de São Paulo, em parceria com a Vivalá. A experiência foi desenhada para acolher os novos membros do time e, ao mesmo tempo, proporcionar uma vivência cultural profunda com as comunidades indígenas do território. Durante a imersão, os colaboradores tiveram contato com práticas sustentáveis locais, formas coletivas de organização e lideranças femininas indígenas.

O Grupo Gaia, referência em investimentos de impacto, transformou o aniversário da empresa em uma viagem para a Amazônia. A iniciativa não apenas celebrou uma data importante, como também serviu como ferramenta de reconexão com os valores da organização. A experiência teve repercussão dentro e fora da empresa, fortalecendo a identidade da equipe e alinhando ainda mais o discurso com a prática.

Ativação de marca com propósito e conexão real com públicos

Consumidores, investidores e colaboradores são unanimes: não basta falar de valores, é preciso colocá-los em prática. As marcas estão encontrando nos povos ancestrais brasileiros, em parceria com a Vivalá, uma forma de construir narrativas de marca mais robustas e verdadeiras, com ações que envolvem comunidades tradicionais e geram experiências de propósito compartilhadas.

Estratégias que geram valor

Com presença em 30 unidades de conservação em cinco biomas brasileiros, a Vivalá tem atuado ao lado de empresas no desenvolvimento de projetos de sustentabilidade que articulam diferentes áreas da organização, como RH, ESG e Marketing .

“O que a gente faz não é uma ação pontual, dentro do escritório, pra cumprir tabela, incluir no relatório de gestão e postar na rede social. É uma construção conjunta, estratégica, com empresas e comunidades, para promover a sustentabilidade de forma real, estruturada e de longo prazo gerando valor para todo mundo: para a empresa e seus públicos de interesse, os biomas e biodiversidade brasileira e também para as comunidades tradicionais do país”, explica Daniel Cabrera, diretor executivo da Vivalá.

Sobre a Vivalá

A Vivalá atua no desenvolvimento de programas de impacto socioambiental positivo no Brasil, atendendo algumas das maiores organizações do país, com agendas de inovação, bioeconomia, tecnologia, cultura tradicional e responsabilidade social, promovendo experiências que buscam ressignificar a relação que as pessoas têm com o Brasil. Atualmente, a Vivalá atua em 30 unidades de conservação do país, contemplando os biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Caatinga, e trabalha em conjunto com mais de 1.600 famílias envolvidas na operação.

Para mais informações, acesse: https://www.vivala.com.br/

 Fotos: divulgação Vivalá

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