segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Maceió sediou o 40º Congresso da Associação Nacional de Jornalistas de Turismo

"De 25 a 28 de setembro Maceió recebeu e encantou jornalistas de todo o Brasil" 

                                                                                                          Jonathan Lins / Secom Maceió 
Maceió sediou na semana passada o 40º Congresso da  Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo -ABRAJET, reunindo  mais de cem jornalistas especializados em turismo de todo o Brasil.                 Muitos chegaram  no inicio da semana para curtir a belíssima capital alagoana. O evento começou na quinta-feira (25) encerrando domingo (28) com o tema  central “A Nova Era do Jornalismo de Turismo - Inovação e compromisso com a verdade”.

A sede do evento foi no Ipioca Beach Resort, promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET/Nacional) e realizado pela ABRAJET/AL, com apoio do Governo de Alagoas, Assembleia Legislativa, ABIH-AL, Maceió Convention, ABRASEL, Luck Receptivo Maceió, Sebrae-AL e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), entre outros parceiros.

A realização e coordenação coube ao presidente da seccional de Alagoas, jornalista Igor Pereira que, junto à sua equipe, conseguiu unir o trade turístico alagoano para acolher o mais importante evento da entidade jornalistica.

A abertura aconteceu no Ipioca Beach Resort, na praia do mesmo nome em um momento de reencontro dos associados. Evento que contou com a apresentação de grupo de música e dança sobre o folclore alagoano e brasileiro  e com o prestigio da presença de autoridades e de todo o trade turístico de Alagoas.

                                              Abertura: apresentação cultural                  @ Maythe Novak

Durante a manhã da sexta-feira  foi realizada  a reunião do Conselho Nacional da ABRAJET e a Assembleia Geral Ordinária.Na ordem do dia, os conselheiros apreciaram a prestação de contas, relatório de atividades da ABRAJET Nacional, relatórios das seccionais e comitês e do Conselho Fiscal. Após, na Assembleia Geral Ordinária foi apresentado o nome da cidade que vai sediar o  Congresso de 2026 - Brasília!

Ainda pela manhã de sexta-feira, foram destacados os profissionais responsáveis pelos melhores trabalhos jornalísticos (foto, texto, mídias sociais) produzidos sobre o 39º Congresso Nacional da Abrajet, realizado nas cidades de Piratuba (SC) e Marcelino Ramos (RS), em dezembro de 2024. Luiz Pires, presidente e o ex-presidente Evandro Novak entregaram os troféus para os vencedores. 

Depois  do almoço no Ipioca Beach Resort, os congressistas  retornaram  ao Maceió Mar Resort  quando a jornalista Vânia Monteiro palestrou sobre mídias sociais e Inteligência Artificial, com a abordagem sobre A Nova Era do Jornalismo de Turismo: Inovação e Compromisso com a Verdade. No final da tarde, a AMA fez uma apresentação dos atrativos turísticos dos 102 municípios de Alagoas.A jornalista e gestora de comunicação da entidade, Célia Cavalcanti, apresentou a programação da Feira dos 102 municípios de Alagoas que será realizada de 22 a 25 de janeiro em Maceió. 

A tarde do dia 27, o presidente da ABRAJET/AL, Igor Pereira, recebeu a prestigiada "Comenda Luís Vasconcelos", oferecida pela Assembleia Legislativa de Alagoas, coincidindo com a  data em que se comemorava o Dia Mundial do Turismo.A Comenda foi uma proposição do deputado Inácio Loiola. 

                                                                                                             @Whats

Ver e viver mais Alagoas e mais Maceió

No sábado (28),  momento de ver e curtir as belezas e encantos da capital.  Um dia todo dedicado a gastronomia, cultura e belezas naturais da belíssima capital alagoana.  

Dunas de Marapé
Nesse dia os jornalistas de turismo tiveram muitas atividades e experiências, entre elas um passeio às Dunas de Marapé, um paraíso ecológico em Jequiá da Praia,conhecido pelo encontro das águas do rio Jequiá com o mar e um extenso manguezal.O complexo turístico oferece estrutura completa, com restaurantes, banheiros, mirante e opções de lazer como passeios de barco, caiaque e stand-up paddle.  

 No final da tarde a cerimônia de encerramento no anfiteatro do Ipioca Beach Resort.

                                   Encerramento no Anfiteatro no Ipioca Beach Resort @Wilson Soares

Domingo, depois do café da manhã, hora de retornar... mas os que não chegaram antes do evento  ficaram mais uns dias para curtir  os encantos e belezas de Alagoas.

Sobre a Abrajet, que fará 69 anos em janeiro

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET foi fundada no dia 26 de janeiro de 1957, na cidade do Rio de Janeiro, por um grupo de jornalistas e escritores desejosos de ver atividade turística conquistando o seu merecido espaço no Brasil. Os pioneiros foram: Domingos C. Brandão, Belfort de Oliveira, Fernando Hupsel de Oliveira, Luiz D. P. Bravo, Aulete de Almeida, Hilda Peres de Medeiros, José Mário Alves da Silva e Oberon Bastos de Oliveira. Depois de alguns anos, foram sendo criadas abrajetes em outros estados brasileiros. A partir de um encontro realizado em Salvador, Bahia, sob a liderança do jornalista Carlos Casaes, foi eleita, então uma chapa nacional, com representantes de todos os estados. Desde sua fundação a entidade tem a missão de divulgar e incentivar iniciativas em favor do turismo. Presidida, na atualidade, pelo jornalista Luiz Pires (TO) e tendo como vice-presidente, Juarez Tavares (RS), a Abrajet/Nacional está presente em 20 Estados, sendo 13 com seccionais e 7 com comitês. O quadro de associados registra aproximadamente 200 profissionais, que atuam em mais de 140 canais de mídias sociais como blogs, jornais, revistas, TVs, rádios e em assessorias de imprensa de órgãos públicos ou empresas setor de turismo. (fonte Jor.Jurema Josefa)

sábado, 27 de setembro de 2025

27 de setembro -Dia Mundial do Turismo e a agenda brasileira para o setor na COP30

Celebração global acontece às vésperas da COP30, em Belém, e coloca o Brasil no centro do debate sobre turismo e clima"


O dia de hoje- Dia Mundial do Turismo -  terá um significado importante para o Brasil, quando sedia em novembro a 30ª edição Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém do Pará. Registrando recordes de turistas internacionais e de visitantes em parques nacionais, o país terá a oportunidade de pautar a preservação ambiental, a qualificação do setor, a valorização cultural e o turismo de base comunitária como ferramentas de desenvolvimento econômico.

O evento vai reunir líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil em plena Amazônia, no coração da maior floresta tropical do planeta e símbolo tanto de esperança quanto da urgência climática. É nesse contexto que o turismo será discutido, na agenda do primeiro dia do evento, como atividade com enorme potencial para contribuir com sustentabilidade econômica, social e ambiental.
“A COP30 é a nossa chance de transformar definitivamente o setor, garantindo que ele seja um pilar de crescimento econômico de forma sustentável. Não podemos perder essa oportunidade”, afirmou no dia 18 de setembro o Ministro do Turismo, Celso Sabino, em carta aberta que conclama a cooperação da ONU Turismo para a ampliar a representatividade dos países-membros no evento. 

A pasta federal vem realizando ações nesse sentido, como o evento “Diálogos para COP30”, realizado no dia 19 de setembro em Santarém, no Pará, para discutir como programas federais podem fortalecer destinos turísticos, preservar a cultura local e preparar o Brasil para a conferência.

Turismo como pauta estratégica

Passeio Barco manguezais Fazenda São Jerônimo Ilha Marajó

Apesar das ações, especialistas demonstram preocupação com o nível de preparação do governo federal para o debate. No início do mês, durante a palestra que abriu Abeta Summit 2025, o maior congresso de ecoturismo e turismo de aventura do país, a pesquisadora do Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade e doutoranda no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília Jaqueline Gil levantou importantes questões sobre o papel do país no atual momento.

“A influência e a experiência do Brasil poderão acelerar as tratativas de integração das políticas de turismo às climáticas. Definir as diretrizes para a adaptação do turismo às prescrições climáticas, às metas, aos indicativos de governabilidade e, principalmente, o acesso a recursos financeiros, científicos e tecnológicos, pode estar em jogo. Para isso, no entanto, é necessário uma estratégia e um plano de ação liderados pelo governo, em parceria com a ONU e com apoio das lideranças da sociedade civil e da academia, do Brasil e dos principais negociadores climáticos e representantes setoriais”, afirma Gil.

A pesquisadora, que estará presente na COP30, participou do primeiro dia dedicado ao Turismo na história do congresso mundial, realizado durante a COP29 em Baku, no Azerbaijão, no ano passado. Ela foi convidada pela ONU Turismo. 

Naquele evento, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, apresentou a segunda Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, em inglês) do país, em que a nação inclui a obrigatoriedade do turismo de construir planos de mitigação e adaptação para cumprir as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa. O Brasil indicou que reduzirá entre 59% e 67% suas emissões até 2035 - e o setor entra nesta conta.

E na véspera da data o ministro do Turismo, Celso Sabino,  formalizou sua carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após o seu partido União Brasil exigir que filiados ao partido deixassem os cargos ocupados no governo.

Sabino, que é deputado federal pelo União Brasil (PA), estava há mais de dois anos no cargo de ministro do Turismo. Há semanas, Sabino mantinha conversas com dirigentes e aliados para tentar uma solução e evitar a saída da pasta.

Celso Sabino permanecerá no cargo até a próxima quinta (2) — diferentemente de como queria, a pedido do Presidente Lula para acompanha-lo em um evento de entregas de obras da Conferencia em Belém. 

Sustentabilidade 

Segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), a previsão é que a área movimente US$167,6 bilhões no Brasil em 2025, o equivalente a 7,7% do PIB nacional, sustentando 8,2 milhões de empregos. Segundo a estimativa, esse número pode chegar a US$199 bilhões no final da década. 

“As pesquisas indicam que há uma demanda crescente de viajantes por praticas sustentáveis, e a busca por experiências que respeitem as culturas locais e contribuam para o bem-estar das populações anfitriãs”, explica o diretor-executivo da Abeta - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Luiz Del Vigna. “O momento é chave para planejarmos o turismo brasileiro como referência de impacto positivo, e utilizar a nossa biodiversidade e sua preservação como ativo estratégico para o futuro”.

Ele cita o fortalecimento do turismo comunitário na Amazônia como exemplo. Na Ilha de Marajó, a Fazenda São Jerônimo, associada da Abeta, é um empreendimento familiar que trabalha desde o final dos anos 80 com resgate cultural, agroecologia e recuperação ambiental, e promove experiências únicas de ecoturismo no coração da Amazônia paraense. 

Passeio de Bufalo na Fazenda São Gerônimo

Engajada à ideia de ciência cidadã e de ‘conhecer para conservar’, oferece os famosos passeios de búfalo, observação de pássaros e animais, passeios pelo mangue e a valorização do modo de vida marajoara, com a venda de produtos gastronômicos e de artesanato que promovem a valorização, conservação e geração de renda para a população local. A Fazenda é finalista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025, que reconhece iniciativas que fazem do turismo um agente de transformação.

Outro case de sucesso de um associado Abeta na aplicação de práticas sustentáveis é o Parque Ecológico Rio Formoso, em Bonito, Mato Grosso do Sul, que em fevereiro tornou-se o primeiro atrativo turístico do Brasil com o certificado Lixo Zero. Com a ajuda de uma consultoria, treinamento da equipe e implantação da infraestrutura adequada, o empreendimento destina mais de 90% dos resíduos gerados para reutilização, reciclagem ou compostagem, evitando aterros sanitários e incineração.

“A gestão de resíduos deixou de ser um desafio para nós e se tornou uma ferramenta de educação, inclusão e transformação. Essa conquista passou a inspirar outros destinos turísticos pelo Brasil e hoje participamos ativamente de congressos, eventos e seminários sobre turismo sustentável e economia circular”, explica Bruno Leite Miranda, proprietário do Parque.

Del Vigna enxerga a COP30 como uma chance única de mostrar ao mundo que a conservação e o turismo podem caminhar juntos como motores de transformação. “Precisamos ir além da atração de turistas e garantir que cada experiência seja segura, gere impacto positivo, preserve culturas, fortaleça comunidades e deixe um legado real”.

ABAV Nacional celebra o Dia com um convite para redescobrir o Brasil

O setor é um dos motores da economia brasileira e agentes de viagem estão no centro dessa engrenagem, garantindo orientação, assistência e experiências únicas aos viajantes.

Para a entidade as tendências atuais do setor apontam para novas formas de viajar, como o turismo de experiência, que valoriza a imersão cultural, o turismo sustentável, que preserva os destinos e gera benefícios para as comunidades locais, e o turismo acessível, que amplia as possibilidades para pessoas com diferentes condições de mobilidade e necessidades especiais. Outro ponto de destaque é a busca por segurança e confiança na hora de planejar e realizar viagens. Nesse contexto, o agente de viagens tem papel essencial, oferecendo orientação sobre os melhores destinos e épocas do ano, além de suporte em caso de imprevistos, garantindo uma experiência única ao viajante.

A presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, ressalta: “O turismo é uma das atividades mais estratégicas da economia brasileira, capaz de gerar oportunidades para todos os públicos e bolsos. E, nesse cenário, o agente de viagens é um parceiro insubstituível, porque garante que o turista seja bem orientado, protegido e assistido, além de contribuir para que o setor cresça de forma estruturada e sustentável.”

A entidade reforça que o Brasil tem vocação natural para o turismo, reunindo destinos de belezas incomparáveis e diversidade cultural única. A entidade destaca ainda que, com a parceria estratégica dos agentes de viagens, é possível construir um setor mais inovador, sustentável e acessível, capaz de proporcionar memórias inesquecíveis para milhões de viajantes

terça-feira, 23 de setembro de 2025

23 de setembro- Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças de Crianças

“Crimes são realidades que afetam milhões de pessoas no mundo, principalmente mulheres e meninas”

                                                                                             @SindsefSP

O Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres é celebrado hoje! É um momento de sensibilização e enfrentamento a essa violação dos direitos humanos. Esses crimes são realidades que afetam milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente mulheres e meninas, maiores vítimas.

O dia 23 de setembro foi proposto em 1999 como o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças pelos países que fazem parte da Conferência Mundial de Coligação Contra o Tráfico de Mulheres. Foi uma inspiração da Lei Palácio, instituída em 23 de setembro de 1913 na Argentina, que pune quem promove ou facilita a prostituição e a corrupção de crianças e adolescentes.

Segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 96% das vítimas de tráfico internacional de pessoas são mulheres, sendo a maioria explorada sexualmente. O Brasil é um dos principais países de origem e um destino para esse tipo de crime, com rotas identificadas tanto em território nacional quanto internacional, principalmente nas regiões de fronteira.

O tráfico de pessoas envolve o agenciamento, aliciamento, recrutamento, a transferência, compra e o acolhimento de pessoas, por meio de ameaça, uso da força, coação, rapto, fraude, abuso de autoridade e abuso de situação de vulnerabilidade, com finalidades variadas, como extração de órgãos, trabalho em condições comparadas à de escravo, servidão, adoção ilegal e exploração sexual.

Além de crimes, o tráfico de crianças e a utilização, a demanda e a oferta de crianças para fins de prostituição, produção de pornografia ou atuações pornográficas foram classificados pela Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho como algumas das piores formas de trabalho infantil, juntamente com a escravidão e o trabalho forçado.

Como Denunciar 

Disque 100: Ligue para o número 100 para fazer denúncias anônimas e gratuitas. www.disque100.gov.br  WhatsApp (61 99656-5008),

Aplicativo Direitos Humanos Brasil: Utilize o aplicativo para denúncias pelo celular. Telegram (Direitoshumanosbrasilbot) e pelo site  disquedenuncia@sedh.gov.br;

Conselho Tutelar: Procure o Conselho Tutelar mais próximo de sua localidade.

Outros Canais

- Central de Atendimento à Mulher: número 180;
- Polícia Militar: número 190;
- Polícia Rodoviária Federal: número 191;
- Polícia Federal: número 194 ou e-mail sad.dicor@pf.gov.br;
- Polícia Civil: número 197.

 AFEET  Brasil desempenha Campanha de Prevenção

Associadas divulgando a campanha durante Connection

A Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo-AFEET é uma entidade de mulheres executivas, empreendedoras e líderes comprometidas com o desenvolvimento de seus países no campo do turismo e do social. A entidade é filiada a FIASEET- Federação Internacional de executivas de turismo, criada no México em 1980, uma associação presente na Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Republica Dominicana e Espanha.

Entre as campanhas sociais que promove a entidade tem um cuidado especial com a campanha “Contra a Exploração Comercial e sexual infantil e de adolescentes no Turismo”, desenvolvendo palestras de esclarecimento junto a hotéis. Esse ano de 2025 apresentou palestra junto aos funcionários da rede Intercity de Hotéis e no Hotel Blue Tree Towers Millenium. A campanha tem seu ponto alto no mês de maio quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no dia 18 de maio. A campanha visa aumentar a conscientização e promover ações de prevenção e combate à violência sexual contra menores no ambiente de hotéis e equipamentos turísticos.

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Prêmio Nacional do Turismo: saiba quais são as categorias e quem está apto a concorrer

 “Inscrições abertas até às 18h do dia 14 de outubro”

O Prêmio Nacional do Turismo, a mais importante premiação do setor no Brasil, chega a sua quarta edição em 2025 para premiar iniciativas práticas inovadoras e casos de sucesso relacionados aos setores público e privado e ao terceiro setor do turismo brasileiro, assim como profissionais que tenham atuado de maneira criativa, inovadora e proativa em prol do desenvolvimento do turismo no país. A premiação é uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Conselho Nacional do Turismo (CNT).

As melhores práticas, ao serem premiadas, ganham visibilidade e podem ser replicadas em outros destinos, contribuindo para a melhoria das condições do turismo em todo o território nacional. As inscrições para o Prêmio seguem abertas podem ser feitas até às 18h do dia 14 de outubroCLIQUE AQUI e acesse os editais e acesse o regulamento.

A premiação está dividida em duas modalidades: “Iniciativas de Destaque no Turismo” e “Profissionais de Destaque no Turismo”.

Profissionais de Destaque - Como novidade para 2025, além do primeiro lugar, também serão premiados com troféus o 2º e o 3º colocados em cada uma das oito categorias. Confira abaixo as áreas participantes:

a) Academia: professores, pesquisadores, cientistas, dentre outros ligados ao ensino e pesquisa voltados ao turismo.

b) Governo – Dirigentes e Parlamentares: agentes públicos com cargo diretivo, eletivo ou da alta administração, como ministros, secretários estaduais ou municipais de turismo, prefeitos, deputados, vereadores, presidentes de entidades públicas.

c) Governo – Técnicos: agentes públicos que atuam diretamente com políticas voltadas ao turismo, como diretores, superintendentes, gerentes, coordenadores, técnicos, analistas.

d) Iniciativa Privada - Empreendedores de Médio e Grande Porte: empresários ou funcionários de organizações de médio e grande porte ou gestores que atuam em atividades econômicas ligadas diretamente à cadeia produtiva do turismo em empresas do porte dessa categoria.

e) Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI: micro e pequenos empresários e microempreendedores individuais, gestores ou profissionais que atuam em atividades econômicas ligadas diretamente à cadeia produtiva do turismo em empresas do porte dessa categoria.

f) Imprensa e Mídias Sociais: profissionais que atuam como jornalistas, repórteres, editores, escritores editoriais, colunistas, fotógrafos, blogueiros, influenciadores digitais, voltados à divulgação de conteúdos relacionados ao turismo.

g) Mulheres empreendedoras no turismo: profissionais que atuam na cadeia produtiva do setor do turismo liderando mudanças e transformando plataformas para o empreendedorismo feminino.

h) Lideranças sociais ou comunitárias de destaque no Turismo: representantes da sociedade civil que exercem um papel transformador no setor do turismo, atuando e representando comunidades negras, indígenas, povos e comunidades tradicionais, ciganos e de Terreiros, comunidade LGBTQIA+, mulheres, juventude, pessoas com deficiência, agricultores familiares e empreendedores familiares rurais.

Iniciativas de Destaque - O edital vai premiar projetos e ações de entes públicos, privados ou do terceiro setor que impactaram positivamente o turismo nos últimos 24 meses. Serão premiados os três primeiros colocados em 12 categorias.

a) Governança e Gestão do Turismo
b) Gestão de Dados e Inteligência em Turismo
c) Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima
d) Economia Criativa e Produção Associada no Turismo
e) Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo
f) Valorização do Patrimônio Natural no Turismo
g) Qualificação, Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo
h) Promoção e Marketing no Turismo
i) Turismo de Base Comunitária
j) Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo
k) Afroturismo
l) Trilhas de Longo Curso como Vetores de Desenvolvimento Turístico
 

Dúvidas sobre as inscrições:
Telefone/WhatsApp: (45) 3576-7107
premioturismo2025@itaipuparquetec.org.br

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Executivos-chave da Europa e dos EUA estão em visita técnica em Porto Alegre

 “O Corporate Tour visa atrair grandes eventos e congressos para o Brasil com foco em setores como inovação, agronegócio e tecnologia”

Em uma ação para consolidar o Brasil como um destino de ponta para o turismo de negócios e eventos, a Embratur e o Sebrae deram início neste domingo (14), ao Corporate Tour Visit Brasil. Trata-se de uma viagem de familiarização com oito executivos-chave da Europa (Reino Unido, Suécia, Holanda e Itália) e dos Estados Unidos visa consolidar o Brasil no segmento de Turismo de Negócios, Incentivos, Congressos e Eventos (MICE).

Os convidados conhecerão a infraestrutura robusta, o ambiente de inovação e a hospitalidade da Capital gaúcha considerada um dos grandes polos de negócios do país. A iniciativa segue até o próximo sábado (20). O seleto grupo inclui organizadores profissionais de congressos e dirigentes de empresas globais gestoras de eventos.

A cidade, que já acumulou 68 congressos internacionais na última década segundo o Ranking ICCA, é referência na Região Sul em setores como agronegócio, saúde, sustentabilidade, inovação e educação.

Fator importante para a concretização de escolha do destino foi a conectividade aérea de Porto Alegre, fator fundamental para a realização de eventos internacionais. A cidade mantém cinco rotas internacionais e 120 voos mensais além de conexões diretas para importantes centros da América do Sul além de conexão direta ao Panamá e Campinas com destinos da América do Norte, reforçando sua posição como destinos para congressos e feiras globais.

Além disso, Porto Alegre oferece excelente capacidade hoteleira e histórico de eventos,  compatíveis com as demandas internacionais. Contabilizando nove mil leitos hoteleiros,  com hotéis de redes nacionais e internacionais, com capacidade para receberem eventos, além de centros de convenções com infraestrutura para acolher eventos de grande porte. Esse conjunto de infraestrutura consolida a sua competitividade no calendário de congressos, feiras e incentivos.

Programação

                                                                           @Mariano Vaz/Embratur
Durante a semana, os convidados participarão de uma agenda intensa que inclui visitas técnicas a centros de eventos, hotéis, hubs de tecnologia e universidades, além de rodada de negócios com o trade turístico local e empresas de destaque. A programação é desenhada para demonstrar a capacidade operacional do Brasil e setores econômicos fortalecidos, conectando os potenciais clientes de eventos aos contatos-chave locais para gerar novas oportunidades de negócios e eventos, fortalecendo a internacionalização do setor MICE brasileiro.

O Convention & Visitors Bureau (CVB´s) e a Secretarias de Turismo de Porto Alegre foram fundamentais para o sucesso da ação, ao destacar os atrativos das cidades, mobilizar o trade local e fortalecer a integração entre compradores internacionais e fornecedores brasileiros.

Parcerias

O Corporate Tour é resultado de uma contínua articulação institucional. Segundo o Sebrae, parceiro da ação, o impacto vai além dos grandes números. O Brasil possui ambientes inovadores desenvolvidos e reconhecidos que vem se tornando referência internacional. Esses ecossistemas também contam com a presença e atuação dos pequenos negócios. 97% das empresas do turismo são de micro e pequenas empresas.  Para o presidente do Sebrae, Décio Lima. “a inovação, a sustentabilidade e globalização são conceitos que não têm mais volta”.

Com esta ação, a Embratur e o Sebrae contribuem para diversificar os destinos MICE no Brasil, gerando um impacto econômico positivo e duradouro nas cidades anfitriãs, atraindo negócios e fortalecendo a imagem do país junto a organizadores e promotores de eventos de classe mundial.

 Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur a ação é um movimento para conectar diretamente os grandes organizadores de eventos globais com o que há de melhor no Brasil. Ao proporcionar essa experiência, mostramos que o país possui centros de convenções de excelência, mas também uma rede de apoio com universidades, parques tecnológicos e empresas prontas para receber congressos e feiras de relevância mundial.

A outra cidade brasileira selecionada com o  corporate tour foi Campinas, cidade que se destaca como um hub de inovação, ciência e tecnologia no Sudeste. Além de segundo dados da ICCA (International Congress and Convention Association) o município figurou no Top 10 nacional de cidades que mais receberam eventos nos últimos 10 anos. Entre 2017 e 2021, por exemplo, respondeu por 10% de toda a produção acadêmica brasileira indexada na base de dados Scopus, um feito que sublinha sua relevância intelectual.

Fonte: Embratur

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Pesquisa do MTur mostra os destinos turísticos mais procurados pelos brasileiros em 2025

O levantamento mostra que o interesse dos viajantes está concentrado  em sol, praia, cultura e natureza” 

Fernando de Noronha

Pesquisa e Inteligência de Dados do Ministério do Turismo realizada com  em parceria com a Nexus revelou os destinos turísticos mais procurados pelos brasileiros em 2025. O levantamento mostra que o interesse dos viajantes está fortemente concentrado em locais que oferecem sol, praia, cultura e natureza, com destaque para o Nordeste.

Fernando de Noronha e Porto de Galinhas (PE) e Lençóis Maranhenses (MA) ocupam as primeiras posições no ranking dos destinos turísticos mais procurados pelos brasileiros.

Destacam-se ainda, Salvador (BA), Maragogi (AL), Foz do Iguaçu (PR) e Gramado (RS) reforçando a diversidade de atrativos naturais, históricos e culturais distribuídos pelo país.

Para o ministro do Turismo, os resultados comprovam o potencial do Brasil. “O levantamento mostra que o Brasil é imbatível em diversidade de destinos e experiências. Temos sol e praia, mas também roteiros religiosos, culturais, gastronômicos e de aventura que encantam viajantes. Nosso papel é fortalecer essa oferta, ampliando o acesso, a conectividade e a promoção do Brasil como destino turístico de excelência”, destacou.

Experiências turísticas preferidas

Lençóis Maranhenses
A pesquisa apontou que o turismo de sol e praia lidera com 62% da preferência dos viajantes nacionais. Em sequência aparece o turismo religioso (18%), cultural/histórico (14%), esportivo (13%) e de aventura (13%), que incluem trilhas, rapel e canoagem. Esses dados reforçam que os destinos turísticos mais procurados pelos brasileiros vão além da praia, contemplando também experiências espirituais, culturais e esportivas.

Acesse AQUI a pesquisa

Brasileiros e estrangeiros em busca dos mesmos destinos

Rio de Janeiro

Os atrativos nacionais não atraem apenas de quem mora no país. Segundo levantamento da Booking.com, cidades brasileiras está registrando crescimento expressivo nas buscas de estrangeiros, principalmente na baixa temporada. O Rio de Janeiro lidera, com aumento de 50% em relação ao ano anterior. São Paulo surpreendeu com alta de 208%. Também figuram entre as mais procurada Búzios (+19%), Florianópolis (+46%) e Porto de Galinhas

Esse crescimento confirma que o Brasil tem potencial para atrair tanto viajantes domésticos quanto internacionais, com opções variadas que vão de praias paradisíacas a destinos culturais e gastronômicos únicos.

Fonte e fotos MTUR

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Homenagens e emoção marcam a abertura dos Festejos Farroupilhas em Canela

"Cerimônia foi marcada pela emoção e pela força da tradição gaúcha"

O ato solene contou com a presença de diversas autoridades municipais e policiais e com homenagens a Marco e Bela Pereira, Guardiões da Chama Crioula 2025, e às jovens Helena Oliveira e Antonella Jardim, que se destacaram ao conquistar títulos no Nacional de Laço, levando o nome de Canela com orgulho e representatividade. Um dos momentos marcantes foi quando o patrão Luiz Kerschner e o Guardião Marco Pereira  entrelaçaram os lenços vermelho e branco, maragatos e ximangos, representado que a paz está selada na República Riograndense.

Em seu pronunciamento a Secretária de Turismo e Cultura Kenia Jaeger, representado o prefeito Gilberto Cezar, enfatizou: “a Chama Crioula, trazida pelos cavaleiros, simboliza a coragem, a união e a resistência do povo gaúcho. O CTG Querência, entidade mãe do nosso tradicionalismo, é patrimônio cultural de Canela e honra gerações com sua trajetória de força e dedicação. Neste ano, em parceria com a Associação Tradicionalista de Canela e a Prefeitura, os festejos mostram que a união é a base para manter vivas as tradições”.


Ronda Crioula

Prefeito entregando a chama

“Com orgulho iniciamos a Ronda Crioula, momento de união e reafirmação do amor pelo CTG Querência e pelas tradições gaúchas. Com 71 anos de história, o Querência é forte e mantém viva a chama da nossa cultura. Agradecemos cavaleiros, prendas, peões, autoridades, amigos e todos que ajudam a fortalecer nossa entidade. Que esta Ronda seja marcada por convivência, respeito e valorização da história, afirmou, emocionado, o patrão do CTG Querência Luiz Kerschner.

A Chama Crioula simboliza a resistência e a história dos antepassados, sendo também um convite para que todos continuem cultivando o amor pelo Rio Grande, reafirmando, o compromisso com as raízes farrapas e com o legado de liberdade, igualdade e humanidade deixado pela Revolução Farroupilha.

A programação da Ronda Crioula segue até o dia 11 de setembro, com encontros todas as noites no Parque de Rodeios Saiqui. O público poderá apreciar a boia campeira e apresentações artístico-culturais que valorizam as tradições gaúchas por meio da música, declamações e danças.

No dia 12, às 18h, um novo cortejo levará a Chama Crioula do Parque de Rodeios até a Praça João Corrêa, onde, às 19h, será aberta oficialmente a Semana Farroupilha. Após a solenidade, haverá show com o cantor Pepeu Gonçalves.

Até 20 de setembro, a Praça João Corrêa será palco de uma vasta programação que inclui apresentações de músicos tradicionalistas, teatro de bonecos, encontro de gaiteiros, danças folclóricas, brincadeiras e oficinas temáticas, além de degustação de costelão assado, tudo com entrada franca. Um autêntico galpão está sendo montado para acolher turistas e comunidade, oferecendo chimarrão e a hospitalidade característica dos gaúchos.

Os Festejos Farroupilhas de Canela contam com realização conjunta da Prefeitura Municipal, CTG Querência e Associação Tradicionalista de Canela.

 

 Fotos: Thiago Keller

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Festival Gaúchos começa amanhã (05) em Gramado

“A cidade está vestida de verde, vermelho e amarelo esperando os visitantes e transmitindo o orgulho de ser gaúcho” 

Durante 25 dias a Serra Gaúcha será palco do evento que celebra a história, cultura e tradições gaúchas através de shows, gastronomia e atividades culturais. A programação é gratuita.

A partir de amanhã (5), Gramado será palco de uma grande celebração à cultura gaúcha com shows de música e dança, gastronomia, exposições, atividades infantis e de preservação da história com a realização do Festival Gaúchos. As atividades são gratuitas e acontecem em tradicionais pontos da cidade como a Rua Coberta, Praça Major Nicoletti, Avenida Borges de Medeiros, Lago Joaquina Rita Bier e Largo da Borges. 

“A cidade já está vestida de verde, vermelho e amarelo para esperar os visitantes e contagiar o orgulho de ser gaúcho. Temos certeza que esta segunda edição do Festival Gaúchos será um marco para o turismo do Rio Grande do Sul”, afirma o presidente do Instituto RS NASCE e idealizador do evento, Vinícius Garcia. 

Já na manhã de sexta-feira, a Rádio Poste abre os festejos nos alto-falantes da Av. Borges de Medeiros. Ela terá programação diária, das 9h às 22h, com música regional e avisos sobre as atrações do evento. Em parceria com o Largo da Borges, juntamente com a Matería Capitão Rodrigo, o festival apresenta a mostra Memórias Rio-grandenses com indumentárias, prataria, arte e iconografias relacionadas à história do povo gaúcho. A exposição fica aberta à visitação das 11h às 19h no Largo da Borges. A materia também participa com sua Bolanta Histórica, na Praça Major Nicoletti, onde recebe visitantes para apresentar a história do mate, os diferentes tipos de preparo e de erva e ainda oferecer água quente das 17h às 18h todos os dias. A programação diária está disponível em www.festivalgauchos.com.br.

Os Fagundes abrem o palco da Rua Coberta

A Rua Coberta será palco para a música e a dança. Já nesta sexta-feira, às 19h, Os Fagundes, um dos nomes de maior relevância do cenário tradicionalista, fazem show abrindo a programação. Eles apresentam o regionalismo brasileiro e sucessos próprios. No sábado, dia 6 de setembro, será o momento de celebrar e reverenciar os mais de 50 anos de história de um dos mais importantes movimentos musicais da cultura rio-grandense: a Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, com o Tributo à Califórnia da Canção e apresentação do Quinteto da Canção Nativa, também a partir das 19h30.

Baile do Borges é novidade na programação

Em 2025 a dança tradicional gaúcha ganhou uma atração especial na programação, o Baile do Borges - nome em referência ao ex-Governador do Rio Grande do Sul, Borges de Medeiros, que também nomeia a Avenida onde a atividade acontece. O Baile do Borges será apresentado pela primeira vez no domingo (7) em duas edições, às 11h e às 16h, nas quadras centrais da Avenida.
Pares de peões e prendas de CTGs de Gramado e Canela e convidados, irão ocupar um dos lados da Borges de Medeiros onde apresentam números de danças tradicionais gaúchas como o Pezinho, o Balaio, a Chimarrita, o Chamamé e outras. Como a ideia dos organizadores é promover um grande Baile do Borges, a dança final será um Vaneirão, onde os peões e prendas saem para convidar o público para dançar junto. 
O Baile do Borges terá edições em todos os sábados e domingos do evento - dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de setembro - sempre às 11h e às 16h.

Piquete do Lago tem assado de cordeiro, shows e atividades para Piazada

Outro ponto da cidade que receberá visitantes e moradores com muitas atrações é o Piquete do Lago, instalado no Lago Joaquina Rita Bier, na entrada da cidade. Nele acontecem, aos sábados e domingos da programação, a partir das 10h, os assados de cordeiro, batizados de “Cordeiraço”, que serão seguidos do Papo de Churras, com assadores renomados e chefs convidados. Quem abre o fogo é o assador Marcelo Sartori no sábado (6). Já no domingo (7), o assado é com o chef Altemir Pessali. O público que prestigiar a programação poderá fazer uma degustação dos preparos. 
No Piquete ainda acontecem shows musicais, dia 6, às 13h com Sons do Vento, e a programação especial, aos sábados e domingos, às 15h, para a Piazada com contação de histórias e recreação voltada à temática gaúcha que inclui brincadeiras como vaca-parada, gincana, confecção de boizinhos de batata, e até uma versão gaudéria de “Bobbie Goods” para colorir.

Cordeiro em evidência nos pratos do circuito Cozinha Gaúcha
Mais de 30 restaurantes de Gramado e outras oito cidades - Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Nova Petrópolis, Garibaldi, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Pinto Bandeira - integram o circuito Cozinha Gaúcha desta edição. Cada um dos empreendimentos participantes criou um prato exclusivo, tendo o cordeiro como protagonista, para integrar o cardápio durante os dias de evento. 

“Festival Gaúchos
De 5 a 28 de setembro de 2025 - Gramado/RS
Informações: www.festivalgauchos.com.br
Instagram:
 @festivalgauchos

PROGRAMAÇÃO:

DIARIAMENTE, de 5 a 28 de setembro

COZINHA GAÚCHA11h às 23h, nos restaurantes participantes
RÁDIO POSTE: 9h às 22h, nas quadras centrais da Av. Borges de Medeiros
LARGO DA BORGES11h às 19h Exposições

 

05/09 - SEXTA-FEIRA 

RUA COBERTA  19h30 Os Fagundes

06/09 - SÁBADO
PIQUETE 

10h Chegada dos cavalarianos
10h às 15h Cordeiraço com Chef Marcelo Sartori
13h Sons do vento
15h Papo de Churras
Piazada: Contação de Histórias: Nelson Haas
16h Piazada: Recreação e brincadeiras
CORETO
10h às 19h Exposições + receptivo cultural mateando
17h às 18h Bolanta Histórica
RUA COBERTA
19h30 Quinteto da Canção Nativa: Grandes nomes da música nativista apresentando clássicos do Festival Califórnia da Canção Nativa do RS.
LARGO DA BORGES
16h30 Grupo de dança - Fagundes

07/09 - DOMINGO

PIQUETE
10h às 15h Cordeiraço com Chef Altemir Pessali
15h Papo de Churras
BORGES DE MEDEIROS
16h Baile do Borges
CORETO
10h às 19h Exposições + receptivo cultural mateando
17h às 18h Bolanta Histórica

12/09 - SEXTA-FEIRA
RUA COBERTA
19h30 Espetáculo Gaúchos e Cerimônia Oficial 

13/09 - SÁBADO
PIQUETE
10h às 15h Cordeiraço com Chef Marcos Livi
13h Jonas & Daniel
15h Papo de Churras
       Piazada: Contação de Histórias: Xara Xaxa
16h Piazada: Recreação e brincadeiras
RUA COBERTA
09h às 22h Dança Rio Grande 
BORGES DE MEDEIROS
11h Baile do Borges
16h Baile do Borges
CORETO
10h às 19h Exposições + receptivo cultural mateando
17h às 18h Bolanta Histórica
LARGO DA BORGES
16h30 Grupo de dança - Fagundes

14/09 - DOMINGO
PIQUETE
10h às 15h Cordeiraço com Chef Marcelo Bolinha
15h Papo de Churras
       Piazada: Recreação e brincadeiras
RUA COBERTA
09h às 22h Dança Rio Grande
BORGES DE MEDEIROS
11h Baile do Borges
16h Baile do Borges
CORETO
10h às 19h Exposições + receptivo cultural mateando
17h às 18h Bolanta Histórica

19/09 - SEXTA-FEIRA
RUA COBERTA
19h30 Renato Borghetti

20/09 - SÁBADO
PIQUETE
10h às 15h Cordeiraço com Chef Jorge Aita
13h Grupo Tarca
15h Papo de Churras
       Piazada: Contação de Histórias: Xara Xaxa
16h Piazada: Recreação e brincadeiras
RUA COBERTA
19h30 Juliano Bolfe
BORGES DE MEDEIROS
11h Baile do Borges
16h Baile do Borges
CORETO
10h às 19h Exposições + receptivo cultural mateando
17h às 18h Bolanta Histórica

21/09 - DOMINGO
PIQUETE
10h às 15h Cordeiraço
15h Papo de Churras
       Piazada: Recreação e brincadeiras
BORGES DE MEDEIROS
11h Baile do Borges
16h Baile do Borges
CORETO
10h às 19h Exposições + receptivo cultural mateando
17h às 18h Bolanta Histórica

26/09 - SEXTA-FEIRA
RUA COBERTA
19h30 Luiza Barbosa

20/09 - SÁBADO
PIQUETE
10h às 15h Cordeiraço com Chef Jorge Aita
13h Grupo Tarca
15h Papo de Churras
       Piazada: Contação de Histórias: Xara Xaxa
16h Piazada: Recreação e brincadeiras
RUA COBERTA
19h30 Juliano Bolfe
BORGES DE MEDEIROS
11h Baile do Borges
16h Baile do Borges
CORETO
10h às 19h Exposições + receptivo cultural mateando
17h às 18h Bolanta Histórica

28/09 - DOMINGO
PIQUETE
10h às 15h Cordeiraço
15h Papo de Churras
       Piazada: Recreação e brincadeiras
RUA COBERTA
16h Pepeu Gomes 
18h Prêmio Cozinha Gaúcha
20h Luiz Marenco
BORGES DE MEDEIROS
11h Baile do Borges
16h Baile do Borges
CORETO
10h às 19h Exposições + receptivo cultural mateando
17h às 18h Bolanta Histórica

O Festival Gaúchos é apresentado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Patrocínio: Sicredi, Icatu Coopera, Banrisul, KTO, Rio Grande Seguros e Previdência. Apoio: Laghetto Largo da Borges, Materia Capitão Rodrigo e Sociedade Recreio Gramadense. Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Gramado, Secretaria de Cultura de Gramado e Câmara Municipal de Gramado  

Realização: Instituto RSNASCE, Grupo Austral, Capacitá Eventos, Darte Entretenimento e Somos RS.

Fotos: Cleiton Thiele SerraPress