segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Amigos e lideranças do setor de turismo festejam 90 anos de Carlos Casaes em Salvador (BA)

 "Viajante jornalista de turismo por paixão,  90 anos de uma grande e maravilhosa viagem"

Muita Alegria, música animada por dois grupos de artistas, e reencontros entre amigos foi a marca registrada da festa pelos 90 anos do jornalista Carlos Casaes, realizada (em 24/01/2026) no Salão de Festas do Condomínio Pedra do Sol, em Itapuã, Salvador. Logo na entrada, um mural com um Casaes na sua melhor forma, ocupava a parede toda, indicando lugares nos quais o veterano jornalista de turismo visitou e atuou a maioria das vezes divulgando o turismo baiano e, por consequência, o turismo brasileiro.

Confrades e famílias confreiras
Um buffet baianos para ninguém botar defeito

A culinária típica baiana foi feita com maestria por especialistas escolhidos pelas filhas Carla e Helga e pelo Genro Beto, o trio os quais o aniversariante destacou como os responsáveis pela magnifica festa. Já a neta Lorenza também ajudou nas comemorações e deu apoio em todas as áreas.


Amigos de todos os caminhos
Viajante jornalista de turismo por paixão, Casaes foi saudado por parceiros de várias etapas da sua vida. Lá estiveram, no meio de tantos amigos de várias atividades, hoteleiros, agentes de viagens, operadores de turismo, jornalistas de turismo de diversas regiões do país.     

O empresário Claudio Maia, CEO da Itaparica Operadora de Turismo também se manifestou, destacando que além de apoiar os empreendimentos, Casaes sempre se esmerou em divulgar no seu próprio jornal, A Gazeta de Turismo e, ainda, aos colegas de outros estados e locais. O sobrinho de Carlos Casaes, Nelson Pellegrino – falou em nome da família, a qual pertencia Teresa (já falecida), esposa de Casaes e mãe das suas filhas – destacou que teve seu primeiro emprego vendendo a Gazeta de Turismo, jornal que revolucionou o mercado de turismo. Depois de ter sido jornaleiro, Nelson Pellegrino se dedicou à política, sendo deputado estadual e federal pelo PT. Na atualidade, atua na área social.

ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo 

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, concedeu um troféu aos ex-presidente dessa entidade durante o 37º Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo, na cidade de Joinville/SC, no ano de 2022. Como Casaes não esteve nesse congresso, o troféu, produzido para homenagear os ex-presidentes, foi guardado para entrega posterior.

Com a notícia de que o veterano, também fundador da Abrajet Nacional (quando a entidade se tornou nacional, pois no começo era composta por representantes da imprensa do Rio de Janeiro e São Paulo), teria uma festa pelos seus 90 anos, o atual ex-presidente Evandro Novak, que na época presidia a entidade, enviou a peça através de Jurema Josefa (atuou como diretora-secretária naquela gestão) que participaria das comemorações ao amigo. 

Troféu Festuris 
Coube, também a Jurema Josefa a honra de trazer e entregar o troféu encaminhado pelos CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, que enviaram mensagens de muitos agradecimentos, muitas alegrias e realizações. O jornalista baiano Gorgônio Loureiro, presidente da Febtur, também brindou Casaes com um troféu.

Confraria de Turismo

Fundadores da Confraria em Fortaleza

A Confraria de Turismo, criada por Carlos Casaes e José Carlos Araújo, do Ceará, se fez representar por alguns dos seus membros. O  jornalista Arnaldo Moreira, que foi especialmente do Rio de Janeiro com a esposa Lana Carla, foi quem  falou em nome do grupo presente, destacando a importância da amizade. Estiveram presentes integrantes da Confraria: Ivaldo Pinto de Barros e esposa Siulan; Flávio Gomes de Barros e esposa Denise (de Alagoas) Gilberto Sander Müller e Jurema Josefa (do Rio Grande do Sul).

Casaes  confirma “viajar é necessário”

A história de vida de Carlos Casaes e o desenvolvimento do turismo na Bahia foi o ponto alto na fala do próprio aniversariante. Casaes discorreu sobre o começo de tudo, sobre a atuação da Bahiatursa, sobre o prêmio Catavento de Prata criado pela Gazeta do Turismo para homenagear e incentivar aos que atuavam no setor com seriedade. Numa fala que incluiu personalidades as quais estiveram ao seu lado ou que apoiaram projetos seus ou que ele apoiou os projetos apresentados, Carlos Casaes destacou a importância da família – presentes suas filhas Carla, Helga “presentes que minha querida esposa Teresa me deu para na atualidade me paparicarem, cuidarem de mim, o genro Beto e a neta Lorenza. 

Na ordem de preferências para sua vida, citou as amizades, sem as quais “não seríamos os mesmos, pois o relacionamento com amigos é parte de nossa vida”. Por fim, citou as viagens, o que ele classifica como fundamental. “Viajar é necessário”, enfatizou.

Fonte: Blog  https://juremajosefa.com.br/blog/2026/01/25/carlos-casaes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário