"Cerimônia foi marcada pela emoção e pela força da tradição gaúcha"
O ato solene contou com a presença de diversas autoridades municipais e policiais e com homenagens a Marco e Bela Pereira, Guardiões da Chama Crioula 2025, e às jovens Helena Oliveira e Antonella Jardim, que se destacaram ao conquistar títulos no Nacional de Laço, levando o nome de Canela com orgulho e representatividade. Um dos momentos marcantes foi quando o patrão Luiz Kerschner e o Guardião Marco Pereira entrelaçaram os lenços vermelho e branco, maragatos e ximangos, representado que a paz está selada na República Riograndense.
Em seu pronunciamento a Secretária de Turismo e Cultura Kenia Jaeger, representado o prefeito Gilberto Cezar, enfatizou: “a Chama Crioula, trazida pelos cavaleiros, simboliza a coragem, a união e a resistência do povo gaúcho. O CTG Querência, entidade mãe do nosso tradicionalismo, é patrimônio cultural de Canela e honra gerações com sua trajetória de força e dedicação. Neste ano, em parceria com a Associação Tradicionalista de Canela e a Prefeitura, os festejos mostram que a união é a base para manter vivas as tradições”.
Ronda Crioula
![]() |
Prefeito entregando a chama |
“Com orgulho iniciamos a Ronda Crioula, momento de união e reafirmação do amor pelo CTG Querência e pelas tradições gaúchas. Com 71 anos de história, o Querência é forte e mantém viva a chama da nossa cultura. Agradecemos cavaleiros, prendas, peões, autoridades, amigos e todos que ajudam a fortalecer nossa entidade. Que esta Ronda seja marcada por convivência, respeito e valorização da história, afirmou, emocionado, o patrão do CTG Querência Luiz Kerschner.
A Chama Crioula simboliza a resistência e a história dos antepassados, sendo também um convite para que todos continuem cultivando o amor pelo Rio Grande, reafirmando, o compromisso com as raízes farrapas e com o legado de liberdade, igualdade e humanidade deixado pela Revolução Farroupilha.
No dia 12, às 18h, um novo cortejo levará a Chama Crioula do Parque de Rodeios até a Praça João Corrêa, onde, às 19h, será aberta oficialmente a Semana Farroupilha. Após a solenidade, haverá show com o cantor Pepeu Gonçalves.
Até 20 de setembro, a Praça João Corrêa será palco de uma vasta programação que inclui apresentações de músicos tradicionalistas, teatro de bonecos, encontro de gaiteiros, danças folclóricas, brincadeiras e oficinas temáticas, além de degustação de costelão assado, tudo com entrada franca. Um autêntico galpão está sendo montado para acolher turistas e comunidade, oferecendo chimarrão e a hospitalidade característica dos gaúchos.
Os Festejos Farroupilhas de Canela contam com realização conjunta da Prefeitura Municipal, CTG Querência e Associação Tradicionalista de Canela.
Fotos: Thiago Keller
Nenhum comentário:
Postar um comentário