segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Executivos-chave da Europa e dos EUA estão em visita técnica em Porto Alegre

 “O Corporate Tour visa atrair grandes eventos e congressos para o Brasil com foco em setores como inovação, agronegócio e tecnologia”

Em uma ação para consolidar o Brasil como um destino de ponta para o turismo de negócios e eventos, a Embratur e o Sebrae deram início neste domingo (14), ao Corporate Tour Visit Brasil. Trata-se de uma viagem de familiarização com oito executivos-chave da Europa (Reino Unido, Suécia, Holanda e Itália) e dos Estados Unidos visa consolidar o Brasil no segmento de Turismo de Negócios, Incentivos, Congressos e Eventos (MICE).

Os convidados conhecerão a infraestrutura robusta, o ambiente de inovação e a hospitalidade da Capital gaúcha considerada um dos grandes polos de negócios do país. A iniciativa segue até o próximo sábado (20). O seleto grupo inclui organizadores profissionais de congressos e dirigentes de empresas globais gestoras de eventos.

A cidade, que já acumulou 68 congressos internacionais na última década segundo o Ranking ICCA, é referência na Região Sul em setores como agronegócio, saúde, sustentabilidade, inovação e educação.

Fator importante para a concretização de escolha do destino foi a conectividade aérea de Porto Alegre, fator fundamental para a realização de eventos internacionais. A cidade mantém cinco rotas internacionais e 120 voos mensais além de conexões diretas para importantes centros da América do Sul além de conexão direta ao Panamá e Campinas com destinos da América do Norte, reforçando sua posição como destinos para congressos e feiras globais.

Além disso, Porto Alegre oferece excelente capacidade hoteleira e histórico de eventos,  compatíveis com as demandas internacionais. Contabilizando nove mil leitos hoteleiros,  com hotéis de redes nacionais e internacionais, com capacidade para receberem eventos, além de centros de convenções com infraestrutura para acolher eventos de grande porte. Esse conjunto de infraestrutura consolida a sua competitividade no calendário de congressos, feiras e incentivos.

Programação

                                                                           @Mariano Vaz/Embratur
Durante a semana, os convidados participarão de uma agenda intensa que inclui visitas técnicas a centros de eventos, hotéis, hubs de tecnologia e universidades, além de rodada de negócios com o trade turístico local e empresas de destaque. A programação é desenhada para demonstrar a capacidade operacional do Brasil e setores econômicos fortalecidos, conectando os potenciais clientes de eventos aos contatos-chave locais para gerar novas oportunidades de negócios e eventos, fortalecendo a internacionalização do setor MICE brasileiro.

O Convention & Visitors Bureau (CVB´s) e a Secretarias de Turismo de Porto Alegre foram fundamentais para o sucesso da ação, ao destacar os atrativos das cidades, mobilizar o trade local e fortalecer a integração entre compradores internacionais e fornecedores brasileiros.

Parcerias

O Corporate Tour é resultado de uma contínua articulação institucional. Segundo o Sebrae, parceiro da ação, o impacto vai além dos grandes números. O Brasil possui ambientes inovadores desenvolvidos e reconhecidos que vem se tornando referência internacional. Esses ecossistemas também contam com a presença e atuação dos pequenos negócios. 97% das empresas do turismo são de micro e pequenas empresas.  Para o presidente do Sebrae, Décio Lima. “a inovação, a sustentabilidade e globalização são conceitos que não têm mais volta”.

Com esta ação, a Embratur e o Sebrae contribuem para diversificar os destinos MICE no Brasil, gerando um impacto econômico positivo e duradouro nas cidades anfitriãs, atraindo negócios e fortalecendo a imagem do país junto a organizadores e promotores de eventos de classe mundial.

 Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur a ação é um movimento para conectar diretamente os grandes organizadores de eventos globais com o que há de melhor no Brasil. Ao proporcionar essa experiência, mostramos que o país possui centros de convenções de excelência, mas também uma rede de apoio com universidades, parques tecnológicos e empresas prontas para receber congressos e feiras de relevância mundial.

A outra cidade brasileira selecionada com o  corporate tour foi Campinas, cidade que se destaca como um hub de inovação, ciência e tecnologia no Sudeste. Além de segundo dados da ICCA (International Congress and Convention Association) o município figurou no Top 10 nacional de cidades que mais receberam eventos nos últimos 10 anos. Entre 2017 e 2021, por exemplo, respondeu por 10% de toda a produção acadêmica brasileira indexada na base de dados Scopus, um feito que sublinha sua relevância intelectual.

Fonte: Embratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário