terça-feira, 2 de setembro de 2025

LATAM já está voando direto de Porto Alegre para Argentina, Santa Catarina e Minas Gerais

“Novas operações ligam a capital gaúcha a Buenos Aires, Florianópolis e Belo Horizonte, reforçando a conectividade de passageiros e carga na região Sul”

A LATAM Brasil, companhia aérea que mais investe em voos, assentos e serviços aéreos no país, inaugurou nesta semana três novas rotas partindo de Porto Alegre. Na segunda-feira (1º de setembro) foram lançadas as operações diretas para Florianópolis e Belo Horizonte/Confins, na terça-feira (2 de setembro) iniciou a rota internacional  para Buenos Aires/Aeroparque.
Para marcar o início dos voos para Buenos Aires, foi realizada uma cerimônia de inauguração no Aeroporto Salgado Filho, com a presença de Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil, além de autoridades e representantes de órgãos de turismo locais.

Inauguração do voo POA/BUE (Divulgação Fraport)

Para o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite “Essas novas rotas representam não apenas mais conectividade para passageiros e cargas, mas também novas oportunidades para o turismo, para os negócios e para a economia gaúcha. A decisão da companhia demonstra confiança na direção que temos dado para o desenvolvimento do Estado e, sobretudo, na reconstrução e preparação do futuro com o Plano Rio Grande. Nosso governo tem atuado ativamente para viabilizar investimentos como este, inclusive com medidas de incentivo como o decreto de junho de 2025, que reduziu a base de cálculo e isentou operações com querosene de aviação. É assim, com parcerias e trabalho consistente, que estamos colocando o Rio Grande do Sul em um novo patamar de competitividade e integração com o Brasil e o mundo”.

“As novas rotas de voos representam um importante vetor de desenvolvimento econômico. Elas ampliam a conectividade, aproximam mercados, reduzem custos logísticos e facilitam o fluxo de pessoas, negócios e investimentos. Além de impulsionar o turismo, fortalecem setores produtivos, geram empregos e promovem maior competitividade para as regiões, integrando o Brasil e o mundo em um ambiente de mais oportunidades e crescimento”, comenta o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo

Tripulação 100% gaúcha inaugurou a rota POA/BUE (Divulgação LATAM)

O Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini ponderou:  "A ampliação da malha aérea é estratégica para o desenvolvimento do turismo e da economia gaúcha. Cada nova rota representa mais do que um voo: é mais emprego, mais investimento e mais turistas conhecendo nossos destinos. A ligação direta entre Porto Alegre e Buenos Aires fortalece nossa conexão com um dos principais mercados emissores da América do Sul, aproxima ainda mais o Rio Grande do Sul da Argentina e do mundo e consolida o estado como um destino competitivo e integrado. Essa conquista reforça nossa vocação de ser porta de entrada para os países vizinhos e abre novas oportunidades de negócios, cultura e cooperação internacional".

“A gente vê com muita alegria essa abertura de voos direto de Porto Alegre para Buenos Aires, Florianópolis e Belo Horizonte. Estamos realizando um intenso trabalho para consagrar a capital gaúcha também como um destino turístico do Rio Grande do Sul.

Corte de fitas Florianópolis-Porto Alegre no Floripa Airport (Divulgação LATAM)

Acreditamos que ter essas linhas diretas, sem precisar passar por São Paulo ou por qualquer outra cidade, vai contribuir muito para o desenvolvimento do turismo da capital gaúcha. Nós pretendemos, com isso, atrair visitantes para Porto Alegre para que eles possam conhecer melhor nossa cidade e nosso estado, proporcionando um verdadeiro intercâmbio de trocas culturais, históricas, gastronômicas e econômicas”, destacou a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos de Porto Alegre, Fernanda Barth.

Segundo Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil, a expansão realizada pela LATAM é resultado de uma sólida parceria entre o aeroporto e a companhia. “A ampliação reforça nosso compromisso com a conectividade, oferecendo cada vez mais opções aos passageiros. Trabalhamos para garantir uma infraestrutura eficiente e segura, que contribui para a mobilidade e para o fortalecimento da economia gaúcha”, pontuou Andreea.

Com investimentos contínuos em pessoas, frota, tecnologia e conectividade, a LATAM lidera os mercados doméstico e internacional no Brasil desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Atualmente, a companhia opera a maior malha aérea da sua história no país, com voos para 56 aeroportos nacionais e 90 destinos internacionais, oferecendo aos passageiros ampla rede de conexões.

A expansão internacional da LATAM também é fruto da parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR), com o objetivo de promover destinos turísticos brasileiros e ampliar a conectividade global do país. “A LATAM é parceira do turismo brasileiro, e a ampliação das rotas que conectam o Brasil à Europa e às Américas está alinhada com ações da EMBRATUR, garantindo que o aumento de voos gere mais turistas internacionais em nosso país”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

As novas rotas da LATAM no Rio Grande do Sul:

Belo Horizonte/Confins-Porto Alegre da LATAM no BH Airport (Divulgação LATAM)
Porto Alegre – Belo Horizonte/Confins

Aeronave: Airbus A320, capacidade para 176 passageiros

Frequência: 2 voos diários

Horários: Porto Alegre 4h50 e 17h25 / Belo Horizonte 7h45 e 20h30

Duração aproximada: 2h10

Porto Alegre – Florianópolis

Aeronave: Airbus A319, capacidade para 140 passageiros

Frequência: voos diários

Horários: Florianópolis 22h50 / Porto Alegre 4h50 (6h10 aos fins de semana)

Duração aproximada: 1h

Porto Alegre – Buenos Aires/Aeroparque

Aeronave: Airbus A320, capacidade para 176 passageiros

Frequência: 3 voos semanais (terças, quintas e sábados)

Horários: Porto Alegre 8h30 / Buenos Aires 19h10

Duração aproximada: 1h40

Além das novas rotas, a LATAM aumentou neste mês a frequência de voos em trechos já existentes:

Porto Alegre – Curitiba: de 7 para 12 voos semanais

Porto Alegre – Rio de Janeiro/Galeão: de 17 para 28 voos semanais

Porto Alegre – Brasília: de 14 para 21 voos semanais