terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Peru foi destaque no World Travel Awards 2024

 “Prêmios reafirmam a excelência do país em turismo cultural, culinário e atrativos naturais”

O Peru reafirma sua posição de liderança mundial em turismo cultural e culinário ao conquistar três importantes prêmios na edição de 2024 do World Travel Awards (WTA), um dos reconhecimentos mais importantes do setor. 

O país foi novamente eleito o “Melhor destino culinário do mundo” pela 12ª vez, além de ser premiado, pela 6ª vez consecutiva, como “Melhor destino cultural do mundo”. Esses prêmios destacam o esforço contínuo do Peru em preservar e promover suas tradições culturais e culinárias, que atraem turistas do mundo inteiro.

O Santuário Histórico de Machu Picchu, uma das sete maravilhas do mundo moderno, também foi reconhecido, recebendo pela sexta vez o prêmio de “Melhor atração turística do mundo”. A importância de Machu Picchu se estende além de sua relevância histórica e cultural, sendo o primeiro destino turístico a conquistar a certificação internacional de carbono neutro. Esse feito reflete o compromisso do Peru com a sustentabilidade e a preservação ambiental de seus principais atrativos.

A Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo (Promperú), juntamente com o Ministério do Comércio Exterior e Turismo (Mincetur), segue trabalhando para divulgar a riqueza natural, cultural e gastronômica do país. Esses prêmios ajudam a impulsionar a imagem do Peru, atraindo mais turistas internacionais para explorar suas belezas e experimentar sua gastronomia única.

Ricardo Limo, presidente executivo da Promperú, expressou sua satisfação com os resultados. “Esses reconhecimentos são um testemunho do trabalho contínuo do setor público e privado, e de todos os peruanos que compartilham o melhor do nosso país com o mundo”, destacou.

Além dos prêmios no turismo, o site Peru.travel foi reconhecido como o Melhor site de turismo da América Latina, na 4ª edição dos World Travel Tech Awards 2024. Esses reconhecimentos fazem parte de uma série de vitórias do Peru, que vem conquistando cada vez mais destaque nos WTA desde sua primeira premiação em 2009.

Certificação  Carbono neutro para Macho Picchu

O ano realmente foi muito especial para o turismo do Perú, que renovou o certificado de carbono neutro graças às suas ações de descarbonização e à implementação de práticas sustentáveis. Em 2021, tornou-se o primeiro destino turístico a obter este importante reconhecimento concedido pela Iniciativa Verde.

A certificação foi concedida pela Green Initiative, uma empresa líder em certificação climática no setor de turismo, que reconheceu os esforços contínuos de Machu Picchu em reduzir suas emissões de carbono e promover práticas sustentáveis. Este reconhecimento coloca o Peru na liderança da luta contra os efeitos das mudanças climáticas.

A conquista desta certificação é resultado de um esforço conjunto entre os setores público e privado. A Prefeitura de Machu Picchu, Grupo AJE, Inkaterra e Tetra Pak formam o grupo motriz por trás dessas iniciativas, enquanto Promperú, World Xchange, Luz del Sur, Bosques Amazônico (BAM), Latam e Canatur são os aliados que também contribuíram significativamente para esse resultado.

Para receber esta distinção, o Santuário Histórico de Machu Picchu adotou várias medidas eficazes para reduzir sua pegada de carbono e compensar as emissões restantes. Entre as práticas sustentáveis implementadas estão a gestão de resíduos sólidos e a promoção de uma economia circular. Estes esforços incluem a instalação de uma planta compactadora de plástico pet e papelão, uma planta de biodiesel para processar óleos usados, uma usina de pirólise de resíduos orgânicos para gerar carvão natural, e trituradoras de vidro para transformar garrafas em areia para construção e decoração.

A certificação de Carbono Neutro, baseada nos resultados de emissões de carbono de 2019, focou em estimular ações para a redução, tratamento e gestão correta dos resíduos gerados. Também incluiu a sensibilização dos residentes, empresas e hotéis sobre a importância da sustentabilidade.

Este modelo de economia circular adotado por Machu Picchu permite reaproveitar resíduos reutilizáveis, como plástico, cartão, embalagens Tetra Pak e vidro, além de tratar adequadamente os óleos.

Promperú continua a promover e trabalhar no turismo responsável e sustentável, garantindo que Machu Picchu mantenha seu status como um destino turístico exemplar em termos de sustentabilidade ambiental.

Fotos: divulgação

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Comissão do Senado aprovou projeto de lei que permite transferências de passagens aéreas

“Se acatado pela  Comissão de Constituição e Justiça, entra em vigor 180 dias após publicação” 


Uma das comissões do Senado aprovou um projeto de lei que pode trazer uma grande mudança para os viajantes: permissão para transferir passagens aéreas.

Atualmente, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) considera a passagem aérea como pessoal e intransferível, portanto, o consumidor não pode alterar a titularidade após emitir seu bilhete. Isso ocorre como forma de impedir o mercado informal de venda de passagens aéreas.

Pela proposta, as passagens deixariam de ser pessoais e intransferíveis, permitindo que sejam passadas para outra pessoa antes da data do voo, conforme as regras definidas pelas companhias aéreas.

Além disso, caso haja erros no preenchimento do nome ou sobrenome do novo titular, as companhias serão obrigadas a corrigir os dados sem cobrar taxas, tornando o processo mais simples.

A ideia do projeto surgiu após reclamações de passageiros que se sentiram prejudicados pela impossibilidade de transferir bilhetes, mesmo afirmando que não impactariam na segurança do voo.

Transferência de passagens aéreas

Inicialmente, o texto do projeto previa um prazo de 72 horas para realizar a transferência da passagem, mas essa cláusula foi retirada pela relatora, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), para evitar prejuízos na oferta de passagens mais baratas e coibir um possível “mercado paralelo de bilhetes”.

Damares disse que limitar o prazo poderia abrir espaço para cambistas que comprariam bilhetes com antecedência para revendê-los a preços mais altos perto da data do voo.

Agora, o projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, mas, até o momento, não há data definida para essa discussão. Se aprovado, o PL pode revolucionar as políticas de cancelamento e reembolso no Brasil, oferecendo mais flexibilidade e proteção para os passageiros.

Mudanças na legislação


O Projeto de Lei foi aprovado no dia 13 de novembro pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado.

O PL, apresentado pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e relatado pela senadora Damares, também prevê medidas para evitar abusos por meio dessa mudança na legislação.

Para a senadora, a possibilidade de transferir bilhetes deve estar condicionada às regras definidas em contrato, o que preserva a segurança e evita abusos.

O senador Mecias justificou a proposta destacando que a proibição de transferência, baseada na Resolução 138/2010 da ANAC, gera prejuízo aos passageiros em muitos casos. Ele argumenta que essa norma administrativa não deveria prevalecer sobre o Código de Defesa do Consumidor.

O parecer prevê que a transferência seja feita sem custos e que as companhias aéreas sejam obrigadas a corrigir erros no nome ou sobrenome do novo titular sem cobrar taxas. 

A proposta foi aprovada pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado Federal e segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

O projeto altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565, de 1986) para permitir que as passagens aéreas sejam transferidas entre o passageiro e a transportadora no momento da compra. 

Se aprovado pela CCJ, o projeto prevê que a nova regra entre em vigor 180 dias após sua publicação, dando às empresas tempo para se adaptarem. Caso a proposta funcione na prática, sem criar um “mercado de cambistas de passagens”, a mudança será excelente para quem precisa mudar seus planos de viagem!

Com informações da Agência Senado.

fotos: divulgação 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

“Natal Sobre Trilhos” da Maria Fumaça iniciou sua 14ª temporada no ultimo sábado (30)

 “Passeio temático acontece exclusivamente nas noites de 7 e 14 de dezembro, na Serra Gaúcha”

Nos próximos sábados, 7 e 14 de dezembro, a Maria Fumaça - Trem do Vinho recebe o passeio especial “Natal Sobre Trilhos”. 

O espetáculo acontece a bordo dos vagões do trem e também nas estações do percursoentre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. O passeio é operado pela Giordani Turismo e a programação artística é assinada pela Darte Entretenimento. 

Personagens exclusivos com mensagens e reflexões, músicas temáticas, luzes e decoração especial dentro e fora dos vagões, e a visita do Papai Noel devem encantar os passageiros. Uma bandinha natalina que toca canções clássicas da época em ritmo de fanfarra, é outro destaque entre as apresentações do 'Natal Sobre Trilhos'. 

O passeio contempla viagem na Maria Fumaça, transfer (pré ou pós passeio), degustação de um prato típico e os tradicionais vinhos, espumantes e suco de uva produzidos na região

O ticket também garante visitação ao Parque Cultural Epopeia Italiana. Toda a programação do “Natal Sobre Trilhos” tem duração aproximada de 3h30.

14º NATAL SOBRE TRILHOS
Duração aproximada- 3h30
Datas: 07 e 14 de dezembro de 2024.
Horários: 18h40 e 21h
Valores: R$ 320,00 adulto* (até 6x)  *isento para crianças até 5 anos (no colo)
Local: Bento Gonçalves - RS
Informações e reservas: (54) 3455.2788 ou 
NATAL SOBRE TRILHOS

fotos: Zéto Telóken

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Nova Petrópolis Festival Sabores da Colônia a partir de 30 de novembro

 Apresentações musicais e  produtos coloniais são destaques da festividade

Começa nesse final de semana em Nova Petrópolis está  o Festival de Sabores da Colônia. A partir desse final de semana até o dia 15 de dezembro, os visitantes poderão se deliciar com cucas e pães caseiros, conhecer mais sobre a agroindústria do Rio Grande do Sul e curtir shows e apresentações musicais, além de outras atividades, como uma caminhada e um pedal. A entrada no evento e o estacionamento são gratuitos.

Segundo a Secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Mayara Senna dos Reis o Festival Sabores da Colônia traz a possibilidade de conhecer mais produtos do Rio Grande do Sul, como queijos, vinhos, doces e artesanato rural. Além disso, teremos espaço kids, para toda a família conseguir aproveitar a festa, espaço gastronômico com receitas típicas e cervejas artesanais, e os shows que embalarão toda a festividade.

O festival será realizado no Centro de Eventos, com diversas festividades e ações para engajar a comunidade e os turistas. Os visitantes também poderão aproveitar a programação especial “Magia do Natal” na Rua Coberta.

Os destaques da programação do evento:


Atividades especiais:

Às 7h30 do domingo (1° de dezembro), será realizada a Caminhada Sabores da Colônia. Nesta atividade, os interessados poderão fazer uma trilha de 16 quilômetros, com 600 metros de elevação, que passa por trechos urbanos e estradas do interior de Vale Verde, Linha Pirajá e Piá. O valor da inscrição é R$ 50. Estão inclusos equipe de condutores, carro de apoio, água e bananas. Para participar, basta acessar o link e preencher o formulário.

Já no próximo final de semana (8), acontece o 2º Pedal Festival Sabores da Colônia – evento de cicloturismo com aproximadamente 30 quilômetros e 700 metros de altimetria percorrendo parte do centro e do interior de Nova Petrópolis. A inscrição deve ser feita via WhatsApp – (54) 99197-2083 e enviar comprovante de Pix – ou Sprinta (com taxas do site).

Estande das agroindústrias

Durante o festival os visitantes poderão conhecer os estandes de 40 produtores de agroindústrias do Estado. Em vários dias da programação haverá música de bandinha típica alemã para animar o espaço do Centro de Eventos.

Jogos Coloniais e apresentações de danças

As apresentações dos Jogos Coloniais vão ser realizadas no Centro de Eventos aos domingos das 19h às 19h30.

No domingo (1º de dezembro); das 19h às 20h no sábado (7 de dezembro); das 18h30 às 19h30 no domingo (8 de dezembro); e das 18h às 19h em 14 e 15 de dezembro.

No primeiro dia do evento, em 30 de novembro, das 15h às 16h, apresenta-se o Volkstanzgruppe Edelstein. Já o dia 1º de novembro, das 15h às 16h, será a vez do Volkstanzgruppe Freundschaftskreis. No último domingo de festividades, das 14h às 15h, haverá a Invernada Artística do CTG Pousada da Serra.

Shows e apresentações musicais

A Arena Show terá diversas apresentações, com bandas e grupos como Banda Rosa’s, Banda Exemplo, Banda Periquito, Bibiana Bolacell, Lucas e Felipe, The Travellers, Andri e Hector, Super Banda Real, Porto do Som, Bom de Baile, Bia Socek, Serra e Fronteira e Tchê Guri.

Rua Coberta

Nos sábados e domingos, a Rua Coberta recebe a Magia do Natal, com programação paralela especial. Das 9h às 20h, o ambiente recebe a feira de artesanato e conta com uma área gastronômica. Das 16h às 19h, o Papai Noel e seus ajudantes estarão na Vila do Noel para conhecer as crianças. Para fechar as noites, as famílias poderão assistir ao Espetáculo Brilha Nova Petrópolis.

Praça Theodor Amstad

No domingo (1º de dezembro), os visitantes poderão acompanhar o Natal Cooperativo às 20h, na Praça Theodor Amstad.

fotos: divulgação

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Chieko Aoki recebe duas homenagens em novembro por sua contribuição ao desenvolvimento do turismo

“A fundadora da rede Blue Tree Hotels ganhou a "Medalha do Mérito Turístico" e  o  "Destaque do Turismo Nacional de 2024" no 6º Fórum Brasileiro de Turismo”

A “Dama da Hotelaria” e presidente da Blue Tree Hotels Chieko Aoki, recebeu duas importantes homenagens neste mês de novembro, na capital paulista. No dia 6, ela foi agraciada com a Medalha do Mérito Turístico, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo.

                Chieko Aoki, recebendo sua Medalha do Mérito Turístico 

A homenagem é concedido a personalidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento do turismo paulista, reconhecendo  o compromisso e a influência de Chieko Aoki no setor, tanto no estado quanto em todo o Brasil.

No dia 18, ela recebeu do secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e da primeira-dama da cidade de São Paulo, Regina Nunes, o Prêmio “Destaque do Turismo Nacional 2024” durante o 6º Fórum Brasileiro de Turismo promovido pelo Global Council of Sustainability and Marketing (GCSM). O evento reuniu autoridades e líderes do turismo. 

               Chieko Aoki, recebendo sua Medalha do Mérito Turístico

Agradecimentos 

No evento do governo do Estado de São Paulo, Chieko Aoki agradeceu a homenagem e destacou o impacto do gesto para todo o setor: “Receber essa medalha é uma grande gratidão, um sinal de reconhecimento que representa muito para mim e para todos no turismo. Isso significa que nosso trabalho está sendo valorizado e que teremos mais oportunidades. Na data, foi divulgado um volume significativo de novos programas, obras e destinos. Vemos que é hora de novamente arregaçar as mangas e agradecer, foi um dia de gratidão”, declarou a presidente do Blue Tree Hotels. 

Além de Chieko, outros grandes nomes, como Jarbas Favoretto e Mário Carlos Beni, foram igualmente destacados por suas contribuições ao turismo. A cerimônia foi marcada também por importantes lançamentos para o turismo paulista, como a Academia de Turismo SP; Programa de Turismo Náutico e Programa de Turismo Ferroviário, reforçando o compromisso do Governo do Estado de São Paulo com o crescimento sustentável e diversificado do turismo.

Chieko Aoki, com sua Medalha Mérito Turístico

Já na homenagem recebida no 6º Fórum Brasileiro de Turismo, Chieko Aoki também participou do painel “Turismo: Qual a importância para a economia do Brasil?”, que teve a presença ainda de Fernando Guinato, diretor geral do Sheraton São Paulo WTC Hotel; Marina Figueiredo, presidente da BRAZTOA; Daiane Lima, head de Sustentabilidade da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro - LIESA; e Thiago Borges, vice-presidente institucional da Resorts Brasil, com moderação de Toni Sando, chairman do 5º FBT, presidente da Unedestinos e presidente executivo do Visite São Paulo.

Ela afirmou que o país tem um potencial enorme para desenvolver o turismo como um dos principais setores da economia. “O Brasil realmente é uma coisa fantástica, que eu não vejo em outros lugares. A empatia, o acolhimento, a alegria, a flexibilidade, isso tudo é um patrimônio brasileiro. O turismo é importante, porque não só desenvolve, mas estimula a união entre as pessoas e os países. Nós temos que ter orgulho do setor em que estamos”, comentou Chieko. 

 Sobre Chieko Aoki

Uma das empresárias mais influentes do Brasil, Chieko Aoki é o nome por trás do sucesso da Blue Tree Hotels, rede que fundou em 1997. Pioneira em um setor historicamente dominado por homens, a sra. Aoki, como é chamada por colaboradores e parceiros de negócios, transformou a Blue Tree em uma das maiores redes hoteleiras do Brasil com excelência em hospitalidade e em gestão hoteleira, com mais de 4 mil apartamentos e espaços de eventos distribuídos de Manaus a Rio Grande do Sul.   Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com especializações no Japão e nos Estados Unidos, Chieko é reconhecida pelo método próprio em hospitalidade, a Alma Blue Tree, com foco em cuidar e conectar pessoas – clientes, colaboradores e investidores, assim como a todas as pessoas, para promover a convivência harmônica no mundo.

Além de sua atuação na hotelaria, Chieko Aoki é ativa no Grupo Mulheres do Brasil, onde contribui para a promoção da participação feminina na construção de um país mais justo e inclusivo para todos os cidadãos.

Fotos: divulgação

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Black Week: Blue Tree Hotels oferecerá desconto de até 45% em reservas no site

 A ação da rede de hotéis estará ativa de 25 de novembro a 1º de dezembro para hospedagens até o 1º semestre de 2025”


A Blue Tree Hotels terá descontos especiais na Black Week deste ano. Com hospedagens com até 45% OFF, a rede oferecerá condições exclusivas em reservas em suas 21 unidades distribuídas por todo o Brasil, entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro. 

Com o foco em novas experiências para os clientes que querem viajar no final do ano e no 1º semestre de 2025, a Blue Tree apresenta vários pacotes, disponíveis apenas no site, para que os novos e já conhecidos clientes possam viver algo único feito especialmente para apresentar a alma Blue Tree do bem-cuidar, bem-servir e bem-receber. 

Blue Tree Millenium Porto Alegre

A Black Week da Blue Tree terá várias oportunidades de descontos com as seguintes modalidades:

Black Week: até 30% de desconto: válida para reservas realizadas diretamente no site da rede no período do dia 25 de novembro a 1º de dezembro, para hospedagem em datas selecionadas.

Ofertas da Madrugada: até 45% de desconto: exclusiva para reservas efetuadas no site da rede, da meia-noite às 6h, de 25 de novembro a 1º de dezembro, com hospedagens válidas em datas selecionadas.

Cyber Monday: até 25% de desconto (não acumulativa): Para quem perder a Black Week, a Blue Tree ainda oferecerá desconto. Exclusiva para reservas efetuadas no site da rede no dia 2 de dezembro, com hospedagem em datas selecionadas de 3 de dezembro de 2024 até 27 de julho de 2025.  

Os descontos são limitados, válidos somente no período da promoção e com efetivação de reserva validada mediante disponibilidade na data desejada.

Para reservas e esclarecimento de dúvidas, acesse:  www.bluetree.com.br 

Blue Tree Towers Caxias do Sul
A rede Blue Tree Hotels conta com duas unidades no Rio Grande do Sul: o Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre e o Blue Tree Towers em Caxias do Sul.

A rede Blue Tree Hotels  protagonizou a campanha de incentivo à retomada do turismo “Viaje para o Rio Grande do Sul:  Vamos Reconstruir  Nosso Turismo”, com o  objetivo  de auxiliar a retomada  da economia do  estado após as  enchentes do início de maio.

Serviço:

Black Week Blue Tree Hotels

Período de compra: 25 de novembro a 1º de dezembro de 2024

Vantagem: descontos de até 45% em diárias 

Site: www.bluetree.com.br  

Cyber Monday Blue Tree Hotels

Período de compra: 2 de dezembro de 2024

Prazo de hospedagem: até 27 de julho de 2025.  

Vantagem: descontos de até 25% em diárias 

Site: www.bluetree.com.br  

fotos: divulgação Blue Tree

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Entidades se unem solicitando a criação de uma Secretaria de Turismo para Porto Alegre

Entidades do setor de turismo  se reuniram  no último  dia 11 de  novembro no  Restaurante Asiano, em Porto Alegre, com o  objetivo de enviar correspondência a  Prefeitura Municipal da Capital, solicitando a criação de uma secretaria  municipal  de Turismo e Eventos.

Representantes de instituições como Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) o Convention Bureau, Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Sindilojas, Centro de Eventos FIERGS, Centro de Eventos do Pontal e o grupo Live Marketing participaram do encontro, reconhecendo e agradecendo o apoio ao setor nos últimos anos e reforçando a necessidade de um órgão específico para o desenvolvimento do turismo e de convenções na capital gaúcha. 

“A criação de uma secretaria municipal para este setor fortalecerá Porto Alegre como um polo estratégico. Nossa cidade já é reconhecida pela excelência em saúde e possui um enorme potencial para atrair eventos e negócios nessa área, gerando impactos positivos tanto na economia quanto na promoção de conhecimento e inovação. Com uma estrutura voltada para o desenvolvimento deste segmento, poderemos ampliar essa vocação e destacar Porto Alegre no cenário nacional e internacional”, afirmou o gerente geral da AMRIGS, Ronald Greco, que representou a entidade no encontro.

Durante o evento, as empresas entregaram uma carta formalizando o pleito pela secretaria municipal de Turismo e Eventos, destacando a importância da união entre o setor empresarial e as políticas públicas para alavancar o crescimento da capital gaúcha. A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlia Evangelista Tavares, ressaltou o impacto econômico, que representa cerca de 10% do PIB da cidade e é responsável por uma significativa parcela dos empregos. Segundo ela, houve um crescimento expressivo em 2023, com recordes no setor hoteleiro e de eventos, indicando uma projeção de expansão ainda maior para 2024.

Prefeito Sebastião Melo, participou da reunião

O prefeito Sebastião Melo também esteve presente e reforçou o apoio ao ramo de eventos, que foi duramente atingido pela pandemia e pela enchente. 

“Esta categoria sempre foi a primeira a parar e a última a voltar. Tomamos medidas importantes para a retomada, incluindo a redução de taxas do ISS, por exemplo, de 5% para 2% visando fomentar o crescimento do setor em Porto Alegre, mas queremos fazer ainda mais”, destacou o prefeito.

Manifestação e apoio do Trade do Turismo e Eventos de Porto Alegre na criação de uma Secretaria própria do setor

Prezado Prefeito,

Este documento tem a intenção de registrar, primeiramente, nosso agradecimento à Gestão Municipal pelos anos de 2020 a 2024, no que tange ao setor de Turismo e Eventos na cidade de Porto Alegre, em especial ao Prefeito Sebastião Melo, que capitaneou a equipe, e à Secretária de Desenvolvimento Econômico, Júlia Tavares, pelo trabalho realizado.

A importância dada pela gestão municipal em ações concretas, que há muitos anos não se via, foi fundamental. Em nosso entendimento, quando há sinergia entre a gestão pública, a iniciativa privada e as entidades ligadas ao setor, o sucesso no crescimento e desenvolvimento da cidade é garantido. E tivemos isso nesta gestão! Foi gratificante ver a abertura e o tratamento destinados aos setores de turismo e eventos, como mola propulsora do desenvolvimento econômico de Porto Alegre. Foi emocionante ver a união de entidades para o trabalho conjunto de divulgação da cidade e das estruturas concretas e benefícios realizados em prol do bem-estar da população, com o objetivo de atrair mais eventos e turistas, trazendo para Porto Alegre olhares que até então não se manifestavam.

A principal premissa do turismo é que uma cidade só é boa para visitar se ela for boa para morar. E Porto Alegre é muito boa para morar. A cidade despertou para este setor tão impulsionador do desenvolvimento econômico.

Gratidão ao Prefeito Mello e a toda sua equipe de gestão por trazerem Porto Alegre de volta ao cenário. Por estimularem a iniciativa privada a se "mexer" e por darem abertura e subsídios para que tudo isso ocorresse de forma natural e rápida.

Porém, ainda temos um longo caminho pela frente!

A criação de uma Secretaria de Turismo e Eventos é urgente e necessária.

O benefício de uma estrutura dedicada especificamente aos setores de turismo e eventos será: ampliar a possibilidade de captação de recursos direcionados para projetos específicos, auxiliar no fomento ao desenvolvimento, pensar em uma Porto Alegre mais atrativa, estimular essa indústria que movimenta milhões e emprega milhares de pessoas, aproveitar a visibilidade gerada pela maior catástrofe climática que ocorreu e sensibilizou o mundo inteiro, trazendo os olhares para nós. Precisamos construir juntos uma Porto Alegre cada vez melhor para morar e visitar, e continuar com o crescimento benéfico e visível a todos. Precisamos de uma Porto Alegre reconhecidamente turística.

É estratégico, leva tempo, mas com pessoas comprometidas com seus objetivos e apoiadas pelas nossas entidades, o voo vai longe.

Queremos e apoiamos a criação de uma Secretaria de Turismo para o fortalecimento de todo o setor e da nossa Porto Alegre!

Colocamos-nos à disposição para auxiliar neste processo, em tudo o que for necessário, inclusive, no momento oportuno, para ajudar a encontrar o nome ideal para a gestão dessa secretaria. Entendemos que, para conduzir a Secretaria de Turismo e Eventos de Porto Alegre, são necessárias características pessoais e profissionais específicas.

 Conte conosco e aceite nosso pleito. Todos queremos o melhor para Porto Alegre!

Prefeito recebeu correspondência no ato

Entidades signatárias

Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (SINDHA)

Sindicato dos Hotéis de Porto Alegre (SHPOA)

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL)

 Conselho Municipal de Turismo (COMTUR)

 Porto Alegre Convention & Visitors Bureau (POACVB)

 Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV)

 União Gaúcha dos Operadores e Representantes de Turismo (UGART)

Centro de Eventos AMRIGS

Centro de Eventos FIERGS

Centro de Eventos PUC

Centro de Eventos Vista Pontal

Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (SINDILOJAS)

Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL)

Barco Cisne Branco

Linha Turismo

Cais Embarcadero

Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA)

Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE)

Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE-RS)

Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (AABBTUR)

Associação Federativa das Executivas de Empresas de Turismo (AFEET PORTO ALEGRE)

Associação Comercial e Industrial da Restinga (ACIR)

Inventa Eventos

Capacitá Eventos

Cem Cerimônia Eventos

Fonte e fotos: Play Press- AMRIGS

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Supera Turismo Rio Grande do Sul encerra atividades no Festuris 2024 com êxito e esperança para o Futuro

"Movimento cumpriu sua missão e espera que o setor continue sua recuperação de forma sustentável"

Durante o FESTURIS o Movimento Supera Turismo Rio Grande do Sul encerrou oficialmente suas atividades. Iniciado durante a pandemia da Covid-19, para fortalecer o setor de turismo, o Movimento foi reativado em resposta às enchentes que devastaram o estado, causando impactos profundos no setor e na economia local. Os representantes do Supera Turismo, alinhados ao tema do evento  -Conexão Futuro-, apresentaram o legado de solidariedade e os resultados significativos alcançados pela iniciativa.

Carlos Prado, na abertura da apresentação, lembrou o propósito original do Supera Turismo, que nasceu da necessidade de oferecer suporte ao setor em um dos períodos mais desafiadores da história recente. “O Movimento foi reativado para apoiar o povo gaúcho, com o mesmo espírito de voluntariado e genuíno interesse em ajudar”, afirmou Prado, destacando que além do apoio financeiro, o Movimento também ofereceu suporte psicológico aos profissionais do trade turístico, muitos dos quais enfrentaram grande desgaste emocional devido aos danos causados pelas enchentes. 

Aristides Cury, Carlos Prado e Marina Figueiredo 

Marina Figueiredo deu sequência à apresentação, detalhando os números e as campanhas realizadas, que incluíram 28 publicações para as redes sociais, ancoradas por três vídeos específicos para o Rio Grande do Sul, além de três lives com alta interação. Uma das lives, com duração de 2h30 e a participação de 17 pessoas, entre influenciadores e profissionais locais, abordou a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, um marco importante para a retomada da atividade turística no estado. A campanha também contou com a participação de influenciadores, que ampliaram o alcance da iniciativa nas redes sociais (54.340 contas alcançadas e 96.712 visualizações no Instagram), inserções em mídia out off home (20 telões em grande formato) por uma semana, com mais de 1 milhão de visualizações por dia em municípios paulistas, além d e 82 clippings, de valor publicitário equivalente a mais de R$ 1,4 milhão.

Aristides Cury concluiu a apresentação com agradecimentos a todos os voluntários, ressaltando a força do trabalho coletivo que sustentou o Movimento, destacando nominalmente os integrantes do grupo de gestão do Supera. “Encerramos nossas ações confiantes de que o Rio Grande do Sul retomará seu papel de destaque no turismo nacional, especialmente com o aeroporto reaberto e os destinos operacionais”, declarou Cury, deixando claro que o Movimento cumpriu sua missão e espera que o setor continue sua recuperação de forma sustentável.

A exibição do vídeo de lançamento do jingle da campanha Supera Turismo Rio Grande do Sul encerrou a apresentação; uma emocionante celebração da resiliência e do comprometimento do setor turístico com o desenvolvimento sustentável – o que, na prática, reforça a importância de redes colaborativas e de apoio mútuo para superar adversidades.

Assista ao vídeo no YouTube - Movimento Supera Turismo Rio Grande do Sul com Luiza Possi https://www.youtube.com/watch?v=qpy1Xc8sLVA, está lindo e emocionante!

Fotos: divulgação Supera Turismo

Presidente do SINDHA recebeu imprensa durante o Festuris para apresentar o atual cenário da Gastronomia e Hotelaria de Porto Alegre

 Durante a realização do Festuris em Gramado, o presidente do SINDHA, Paulo Geremia, recebeu a imprensa para apresentar o atual cenário da Gastronomia e Hotelaria  na capital gaúcha.

O setor gastronômico de Porto Alegre sofreu perdas estimadas em R$ 500 milhões e a hotelaria R$ 140 milhões. As marcas da tragédia ainda podem ser vistas nos estabelecimentos no Centro Histórico.  No entanto a cidade está se recuperando gradualmente e sua estrutura gastronômica está pronta para receber visitantes. São 3.300 empresas do setor gastronômico e 101 meios de hospedagem (91 hotéis, seis hostels e quatro flats) à disposição. Paulo abordou ainda a variedade gastronômica existente na Capital gaúcha, representativa de mais de 40 etnias.

Nós enfrentamos as adversidades com resiliência, com disposição, auxiliamos quem precisava e queremos dizer que estamos prontos, novamente, para receber a todos turistas”, afirmou Paulo.

Cidade aposta na recuperação do setor de turismo e gastronomia com eventos e diversificação. Porto Alegre vem reafirmando sua força como destino turístico e gastronômico no Brasil.

O Festuris, encerrou domingo com crescimento de 9% em relação ao ano passado, cerca de 15 mil pessoas circularam pelos pavilhões do Serra Park e as negociações chegaram a R$ 480 milhões.

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Festuris 2024 em Gramado confirma a resiliência do Rio Grande do Sul

 “Evento encerra o calendário anual de feiras do setor e lança tendências e negociações para o setor de viagens do próximo ano”

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello

Dias 8 e 9 de novembro, Gramado foi palco da 36ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo. Com uma programação repleta de inovações, palestras inspiradoras e a presença de grandes nomes do setor, o evento se consolidou como um dos maiores e mais importantes do Brasil e da América Latina. 

O balanço do evento confirma:

·         Crescimento de 9% em relação ao ano passado;

·         Negócios efetivados entre os participantes chegaram a R$ 480 milhões;

·         15 mil pessoas circularam pelos pavilhões do Serra Park durante o Meeting e Feira de Negócios;

·    Número de destinos internacionais cresceu, foram 40 no ano passado e chegaram a 53 nesta edição;

·        400 estandes, que abrigaram a exposição de 2.500 marcas privadas e públicas. Todos os estados brasileiros estiveram representados na Feira de Negócios;

·         O Palco de Conteúdo reuniu 120 palestrantes e somou 53 horas de palestras, workshops, bate-papos e aulas shows;

·         A economia regional teve uma movimentação financeira de R$ 72 milhões;

·         A imprensa nacional e internacional marcou presença em peso, com mais de 400 profissionais;

·    O Festuris mobilizou cerca de 2.100 colaboradores. 600 deles foram contratados pela organização do evento, 1.500 profissionais atuaram para as 68 montadoras que foram contratadas pelos expositores para montagem e desmontagem dos seus estandes; 

·         Todos os estados brasileiros estiveram representados na Feira de Negócios;

·         40% dos expositores confirmaram presença em 2025. 

2025 - Nova Identidade visual do Festuris  foi apresentada na abertura do evento

A solenidade de abertura foi realizada no Palácio dos Festivais e teve casa cheia, com representantes de todos os segmentos da engrenagem econômica do turismo. No palco, personalidades de expressão compuseram a mesa de honra com destaque para a presença feminina.

Durante a solenidade, Eduardo e Marta apresentaram a nova identidade visual do Festuris e o tema da 37ª edição: Reimaginando o Amanhã.

A identidade visual do Festuris 2025 foi criada para destacar o papel do evento como um espaço de inovação e futuro no turismo. O azul representa o horizonte de novas possibilidades, trazendo confiança e estabilidade para o setor. O laranja, vibrante e energético, simboliza a paixão e a criatividade que impulsionam o turismo. O branco completa a paleta, criando um espaço de equilíbrio e clareza para novas ideias e soluções.

O logo do Festuris foi trazido para o universo tridimensional. A dimensão 3D adiciona profundidade, refletindo a multiplicidade de perspectivas, como permite variações visuais que enriquecem a comunicação e se adaptam a diferentes contextos.

“Somos muito mais que uma feira de conexões e negócios, somos uma plataforma de experiências com foco nos negócios e nas pessoas. Buscamos ouvir o trade turístico e suas dores, para entregar um grande evento. Com certeza esta é uma das razões pelas quais o Festuris é tratado pelo trade como o evento de turismo mais querido do Brasil”, finalizou Marta.

No ano que vem, o Festuris acontece de 6 a 9 de novembro.

Prêmio internacional para Festuris e Marta Rossi

Durante a cerimônia de abertura  foi entregue o Prêmio da FIASET - Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas para Marta Rossi e ao Festuris. O troféu  “Boas Práticas em Turismo Sustentável e ODS Rumo a uma Geração de Igualdade” foi divulgado pelo Comitê de Turismo Sustentável durante o Congresso anual da entidade, realizado de 14 a 18 de outubro na República Dominicana. Coube a Jussara Yanes Leite, da mesa diretora da FIASEET e Rosane Ávila, presidente da AFEET RS (entidade que fez a indicação para a premiação) a entrega da premiação.

Fotos: divulgação Festuris