sábado, 4 de março de 2023

Festuris foca na internacionalização e participa de feiras de turismo na Colômbia e Portugal

“Foram cerca de 10 dias de intenso trabalho de divulgação”

Buscando o posicionamento de marca em eventos internacionais e nacionais neste primeiro semestre o  Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado participou de importantes eventos  de turismo nestas duas últimas semanas.

De 22 a 24 de fevereiro, Eduardo Zorzanello e a gerente do núcleo comercial da feira, Andréa Oliveira participaram da Vitrina Turística - Anato 2023, em  Bogotá, na Colômbia.

Eduardo e Andréa em contato com expositores
,Avaliando sua participação Zorzanello enfatizou que como a Anato está muito bem posicionada no mercado latino a presença no evento propiciou excelentes prospecções de negócios e parcerias para o Festuris.

Nesta semana, dias 27 e 28 de fevereiro, a executiva do núcleo Festuris, Telma Patta e a gerente de transporte e logística do Festuris, Débora Dilkin, participaram da Lacte 18, em São Paulo. 

Debora e Telma na Lacte 18

O evento, organizado pela ALAGEV -  Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas reuniu cerca de 1,3 mil pessoas e abordou a pauta social “Urgente e Carente de Transformação”, propondo mais equidade racial e protagonismo das pessoas negras no mercado de viagens e eventos corporativos.

 Marta Rossi divulga o Festuris na 32ª BTL de Lisboa

Na terça-feira, dia 27, coube a Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris - cumprir agenda na BTL - Bolsa Internacional de Turismo de Lisboa, em Portugal.

Marta, Marcelo Freixo, Rosa Helena e Nestor

Em clima de reencontro, a empresária fez contatos buscando a aproximação do trade europeu com o Festuris e Gramado. Teve sondagem e alinhamento para a 35ª edição do Festuris com Portugal no segmento LGBT+, com Vila Galé, entre outros expositores. Marta também esteve com a  ministra do Turismo no Brasil, Daniela Carneiro, e com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

O município de Gramado que também estava expondo na Feira, contou com a presença da  presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk e do  prefeito Nestor Tissot. O evento encerra neste domingo, dia 5.

A maratona que os dirigentes do Festuris efetuaram nos últimos 10 dias, participando em importantes eventos na Colômbia, no Brasil e em Portugal,  quando tiveram oportunidade de analisar a tendência dos mercados, consolidar parcerias, fortalecer o seu networking e a sua marca,  certamente vai render um saldo positivo para a Grande Feira de Turismo das Américas, que acontece de 9 a 12 novembro em Gramado.

 fotos: divulgação

quinta-feira, 2 de março de 2023

Quebec abre mais de 420 vagas de trabalho para brasileiros

“Programa inclui oportunidades, nas áreas de engenharia, saúde, hotelaria, serviços sociais, tecnologia de informação”

O governo do Quebec, cidade do Canadá , por meio da agência de desenvolvimento econômico Québec International, acaba de abrir as inscrições para a Jounées Québec Brésil, programa que recrutará mais de 420 brasileiros para trabalhar no país.

A iniciativa favorece profissionais que buscam novos horizontes no mercado de trabalho  ou até  uma mudança de carreira. As vagas abertas incluem oportunidades nos setores de engenharia, saúde e serviços sociais, hotelaria, tecnologia de informação e restauração, industrial, fabricação e usinagem.

Como participar

Os interessados em participar devem se inscrever até 30 de março. Os selecionados serão convocados, a partir de 11 de abril, para as entrevistas virtuais e a etapa final será com  uma entrevista presencial entre 29 e 30 de abril, em São Paulo.

Para participar da seleção é importante observar às exigências que incluem a necessidade de diploma técnico ou universitário na área da vaga desejada, experiência profissional no setor e nível de francês proporcional a oportunidade em questão.

Em sua oitava edição, mais de 600 brasileiros já foram contratados por empresas do Quebec desde 2011. Na edição deste ano, mais de 19 empresas da província participarão do recrutamento.

SERVIÇO

O quê: Feira de empregos com recrutamento virtual

Quando: inscrições de 2 a 30 de março

Público: brasileiros que buscam vagas no mercado de trabalho

Mais informações: Acesse link

Sobre Quebec

Considerada uma das cidades mais antigas da América do Norte e com mais de meio milhão de habitantes, Quebec é o nome da cidade e é a capital da província canadense homônima. Conhecida como Ville de Québec, em francês, ou Quebec City, em inglês, ela é a exemplificação perfeita da colonização francesa no Canadá. A principal língua de Quebec é o francês, mas fala-se inglês  também.

Fundada em 1608, Quebec tem algumas características muito peculiares, como o fato de ter quase 5 km de muros ao seu redor e ter sido palco do confronto decisivo entre ingleses e franceses.

Ela está situada às margens do rio Saint-Laurent (St Lawrence) e cresceu sob um penhasco. A parte antiga de Quebec, Vieux-Québec ou Old Quebec, é uma área histórica, reconhecida como patrimônio mundial da UNESCO, e está dividida em duas partes: a cidade alta (Haute-VilleUpper Town) e cidade baixa (Basse-VilleLower Town), que são ligadas por um funicular e por via terrestre. 

A província de Quebec faz parte do chamado Canadá francês, isto é, a porção do país que recebeu colonização da França.

A região fica a sudeste do país, praticamente na divisa com os Estados Unidos ao leste, pertinho dos estados de Maine, New Hampshire, Nova York e Vermont.

Clima

As estações do ano em Quebec, Canadá, são muito bem-definidas, mas as temperaturas são amenas e, mesmo no verão, de junho a agosto, o calor não ultrapassa os 25ºC. É neste período, e em meados da primavera, de março a maio, que acontecem os principais eventos culturais, festivais musicais e celebrações pela província. Já o inverno é extremamente rigoroso, com muita neve e termômetros até -15ºC. 

fotos: divulgação

quarta-feira, 1 de março de 2023

Casa Hotéis, em parceria com a Wine Locals, lança o Projeto Momento Di Vino

“A primeira edição é neste domingo (5) com um jantar no La Caceria”

Quem gosta de experiências gastronômicas inesquecíveis deve programar uma ida para Gramado no próximo domingo (05 de março). Neste dia, o renomado restaurante La Caceria, que fica no hotel Casa da Montanha, será palco da primeira edição do Momento Di Vino, um projeto que a Coleção Casa Hotéis está promovendo em parceria com a plataforma de experiências enoturísticas Wine Locals.

A ideia é fazer jantares harmonizados com vinhos de excelência no mundo. O evento do dia 05 começa com um brinde no deck do Casa da Montanha, onde os clientes poderão assistir ao incrível Show de Luzes que o hotel faz diariamente em sua fachada. Em seguida, será servido o jantar com o menú em 4 tempos (couvert, entrada, prato principal e sobremesa) harmonizado com os vinhos da região escolhida.

Ao reservar o jantar através do site da Wine Locals, o interessado já faz a opção de qual região quer provar os vinhos. Da Toscana, serão servidos os vinhos do produtor Fattoria Lavacchia, com Brandade de BacalhauRisoto Pântano e Mar, e Zabaione; Da Umbria, os pratos Champignon Linha D´AvilaFaisão Mato Queimado e Strudel da Montanha serão combinados com os rótulos Le Cimate. Já, quem preferir os vinhos da região argentina de Mendoza, provará os vinhos da Finca Ambrosia com Sopa de cebolaCordeiro de Bombacha e Bourbon 25 anos Casa Hotéis. Cada participante ganha, também, uma garrafa autografa pelos produtores de vinho.

O Restaurante La Caceria, onde acontece é o jantar, é especializado em carnes nobres, em especial as de caça. Ele surpreende pelas mais de 20 especialidades como javali, faisão, perdiz, coelho, pato, jacaré, codorna e cordeiro. Mas há também opções mais convencionais como peixes, massas, risotos, saladas e fondue. Em estilo rústico e iluminação à meia luz, o ambiente do La Caceria é outro ponto alto do restaurante, que tem seu staff vestido como se fosse para uma caçada, enriquecendo ainda mais essa experiência gastronômica.

A Wine Locals é uma plataforma de experiências no mundo do vinho, que ajuda as pessoas a viverem momentos incríveis com uma taça na mão, seja em uma vinícola ou na cidade. A plataforma apoia seus parceiros no design das experiências, na produção e divulgação de conteúdo, além de oferecer um canal especializado para a venda de  eventos com vinho.

 O projeto Momento Di Vino será realizado, futuramente, nos outros restaurantes da Coleção Casa Hoteis: o Wood, em Gramado, e o Alma RS, em Cambará do Sul.

Serviço:

Momento Di Vino: Jantar harmonizado com vinhos de produtores de excelência da Toscana, Umbria ou Mendoza.

Data: dia 05 de março, às 19h30

Preço: R$ 450,00 (inclui jantar com couvert, entrada, prato principal e sobremesa; 4 vinhos harmonizados e 1 garrafa de vinho de presente assinada pelo produtor)

Reservashttps://www.wine-locals.com/passeios/momento-di-vino-no-restaurante-la-caceria

Local : Restaurante La Caceria, Av Borges de Medeiros, 3166 | Centro | Gramado-RS | (54) 3295.7575

Sobre a Wine Locals

A Wine Locals é uma plataforma de experiências no mundo do vinho, que tem a missão de ajudar as pessoas a viverem momentos incríveis com uma taça na mão, seja em uma vinícola ou na cidade. Com um modelo de negócio único, a plataforma apoia os parceiros no design das experiências, na produção e divulgação de conteúdo, além de oferecer um canal especializado para a venda de experiências e eventos com vinho. Líder em vendas de experiências de enoturismo no Brasil, já vendeu mais de 120.000 experiências em mais de 60 vinícolas e parceiros no Brasil e no Uruguai.

Site: https://www.wine-locals.com/

Instagram: https://www.instagram.com/winelocals/

Youtube: https://www.youtube.com/@winelocals

Sobre o Casa Hotéis

Casa Hotéis é uma coleção de hotéis de charme do Rio Grande do Sul, que oferece hospedagem de alto padrão e atendimento personalizado para seus hóspedes. Fundado em 1997 pela família Peccin, o grupo conta com quatro empreendimentos distintos na Serra Gaúcha. Em Gramado estão três deles: o primeiro e tradicional Casa da Montanha, o bed&breakfast e pet lover Petit Casa da Montanha e o cosmopolita e descolado Wood. Em Cambará do Sul, na região dos cânions brasileiros, fica o glamping Parador.  Em seus hotéis, destacam-se ótimos e reconhecidos restaurantes – La Caceria, Wood Lounge Bar & Restaurante e Alma RS - que apresentam gastronomia premiada e elevam os sabores priorizando produtos sazonais e valorizando produtores locais. Com personalidades próprias, os hotéis e restaurantes da coleção trazem a individualização do serviço para garantir a melhor experiência de seus hóspedes e clientes.

fotos: divulgação

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

1º Fórum Histórico e Geográfico da primeira fase missioneira

“São Pedro do Sul foi escolhido para a realização do fórum, pois está em meio à região inicial do processo de cristianização”

Nos dias 1º e 2 de março de, historiadores, geógrafos e pesquisadores de outras ciências afins estarão reunidos no município de São Pedro do Sul/RS, para nivelar conhecimento sobre o início da cristianização no Sul do Brasil.

O evento conta com apoio da Universidade Federal de Santa Maria, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, da UNISINOS, UNESCO e organizações locais e estaduais como no caso do Grande Projeto Missões que une mais de 300 pesquisadores em torno destes conhecimentos científicos.

O Projeto Missões Jesuítico-Guarani visa o desenvolvimento regional com foco no turismo cultural criando as condições para atrair os turistas e mantê-los por mais tempo nas regiões missioneiras. A expectativa é de que a partir da implantação do projeto em 2030, estas regiões recebam até um milhão de turista por ano.

O projeto visa o desenvolvimento do turismo nas regiões ligadas as Missões Jesuíticas-Guarani, entre elas, São Pedro do Sul. Os pesquisadores buscam determinar a localização aproximada das Reduções de São Tomé, São Miguel do Itaiacecó e São José do Itaquatiá (cerca 1632-1636), abandonadas após atividade predatória dos bandeirantes paulistas. Essa localização está sendo feitas a partir de estudos das fontes históricas e possíveis escavações arqueológicas em alguns pontos entre os quais, a Pedra Grande, localizada no interior do município de São Pedro do Sul, considerado o maior painel rupestre da região sul do Brasil. Os objetos que foram encontrados no sítio arqueológico da Pedra Grande garantem que ali houve uma missão jesuítica da primeira fase, ou São Miguel do Itaiacecó ou a de São José do Itaquatiá.

Sobre as Missões Jesuíticas Guaranis

Painel rupestre de Pedra Grande
As Missões Jesuíticas dos Guaranis formaram 30 reduções que era um tipo de estrutura colonial prevista para os indígenas, eram povos nos quais congregavam vários cacicados. O novo espaço colonial urbanizado a modo dos povos de espanhóis, porém sem espanhóis morando neles, devia facilitar a instrução religiosa, a vida “política e humana” e a agricultura. Os missioneiros eram de fato os representantes da administração colonial, sendo os principais responsáveis da programação da vida cristã e política. As reduções dos jesuítas lograram desenvolver uma certa autonomia, evitando a submissão aos “encomendeiros” e até a entrada de espanhóis no território dos povos guaranis.

Em sua fase final estiveram distribuídas em número de sete reduções do lado brasileiro, quinze na Argentina e oito no Paraguai. Alcançaram grande desenvolvimento: foram concebidas e fabricadas as ferramentas necessárias. Muito rapidamente, as reduções constituíram o conjunto agrícola mais completo e melhor organizado da América. Todas as profissões artesanais tinham sido introduzidas e prosperavam. Fabricavam relógios, clarinetes, trompetes e tantos outros como nas melhores fábricas da Europa. Os principais artigos exportados pelas reduções eram o mate, o fumo, o algodão, o açúcar, os tecidos de algodão, os bordados, as rendas, os objetos trabalhados em torno, mesas, armários, e baús de madeiras preciosas, esculturas, peles, curtumes e arreios de couro, rosários e escapulários, mel, frutas de todas as espécies, cavalos, mulas, e carneiros, assim como e excedente de diversas indústrias, como a de instrumentos musicais. Todos eram vendidos à Europa, Corrientes, Santa Fé, Buenos Aires e Peru.

 Sobre o evento

O evento estará analisando o início de todo o processo de cristianização, especialmente do lado brasileiro, em que naquele momento foram fundadas 18 reduções. A população nativa foi encontrada em seu estado nativo e culturalmente vivendo suas milenaridades. 

O modo de como os jesuítas foram conectando sua cultura europeia ao modo de vida dos indígenas será um dos focos das apresentações, bem como a localização das igrejas e comunidades para fixar cartograficamente estes territórios.

Aquele processo reducional iniciado em 1626 na atual área brasileira foi toda expulsa pelos Bandeirantes entre 1637 a 1640, pois buscavam os cristãos indígenas como escravos para suas lavouras. Os reflexos para os acontecimentos futuros como o retorno a partir de 1682 e inclusive a análise sobre esses descendentes na atualidade nos povos da América Latina farão parte dos debates.

São Pedro do Sul foi escolhido para a realização do fórum, pois está em meio à região inicial do processo de cristianização reducional daquela primeira fase. 

Serão realizadas palestras específicas pelos pesquisadores e lançamentos de livros sobre a temática.

A cidade distante 36 km de Santa Maria, está situada em uma região privilegiada, com  fósseis animais, fósseis vegetais, uma natureza exuberante, um povo acolhedor e uma cultura que se impõe pela presença de descendentes de imigrantes alemães, de portugueses, de indígenas e de italianos.

As inscrições são gratuitas e haverá link de transmissão de todo o evento. Maiores informações podem ser obtidas no Whasapp +555532766145

Missões Jesuíticas, a realização de uma grande utopia

Sitio Arqueológico São João Batista
O Rio Grande do Sul abriga o único Patrimônio Mundial da UNESCO do sul do país, a Igreja de São Miguel Arcanjo, localizada no município de São Miguel das Missões.

Até o Tratado de Madri, assinado em 13 de janeiro de 1750, a região onde hoje se encontra o Rio Grande do Sul - e na época os Sete Povos das Missões - pertencia à Coroa espanhola, que  com a permuta da Colônia do Sacramento, no Uruguai, passou à Coroa portuguesa.

A Redução jesuítica de São Miguel fazia parte de um amplo projeto iniciado ainda em 1609, com a primeira redução, San Ignácio Guazú, onde hoje é o Paraguai.

Um grande grupo de pesquisadores vem trabalhando já há alguns anos para reconstruir em detalhes essa rica história, também marcada por dicotomias. E à medida que as pesquisas avançam, descobrem o quanto ainda tem a ser descoberto em todo esse processo.

Esse grande “projeto de fraternidade” protagonizado pelos jesuítas com os guaranis, foi considerado como a realização de uma grande utopia, inspirando escritores como Voltaire, Charles Montesquieu, Ludovico Antonio Muratori, Charlevau, entre outros. Segundo o pesquisador e escritor José Roberto de Oliveira, “os próprios Jesuítas chegaram a dizer que foi a verdadeira realização do cristianismo”. 

fotos: divulgação

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Brasil está entre os países mais acolhedores do mundo de acordo com o Traveller Review Awards 2023 da Booking.com

“Premiação teve por base 240 milhões de avaliações de clientes da plataforma”

O 11º Traveller Review Awards da Booking.com traz o Brasil entre os 10 países mais acolhedores do mundo.  A  premiação acontece anualmente e reconhece os prestadores de serviços de viagens de 220 países e territórios pelo seu compromisso com a hospitalidade e a excelência ao longo do ano. 

A Itália lidera novamente a lista em 2023, com um total de 170.638 prêmios de acomodação, seguida por Espanha e França. O Brasil ocupa a nona posição, com 53.658 hospedagens premiadas.  

Confira o top 10:

Itália (170.638)

Espanha (108.217)

França (103.365)

Alemanha (76.479)

Croácia (64.206)

Polônia (60.721)

Reino Unido (60.697)

Grécia (54.473)

Brasil (53.658)

EUA (46.839)

Apartamentos e casas continuam a se destacar

Com base em mais de 240 milhões de avaliações de clientes verificados na plataforma, quase 1,4 milhão de parceiros de acomodação, 230 agências de aluguel de carro e 58 companhias de táxi (aeroporto) estão recebendo o reconhecimento do Traveller Review Awards 2023.

Pelo sexto ano consecutivo, os apartamentos ocupam o primeiro lugar no Traveller Review Awards como o tipo de propriedade mais premiado mundialmente. Um total de quase 630 mil parceiros receberam reconhecimento por seus esforços. No ranking brasileiro, os apartamentos também ocupam a primeira posição (20.627), seguidos das casas de temporada (8.857). A terceira posição ficou para as pousadas (7.074), enquanto o quarto lugar foi para os hotéis (6.189) e o quinto, para  as casas de hóspedes (3.212).

Experiência de viagem mais sustentável

Quase 1 em cada 10 ganhadores na categoria acomodação em todo o mundo (122.095) também foi reconhecido com um selo 'Viagem Sustentável' por seus esforços para operar de forma mais sustentável. De fato, as acomodações que fazem parte do programa Viagens Sustentáveis foram 3 vezes mais propensas a receber um Traveller Review Award 2023, em comparação com aquelas que não tinham o selo 'Viagem Sustentável'. De todos os tipos de acomodação, a maioria das propriedades com selo 'Viagem Sustentável' (15%) que recebeu o Traveller Review Award 2023 eram hotéis.

Sabemos o jeito certo de servir e como ser hospitaleiros

Este é o quarto ano em que a Booking.com reconhece os provedores de transporte terrestre por seus serviços de excelência consistente. Um total de 230 empresas de aluguel de carros de todos os 150 países recebeu o Traveller Review Award 2023. Além disso, 58 fornecedores de táxi (aeroporto), representando um total de 6.131 motoristas de todos os 120 países, também estão sendo reconhecidos em 2023.

Nelson Benavides, Gerente Regional da Booking.com no Brasil, comentou: “É necessário reconhecer quem está realizando um serviço diferenciado e com excelência, pois além de um estímulo àqueles que trabalham para o setor de turismo, mostramos para os nossos clientes que listamos acomodações e meios de transporte que se destacam pela qualidade e pela dedicação. E ter o Brasil entre os dez países mais acolhedores do mundo só prova que sabemos o jeito certo de servir e como ser hospitaleiros.”

Avaliação tem que receber média igual ou superior a 8

Para receber um prêmio, os parceiros de acomodação precisaram ter uma nota de avaliação média igual ou superior a 8 (de 10), com base nas últimas 3 avaliações recebidas até as 23h59 (Horário da Europa Central) de 30 de novembro de 2022. Os parceiros de aluguel de carro precisaram ter uma nota de avaliação média igual ou superior a 8,5 (de 10), com base em pelo menos 20 avaliações até as 23h59 (Horário da Europa Central) de 30 de novembro de 2022. Para receber um prêmio, os fornecedores de táxis precisaram ter uma nota de avaliação média igual ou superior a 4,5 (de 5), além de terem concluído 5.000 corridas até as 23h59 (Horário da Europa Central) de 30 de novembro de 2022.

Somente os clientes que de fato se hospedaram em uma acomodação, alugaram um carro ou fizeram uma corrida de táxi podem deixar uma avaliação sobre a experiência que tiveram na Booking.com. Como essas avaliações não são editadas ou corrigidas, os visitantes do site podem tomá-las como uma referência autêntica da experiência de um viajante real ao se hospedar em uma acomodação ou utilizar o serviço de transporte terrestre fornecido pelos parceiros da Booking.com.

foto: divulgação

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Childhood Brasil e Instituto Liberta colocam na rua o bloco de combate ao abuso e à exploração sexual

“Organizações que atuam no enfrentamento de violências contra crianças e adolescentes lançam campanha em diversas capitais durante o carnaval 2023”

A Childhood Brasil e o Instituto Liberta colocam na rua, neste Carnaval, o bloco de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A parceria entre as duas organizações visa dar o tom correto ao enredo da maior festa popular do país: dizer não à exploração sexual!                               

“A nossa união dá o tom que queremos para a maior festa do país: folia sim, mas infância e adolescência protegidas sempre”, diz Luciana Temer, diretora-presidente do Liberta.Para Laís Peretto, diretora-executiva da Childhood Brasil, “atuar para assegurar um carnaval seguro, sem abuso e exploração sexual, tem de ser uma causa de toda a sociedade”. O crime é caracterizado pela relação de uma criança ou adolescente com adultos em troca de pagamento em dinheiro ou outros benefícios. Por diversos fatores, grandes eventos aumentam ainda mais os riscos de violências contra esse público. 

Campanha está em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Natal 

Para dar visibilidade ao problema, o Instituto Liberta e a Childhood Brasil preparam uma campanha em diversas partes do país, com o apoio de parceiros de diferentes setores. A Liga das Escolas de Samba de São Paulo, hotéis de Salvador (BA) e as empresas do Programa Na Mão Certa já aderiram ao movimento. Mais de 2 mil pontos de mídia Out of Home (OOH) administrados pela JCDecaux em São Paulo, Rio de Janeiro e Natal reforçam a mensagem da campanha em relógios de rua. A campanha inclui ainda ventarolas (espécie de leque) que serão distribuídas gratuitamente aos foliões, em uma parceria com o Ministério Público da Bahia, e inserções de peças publicitárias em mídia impressa. 

Os materiais destacam que o carnaval é folia e diversão, mas que “a exploração sexual de crianças e adolescentes NÃO!”. As peças também indicam o número de denúncia, Disque 100. Estudos revelam que apenas 10% dos casos de violência sexual infantil são denunciados no Brasil.

Sobre a Childhood Brasil

A Childhood Brasil é uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation, instituição internacional criada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia. O seu foco de atuação é a proteção da infância e adolescência contra o abuso e a exploração sexual. A organização se tornou referência no país pois já desenvolveu e apoiou projetos que vêm transformando a realidade da infância brasileira vulnerável à violência, dando visibilidade e dimensão ao problema, implantando soluções efetivas adotadas por setores empresariais, serviços públicos e educando a sociedade em geral. Para mais informações, acesse o site: www.childhood.org.br.

fonte: assessoria de imprensa da Childhood Brasil

fotos: divulgação 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Alentejo, terra do vinho, do azeite e de belas praias é hoje o melhor local para férias e viver em Portugal


Evoramonte   @Turismo do Alentejo

"Jardim da Europa à beira-mar plantado", assim o poeta português Tomás Ribeiro (1831-1901) no seu poema "A Portugal", definiu romanticamente o país de Luís de Camões, autor de "Os Lusíadas". Portugal em seus 92.212 km² possui uma diversidade de sotaques, quanto sua geografia. Quem se esgueira pelo Norte descobre um país montanhoso que contrasta com as lezírias ribatejanas, sem qualquer semelhança com as deslumbrantes planícies alentejanas que se perdem no horizonte.

Contudo, é o Alentejo, maior região do país, com 27 mil  km², que representa um terço do território nacional, localizada no centro sul do País limitada a norte com a região do Centro, a nordeste com a comunidade autónoma espanhola da  Estremadura, a sudeste com a comunidade autônoma espanhola da Andaluzia, a sul com a região do Algarve, a sudoeste com o Oceano Atlântico e a noroeste com a Área Metropolitana de Lisboa. 

Praia do Malhão, em Vila Nova de Mil Fontes   @Arlindo Camacho

Rico pelo seu ecletismo cultural, arquitetônico, agrícola, histórico, gastronômico e se projeta como produtor dos melhores vinhos do mundo, no Alentejo não faltam praias famosas, de Sines a Vila Nova de Mil Fontes, à Zambojeira do Mar, querida dos surfistas, além de possuir um dos maiores lagos artificiais da Europa, a barragem do Alqueva. Conhecer o Alentejo não é apenas fazer turismo, é algo que nos sincroniza com a natureza.

Hotéis instalados em castelos milenares, propriedades rurais com imóvel de moradia dos lavradores e proprietários das terras, que se situam normalmente num lugar mais alto com visão privilegiada das propriedades muitas transformados em confortáveis pousadas e resorts  de altíssimo padrão em terras alentejanas que atraem turistas do mundo todo.

 Sua história remonta a era megalítica 

O Alentejo tem uma longa história que vem dos milênios IV e III a. C., na época megalítica expostos nas regiões de Évora e Monsaraz, seguiram-se outras civilizações, os fenícios, os celtas, os visigodos, os romanos e os árabes que ocuparam Portugal por 500 anos e deixaram, assim como os romanos um riquíssimo legado arquitetônico, gastronômico e de costumes e a típica e muito própria e genuína cultura alentejana de que se destaca a música característica da região.

O Cante Alentejano, parte importante da cultura portuguesa, ao longo dos anos preservada por todo o Alentejo, interpretada por grupos corais masculinos e femininos foi eleito Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). 

Grupo Coral Adega da Vidigueira - Assista no YouTube: https://youtu.be/SAw6X0coYVM

O #Rancho de Cantadores de Vila Nova de São Bento é um dos mais conhecidos no Alentejo: https://youtu.be/eWCoMBr88LE, assim como os #Cefeiros de Cuba: https://youtu.be/u79dVYmrzbw.

Toda a região alentejana se caracterizou ao longo da história como uma agricultura de latifúndio que teria sido, segundo historiadores, implantada pelos romanos e mantida através dos tempos, atendendo a um modelo capitalista.

O povo alentejano nos séculos XIX e XX era essencialmente trabalhador rural, recebendo baixos salários, politicamente ligado ao Partido Comunista Português (PCP), na época na clandestinidade. Vivia com sérias dificuldades econômicas e sofreu as agruras do regime  salazarista que enfrentou em várias ocasiões. Ainda hoje, PCP tem forte representatividade política na região.

Após a Revolução de 25 de Abril, as condições do povo português em geral e particularmente do alentejano sem a pressão do regime de Salazar/Marcelo Caetano melhoraram sensivelmente e o Alentejo passou por importantes fases de modernização sociopolítica e econômica passando o turismo, principalmente internacional, a ocupar um espaço importantíssimo - em 2021, o turismo representou 19,1% do PIB de Portugal.

Turistas brasileiros ocupam o segundo lugar no mercado internacional

De acordo com dados da Secretaria da Economia do governo português, o Alentejo tem se firmado como um destino turístico cada vez mais atrativo para visitantes internacionais. Tendo como principal mercado internacional emissor a Espanha, seguido pelo mercado alemão, brasileiro, norte-americano e francês. Escandinávia, Reino Unido e Bélgica são as origens com maior tempo de estada média (2,4; 2,3 e 2,1, respectivamente). 

Em termos de crescimento, destacam-se os mercados chinês, norte-americano, canadense  e brasileiro. Em comparação com o turismo em Portugal, no turismo do Alentejo, com exceção da Espanha, constata-se uma preponderância significativamente superior dos mercados de longa distância (Brasil, EUA, China e Canadá) face aos mercados de curta distância (França, Reino Unido, Alemanha).

Esse panorama demonstra fortemente o poder de atração e reconhecimento de que vem sendo alvo o território alentejano, puxado pelo potencial criado pelos equipamentos turísticos de alto padrão instalados na região que oferecem a gastronomia regional diferenciada, vinhos reconhecidamente como dos melhores do mundo, produzidos por vinícolas que viraram atrativos destinos turísticos.

Vitor Silva

De acordo com o presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo - que abrange também o Ribatejo, Vítor Silva, a região vem sendo escolhida por turistas brasileiros, que já representam o segundo maior número de visitantes que escolhem o território alentejano, depois da Espanha, para passar férias. "Há hoje mais brasileiros dormindo nos hotéis e pousadas alentejanas do que ingleses, franceses e alemães. O Alentejo não tem um turismo de massas, é, ao contrário, sem nisto ir qualquer sentimento elitista, um turismo mais caro, pela qualidade dos seus equipamentos, os meios que oferecem, direcionado à classe média", pontuou Vítor Silva.

Segundo o presidente Vítor Silva, os principais produtos que os turistas que visitam o Alentejo consomem são os vinhos alentejanos, de excelente qualidade. "O Alentejo produz 50% dos vinhos de mesa consumidos em Portugal. No Douro há bons vinhos, mas são muito caros. Na generalidade, os vinhos do Alentejo têm excelentes preços, à exceção do Pera Manca, que é de fato um vinho caro", ressaltou.

Hotelaria de excelente nível 

Em todo o Alentejo há hotéis, resorts, pousadas de excelente padrão. Quem não deseja ter a experiência de se hospedar  em um castelo milenar  transformado num confortável e luxuoso hotel, como o Castelo de Estremoz, ou  em um convento em Évora ou Vila Viçosa, ou no Palacete da Real Companhia do Cacau.  Os hotéis nas vinícolas oferecem provas de vinhos guardados em adegas centenárias, e nas herdades (fazenda) os hóspedes podem provar azeites de várias qualidades. O Alentejo produz 50% do azeite consumido em Portugal.As opções de hospedagem são inúmeras e todas recomendáveis.

Há na região alentejana um excelente equipamento de hospedagem verdadeiro convite a uma estada com absoluto conforto e atendimento de alto padrão garantido.

Herdade dos Delgados: localizada às margens do lago do Alqueva, o maior lago artificial na Europa. Esta herdade de 10 hectares foi projetada tendo como principal pilar a sustentabilidade ambiental, onde o visitante pode desfrutar da natureza exuberante e aproveitar as muitas atividades disponíveis.  www.herdadedosdelgados.pt

Há ainda a Casa Esquivel com preços médios, localizada na cidade. E o Hotel Slowly, com um ótimo custo x benefício.

Évora, maior cidade alentejana, está a duas horas de distância do aeroporto de Lisboa e contempla os mais bem preservados legados históricos medievais da região, reconhecidos pela Unesco, e igualmente famosa por acolher alguns dos melhores restaurantes e adegas do Alentejo e do país.

A cidade concentra boas opções de hospedagem como o Convento do Espinheiro, do Tivoli Évora Ecoresort e, numa versão mais budget, do The Noble House.  

Mourão

Rodeada por água, Mourão é uma pequena cidade localizada nas margens do rio Guadiana, uma vila coroada por um castelo de 1343 que reina imponente no alto da colina mais alta da região, uma vila encantada pelo seu povo, pelo seu rico legado histórico e maravilhosa gastronomia. 
Évora, maior cidade alentejana, está a duas horas de distância do aeroporto de Lisboa e contempla os mais bem preservados legados históricos medievais da região, reconhecidos pela Unesco, e igualmente famosa por acolher alguns dos melhores restaurantes e adegas do Alentejo e do país.

A cidade concentra boas opções de hospedagem como o Convento do Espinheiro, do Tivoli Évora Ecoresort e, numa versão mais budget, do The Noble House. 

Convento do Espinheiro

Beja, a segunda maior cidade alentejana, mais ao sul, fazendo fronteira com o Algarve, é dona de um riquíssimo patrimônio histórico originário de 400 anos a.C. quando os Celtas habitavam grande parte do território de Portugal, a sul do Rio Tejo. 

Castelo de Beja

Na era Romana foi chamada de Pax Julia (nome dado ao cinema da cidade), e com a conquista definitiva pelos cristãos que empurraram os mouros para Marrocos, ganhou o nome de Beja.

Entre as várias opções de hospedagem a Pousada Convento de Beja, localizada no Centro Histórico, com seu belo jardim totalmente preservado e o  seu restaurante no espaço onde foi o claustro do Convento restaurado e preservado, é um destaque na hotelaria na cidade.

O Alentejo tem inúmeras outras opções de hospedagem disponíveis em meio a montes e montados, cidades caiadas de um branco alvo, coisa herdada dos mouros, SPAs de altíssimo padrão, e uma vista que se espraia por trigais se ondulando ao sabor do vento até se perderem no entrelaçamento entre a terra com o céu azul. O Alentejo é inigualável, um lugar que todos precisam conhecer e curtir em toda a sua beleza e esplendor.

Fonte: Blog do Jornalista Arnaldo Moreira

fotos: divulgação

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Pessoas, Gestão e Experiências é o tema central do 34º Encatho & Exprotel

 


O ano de 2023 promete ser o do ano de recuperação total do turismo após a pandemia. Os dados mostram que já no primeiro semestre de 2023 as micro e pequenas empresas devem atingir o patamar de estabilidade e, consolidar o crescimento, com níveis pré-crise até o fim do ano.

O estudo realizado pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas mostra ainda que entre os setores que saem na frente nessa recuperação estão os meios de hospedagens, transporte aéreo e aluguel de bens móveis. Por outro lado, a preocupação fica com os altos custos da rede hoteleira que, mesmo sem hóspedes, mantém uma estrutura de funcionários que, se mal administrada, pode custar a vida de um empreendimento.

Pensado para profissionais e empresários do turismo

Foi pensando justamente em auxiliar os empresários do macrossetor turístico a obter o melhor retorno, administrando seu negócio através de uma gestão eficiente, com pessoas motivadas e preparadas para fornecer as melhores experiências, que a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, realiza de 08 a 10 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis, a 34ª edição do Encatho & Exprotel, o maior encontro de Hoteleiros do Sul do país.

Toda essa movimentação econômica exige preparação tanto da alta direção, quanto dos profissionais que compões a liderança dos diversos setores de um estabelecimento. Nos últimos anos o mercado consumidor e suas exigências mudaram muito. As experiências vividas em um destino já não são as mesmas e todas essas tendências trazem novas oportunidades e formas de se fazer turismo, mas também novos desafios tanto para profissionais quanto para negócios, que devem estar atualizados e adaptados às melhores práticas.

Pessoas, Gestão e Experiências

A tríade do sucesso dos empreendimentos ligados ao turismo. As pessoas, independente do segmento, precisam estar sempre no centro de tudo. Sejam clientes ou colaboradores. Uma pesquisa da Harvard Business Review mostrou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.

Outro item que ganhou destaque durante a pandemia e envolve tanto os consumidores quanto funcionários, é a saúde. Tanto a saúde física quanto a saúde mental, passaram a fazer parte das estratégias das organizações e também prometem ser um dos destaques quando o assunto é pessoas.

Já a gestão, é o coração da empresa. É uma habilidade que a maioria dos empreendedores aprenderam de forma prática, em campo. Ser um bom gestor pode ser um desafio. É preciso ter a visão do todo. Mas a resposta para o fechamento de muitas empresas na pandemia foi a má gestão, tanto de recursos quanto de processos. Aprender sobre indicadores de negócios, gestão de resultados e controle é outro destaque que não pode ficar de fora.

Fechando esse triangulo vem a experiência do consumidor. Estudos comprovam que ter experiências diferentes traz mais felicidade do que comprar bens e, após o período de confinamento, as pessoas estão buscando por experiências fora do comum. Explorar lugares, comer coisas diferentes, praticar esportes radicais ou ter apenas mais contato com a natureza. Independentemente do que o cliente procura, a forma como cada um interage é complexa e diversa, por isso a qualificação das pessoas para operar tudo isso de forma a encantar é o grande diferencial.

Capacitação e oportunidade de negócios

O diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Schurmann, lembra que o Encatho & Exprotel é um evento gratuito. “Três dias para que os hoteleiros e profissionais de setor possam se preparar, se atualizar e realizar bons negócios. Temos uma educação focada para o consumo. Aqui os profissionais aprender a fazer uma melhor gestão de produtos para reduzir custos e aumentar a eficiência, e o empresário tem em um mesmo espaços, inúmeras opções em produtos e serviços que se adaptem à realidade de cada empreendimento. Capacitação é o primeiro passo para o sucesso empresarial”, enfatiza Rui.

Para Josiane Castilhos, uma das responsáveis pela programação do evento, o evento é bem completo no que se refere a programação técnica. “São palestras, painéis, Simpósio de Governança, Fórum, além de salas de capacitação e reuniões de entidades do trade. São 3 dias com opções para profissionais de diferentes áreas do negócio, distribuídos ao longo do dia. Sem desculpas para não estar presente”.

34º Encatho & Exprotel

Para Juliana Bossi Castro, responsável pelo Encatho, o evento é muito mais do que qualificação e negócios. “O Encatho & Exprotel tornou-se um importante espaço para reunir lideranças nacionais para discussão de novos produtos turísticos, apresentação de serviços e soluções, e relacionamento com os atuais clientes. A visibilidade proporcionada e a qualidade do público participante fazem do evento o melhor ponto de encontro para quem atua no mercado turístico, sejam profissionais, fornecedores ou lideranças públicas e empresariais”, reforça.

O evento chega na sua 34 edição, mostrando solidez e compromisso com resultados. Na última edição passaram pelo evento, 3024 pessoas, vindas de 205 cidades, 15 estados e dois países. A ampla programação contou com mais de 40 especialistas e, na área de exposição foram 50 empresas representando mais de 300 marcas. Foram 15 reuniões de entidades do trade e autoridades, mostrando a união do público com o privado, em todas as esferas, do regional ao nacional. Um evento que faz parte da agenda de pessoas ávidas por novidades, conhecimento, networking e bons negócios.

Para saber como sua empresa pode participar, tanto na área de exposição, quanto nas salas de capacitação, basta solicitar informações ou reservar o seu espaço, entre em contato com Juliana Bossi Castro pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou WhatsApp (48) 98843-7659.
Lembrando que as inscrições para o evento são gratuitas e serão liberadas em breve no site www.encatho.com.br

Serviço:

O que: ENCATHO & EXPROTEL

Quando: 8 a 10 de agosto

Onde: CentroSul – Florianópolis

Quanto: Entrada Gratuita

Informações: www.encatho.com.br

Realização: ABIH-SC