quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Aéreas passam a cobrar pela bagagem de mão


“As  low cost Norwegian e JetSmart permitem os passageiros embarcarem com uma mochila que caiba embaixo do assento - o restante deve ser pago”

No final de janeiro de 2020, duas companhias aéreas low cost que operam no Brasil, Norwegian e JetSmart, começaram a cobrar também pelas bagagens de mão. As empresas determinaram que os seus clientes só podem embarcar com um item pessoal, como uma bolsa ou uma mochila, que caiba embaixo do assento e não pese mais do que 10kg.
Até então, era uma prática comum entre as companhias deixar que os passageiros viajassem com um item pessoal de até 3kg mais uma mala de mão entre 8kg e 10kg. Restringir o embarque a um item pessoal, no entanto, não chega a ser uma prática irregular devido a uma brecha na resolução n° 400 da Anac.
A norma estabelece que as companhias aéreas devem permitir o embarque de uma peça de até 10kg. Porém, a regra não especifica o volume da peça e nem onde ela dever alocada na cabine. Essa especificação fica a critério de cada companhia aérea.
Foi assim que a Norwegian e a JetSmart viram a possibilidade de restringir o embarque gratuito a uma peça de até 10kg que tenha um tamanho específico para caber no espaço embaixo do assento. Isso obriga seus clientes a pagarem para poder viajar com uma mala de mão que deva ser guardada no bagageiro.
Como a resolução da Anac não faz diferenciação entre companhias low cost ou não, a preocupação é que a prática da Norwegian e da JetSmart abra precedentes para que outras empresas aéreas cobrem pela bagagem de mão – aumentando ainda mais o valor final da viagem.
fotos: divulgação

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

BNT Mercosul divulga novidades em 2020

A 26ª BNT Mercosul ocorre nos dias 29 e 30 de maio de 2020 em Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero World. A organização do evento anunciou que já começa o ano com 70% da sua planta comercializada e divulgou algumas novidades para a próxima edição.  
Em 2019 a BNT Mercosul reuniu 350 marcas expositoras, 33 grupos de Famturs, 149 operadores e registrou 5.522 acessos durante os dois dias de programação. Para este ano o evento apostou em uma adaptação nos horários e também no local da rodada de negócios.
Segundo Geninho Goes, diretor da BNT Mercosul, o objetivo principal do evento é promover o mercado interno, fomentando a economia ao estimular a circulação de turistas de outros países e também do Brasil. “Nós queremos que brasileiros e estrangeiros reconheçam os diversos serviços, produtos e atrações do nosso país. É para isso que formamos uma carteira de expositores com alguns dos mais tradicionais destinos turísticos nacionais”, ressalta.
Novo horário
Para proporcionar uma experiência ainda mais completa aos participantes, em 2020 a realização do segundo dia foi alterada para o período da manhã. No dia 29 a feira ocorre das 14h às 20h, já no dia 30 o horário será das 9h às 15h. Também no segundo dia pela manhã acontece simultaneamente o Business Center. A organização salienta que foi feita apenas uma adequação, mas a carga horária do evento continua a mesma, com um total de 12h de feira mais 4 horas de rodada de negócios.
Salas de capacitações
Na última edição, as oito salas de capacitações receberam 3321 agentes de viagens para participação dos treinamentos com expositores durante os dois dias de evento. Para 2020 todos os espaços já estão reservados e funcionarão como programação paralela no mesmo local da feira. 
Parcerias
A BNT Mercosul 2020 conta com o apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado de Santa Catarina, Santur, Municípios de Itajaí, Balneário Camboriú e do Parque Beto Carrero World. Além de fazer parte do evento que mais promove o turismo brasileiro, os participantes da BNT Mercosul são convidados a visitarem pontos turísticos da região onde o evento acontece. As empresas parceiras são o Beto Carrero World, o Parque Unipraias, Cristo Luz e o Barco Pirata.
Serviço
BNT Mercosul 26ª Edição | 29 e 30 de maio de 2019
Itajaí – Balneário Camboriú – Beto Carrero World
+55 (47) 3367-1119 | +55 (47) 3367-9960
fotos: divulgação

sábado, 25 de janeiro de 2020

Embratur Busca nos EUA Investimentos para Turismo Náutico no Brasil

“Comitiva brasileira, se reuniu com representantes da Royal Caribbean”
Comitiva brasileira em missão nos Estados Unidos, estiveram nesta semana (21) na sede da Royal Caribbean International, em Miami, buscando trazer mais cruzeiros marítimos para o Brasil. 

Participaram da reunião o diretor-presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, senadores Flávio Bolsonaro (Sem partido-RJ),  Irajá Abreu (PSD-TO) e o deputado Hélio Lopes (PSL-RJ).  
Durante o encontro, ficou decidido que a empresa irá encaminhar para a Embratur um documento com as principais demandas, para que sejam trabalhados os gargalos que impedem a operação no Brasil.
De acordo com representantes da operadora, esta é a primeira vez que uma delegação brasileira visita as instalações e se reúne com os seus executivos.
Para os executivos da Royal Caribbean, existem alguns impeditivos na legislação brasileira que embarreiram a operação no país. Eles também debateram sobre a regulamentação da praticagem, serviço técnico de assessoria aos comandantes de navios, que no Brasil os preços estão acima da média mundial. “Somente para entrar e sair do canal do porto de Santos, em São Paulo, os práticos chegam a pagar US$ 50 mil. Em ilhas do Caribe, por exemplo, o maior navio da Royal paga entre US$ 5 e US$ 10 mil”, informaram à comitiva. Eles exaltaram a adesão do Brasil ao tratado da OIT (Organização Internacional do Trabalho), sobre trabalho marítimo. No entanto, a implementação, segundo a Royal Caribbean, leva cerca de um ano. Para eles, o Brasil deveria ter como exemplo Miami, que investiu em infraestrutura portuária e tem custos atrativos para as empresas.
Segundo o senador Flávio Bolsonaro, o governo brasileiro está aberto para sair da frente e deixar os empresários trabalharem e gerarem emprego e renda no país.
fotos: divulgação 

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Estudo aponta que viagens internacionais se transformarão até 2040


De acordo com o relatório "The Future Travel Experience", da Allianz Partners, até o ano de 2040, as viagens internacionais se tornarão uma atividade mais rápida, fácil e muito mais sustentável, proporcionando uma experiência muito mais rica aos viajantes. O estudo mostra que a previsão do número de passageiros das companhias aéreas vai dobrar e os sistemas de reconhecimento de padrões faciais devem transformar os rostos em passaportes e cartões de embarque.
Segundo o futurólogo e autor do estudo, Ray Hammond, “a forma da viagem como conhecemos mudará drasticamente nos próximos 20 anos. Até 2040, os assistentes de software pessoais serão suficientemente inteligentes para ajudar os turistas a reservar suas viagens on-line e serão capazes de lidar com todas as complexidades do planejamento com vários destinos, a fim de atender às necessidades do viajante. As viagens também estarão mais ligadas à aventura, à realização e ao aprendizado de novas habilidades, em vez de apenas preencher uma lista de lugares visitados”.
O relatório, que pertence à série "O mundo em 2040", revela ainda que a tecnologia multissensorial de realidade virtual aumentada permitirá que os turistas entrem em quartos de hotéis virtualmente, visitem carnavais de rua, explorem museus ou entrem em restaurantes a partir de sua própria casa. Enquanto alguns hotéis de luxo receberão seus hóspedes com um rosto humano, muitos hotéis econômicos e de negócios usarão check-in e orientações automáticas para os quartos fornecidos por assistentes virtuais.
Na aviação, os sistemas de computador dos aeroportos estarão em uso generalizado para fazer check-in sem problemas. Já as viagens de trem "cross-border" serão mais agradáveis e melhoradas em muitas partes do mundo. A chamada "Internet das Coisas" (IoT) permitirá que os trens circulem mais rápido e ainda mais conectados. Os cruzeiros, por sua vez, serão mais ecológicos do que os transatlânticos de hoje. Os navios serão movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL), um combustível fóssil com baixa emissão de gases de efeito estufa.
Para alguns viajantes em 2040, os destinos do planeta terra poderão não ser mais suficientes. A essa altura, é provável que os turistas estejam voando regularmente para a lua enquanto procuram a experiência de ver a Terra do espaço. O relatório completo "Future Travel Experience" está disponível neste link.
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quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Booking anuncia tendências do turismo para 2020


Estudo do site de reservas  Booking, realizado com mais de 22.000 viajantes de 29 mercados e as informações de mais de 180 milhões de comentários de clientes, revelou  quais tendências de viagens podemos esperar para  2020 :

Aumento de destinos alternativos
54% dos viajantes globais querem fazer algo para ajudar a reduzir o turismo excessivo, enquanto 51% estariam dispostos a mudar seu destino original para um destino menos conhecido, mas semelhante, se isso reduzisse seu impacto ambiental. E, para reunir ideias, 60% dos viajantes globais gostariam de ter acesso a um serviço (app /web) que recomende destinos onde um aumento no turismo teria um impacto positivo na comunidade local. 
Espera-se que haja empresas que respondam a essa demanda com novas funções que facilitem aos viajantes a tarefa de identificar destinos secundários, considerando suas preferências e propondo destinos alternativos ou menos conhecidos no país ou região de sua escolha que atendam a essas preferências.

Tecnologia de viagens
59% das pessoas dizem que querem que a tecnologia proponha opções que as surpreendam com algo totalmente novo no próximo ano. Além disso, 46% dos viajantes globais dizem que usarão um aplicativo que permite pesquisar e reservar atividades de maneira fácil e rápida em tempo real, enquanto viajam, e 44% planejam usar um aplicativo para organizar as atividades com antecedência e ter todas as respostas em um só lugar.
Para atender a essa demanda, em 2020, veremos ainda mais aplicativos baseados em inteligência artificial que oferecerão sugestões personalizadas de destinos, acomodações e coisas para fazer, com base em suas preferências atuais, viagens anteriores e fatores contextuais importantes, como clima e popularidade.

Viaje com calma
Em 2020, 48% dos viajantes planejam escolher meios de transporte mais lentos para reduzir seu impacto ambiental e 61% preferem escolher uma estrada mais longa para aproveitar a viagem. De fato, 57% dos viajantes não se importariam em demorar mais para chegar ao destino usando um único meio de transporte. Da mesma forma, 64% gostariam de ter a sensação de voltar no tempo, fazer uma viagem em um trem histórico (por exemplo, o Orient Express).

Total de experiências
54% dos viajantes globais dizem que querem fazer uma longa viagem a um destino que reúna todas as suas atividades e locais de interesse favoritos e 62% concordam que escolheriam um lugar onde todas as atividades e atrações de seu interesse sejam próximas, para economizar tempo. Sabendo disso, espera-se que o setor continue facilitando-lo para os viajantes, com itinerários cheios de variedade, ofertas e rotas para lhes ajudar aproveitar ao máximo o destino escolhido.
Os viajantes da Booking.com mencionam Montevidéu (Uruguai), Ilhabela (Brasil) e Naha (Japão) como principais destinos, entre outros, que oferecem experiências de todos os tipos.

Viaje com um animal de estimação
42% das pessoas que têm animais de estimação concordam que escolheriam um destino de férias com base na possibilidade de levar ou não o animal, e 49% estariam dispostos a pagar mais para ficar em um alojamento que aceita animais de estimação.
De acordo com essa tendência, o número de acomodações que aceitam animais de estimação continua aumentando na Booking.com, enquanto as acomodações em todo o mundo continuarão buscando maneiras inovadoras de apostar em serviços e propostas personalizadas para animais de estimação, como camas gratuitas para cães, spas para animais de estimação, cardápio especializado em serviço de quarto e restaurantes projetados especificamente para animais de estimação.


Escapadas com os netos 
2020 será o ano dos maiores e menores, já que mais avós sairão de férias com seus netos, deixando a geração intermediária em casa. 72% dos avós concordam que passar mais tempo com os netos os ajuda a se sentirem jovens e 71% acreditam que os pais precisam passar mais tempo sozinhos, sem os filhos.

Reservas de restaurantes em viagens
Para muitos, o fato de poder reservar uma mesa em locais altamente cobiçados (alguns com meses de lista de espera) será o ponto de partida e até o principal fator ao decidir para onde e quando viajar. Os locais favoritos da população local que serve comida caseira e não é atração turística, são os que mais agradam os viajantes que procuram experiências gastronômicas locais, especialmente 71% dos viajantes globais que consideram importante consumir produtos da área durante suas férias. Os roteiros rurais da Serra Gaúcha vão ao encontro dessa tendência.

Planos de viagem de longo prazo
23% dos jovens entre 18 e 25 anos gostariam de se aposentar antes de completar 55 anos. Em 2020, veremos uma mudança de mentalidade entre os viajantes, que começarão a pensar grande em relação aos seus anos dourados, já que 65% dos viajantes globais acreditam que viajar é a maneira perfeita de investir tempo livre.
47% dos viajantes globais pretendem dar mais liberdade ao seu espírito aventureiro ao tomar decisões sobre suas viagens depois de se aposentar, enquanto 19% dos que já estão aposentados planejam fazer um período sabático, ou seja, viajar vários meses seguidos, algo que 52% dos viajantes acredita que pode ser feito em qualquer idade.
Agora que aposentadoria e viagem são dois conceitos que associam diferentes faixas etárias, esperamos ver produtos que ajudem os viajantes a começar a planejar sua aposentadoria, por exemplo, através de soluções de economia que lhes permitam financiar as férias mais longas de suas vidas.
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sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Museu de Ilusões abre primeira unidade na América Latina


O atrativo oferece uma experiência interativa, imersiva e divertida para a família” 

Com unidades na Europa, Ásia e Estados Unidos, o Museu de Ilusões chegou à América Latina, abrindo as portas em um dos cartões postais do Rio de Janeiro. Localizado ao o lado da estação do Bondinho do Pão de Açúcar, na Praia Vermelha a atração funciona diariamente das 9h às 21hs.  
O Museu de Ilusões, com 300 metros quadrados, oferece uma experiência interativa, imersiva e divertida para a família. Os visitantes irão mergulhar na cultura do Brasil e da América Latina através dos 40 painéis desenhados nas paredes por artistas plásticos nacionais e internacionais.
As salas são parecidas e possuem estúdios de cinema e ambientes únicos em pintura 3D. Os cenários são desenhados à mão por uma equipe de artistas contemporâneos que utilizam a técnica de realidade aumentada, criando dezenas de desenhos incríveis.
Passeando por diversos cenários de ilusões em 3D, os cariocas e os turistas poderão jogar futebol no Maracanã lotado, voar de asa delta pelas incríveis paisagens do Rio de Janeiro, surfar, brincar com pinguins da Patagônia, desfilar no Sambódromo em pleno Carnaval, circular pelas favelas cariocas, subir no topo do Pão de Açúcar, tirar aquela foto clássica na Escadaria Selaron e sentar no ombro do Cristo Redentor, entre outras atrações. Todas as artes foram cuidadosamente projetadas para que o visitante consiga o melhor ângulo e a melhor experiência para suas fotos.
Serviço:
Museu de Ilusões
Endereço: Av. Pasteur, 520 - Urca (ao lado da estação do Bondinho do Pão de Açúcar)
Funcionamento: Diariamente (incluindo feriados)
Horário: Das 9h às 21h
Ingressos: R$66,00 (inteira) / R$33,00 (meia)
Aberto para o público em 30/12/19 com sistema de soft opening

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segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Turismo e Desenvolvimento Rural


"Turismo e desenvolvimento rural" será o lema em 2020 com o qual a Organização Mundial de Turismo procura conscientizar sobre a importância de defender, proteger e desenvolver áreas rurais e elevar o nível de bem-estar das pessoas que vivem nelas. como discutir as múltiplas vantagens e desvantagens de relacionar o turismo ao desenvolvimento rural.
Atualmente, 45% da população mundial vive em áreas rurais (principalmente na Ásia e na África) e encontram nessas atividades baseadas no uso de recursos naturais seu principal meio de sobrevivência, como gado, agricultura, agricultura. caça ou pesca; e cada vez mais, têm assumido maior relevância econômica e social aquelas relacionadas ao turismo rural: enoturismo, oficinas gastronômicas, experiências místicas, entre outras.
Sem dúvida, a pobreza é o grande problema a ser resolvido pelas comunidades rurais. Segundo estimativas da CEPAL , em 2016, na América Latina e no Caribe, a pobreza atingiu 48,6% da população e 22,5% viviam em extrema pobreza, o que leva a outros problemas, como migração irregular e insegura do campo, insegurança alimentar desnutrição, perda de biodiversidade, vulnerabilidade ambiental e violência e insegurança.
“Globalmente, a pobreza é predominantemente rural. Isso significa que, se queremos um turismo sério que impulsiona o crescimento e o desenvolvimento, devemos procurar fora de nossas cidades. Precisamos trabalhar juntos para ajudar até a menor comunidade a aproveitar os muitos e variados benefícios que o turismo pode trazer ”: Zurab Pololikashvili, Secretário Geral da OMT, durante sua participação no World Travel Market (WTM) 2019.

Reunião do Conselho Executivo vai acontecer no Mercosul
Na 110ª Reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), realizada em junho passado em Baku, no Azerbaijão, foi anunciado que "Desenvolvimento e Turismo Rural" será o lema do Dia Mundial do Turismo em 2020 e vai ser realizado pela primeira vez na história em um bloco de nações: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, membros do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).
O local do evento não foi definido, embora seja esperada a participação de 153 países membros da Organização Mundial de Turismo, divididos em 6 regiões turísticas (África, Américas, Sul da Ásia, Leste da Ásia e Pacífico, Europa e Oriente Médio).
O turismo pode se tornar o caminho para elevar o nível de qualidade de vida, gerando novas oportunidades de emprego nas áreas rurais, por outro lado, se não houver uma regulamentação eficaz, pode ter um impacto negativo, afetando os recursos naturais e dinâmica social.
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terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Japan Airlines vai oferecer 100 mil passagens grátis pelo país para turistas estrangeiros


"A campanha Win a Trip with JAL deve iniciar a partir de fevereiro" 
Boa notícia para começar o ano e que está planejando uma viagem ao Japão em 2020! A Japan Airlines anunciou que vai oferecer até 100 mil passagens aéreas para que turistas estrangeiros, em especial os que irão ao Japão para os Jogos Olímpicos, possam conhecer outras regiões do país!
Segundo comunicado oficial, a campanha "Win a Trip with JAL" será realizada a partir de fevereiro em conjunto com o setor de turismo do país e oferecerá até 50 mil passagens de ida e volta saindo dos aeroportos de Tokyo ou Osaka. 
                                                                                      Goryu/Thinkstock
A JAL vai sugerir a cada passageiro quatro opções de destino no país e ele poderá optar pela que mais agradar. As viagens gratuitas poderão ser realizadas no período de julho a setembro de 2020.
A companhia prometeu divulgar todos os detalhes da promoção em meados de janeiro.


segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gramado tem programação especial para a chegada do Ano Novo


Como em anos anteriores, Gramado terá uma programação especial no dia 31. O evento integra a programação do Natal Luz, e inicia às 16 horas com uma Parada de Réveillons no centro de Gramado.
Às 20 horas começa o Show de Acendimento, em frente ao Palácio dos Festivais, e, às 21 horas, acontece a apresentação do Teatro Musical A Lenda do Bosque de Natal, no ExpoGramado. A partir das 22 horas inicia o Show da Virada com a Banda Show Brasil em frente ao Palácio dos Festivais. 
À meia-noite acontece a contagem regressiva no centro de Gramado. Quando os sinos badalarem meia-noite, está previsto um show de queima de fogos que irá durar oito minutos. Os fogos serão lançados de maneira a emoldurar a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais. Na sequência, o DJ Jerônimo Tomazelli comanda a festa da virada.
fotos:divulgação

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Vânia Oliveira assume diretoria da AFEET Brasil


Após a solicitação de afastamento da então diretora Clorinda Denck, por motivos particulares, a executiva gramadense Vânia Regina de Oliveira assumiu a diretoria da Associação Federativa de Executivas de Empresas Turísticas (AFEET Brasil). Vânia atua como gerente operacional da Rossi & Zorzanello, empresa que organiza diversos eventos como o FESTURIS, a Chocofest e a Gramado Summit. Ela permanecerá no cargo até outubro de 2020, quando será realizado o próximo Congresso da AFEET, em Valdívia, no Chile.
                                                                            foto Gustavo Bauer 
A nova diretora destaca a importância de estar à frente da entidade e reforça o compromisso de mobilizar as associadas. “Pretendo trabalhar em conjunto com a presidente da AFEET Rio Grande do Sul, Rosane Avila, e também sob o conhecimento da presidente da AFEET Brasil, Tania Roenick, buscando fomentar a quantidade de sócias e fazer com que a entidade tenha uma representatividade ainda maior no Brasil e no Estado. Nossa meta à frente da diretoria é fortalecer a associação junto à FIASEET Internacional”, projeta Vânia.
Vania com associadas na reunião de final de ano
Entre as atribuições como diretora da AFEET Brasil está a representação como interlocutora da Associação perante a Federação, sendo responsável por enviar informações atualizadas de seus membros e atividades da AFEET e do setor do turismo no Brasil, além de exercer direito de voto da AFEET Brasil na FIASEET Internacional.