Se você perdeu uma conexão, um compromisso ou se suas tão sonhadas férias ficaram prejudicadas por um voo atrasado, overbooking ou cancelamento, nos últimos três anos, seus problemas acabaram!
quinta-feira, 27 de outubro de 2016
terça-feira, 27 de setembro de 2016
44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa
Maratona de jovens criam aplicativos para o setor de viagens
Os profissionais do setor,
reunidos na 44a ABAV Expo Internacional de Turismo, das 13h00 às 20 horas,
de 28 a 30 de setembro, em São Paulo, premiarão a criação de três Aplicativos –
Apps desenvolvidos em sistema e maratona por jovens que vão rodar acordados a
madrugada da próxima quarta para quinta-feira, no Expo Center Norte. De acordo
com regulamento, os apps deverão aprimorar a qualidade dos serviços prestados
aos consumidores. A entrega dos prêmios será feita no dia 30/09, às 18 horas.
“Atendemos clientes cada vez
mais informados e exigentes. Cabe aos agentes de viagens encontrarem meios para
melhor compartilhar conhecimento que possuem sob medida; adequado para atender
o perfil de cada viajante e estilo de viagem”, afirma Edmar Bull, presidente da
ABAV.
Como o Turismo contribuiu e vai contribuir
mais com o aquecimento da economia no Brasil
Por que o setor que lidera o ranking dos
que mais geram empregos no planeta; que exerce impacto econômico direto anual
superior a U$ 2 bilhões (cujo impacto, segundo o World Travel &
Tourism Council (WTTC) supera 3% do PIB e que, somado aos efeitos
indiretos, responde por quase 10% da economia mundial), ainda não
conquistou condição de vetor estratégico priorizado para a retomada do
desenvolvimento sustentável do Brasil?
É fato de que para cada 9 integrantes da População Economicamente Ativa (PEA) no mundo, um atua em
atividades impactadas direta ou indiretamente pelo Turismo. Também, de acordo
com a OMT – Organização Mundial do Turismo, no Brasil esta proporção ainda é de
11 para 1.
“Para cada quarto de hotel
construído, criamos um emprego direto e seis indiretos. Investimentos privados
foram e continuam a ser feitos na ampliação da oferta hoteleira. Vimos
aprimorando a infraestrutura e a gestão aeroportuária, mas ainda faltam várias
medidas que possibilitem ao Brasil ser competitivo na disputa pelo mercado
turístico global. Estender a isenção de vistos concedida para estrangeiros,
assim como conquistamos a propósito dos megaeventos esportivos, é uma delas”,
antecipa Edmar Bull, presidente da ABAV.
Quais os principais legados que os
megaeventos esportivos trazem ao Turismo no Brasil?
Com a realização da Copa do
Mundo, Olimpíada e Paraolimpíada no Brasil, as redes sociais passam a
registrar, com extraordinária capacidade viral, a aprovação da brasilidade na
avaliação dos turistas estrangeiros entrevistados de maneira amostral pela
Embratur todos os anos, desde os anos 80. O ministro do Turismo em exercício, o
presidente da Embratur, os secretários estaduais de turismo e de vários
municípios brasileiros são presenças confirmadas na 44ª ABAV Expo
Internacional de Turismo, das 13 às 20 horas, de 28 a 30 de setembro, em São
Paulo.
Como reverter a matéria-prima
(imagem positiva da brasilidade) em produto turístico, para aumentar o ingresso
anual de visitantes estrangeiros (de 6 e 7 milhões); menos do que ilhas
caribenhas?
É fato que a Embratur deve ser transformada em agência de fomento,
nos moldes da Apex, sob a ótica da iniciativa privada e do poder público, na
atual gestão do órgão vinculado ao Ministério do Turismo.
“Quem será o ministro do
turismo no Brasil no governo Temer?”, indaga Edmar Bull, presidente da ABAV;
para quem o mercado aguarda obter no evento uma definição das autoridades
competentes.
Quais destinos nacionais e internacionais
conquistarão a preferência dos turistas brasileiros?
Mais de 60
delegações internacionais e todos os 26 estados brasileiros, mais o Distrito
Federal vão expor diferenciais turísticos competitivos na 44a ABAV
Expo Internacional de Turismo,
A organização do evento definiu para este ano que todos deverão
exibir vídeos. O desempenho de cada destino e dos atrativos promovidos definirá
as tendências para as próximas temporadas, com impacto imediato sob as próximas
férias de verão 2016/2017, até o Natal e o Réveillon de 2017/2018.
A compra antecipada
de passagens aéreas e diárias de hospedagem, que compreendem a maior parcela
dos investimentos para quem viaja, garante sempre os maiores descontos. Quais
destinos, nacionais e internacionais, tendem a ganhar destaque na preferência
dos consumidores interessados em obter a melhor relação preço qualidade para as
suas próximas viagens? Quais serão as apostas das operadoras turísticas que
lançam no evento os seus pacotes de viagem? O consumidor sabe que a compra de
um pacote custa, no mínimo, 30% menos do que a compra de cada um dos mesmos
itens (transporte, hospedagem e serviços receptivos) individualmente para
viagens a lazer?
“As agências de viagens, reunidas na principal feira de negócios do
setor, sinalizarão ao mercado os destinos nacionais e internacionais que tendem
a conquistar a preferência dos turistas que compõem diferentes segmentos e
nichos de mercado”, afirma Edmar Bull, presidente da ABAV, que projeta fechar o
ano de 2016 com crescimento de 5% a 6% comparado com o ano passado e anunciará,
durante o evento, o lançamento do Censo ABAV.
A Associação Brasileira de Viagens Corporativas –
Abracorp, dispõe em seu portal dos dados
absolutos e percentuais trimestrais, semestrais e anuais. A movimentação
bilionária inclui até informações sobre o desempenho de cada uma das empresas
aéreas, redes hoteleiras, locadoras de automóveis, meios de pagamento,
seguradoras de viagem, operadoras de cruzeiros marítimos, sistemas globais de
distribuição e OBTs, entre outros provedores de serviços e recursos voltados às
corporações de variados ramos no Brasil e no exterior, e portes que demandam a
gestão de viagens de negócios, eventos e incentivo – o segundo ou primeiro item
do budget das grandes corporações.
Quais são as melhores dicas
que agências de viagens corporativas ou Travel Management Companies– TMCs podem
oferecer às pequenas e médias empresas no atual cenário de contenção de
despesas e cautela nos investimentos para o desenvolvimento de novos negócios?
“Apostem no setor de viagens e
turismo como estratégico para conquista do real desenvolvimento sustentável;
como vetor econômico da prosperidade em cidades com vocação para ofertar
serviços diferenciados com excelência de qualidade, como São Paulo e são
centenas de cidades brasileiras”, recomenda Edmar Bull, presidente da ABAV, aos
eleitores no atual pleito eleitoral.
fotos divulgação
segunda-feira, 26 de setembro de 2016
GOL - SMILES OFERECE BÔNUS DE 60% NAS TRANSFERÊNCIAS DE PONTOS DOS CARTÕES DA CAIXA
A Smiles está com uma promoção
que oferece bônus de 60% nas transferências a partir de 5 mil pontos dos
cartões de crédito da Caixa Econômica Federal que forem realizadas até 29 de setembro. Para participar é necessário se
cadastrar na página da
promoção antes de realizar a transferência.
As milhas bônus serão
creditadas até 13 de outubro e terão validade de 6 meses. As demais milhas
terão validades de 3 a 5 anos, conforme a categoria do cliente na Smiles.
Mais informações na página da
promoção.
Outros bancos
Clientes Itaú podem
ganhar bônus de 50% nas transferências para a Smiles.
Já os clientes de outros
bancos podem ganhar bônus de 40% nas transferências realizadas até 30 de setembro.
fonte: site de viagens Melhores Destinos
TUDOAZUL OFERECE BÔNUS DE 50% NAS TRANSFERÊNCIAS DE PONTOS DE CARTÕES DE CRÉDITO!
O TudoAzul está oferecendo
bônus de 50% nas transferências de pontos de cartões de crédito de todos os
parceiros financeiros que forem realizadas hoje e amanhã (26 e 27 setembro). Não precisa se
cadastrar, apenas transferir!
Para efeito da promoção vale a
data de solicitação da transferência e não o dia do crédito dos pontos.
O bônus e os demais pontos
transferidos terão a validade de dois anos.
O TudoAzul ficou em
primeiro lugar em nossa pesquisa exclusiva que comparou os custos de resgate de
passagens com pontos e milhas nas 15 cidades com maior movimentação de voos em
seus aeroportos. Veja a pesquisa completa aqui.
Regras
Promoção não cumulativa com
outras promoções.
Os pontos qualificáveis para
upgrade de categoria serão considerados na proporção padrão (15:1) somente
sobre o montante de pontos transferidos, sendo assim, não serão considerados os
pontos bonificados para a contagem de qualificação de categoria.
A bonificação será inserida
juntamente com os pontos transferidos.
As regras gerais de cada
parceiro continuam inalteradas.
Caso haja algum problema
operacional no processamento do resgate ou na inserção dos pontos no programa
TudoAzul o cliente terá até 10 dias corridos, após o término da promoção, para
regularizar a solicitação dos pontos junto ao Parceiro Emissor dos pontos.
O programa TudoAzul
resguarda-se ao direito de avaliar a elegibilidade e terá até 5 dias úteis para
conceder o benefício/bônus.
fonte: site de viagem Melhores Destinos
LATAM - MULTIPLUS OFERECE BÔNUS DE ATÉ 50% EM TRANSFERÊNCIAS DE PONTOS DE CARTÕES DE CRÉDITO!
A Multiplus está com algumas promoções para transferências de
pontos de cartão de crédito. É possível ganhar bônus de até 50%!
Leonardo Cassol, editor do site de turismo Melhores Destinos, mais uma vez reuniu informações, em matéria exclusiva, que interessam a muita gente e que é preciso compartilhar, até porque tem data de validade que está esgotando.
Confira os bancos participantes e as regras de cada promoção:
Leonardo Cassol, editor do site de turismo Melhores Destinos, mais uma vez reuniu informações, em matéria exclusiva, que interessam a muita gente e que é preciso compartilhar, até porque tem data de validade que está esgotando.
Confira os bancos participantes e as regras de cada promoção:
Bradesco e American Express
A Multiplus oferece bônus de
50% nas transferências de pontos realizadas entre 26 e 30 de
setembro provenientes dos cartões Bradesco, Livelo (para pontos
oriundos do Bradesco) ou American Express, através do Membership Rewards. É
necessário de cadastrar na página da promoção antes de realizar a transferência. O bônus
será creditado até 15 de outubro, com validade de dois anos.
HSBC
A Multiplus oferece bônus de 50% nas
transferências de pontos realizadas entre 26 e 28 de setembro
provenientes dos cartões HSBC, através do Valeu. É necessário de cadastrar
na página da promoção antes de realizar a transferência. O
bônus será creditado até 28 de setembro, com validade de
dois anos
Itaú
A Multiplus oferece bônus de 40% nas
transferências de pontos realizadas entre 26 e 30 de setembro
provenientes dos cartões Itaú, através do Sempre Presente. É necessário de
cadastrar na página da promoção antes de realizar a transferência. O
bônus será creditado até 15 de outubro, com validade de dois anos.
Banco do Brasil
A Multiplus oferece bônus de
40% ou 45% nas transferências de pontos realizadas até 30 de setembro provenientes dos cartões Banco do Brasil,
através do Ponto pra você ou da Livelo. E você ainda ajuda o GRAACC! É
necessário de cadastrar na página da promoção antes de realizar a transferência. O
bônus será creditado até 26 de outubro,
com validade de dois anos.
fonte: site Melhores Destinos
27 setembro - Dia Mundial do Turismo: "Turismo para Todos”
O Dia Mundial do Turismo é celebrado, amanhã (27/09). A data começou a ser celebrada no ano de 1980, após decisão da
Organização Mundial de Turismo.
A data visa mostrar a importância do turismo e seu valor cultural, econômico, político e
social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo.
Tema 2016
O tema do Dia Mundial do Turismo 2016 é: "Turismo para Todos – promover a
acessibilidade universal”. A Tailândia foi a nação escolhida para acolher
oficialmente o Dia Mundial do Turismo (WTD) este ano.
Ministério
comemora Dia Mundial do Turismo
Alinhado ao tema, o ministro
interino do Turismo, Alberto Alves, lançará, durante cerimônia, a ser
realizada as 10 horas no auditório do Ministério, um vídeo sobre acessibilidade
e inclusão no turismo. Entre os convidados para o evento estão a atleta
paralímpica do Tiro com Arco, Jane Karla, a secretária especial dos Direitos da
Pessoa com Deficiência do Ministério da Justiça, Rosinha da Adefal, e o diretor
executivo da Organização Mundial do Turismo, Márcio Favilla. O evento será
transmitido pelo Periscope no twitter da Pasta (@mturismo).
Comemoração no Rio Grande do Sul
O dia mundial do turismo, vai
ser comemorado com a divulgação das fotos que participaram na promoção “as 10
maravilhas do turismo ecológico do Rio Grande do Sul”. As melhores imagens vão
ser divulgadas no site da Setel www.setel.rs.gov.br
e nas redes sociais.
Os 10 atrativos do
Estado escolhidos para comemorar o Dia Mundial do Turismo 2016, foram:
1 – ITAIMBEZINHO – O mais famoso cânion dos Aparados da
Serra e o maior da América do Sul. Sua extensão atinge 5,8 mil metros e a
largura varia entre 200 e 600 metros. Sua profundidade máxima é de 720m, em
Cambará do Sul.
2 – CASCATA DO CARACOL – Localizada na cidade de Canela, com
uma queda de água de 131 metros.
3 – CORDÃO LAGUNAR – Formado por cerca de 50 lagoas que
se conectam entre o mar e a serra, localizadas no Litoral Norte.
4 – LAGOA DO PEIXE – Localizada entre a Laguna dos Patos
e o Oceano Atlântico, numa planície costeira arenosa e é um grande refúgio de
aves
5 – BANHADO DO TAIM – Em Rio Grande e Santa Vitória do
Palmar.
6 – GUARITAS DE CAÇAPAVA – Formadas pelo granito, arenito e
ruínas em meio a vales e bacias no município de Caçapava do Sul.
7 – SALTO DO YUCUMÃ – É considerado o maior salto
longitudinal do mundo, com 1,8 mil metros de extensão e quedas de 12 a 15
metros nas águas do Rio Uruguai.
8 – MATA – O município abrange um vasto sítio
paleobotânico a céu aberto, sendo o maior reduto de fósseis vegetais do Brasil,
apresentando resquícios de uma floresta petrificada de mais de 200 milhões de
anos.
9 – PARQUE ESTADUAL DE ITAPUÃ – Área de Preservação Ambiental, com
rica fauna e flora nativa, que abriga inúmeras praias, morros, dunas e ilhas
junto ao Lago Guaíba e a Laguna dos Patos.
10 - PARQUE ESTADUAL DO DELTA DO JACUÍ - Unidade de Conservação situada no
centro geográfico da Região Metropolitana de Porto Alegre e que abrange um
ambiente de grande beleza cênica, formando um mosaico de ilhas, sacos, canais e
campos inundáveis cercados por matas nas áreas de margem e rica variedade de
fauna e flora.
fotos: divulgação
sexta-feira, 23 de setembro de 2016
Passagens Nacionais por DZ 4.000 o Trecho
A oferta vale para emissões realizadas
até este domingo (25/9)
A Dotz está com nova promoção de resgate de passagens aéreas nacionais com pontos. Disponíveis diversos trechos a partir de DZ 4.000. Uma boa oportunidade
para quem tem Dotz acumulados e quer viajar pelo Brasil. A oferta
vale para emissões realizadas até 25 de setembro, para voar até fevereiro.
E o melhor, para adquirir a
passagem é possível usar o valor total em Dotz ou pagar parte do valor com
os Dotz e o restante com cartão de crédito.
Confira alguns exemplos de
trechos em oferta e clique nos links para ver as opções promocionais
disponíveis:
São
Paulo – Brasília
São Paulo – Joinville
São Paulo – Curitiba
São Paulo – Rio de Janeiro
São Paulo – Belo Horizonte
São Paulo – Vitória
São Paulo – Joinville
São Paulo – Curitiba
São Paulo – Rio de Janeiro
São Paulo – Belo Horizonte
São Paulo – Vitória
Fonte: com
informações do site de viagens Melhores Destinos
sexta-feira, 16 de setembro de 2016
EduCanada – Começou a feira oficial de intercambio do Canadá
O encontro acontece em Porto Alegre no dia 25
de setembro no Barra Shopping Sul
O Governo do Canadá está
rodando o Brasil com sua EduCanada,
feira de intercambio que oportuniza os candidatos a conversarem pessoalmente
com dezenas de instituições de ensino do país, conhecerem as melhores opções
de programas, destinos, custos, bolsas de estudos disponíveis, tipos e custos
de acomodações, ofertas e descontos disponíveis.
A Feira apresenta programas de
idiomas, ensino médio, graduação, pós-graduação, MBA, profissionalizantes e
muito mais.
A programação do EduCanada
oferece ainda seminários gratuitos sobre educação no país e informações sobre
diferentes tipos de visto.
A EduCanada, começou no dia 15
de setembro em Campinas, 17 e 18 em São Paulo, 20 em Brasília, 22 no Rio de
Janeiro, 24 em Curitiba e no dia 25 de
setembro em Porto Alegre. O encontro
vai acontecer no Barra Shopping Sul das 15 às 20 horas. A feira de estudos prossegue em
Belo Horizonte, no dia 27 encerrando em Recife no dia 29 de setembro.
Vantagens de
estudar e morar no Canadá
Diplomas valorizados em todo o mundo - O diploma, grau ou certificado
canadense é reconhecido internacionalmente por ser equivalente aos obtidos nos
Estados Unidos ou Reino Unido.
Educação Acessível de alta qualidade -A qualidade dos padrões de
vida e de educação no Canadá estão entre as mais altas do mundo, mas o custo de
vida e despesas de ensino para estudantes internacionais são em sua maioria
mais baixos do que em outros países.
Campus de última geração - Os
campus de ensino superior do Canadá oferecem instalações desportivas de
qualidade olímpica, casas de shows públicas e galerias de arte, inúmeras
oportunidades de lazer e aprendizagem e chance de conhecer e interagir com
estudantes do mundo todo.
Possibilidade de imigração – os estudantes estrangeiros com
credenciais canadenses e experiência de trabalho local podem solicitar
residência permanente sem ter que deixar o Canada. As informações sobre a possibilidade de imigração
para o Canadá, desde que os estudos estejam completos, constam no site de Imigração, Refugiados e Cidadania do
Canadá.
Alguns
fatos sobre o Canadá
Segundo maior país do mundo (em área);
35.8 milhões de pessoas em 10 províncias e 3 territórios;
Democracia parlamentar estável;
Alta qualidade de vida, com grande segurança;
A pesquisa e desenvolvimento em universidades do Canadá é
conduzida a uma das taxas mais altas entre países da OCDE e G8;
Programas acadêmicos são oferecidos em Inglês ou Francês,
com algumas instituições oferecendo em ambas as línguas;
Sistema trimestral com ingresso em setembro, janeiro e
maio.
fotos: divulgação
quarta-feira, 31 de agosto de 2016
EMBRATUR e SINDEPAT criam plano de trabalhos para promover parques temáticos
"Estratégias conjuntas para desenvolver o setor começam a ser traçadas
com base na expertise do Instituto no exterior"
Na tarde da última
segunda-feira (29), o diretor de Gestão Interna do Instituto Brasileiro de
Turismo Tufi Michreff Neto, recebeu o presidente do Sistema Integrado de
Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT), Alain Baldacci, e representantes dos
grandes parques brasileiros para traçar plano de ação para a promoção
internacional dos espaços temáticos, aquáticos e atrações turísticas de local
permanente.
Tufi destacou a eficiência do
trabalho em conjunto para a promoção dos parques e dos destinos brasileiros
junto a mercados estrangeiros. “Com essa união de esforços entre associações e
também junto ao governo federal, vamos reconstituir esse mercado e promover os
parques temáticos nacionais, de forma a incluir o programa nos planos de
turismo de lazer dos estrangeiros”, enfatizou. O diretor explicou ainda que a
EMBRATUR oferece sua expertise para debater, junto aos dirigentes dos
empreendimentos, estratégias de promoção e avaliar mercados prioritários,
programas sustentáveis e de acessibilidade, competitividade, integração com
destinos e comercialização.
Baldacci, que também preside o
Wet’n Wild, ressaltou a conquista de reconhecimento do setor como segmento
turístico e disse acreditar que é necessário investir na promoção comercial
para equiparar os parques brasileiros a outros ao redor do mundo em questão de
visitação.“De toda a história desde que integramos o Conselho de Turismo, este
é o passo mais importante. Após uma conquista institucional, buscamos resultados
efetivos com indicadores, metas e acompanhamento. Muitos parques no mundo são o
primeiro motivo de viagem do turista por ser um espaço para todas as idades,
famílias e grupos de viagem. Já temos a oferta e a estrutura para receber o
mercado internacional e, com a Embratur, vamos promover o nosso produto e
tornar os parques temáticos verdadeiras âncoras do turismo”, comentou.
Os participantes do encontro
conheceram o novo canal de referência do conteúdo turístico brasileiro da
Embratur, o portal Visit Brasil, plataforma com conceito de mobile
first que traz informações dos destinos do País nos idiomas português,
inglês e espanhol e representa uma ótima oportunidade para divulgação dos
parques. Após a apresentação, formaram uma equipe de trabalho para apontar os
países mais relevantes para os parques temáticos, estratégias internacionais de
promoção de cada um e as sugestões para os diversos públicos-alvo, além do
ideal apoio da Embratur nessa promoção efetiva.
De acordo com o assessor de
Gestão Estratégica da Embratur, Alexandre Nakagawa, a equipe de promoção
turística manterá fórum de discussão entre o Instituto e o Sindepat para
acompanhar a evolução do processo e o retorno das ações conjuntas. Participaram
da reunião o assessor da Presidência, Marcelo Costa; e o coordenador de
Marketing Digital, Marcelo Ribeiro. Também estavam presentes representantes do
Beto Carrero, Alex Bonaretti; do Beach Park, Clarisse Linhares e Michelle
Magalhães; do Lagoas Termas, Elionai Silva; do Trem do Corcovado, Sávio Neves; do
Unipraias, Alfredo Kuhn.
Informações e foto Embratur/ Fotos Parques Divulgação
sábado, 20 de agosto de 2016
Turistas aprovam a Olimpíada e querem voltar ao Brasil
Ministério do Turismo apresentou
resultado da pesquisa de demanda avaliando a experiência dos visitantes durante
os Jogos Rio 2016
Turistas domésticos e
internacionais ouvidos pelo Ministério do Turismo durante os Jogos Olímpicos
Rio 2016 elogiaram as opções de turismo e lazer, a diversão noturna e a
hospitalidade do brasileiro. O estudo revela o perfil, gasto e tempo médio dos
visitantes, além do índice de satisfação com itens como segurança, transporte
público, infraestrutura e preços. De acordo com o levantamento, 87,7% dos
turistas estrangeiros têm a intenção de voltar ao Brasil e 94,2% dos
brasileiros querem voltar ao Rio de Janeiro. A pesquisa parcial foi divulgada
na última quinta-feira (18) no Rio de Janeiro.
Para 98,7% dos turistas
domésticos, a viagem ao Rio de Janeiro atendeu plenamente ou superou as
expectativas. O índice de satisfação do público internacional é de 83,1%. A
hospitalidade do carioca foi elogiada por 92% dos brasileiros e 98,6% dos
estrangeiros. A diversão noturna também agradou. Para 93,6% dos viajantes
nacionais e 96,2% dos internacionais o Rio de Janeiro é muito bom ou bom neste
quesito.
A isenção de visto em caráter
excepcional para a Olimpíada e Paralimpíada foi usada por 74,7% dos turistas
internacionais dos países beneficiados (EUA, Canadá, Japão e Austrália) e 82,2%
deles afirmaram que a medida facilitaria um retorno ao Brasil.
A pesquisa do público
doméstico, desenvolvida pela GMR Inteligência & Pesquisa, ouviu 4.150
pessoas de 03 a 16 de agosto nas arenas esportivas e Bouvelard Olímpico. O
levantamento com os turistas internacionais, feita pela Fundação Instituto de
Pesquisa Econômica (FIPE), ouviu 1.262 estrangeiros nos aeroportos entre os
dias 6 e 16 de agosto.
Perfil do
turista
A pesquisa revelou que o
turista da olimpíada é um viajante qualificado, com renda média de US$ 3.581,00
no público internacional e acima de R$ 3,5 mil para 70% dos brasileiros. O
brasileiro ficou em média 10,3 dias e teve um gasto diário de R$ 337,9. Já o
estrangeiro permaneceu 11,7 dias e gastou US$ 103,7 por dia. O país que
mais enviou turistas para o Brasil foram Estados Unidos (21,2%), seguidos da
Argentina (14,8%) e da Inglaterra (4,8%). A maioria do público interno veio do
Sudeste (51,1%), seguido do Nordeste com 18,5% e da região Sul, com 15,7%.
Os brasileiros que viajaram
para o Rio de Janeiro na Olimpíada têm idade média de 37 anos, 51,3% são
solteiros e 62,7% são homens. O trabalho também mostrou que os Jogos Olímpicos
Rio 2016 permitiram que o brasileiro vivenciasse pela primeira vez a maior
competição esportiva do mundo. Dos entrevistados, 96,3% nunca tinham participado
de uma Olimpíada. Do público estrangeiro, 83,5% têm mais de 25 anos, 64,4% são
homens e 56,5% estão no Brasil pela primeira vez.
A internet foi a principal
fonte de informação para a organização da viagem dos dois públicos pesquisados
– doméstico (70%) e internacional (63,4%). Para o público doméstico a casa de
parentes e amigos foi o principal (48,6%) meio de hospedagem, seguida dos
imóveis alugados com 21,2%. No caso do público internacional, 37,2% ficaram em
hotéis ou flats e 25% em imóveis alugados. A principal atividade desenvolvida
por brasileiros (74,8%) e estrangeiros (77,3%) foi a ir à praia.
Infraestrutura
Os aeroportos foram elogiados
por 94,6% dos turistas estrangeiros e 91,6% dos brasileiros. A segurança também
foi bem avaliada por 88,4% dos visitantes internacionais e 87,1% dos nacionais,
índices próximos aos registrados pelo transporte público, com 86,6% de
aprovação do público externo, e 82,1% do interno.
Os locais de competição foram
avaliados como bom ou muito bom por 89,6% dos brasileiros e 87,1% dos
estrangeiros. O acesso para as arenas esportivas também foi aprovado por 79%
dos viajantes domésticos e 80,2% dos internacionais.
O item que recebeu a
avaliação mais critica foram os preços praticados nas áreas das provas olímpicas,
com 50,8% de avaliação negativa por parte dos brasileiros e 42,4% por parte do
público de fora.
http://www.turismo.gov.br/images/casabrasil/17_08_16_Apresentacao_Pesquisa_MTur_final.pptx
RESULTADOS
PARCIAIS
As informações
apresentadas na ultima quinta-feira (18) foram extraídas da base de dados da
pesquisa de demanda internacional e doméstica realizada pelo Ministério do
Turismo para avaliar a experiência dos visitantes durante os Jogos Rio 2016. As
entrevistas serão realizadas até os Jogos Paralímpicos. O resultado final será
divulgado até o final deste ano.
O conteúdo completo pode ser acessado em:http://www.turismo.gov.br/images/casabrasil/17_08_16_Apresentacao_Pesquisa_MTur_final.pptx
Crédito foto:
Diego Campos e divulgação
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