quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Circuito Internacional de Golfe e Vinhos neste final de semana em Porto Alegre

Neste final de semana (15 e 16) acontece no Belém Novo Golf Club, na Zona Sul de Porto Alegre o Circuito Internacional de Golfe pelos Caminhos do Vinho – Copa Los Haroldos.  O evento esportivo amador já percorreu a Argentina, Chile e Uruguai e pela primeira vez acontece no Brasil com jogos em Porto Alegre e, numa segunda fase, em Curitiba.
São aguardados de 70 a 90 participantes no campo de 36 buracos. No domingo, quando acontece o encerramento, serão apresentados os cinco jogadores, que irão disputar a final internacional em Córdoba, na Argentina, entre 12 e 15 de dezembro. A  final, será realizada em junho de 2015  nos Estados Unidos. As inscrições para o torneio em Porto Alegre se encerram nesta sexta-feira (14,) no Belém Novo Golf Clube, que passa a incluir o Torneio Internacional no calendário oficial de eventos.
 A apresentação do Circuito local foi realizada na última quarta-feira (12) , no Hotel Laghetto Veverone Moinhos com a presença  do Secretário Municipal de Turismo Luiz Fernando Moraes, do diretor do Belém Novo Golf Club, Luciano Azevedo Cunha, do presidente da Federação Rio-Grandense de Golfe, Ricardo De Rose, do diretor-geral da empresa argentina Andina Marketing, Produções e Negócios, organizadora do torneio, Fabián Lencinas, do superintendente do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Amilton Lopes, e representante da Bodega Los Haroldos, vinícola de Mendoza que dá nome ao torneio. 
Circuito Internacional de Golfe pelos Caminhos do Vinho
Criado na Argentina em 2012, o Circuito Internacional de Golfe pelos Caminhos do Vinho tem como conceito conjugar e difundir o turismo e a atividade vitivinícola da América do Sul através da prática do golfe. De acordo com  o diretor-geral da Andina Marketing, Produções e Negócios, organizadora do torneio  Fabian Lencinas, Porto Alegre reúne todas as credenciais para receber o torneio, que se desenvolve ao longo de todo o ano. “Porto Alegre tem proximidade com Uruguai e Argentina, possui grande potencial turístico, um campo de golfe de padrão excelente, é capital de um estado que tem uma produção vitivinícola de qualidade, fatores que são a essência da proposta deste torneio”. Segundo ele, a partir da edição de 2015 se integrarão ao circuito outras cidades brasileiras, sendo que a abertura do torneio no país seguirá sendo em Porto Alegre e o encerramento, em Curitiba. No próximo ano Paraguai e Peru deverão participar do torneio, além dos Estados Unidos que incluiu o circuito sul-americano no calendário de torneios de golfe do país. “O golfe é o esporte que  mais movimenta pessoas no mundo em busca de bons campos e bons vinhos, por isso é um atrativo e uma grande ferramenta de captação de turistas”, avalia.
A relação entre golfe, vinhos e turismo foi ressaltada também pelo presidente da Federação Rio-Grandense de Golfe. De Rose lembrou que o golfista não viaja sozinho e por isso o esporte movimenta a economia do turismo. “Sem contar que quem pratica golfe é, em geral, também um apreciador de vinhos, o que torna a realização deste circuito no Rio Grande do Sul um fator de visibilidade para nossa vitivinicultura e para nossa estrutura de golfe, que soma 13 campos no Estado”, afirmou.  De Rose disse apostar também na desmistificação do golfe como esporte de elite, especialmente agora que, a partir de 2016,  retomará a categoria de esporte olímpico.
Mercocidades 
A chegada do projeto argentino ao Brasil foi estimulada pela Unidade de Turismo da Mercocidades, rede de governos locais dos países do Mercosul coordenada por Maldonado (Uruguai) e Porto Alegre. “Neste colegiado trabalhamos a integração a partir do conceito de turismo sem fronteiras entre os destinos da região, em diferentes rotas turísticas, como as de enoturismo”, explicou o secretário de Turismo da capital gaúcha, Luiz Fernando Moraes. O Circuito de Golfe faz parte do Calendário de Eventos Mercocidades lançado em outubro deste ano, Moraes destacou ainda o fato de o Circuito Internacional ser um evento regular, com torneios anuais, o que potencializa as praças de golfe e vitivinícolas dos países participantes.
O torneio teve a largada na Argentina em março deste ano, na cidade vitivinícola de Mendoza, e até o final de dezembro terá percorrido mais de 50 diferentes cidades entre Argentina, Uruguai, Chile e Brasil. Em cada cidade se classificam cinco jogadores, considerados os melhores por categoria, que irão disputar a final internacional em Córdoba, de 12 a 15 de dezembro. Atualmente o circuito conta com 5,7 mil  participantes durante todo o ano de duração do torneio. 
Na organização do circuito, a Andina MP&B se uniu à Bodegas Argentinas AC, câmara empresarial que reúne a maioria das principais bodegas argentinas no fomento e difusão do enoturismo e de outras atividades nos chamados caminhos do vinho, como, por exemplo, a prática de golfe entre vinhedos.


Circuito Internacional de Golfe pelos Caminhos do Vinho - Copa Los Haroldos
Belém Novo Golf Club
Dias  15 e 16/11/2014
Condomío Terra Ville
Avenida Juca Batista, 8000
Belém Novo
Entrada liberada mediante documento de identificação na Portaria  

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Retrospectiva Huberto de Givenchy em Madrid

"Para os que se preocupam com qualidade, o prestígio é a coisa mais importante. Acredito sempre na alta-costura e desejo que ela dure até o fim da minha carreira. Sempre a defendi, com a perfeição que ela implica. Não há duas maneiras de se exercer a profissão. Sucesso não é prestígio. O sucesso é passageiro, o prestígio é outro assunto. Ele persiste depois da gente. É preciso trabalhar para não ter trabalhado em vão."  Givenchy

Quem vai para Madrid, não pode deixar de visitar o Museu Thyssen-Bornemisza que está apresentando  a primeira grande retrospectiva sobre o trabalho do  estilista frances  Hubert de Givenchy.
A mostra oferece um enfoque excepcional das criações de Givenchy, desde a abertura de sua Maison em Paris, em 1952, até sua aposentadoria em 1995. Mais de uma centena de modelos vindos de museus e coleções particulares de todo o mundo – muitos inéditos para o público .
Até ao dia 18 de janeiro é possível ver os vestidos e as obras de alta costura desenhadas para centenas de celebridades, entre elas  Grace Kelly, Jackie Kennedy, a duquesa de Windsor, Elizabeth Taylor, Greta Garbo e sua musa  Audrey Hepburn.   
Givenchy é o responsável por a exposição onde assumiu o papel de curador da mostra. É dele a seleção dos vestidos,  os  textos e legendas que acompanham o seu espólio e escolha das obras da Coleção do museu, entre as quais se incluem telas de artistas como Joan Miró, Sonia y Robert Delaunay, Georgia O´Keeffe, Francisco de Zurbarán e John Singer  Sargent.
Esta é a primeira mostra dedicada por inteiro à moda organizada pelo museu madrileno.

A musa Audrey Hepburn

A exposição dedica um capítulo especial à frutífera relação profissional e de amizade iniciada em 1953 e que se prolongou durante toda a vida da atriz Audrey Hepburn (1929-1993).  A atriz traduzia o ideal de elegância e glamour que Givenchy queria para suas roupas. Era a mulher perfeita para vestir suas criações. "Eu trabalho mais sobre modelos vivos que com manequins de madeira. Os manequins vivos são fonte de inspiração. Audrey Hepburn encarnou, para mim, um ideal feminino, por suas proporções e também por sua imagem."
Audrey vestiu modelos de Givenchy em alguns de seus filmes mais conhecidos, como “Sabrina”, “Funny Face”, “Breakfast at Tiffany’s”, “How to steal a Milion”…  Dizia ela: “A roupa de Givenchy é a única com que me sinto eu mesma. Ele é mais que um estilista, é um criador de personalidade”.

A  combinação perfeita entre as criações do estilista e sua musa inspiradora produziram um clima de encanto, de glamour, que marcou Audrey e Givenchy como sinônimos de elegância e refinamento.

Hubert James Taffin de Givenchy

Um vídeo integra a retrospectiva apresentando sua vida e seu trabalho.
Hubert James Taffin de Givenchy nasceu em Beauvais, na França, em 1927. Filho do marquês Lucien Taffin de Givenchy e de Béatrice de Givenchy, seu avô dirigia uma oficina de tapetes em Beauvais.
Aos dez anos, ao visitar uma exposição de figurinos dos mais famosos estilistas franceses, ele se identificou imediatamente com o universo luxuoso da alta-costura. Aos 17 anos Givenchy foi para Paris, levando uma pasta cheia de desenhos. Trabalhou nas casas de Jacques Fath, Robert Piguet, Lucien Lelong, Christian Dior e Elsa Schiaparelli. Abriu sua própria maison em 1952, e o reconhecimento foi quase imediato.
Conjunto de noite usado por Jackie Kennedy - 1961
Em 1973, entrou para o mundo da moda masculina, com o lançamento da linha Gentleman Givenchy 
Em 1981 a Maison Givenchy foi vendida. A linha de perfumes ficou com a Veuve Clicquot  e a parte de alta-costura foi para o Grupo Louis Vuitton Moët Hennessy . Atualmente, a Louis Vuitton também é proprietária da linha de perfumes fabricados pela Givenchy.

Foi o criador da blusa de babados nas mangas, batizada de Bettina,   do vestido “chemisier", dos modelos  separáveis - peças que podem ser combinadas entre si - e das blusas de tecidos de camisas. 
A blusa Bettina










Givenchy despediu-se das passarelas em 1995, com um desfile para o qual foram convidados apenas amigos pessoais, estilistas e principais clientes.

Serviço:
Museu Thyssen-Bornemisza
Paseo del Prado, 8 28014 Madrid
www.museothyssen.org 
Salas de Exposições Temporais do Museu Thyssen-Bornemisza. Planta baja.
Horário: de terças a domingos das 10 as 19 horas. Sábados até as 21horas.
Preços: Exposição Hubert de Givenchy - 11 euros
Entrada combinada acervo Thyssen-Bornemisza e exposição Hubert de Givenchy -17 euros
Maiores de 65 anos, pensionistas, estudantes:
Exposição Hubert de Givenchy - 7 euros
Entrada combinada acervo Thyssen-Bornemisza e exposição Hubert de Givenchy - 9 euros  

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Os números da Abav-Expo 2014

Encerrado  no último domingo a 42ª Abav-Expo realizada de 24 a 28 de setembro no Anhembi em São Paulo.
Os números divulgados nesta segunda-feira, pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), ao final da feira, mostraram um aumento de 30,85% em relação ao público do ano passado. A feira registrou a presença de 68.263 pessoas nos cinco dias do evento sendo que 16.873 foram de consumidores, e o público geral, no sábado e domingo.
Segundo o presidente da Abav, Antônio Azevedo, houve um crescimento em qualidade. Para ele, o sucesso da feira pode ser medido pelos espaços já reservados para o próximo ano, que chegam a 35%. “No ano anterior, ao final da feira somente 10% dos espaços tinham sido reservados”, revelou Azevedo. 
Os números da  42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo
1) Visitação do público profissional: 41.095
2) Visitação do público consumidor: 16.873
2) Programa Hosted Buyers: 1.245
                 a) Nacionais: 1.100
                 b) Internacionais: 145
3) Postos de trabalho gerados pelos expositores: 7.496
4) Empregos diretos: 2.799
5) Imprensa credenciada: 812
6) Participantes nas salas da Vila do Saber: 4.596
7) Movimentação total de pessoas: 68.263 
 A ideia para realização da 42ª Abav-Expo, era ter atrações para chamar tanto os empresários e empreendedores do turismo que estavam expondo na feira, como também o consumidor final que pode ver de perto as novidades do setor no sábado e domingo, quando as portas da Abav foram abertas ao público.
Presidente ABAV Antônio Azevedo e Ministro Vinícius Lages  
O Ministério do Turismo transferiu para a Abav-Expo, o gabinete do ministro. “Isso possibilitou uma ampliação da agenda do MTur no evento e permitiu que pudéssemos fazer reuniões, debates técnicos, alianças e estar mais próximos do setor”, disse o ministro Lages.
Celebrado em 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo coincidiu, este ano, com o calendário do evento.  Para comemorar a data foi lançada a grande atração deste ano – o Feirão ABAV– uma extensão da feira dedicada à comercialização de roteiros, serviços e pacotes turísticos, nacionais e internacionais, oferecidos com descontos e preços promocionais para o consumidor final.
fotos divulgação

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

PRÊMIO NACIONAL MÉRITO & TALENTO ABBTUR 2014

“Evento aconteceu durante a 42ª ABAV e contou com a presença do Ministro do Turismo”


No ano em que é  comemorado   40 anos da criação dos cursos de Turismo no Brasil a ABBTUR NACIONAL,  instituiu o “Premio Mérito & Talento” como forma de valorizar, promover e reconhecer os turismólogos que atuam com responsabilidade e destaque nas mais diversas atividades turísticas do país.
A premiação  aconteceu, no dia 27 de setembro, “Dia do Turismólogo” e  Dia Mundial do Turismo, durante a 42ª ABAV -Exposição Internacional de Turismo, no Anhembi, em São Paulo  e contou com a presença do Ministro Vinicius Lages. Na ocasião o Ministro comprometeu-se a REGULAMENTAR  a lei 12.591/12 que  trata do reconhecimento  da atividade profissional do turismólogo. 
Turº Rubens Branquinho, Prof. Mario Beni, Ministro Vinicius Lages e o presidente da ABBTUR nacional  
Turº Elzário Pereira da Silva Júnior 
Foram premiados  os bachareis de turismo  Álvaro Negrão do Espirito Santo, secretário de Estado adjunto de Turismo do Estado do Pará, um dos fundadores e o primeiro presidente da ABBTUR NACIONAL. Wilken Souto, Coordenador Geral de Segmentação do Ministério do Turismo.  Carlos Henrique Falcão, Gerente de Turismo Social do SESC Rio de Janeiro. José Ricardo Natizke Diretor da Vikings Tur – Eventos, Cursos e Agência de Viagens. Edvaldo Doniseti Alipio que  atua no desenvolvimento de projetos e fomento turístico na prefeitura municipal de Mogi Mirim. Fabiana Ribeiro Sena presidente da ACETER – Associação Cearense de Turismo Rural. 
Os agraciados com “Premio Mérito & Talento ABBTUR 2014 ”
Cleide Batista, empreendedora que se tornou conhecida por ter trazido dromedários para o nordeste brasileiro (município de Extremoz/RN). Denise Holleben atua no departamento de eventos, promoção e divulgação da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves/RS e o turismólogo Vanilson F. Gracione que atua no setor de Turismo, elaborando, coordenando e implantando projetos.  Foi homenageado também o Técnologo em Turismo Edmar Luiz Xavier Neto responsável pelo fomento do turismo em Minas Gerais, atuando com gestão de projetos de infraestrutura de obras e serviços para o setor de turismo e agronegócios.
Wilken Souto e Neneca Campos, vice-presidente da ABBTUR/RS
Receberam carteiras de sócios beneméritos os membros do Comite Nacional da ABBTUR, por relevantes serviços prestados a entidade. Entre os agraciados o  Professor Mario Beni, que agradeceu emocionado a homenagem, Tania Omena, Maria José Giaretta, Marlene Matias, Socorro Abreu, Rosana Lima, Maria de Fátima Aguiar, Maria Aparecida Guimarães, Ivane Fávero, Marcos Neves e Silvia Regina Cabral. 
O evento vai acontecer anualmente e nesta primeira edição contou com o apoio da prefeitura municipal de Niterói RJ, através da NELTUR- Empresa de Lazer e Turismo, seu Diretor Turº Rubens Branquinho,   participou da cerimonia de premiação.  
No encerramento da solenidade o presidente da ABBTUR nacional Turº Elzário Pereira da Silva Junior anunciou que o “Premio Mérito & Talento ABBTUR  2015” terá como apoiador o município de Garibaldi, na Serra Gaúcha. 
A empresa Eco Poli de Guaporé/RS ofereceu aos agraciados um original presente com a insígnia dos turismólogos e uma semente de feijão que ao brotar  aparece a palavra Turismo em sua folha. 

domingo, 21 de setembro de 2014

Eleições no Sindicato Estadual dos Guias de Turismo - Sindegtur/RS

Sindicato Estadual dos Guias de Turismo -  Sindegtur/RS informa que em Assembléia realizada em agosto foi eleita a nova diretoria pra o trienio 2014/2017. O pleito reelegeu Sueli Ribeiro como presidente da entidade, Maria Barbosa Furini, como sua vice e Geraldo da Costa como tesoureiro.
Sueli promete continuar sua luta para defesa da classe e vai focar seu trabalho na campanha de apoio ao “Guia legal  de turismo” e combate a impunidade contra quem exerce ilegalmente a profissão (Código Penal art.47).
Segundo Sueli, a atividade do Guia de Turismo, um dos principais atores na linha de frente do turismo,  está ligada ao serviço de orientação, acompanhamento e transmissão de informações aos turistas, por isso é fundamental que o profissional passe por reciclagens profissionais continuamente. A diretoria  do Sindegtur/RS  vai dar continuidade ao programa de  capacitação e atualização profissional para seus  associados.  

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Porto Alegre Hostel Boutique comemora Dia Mundial da Paz neste domingo

“Dia Mundial da Paz será comemorado no mundo inteiro.  Hostel em Porto Alegre promove festa em homenagem a data”
 Neste domingo (21), Hostels do mundo inteiro filiados a HI -  Hostelling Internacional comemoram a data, por conta de terem recebido da UNESCO, na década passada,  o título de CENTROS DE CULTURA DA PAZ, por hospedarem jovens de todas as nacionalidades, sem preconceitos quanto a cor, raça religião ou paixões políticas. Acompanhe comemorações  pelos Sites ou Faces.  www.un.org/en/events/peaceday  ; internationaldayofpeace.org/;www.facebook.com/peaceday?fref=tswww.timeanddate.com/holidays/un/international-peace-day; 
Unico Hostel filiado a HI – Hostelling International na capital gaúcha, o Porto Alegre Hostel Boutique vai realizar uma grande festa comemorativa, a partir das 16 horas do próximo domingo, dia 21 de Setembro.
A programação inicia  com a performance dos Os poETs que vão apresentar “Poesia na Janela”  do Hostel.
Depois, na “Música na Calçada”,  Alexandre Brito, Ricardo Silvestrin e Ronald Augusto assumem sua personalidade de músicos, apresentando o show da banda Os poETs.  O trio vai cantar músicas inéditas e hits dos dois CDs.
A festa será na calçada do Hostel, na Rua São Carlos esquina com a Rua Gaspar Martins e terá o apoio e participação do Grupo REFLORESTA, Distrito Criativo e Vila Flores Comunidade, integrado  por pessoas que buscam a revitalização e desenvolvimento sustentável do tradicional bairro Floresta.
O Brechó de Rua do Bairro Floresta estará funcionando a partir das 14 hrs. Uma carroça de pipoca fornecerá pipoca gratuita aos participantes do Evento.
Os hóspedes do Hostel receberão camisetas comemorativas ao evento com o “Slogan”  DORMIR PELA PAZ, reforçando o propósito da HI de promover a Paz através das viagens e trocas de experiências entre os viajantes.
fotos: divulgação 

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

42ª ABAV Expo Internacional de Turismo

A 42ª ABAV Expo Internacional de Turismo   acontece   de 24 a 28 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em  São Paulo.
A Feira  deve reunir  3.500 expositores  e a presença de  40 mil visitantes profissionais.
O evento   é uma das maiores feiras de turismo   da América Latina e ponto de encontro, comercialização e comunicação de toda a cadeia produtiva do setor turístico  brasileiro e internacional.
O nome que usava até o ano passado muda para Expo Internacional de Turismo - ABAV 2014. Segundo  o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, o nome Feira das Américas levava alguns participantes a acharem que se tratava de um evento somente para expositores e compradores das Américas, o que não corresponde a realidade atual da Feira. 
No evento se encontram agentes de viagens e profissionais do turismo com representações de atrações turísticas, destinos, espaços para eventos, hotéis, meios de comunicação, agências online, entre outros para conhecer novos produtos, lançamentos, estabelecer contato com outros profissionais e transformar as tendências do setor em negócios.
Entre os expositores, estarão presentes companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo do mercado nacional e internacional; empresas de cruzeiros marítimos; empresas do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions); principais meios e redes de hospedagem e comunicação nacionais e internacionais; locadoras de veículos e soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de estações de ski, ecoturismo e turismo de aventura.
“Programa Compradores Convidados - Caravana Brasil Internacional”
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo)  convidou  140 profissionais estrangeiros para fazer negócios durante a  42ª ABAV Expo.
Agentes de viagens de 11 países da América do Sul e Estados Unidos, com poder de decisão para a concretização de negócios, participarão de rodadas de negócios com profissionais brasileiros. Edição do ano passado produziu US$ 97 milhões em volume de negócios.  
fotos: divulgação

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ministério do Turismo alerta sobre crime de estelionato

O Ministério do Turismo alerta para a ação de uma quadrilha que tem se passado pelo órgão com o objetivo de obter vantagens financeiras de cidadãos comuns. Com dados pessoais das vítimas, como nome completo, endereço e CPF; os criminosos encaminham por correio um ofício falso com o brasão da República, a marca Brasil e o nome do Ministério do Turismo. Os infratores identificam-se como “auditores fiscais do Ministério do Turismo”.
Na carta, os criminosos afirmam que a empresa da qual a vítima é sócia foi vendida, de modo que ela teria direito de receber uma quantia equivalente a sua participação no capital social, que em um dos casos denunciados foi de cerca de R$ 50 mil. Todas as vítimas possuem títulos de algum empreendimento, como clubes, hotéis e motéis. A correspondência apresenta dois telefones com código (21), Rio de Janeiro. Quando a pessoa liga, os atendentes se passam por colaboradores do MTur e informam que, para receber a quantia, o cidadão terá de pagar os impostos e honorários da transação, de cerca de R$ 5 mil, numa conta para depósito aberta pelos fraudadores. 
O Ministério do Turismo esclarece que não realiza transações financeiras em nome de outras empresas. Também não há representação do órgão em outras cidades do país, além de Brasília, ou cargo de auditor fiscal do MTur. Para facilitar a investigação, caso tenha recebido uma carta com esse teor ou conheça alguém na mesma situação, entre em contato com a Ouvidoria (61) 2023-8009 ou com a Assessoria Especial de Controle Externo (61) 2023-7081. O crime deverá ser investigado pela Polícia Federal.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Começa neste sábado a 37ª Expointer

Começa neste sábado (30) a 37ª edição da Expointer, a maior feira do agronegócio da América Latina. O evento acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, Região Metropolitana de Porto Alegre. A Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários,  encerra no dia 7 de setembro e  pretende movimentar mais de  R$ 3,3 bilhões, valores atingidos no ano passado somente na comercialização de máquinas agrícolas.
A 37ª Expointer leva a marca da sustentabilidade e irrigação como fatores que impulsionam a economia gaúcha, fortalecendo o projeto de desenvolvimento sustentado.
Atrações da  Expointer 2014
Durante os nove dias da feira, o visitante terá  mais de 400 eventos e atrações para visitar: Exposição de 151 raças de animais; Julgamentos e leilões; Desfile dos Campeões premiados durante o evento; Freio de Ouro  a mais disputada prova funcional entre as raças eqüinas no evento. Prêmio Gerdau Melhores da Terra - a grande premiação para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas. Palestras Técnicas: fóruns, seminários e  cursos voltados para  a agropecuária. Show de Máquinas com demonstrações técnicas e áreas de test-drive de utilitários.
Shows diários de música,  dança, apresentações folclóricas e  bandas marciais.  Comidas típicas.

Boulevard -  espaço de lazer, confraternização e de manifestações artísticas e culturais onde  visitantes e expositores se  aproximam com   conforto e comodidade.

Feira de Agricultura Familiar que divulga e  comercializa  produtos da culinária colonial gaúcha; Expoargs – Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul   a feira mais significativa para os artesãos do Estado.

A cara e o jeito do Gaúcho
Durante o evento, os 134,09 hectares  do Parque de Exposições Assis Brasil, sede de uma das maiores e mais importantes exposições-feira do Mundo,  vai ser o palco para apresentar a convivência fraterna e harmoniosa entre o homem do campo e o homem urbano. De um lado, o produtor, o tratador de animais, o fabricante, o artesão, o artista. De outro, aqueles que vivem na cidade e que, nesta época do ano se reencontram e redescobrem suas raízes.

fotos: divulgação

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Abracorp divulga movimentação do setor de viagens corporativas no primeiro semestre de 2014

A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) divulgou  os números referentes à movimentação do setor no primeiro semestre deste ano. Os dados integram a pesquisa de vendas da entidade, efetuada com o apoio das 31 agências de viagens associadas.  
Edmar Bull, presidente do Conselho de Administração da entidade, revelou que no primeiro semestre, houve um  crescimento de 5,5% no total da movimentação de negócios realizados no setor, se comparado ao mesmo período do ano passado .  
Setor Aéreo
Entre os meses de janeiro e junho, o setor aéreo doméstico registrou variação positiva de 7% em vendas, levando em consideração o desempenho das companhias aéreas Avianca (33%), Azul (13,5%), GOL (-0,8%), TAM (5,9%) e demais empresas (-22,7%). A movimentação total alcançou mais de R$ 2,6 bilhões.
A emissão de bilhetes  apresentou queda de 4,7% se comparado ao verificado em igual período do ano passado. Dentre as aéreas, a Avianca foi a única companhia que apresentou saldo positivo (21,4%).  
A TAM liderou o market share da Abracop em emissão de bilhetes (31,8%), vendas (33,7%) e em passageiros por quilômetros transportados 38,1%. A GOL aparece em segundo lugar, com 31,3%, 31,1% e 36,1%, respectivamente.
As tarifas aplicadas subiram – a Azul lidera, com incremento de 19,8%, seguida pela Avianca (9,5%). O aumento médio das tarifas aéreas para o mercado doméstico foi de 12,2%, alcançando o valor de R$ 595, de acordo com a Abracorp.
Com relação ao setor aéreo internacional, durante o período houve queda na emissão de bilhetes (-2%). A Alitalia registrou a maior variação negativa (- 17,9%) e a Iberia foi a empresa que obteve o melhor desempenho (19,8%). A atuação de todas as companhias aéreas que realizaram as viagens internacionais para o mercado corporativo rendeu incremento de 4,9% ao setor como um todo e um acumulado superior a R$ 1,9 bilhão em vendas.
Em referência ao market share relativo à movimentação comercial, apurada em reais, a maior fatia de mercado ficou concentrada na categoria “demais empresas” (21,7%). A entrada em operação de novas companhias aéreas e o aumento da oferta de outras, de menor presença no mercado, são fatores que contribuíram com a dispersão da demanda. A segunda posição do ranking é ocupada pela TAM (16,9%), seguida pela American Airlines (13,2%) e Air France (6,9%). A tarifa média aplicada no mercado subiu 7% – a Emirates foi a aérea que mais se destacou, trabalhando com uma tarifa média de R$ 5.126. Em seguida constam Lufthansa/ Swiss (R$ 4.715), Air France/ KLM (R$ 4.222) e British Airways (R$ 4.070).
Hotelaria em alta no mercado de viagens corporativas
A hotelaria nacional  registrou incremento de 13,1% em room nights e um acumulado de R$ 4,9 milhões. A rede BHG/Solare foi a principal responsável por este bom desempenho, apresentando crescimento de 113,5% em número de diárias.
A Rede Slaviero Hotéis também teve um semestre positivo, respondendo por R$ 8,7 milhões das vendas, fator que resultou em um crescimento de 47,7%. Os hotéis independentes alcançaram a melhor participação no mercado de viagens corporativas em volume de diárias, atingindo os 50%. “Outras redes” (19,5%), atingiram o segundo lugar, seguidas pela  Accor (9%) e Atlantica Hotels International (6,8%).
market share relativo às vendas  foi liderado pelos hotéis independentes (38,5%) seguido por  “outras redes” (23,4%), na segunda posição. A diária média sofreu queda de 12%, girando em torno de R$ 232 no mercado nacional.
Segundo o estudo desenvolvido pela Abracorp, os primeiros seis meses do ano renderam ao setor hoteleiro internacional incremento de 22,2% em número de diárias e de 18,5% em vendas. O InterContinental Hotels Group (IHG) apresentou os melhores resultados, saltando de 10.093 diárias, em 2013, para 26.189, atingindo 159,5%. Com um acumulado de mais de R$ 18, 4 milhões, o destaque nas vendas foi da Accor, que atingiu crescimento de 125,8%.
Os hotéis independentes foram os empreendimentos priorizados pela demanda por viagens corporativas, respondendo por 46,3% do total das diárias comercializadas e por 46,8% das vendas, calculadas em realo que justifica o estímulo contínuo feito pela Abracorp à utilização da plataforma B2B Reservas, desenvolvida em parceria com a MFL Tecnologia e Turismo.
Serviços agregados
O setor de locação de automóveis nacional, com um crescimento de 19% nas diárias, teve um desempenho positivo no semestre. A  Movida alcançou incremento de 97,7% a com 31.987 diárias. Na categoria vendas, o setor registrou ligeira queda (-0,8%). No entanto, o período foi positivo para a AVIS, cuja variação em vendas chegou aos 56,4%, e para a Unidas, com 43,4%. O market share indica que a Localiza ainda é a principal fornecedora das agências de viagens associadas à Abracorp. A empresa lidera tanto em diárias (53,8%) como em vendas (58,5%).
Em âmbito internacional a Hertz teve  aumento de 187,2% na quantidade de diárias,  no entando o setor registrou queda de 1,3%. Em volume de vendas, o desempenho também não foi positivo: a movimentação de R$ 12,414 milhões nestes seis meses representou redução de 0,4% em comparação com 2013.
Quanto aos serviços de transfer, o estudo apontou que, no total, foram computadas 5.714 diárias, que representou um volume de vendas superior a R$ 12,7 milhões. Mais da metade do market share da entidade está com “outros fornecedores”,representando 58,1%. Completam o ranking Shift (30%), Masters Transportes (6,3%) e CEP (5,7%).
Na categoria “eventos e serviços”, o destaque foi para eventos corporativos, que movimentou mais de R$ 272 milhões e se manteve à frente de “demais serviços” (R$ 87,4 milhões), pacotes de viagens (R$ 48,7 milhões), cruzeiros (R$ 1,6 milhão) e cartões de assistência (R$ 1,2 milhão). O setor como um todo cresceu 7,9%.
Meios de pagamento
Pela primeira vez, a pesquisa também incluiu indicadores de desempenho em meios de pagamento. A partir de uma análise de cartões físicos e virtuais, o estudo demostrou que 37% dos pagamentos no setor aéreo são efetuados via American Express. Em seguida, constam “faturado” (28%), MasterCard (12%), Visa (14%) e “outros” (9%).
O pagamento faturado detém a liderança no setor terrestre, com 59% de mercado. Com 18% da preferência, o pagamento direto ocupa a segunda colocação. A relação inclui American Express (11%), MasterCard (4%), Outros (4%) e Visa (4%). 
fotos divulgação