sábado, 11 de maio de 2013

Copa das Confederações – aeroportos prontos para receber os turistas


Os aeroportos das cidades-sede da Copa das Confederações já estão prontos para receber os turistas, segundo informação do Ministério do Turismo.

A campanha publicitária “A Pátria de Chuteiras”, composta de grandes adesivos estampados nas portas, paredes e saguões de embarque e desembarque se espalharam nos seis terminais sedes – Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Salvador, Fortaleza e Belo Horizonte. São Paulo, que é a porta de entrada dos turistas foi a primeira a receber as peças publicitárias.

Segundo o ministro do Turismo Gastão Vieira, “a campanha cumpre dois objetivos: valorizar as características regionais e trazer essa vibração brasileira para os megaeventos esportivos e o de dar as boas-vindas para os visitantes desce a sua chegada às cidades sedes”.

Os terminais de Porto Alegre, Curitiba, Natal e Manaus  receberão a campanha até a Copa 2014, já que a ação visa  os turistas da Copa das Confederações e Copa do Mundo 2014.


Aspectos das peças da Campanha

A campanha saúda os turistas com frases que remetem ao linguajar e a cultura de cada cidade e incentiva a conhecerem melhor o país como “Viaje pelo Brasil e divirta-se cada vez mais” ou “Viaje e conheça as maravilhas do Brasil”.

“O Rio está de braços abertos para a sua visita” ou “para quem está chegando, aquele abraço” recepcionam os turistas em sua chegada e destacam seus  pontos turísticos  como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar,as praias e o bairro boêmio da Lapa.

Brasília recebe com “o céu, a arquitetura e a alegria são nosso três poderes”, com fotos da Catedral, do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional.

A Ponte Estaiada, a Avenida Paulista e o Masp são alguns dos destaques da campanha paulista junto com a frase “na cidade com gente de todo lugar, só falta você” .

“Se tem um trem que nos deixa feliz, é receber visita”, integra a campanha mineira, destacando a Igreja da Pampulha e o Museu de Artes e Ofícios.


Os turistas são saudados em Salvador com “Que bom que você chegou meu rei!”, mostrando o Pelourinho, o Elevador Lacerda e o Farol da Barra.

O material de divulgação pode ser visto nas redes sociais do MTur – Flicker, Facebook e Instagram.
A campanha é realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. 

Novo site de promoção turística do Brasil

              O encerramento da promoção “Goal to Brasil” nesta semana, marcou o lançamento oficial do novo site de promoção turística do Brasil.
            O portal www.visitbrasil.com  traz dicas de passeios, opções de hospedagem, restaurantes, dicas imperdíveis e fotos da cidade postadas pelos usuários da rede Instagran.
            Segundo Tiago Tomazella, da diretoria de marketing, o portal foi totalmente reformulado, mas dinâmico e tem como base a experiência e o conteúdo colaborativo.
            A expectativa da Embratur é que o novo portal ajude a inserir o país em um novo patamar de promoção diante de outros mercados. 

terça-feira, 7 de maio de 2013

27º Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho “De 8 a 10 de maio em Florianópolis”

“Inovação na Hotelaria”, tema escolhido para o Encatho 2013, vai debater as inovações na área organizacional, operacional e financeira e a comunicação e marketing nas empresas hoteleiras.

O evento será realizado no CentroSul, em Florianópolis de 08 a 10 maio.

O Encontro integra 10 eventos: Seminário de Turismo e Hotelaria, Fórum de Gestores Comercias, Fórum de A&B, Simpósio de Governança Hoteleira, Rodadas de Negócios, Reunião de Hoteleiros, Exprotel, além de oficinas, Palestras e Apresentação de Cases e tem como público alvo empresários, fornecedores dos hotéis, pousadas e restaurantes, estudantes, imprensa especializada e associados da ABIH/SC e não sócios.

Diretores da EMBRATUR confirmam presença

Os diretores da Embratur, Tufi Michreff Neto, da área de Administração e Finanças e Walter Vasconcelos Junior, confirmaram presença no evento. O secretário nacional de Políticas Publicas.

 Vinícius Lummertz Filho, confirmou sua presença e participação na palestra no dia 10 sobre o Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem e Sistema Nacional de Registro de Hóspedes.

25ª Exprotel

A edição deste ano da Exprotel, dentro do tema central de Inovação resolveu inovar e pela primeira vez a Feira de Produtos e Serviços para Hotéis será aberta ao público. Vai ser uma oportunidade ímpar para conhecer e comprar produtos de marcas consagradas que abastecem os meios de hospedagem: lançamentos de cama, mesa, banho, decoração, higiene pessoal, alimento e bebidas entre outros.

4ª  Rodada de Negócios

Pelo quarto ano, o Encatho apresenta a Rodada de Negócios com Operadoras, Agentes e Clubes de Turismo, parceria entre oferta e demanda com a coordenação do Sebrae.
Os empresários inscritos no evento, serão atendidos individualmente pelos agentes de viagens e operadoras de turismo. O encontro visa promover a troca de informações e gerar novas oportunidades de negócios entre as empresas que vendem destinos e  produtos turístico e a hotelaria catarinense.

Informações e Inscrições no http://www.encatho.com.br/2013/index.html



Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostra que brasileiro quer viajar mais


O Ministério do Turismo encomendou uma pesquisa para saber a intenção de viagem em sete capitais.

A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, avalia a perspectiva de viagens no horizonte de seis meses. A analise é realizada mensalmente em Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Recife com duas mil pessoas.

O mês de abril apresentou o melhor resultado com  28% de resposta positivas, confirmando a preferência da maioria: 48,2% preferem viagens dentro do Brasil.

As viagens ao exterior foram a opção de 21% dos pesquisados. O resultado mostra um aumento expressivo no nível de indecisão em relação ao destino da viagem, que foi de 30,4%. Um índice que merece a atenção das operadoras e agencias de viagens, considerando-se que em abril do ano passado o resultado apresentado foi de apenas 3,3%.
Os destinos mais desejados ainda são os estados da região Nordeste, com 46%, seguido de Sudeste com 24,6% e o Sul com 21,6%. 


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Publicado o Plano Nacional de Turismo 2013-2016


Ontem (26) o Diário Oficial da União publicou o decreto que aprova o Plano Nacional de Turismo 2013-2016. Aumentar o número de turistas estrangeiros que visitam o país, incentivar o turismo interno e aumentar a oferta de postos de trabalho no setor, é o grande desafio proposto. O objetivo é colocar o Brasil entre as três maiores economias turísticas do mundo até 2022.
Segundo o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o PNT estabelece um conjunto de diretrizes, metas e ações que orientam a atuação do MTur, em parceria com outros setores da gestão pública. “Vamos estimular a elaboração de planos regionais e locais de desenvolvimento turísticos, com o objetivo de fortalecer a gestão descentralizada”, comenta.
Para Vinícius Lummertz, secretário nacional de Políticas de Turismo, o PNT vai ser um importante aliado para o Brasil se posicionar entre as três maiores economias do setor no mundo. “Somos o sexto maior país no conjunto geral da economia do turismo. O plano vai auxiliar a incrementar a chegada de turistas estrangeiros, incentivar o brasileiro a viajar mais pelo Brasil e aumentar a competividade do setor do turismo brasileiro”.  
*Com informações do Ministério do Turismo

Boas Perspectivas para o Turismo Mundial


Márcio Favilla de Paula, diretor-executivo da Organização Mundial de Turismo – OMT  apresentou um quadro muito singular do turismo mundial, em sua participação na abertura do World Travel Market Latin America 2013, em São Paulo. De acordo com Márcio Favilla, o setor em âmbito internacional manteve sua trajetória de crescimento na última década. “O ano de 2012 chegamos a exatas 1.035 bilhão de chegadas no planeta, superando em 4% os 997 milhões de 2011 e alcançando a previsão de crescimento proposto pela OMT que era em torno dos 3% a 4%” informou.
O valor todas das exportações geradas pelo turismo em 2012  foi de US$ 1.3 trilhão, o equivalente a US$ 3.5 bilhões ao dia.
Dois outros fatos mereceram destaque especial no turismo mundial, O primeiro, segundo Favilla, foi a incorporação à carta da reunião de cúpula dos lideres do G-20, reconhecendo o turismo como instrumento de crescimento econômico e de geração de emprego. Complementando: “esse fato foi o resultado das conclusões do estudo da WTTC e OMC que mensurou o impacto positivo das 20 maiores economias do mundo, em termos de geração de empregos, decorrentes do aumento do fluxo de turistas e de receitas”.
Por último, o executivo citou a inclusão do termo “Turismo Sustentável” como uma das áreas temáticas do documento final aprovado pelos países presentes na  Rio+20. “Esse foi um grande passo, considerando que conseguimos incluir o Turismo Sustentável ao lado de segmentos importantes como energia, oceanos, água, alimentação, dentre outras”, afirmou.
Conclui dizendo que estes segmentos da socioeconomia serão prioridade das comunidades internacionais nas próximas décadas

Porto Alegre representará Rio Grande do Sul no Goal To Brasil em Lima


Dias 28 e 29 deste mes, acontece em Lima, no Peru a 11ª edição do Goal To Brasil  tendo como cidade destaque Cuiabá/MS. 

Por indicação da Secretaria Estadual de Turismo, Porto Alegre será a representante oficial do Estado no evento, com a presença do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes.

Nos dois dias do evento, são aguardados cerca de 300 convidados, entre operadores de turismo, jornalistas especializados, formadores de opinião e autoridades. A agenda inclui workshops de apresentação conjunta das cidades-sedes brasileiras do Mundial por região, exposição de materiais sobre infraestrutura, produtos e roteiros turísticos.

Goal To Brasil

O Goal To Brasil, integra o calendário oficial de promoção internacional do Brasil  para ampliar a visibilidade das cidades-sedes da Copa 2014. O evento tem parceria dos ministérios do Turismo, Esporte, das Relações Exteriores, Embaixadas do Brasil, dos Estados e cidades-sede da Copa.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

27º Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho


“De 8 a 10 de maio em Florianópolis”


“Inovação na Hotelaria”, tema escolhido para o Encatho 2013, vai debater as inovações na área organizacional, operacional e financeira e a comunicação e marketing nas empresas hoteleiras.

O evento será realizado no CentroSul, em Florianópolis de 08 a 10 maio.

O Encontro integra 10 eventos: Seminário de Turismo e Hotelaria, Fórum de Gestores Comercias, Fórum de A&B, Simpósio de Governança Hoteleira, Rodadas de Negócios, Reunião de Hoteleiros, Exprotel, além de oficinas, Palestras e Apresentação de Cases e tem como público alvo empresários, fornecedores dos hotéis, pousadas e restaurantes, estudantes, imprensa especializada e associados da ABIH/SC e não sócios.

Diretores da EMBRATUR confirmam presença

Os diretores da Embratur, Tufi Michreff Neto, da área de Administração e Finanças e Walter Vasconcelos Junior, confirmaram presença no evento. O secretário nacional de Políticas de Turismo,  Vinícius Lummertz Filho, confirmou sua presença e participação na palestra no dia 10 sobre o Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem e Sistema Nacional de Registro de Hóspedes.

25ª Exprotel

A edição deste ano da Exprotel, dentro do tema central de Inovação resolveu inovar e pela primeira vez a Feira de Produtos e Serviços para Hotéis será aberta ao público. Vai ser uma oportunidade ímpar para conhecer e comprar produtos de marcas consagradas que abastecem os meios de hospedagem: lançamentos de cama, mesa, banho, decoração, higiene pessoal, alimento e bebidas entre outros.

4ª  Rodada de Negócios

Pelo quarto ano, o Encatho apresenta a Rodada de Negócios com Operadoras, Agentes e Clubes de Turismo, parceria entre oferta e demanda com a coordenação do Sebrae.
Os empresários inscritos no evento, serão atendidos individualmente pelos agentes de viagens e operadoras de turismo. O encontro visa promover a troca de informações e gerar novas oportunidades de negócios entre as empresas que vendem destinos e  produtos turístico e a hotelaria catarinense.

Informações e Inscrições no http://www.encatho.com.br/2013/index.html




quarta-feira, 24 de abril de 2013

World Travel Market –WTM e Braztoa

Prossegue até esta quinta-feira, dia 25,  a WTM  no  Transamérica  Expo Center, em São Paulo.

Pela primeira vez, a WTM  considerada uma das principais feiras de turismo do mundo, sai de Londres para ser realizada no Brasil.
 
O evento acontece paralelamente com o 39º Encontro Comercial da Braztoa.

De olho no mercado emissivo, os eventos buscam captar o mercado latino americano. O potencial emissivo dos cinco principais países do continente: Brasil. Argentina, Chile, Republica Dominicana e México, representam   cerca de oito milhões de viajantes. 



Anuário Braztoa


Os destinos mais vendidos em 2012, foram apresentados na abertura do 39º Encontro Comercial da Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo,
A entidade  congrega 99 associados e representam 90% das viagens comercializadas no país.
 O destino mais vendido foi o Nordeste, com 2.289 milhões de passageiros, que escolheram como seu destino Salvador, Porto Seguro, Natal e Fortaleza.

A região Sudeste, com 1.201 milhão de viajantes ocupa o segundo lugar no ranking.
Rio de Janeiro e cidades do litoral, São Paulo e as cidades históricas mineiras foram os preferidos na região.

A região Sul, com 445 mil passageiros em 2012, está em terceiro lugar. A Serra Gaúcha, Florianópolis, Balneário Camboriú e Foz do Iguaçu lideram a preferência dos turistas.
Os destinos do Norte e Centro-Oeste contaram com 130 mil turistas.

O documento divulgou também  a média dos gastos dos passageiros no período – R$ 1.340,00 nas viagens nacionais e R$ 2.957,00 nos pacotes internacionais. Os dados apresentados pela entidade mostraram que houve um incremento de 16% na média de gastos nas viagens domésticas e 6.8% nos pacotes internacionais. 
Em termos de faturamento, as operadoras brasileiras arrecadaram R$ 10,7 bilhões em 2012, 8.41% a mais do que 2011. Já o número de passageiros embarcados,  foi 5.1% menor do que no ano passado, com 5.7 milhões de clientes.
Segundo Marco Ferraz, presidente da Braztoa “esses dados mostram que as empresas têm oferecido muito mais do que pacotes, mas sim viagens personalizadas, experiências com valor agregado, adequadas ao perfil e aos desejos de cada consumidor”.

O Anuário Braztoa 2013 está disponível em aplicativo para Apple Store e Android.




quinta-feira, 18 de abril de 2013

Gol achou solução polêmica para reduzir gastos


Com prejuízo de R$ 1,5 bilhão em 2012, a Gol achou uma solução polêmica para tentar reduzir gastos: bônus salarial para pilotos e comissários de bordo se eles economizarem combustível.

Se a meta for atingida, a empresa  terá uma economia de  R$ 1,9 milhão por mês, sendo que  R$ 820 mil serão divididos entre pilotos e comissários. O primeiro pagamento será em julho.

Solução que dividiu os analistas de segurança de voo. Uns dizem que o bônus abre um precedente que pode levar um piloto, no limite a tomar decisões baseadas não só na segurança mas também no que ganhará se poupar combustível.

Outros e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), afirmam não haver risco se os procedimentos de segurança forem seguidos.

A Gol nega risco. Informando que os pilotos são bem treinados, que os voos são monitorados para detectar eventuais desvios e que entre economia e segurança, a prioridade sempre será a segurança.

A  notícia foi divulgada na Folha de São Paulo.