sexta-feira, 13 de abril de 2012

Facebook: 40% se sentem expostos



Quatro a cada dez usuários de Facebook no Brasil sentem-se expostos na rede social, aponta pesquisa feita pela Hi-Mídia realizada em parceria com a M.Sense divulgada nesta sexta-feira, dia 13. A pesquisa identifica as principais diferenças entre aqueles que utilizam o Facebook e o Twitter. De acordo com a pesquisa, os usuários do Twitter que se sentem expostos correspondem a 26% do total.

A pesquisa também mapeou a diferença entre os interesses básicos dos dois grupos nas redes sociais. Enquanto a maioria dos usuários de Facebook o utilizam para se “comunicar com amigos/familiares” (81% dos entrevistados que o utilizam) e “acompanhar o que acontece com amigos / familiares” (59%), o Twitter é basicamente utilizando para se “atualizar com notícias e acontecimentos” (58%) e “ler assuntos que interessam” (51%).

As rede sociais mais utilizadas
Apesar de se sentirem expostos o Facebook, com 86%,  foi o serviço de rede social mais utilizado no Brasil, nos últimos 30 dias, de acordo com o levantamento,  seguido pelo  Orkut  - 63%; Google +  com 33%; Twitter  - 32%; LinkedIn  - 22%;  Badoo  com 16% e Sonico - 10%.
A pesquisa revela que 95% do total de usuários entrevistados usaram alguma rede social no último mês.

Neneca Campos

quinta-feira, 12 de abril de 2012

EXPROTEL é referência na Região Sul


O setor de produtos e serviços especializados no segmento de hospedagem, alimentação, higiene e limpeza e novas tecnologias tem encontro marcado em Florianópolis de 25 a 27 de abril, no CentroSul.

A  24ª edição da  Feira de Produtos e Serviços para Hotéis – Exprotel,  é uma promoção da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC) e acontece paralelamente ao Encatho – Encontro Catarinense de Hoteleiros. O evento que este ano chega a sua 26ª edição com uma programação que inclui reuniões, palestras, fóruns, debates, seminário, simpósio e oficinas especializadas.


A 24ª Exprotel vai apresentar novidades em serviços, produtos e equipamentos para a hotelaria, entre lançamentos de cama, mesa, banho, móveis, telefonia, informática, novas tecnologias, segurança, gestão de serviços, decoração, além de alimentação, bebidas e produtos de higiene e limpeza. 

Neneca Campos

Itajaí recebe Volvo Ocean Race, a mais importante regada do planeta


Maior regata oceânica do mundo, a Volvo Ocean Race – VOR -  reúne os maiores e mais talentosos velejadores internacionais em cerca de 10 meses de competição, cruzando  todos os continentes num percurso de cerca de 70 mil quilômetros de extensão, em uma mistura de competição desportiva e aventura extrema.

A  11ª edição da VOR, iniciou no porto espanhol de Alicante em novembro de 2011, com previsão de terminar em  julho em  Galway, na Irlanda.

Até chegar ao litoral catarinense, as tripulações percorreram  mais de 12 mil quilômetros (6,7 mil milhas náuticas) desde a Austrália. No percurso enfrentaram  muitas adversidades: ventos fortes, muito frio cruzando  o temido Cabo Horn, o ponto de encontro entre os oceanos Atlântico e Pacífico, considerado o “fim do mundo”, onde  os ventos podem chegar a 200 quilômetros por hora.

Enquanto estiveram em Itajaí as tripulações dos seis barcos e as equipes de apoio,  descansaram  e  aproveitaram   para fazer a manutenção dos veleiros e acertos em suas estratégias.

Em Itajaí as etapas iniciaram dia 20 de abril, com a realização da Pro-Am Race, seguida pela etapa In-Port Race, dia 21. A largada para Miami está prevista para domingo,   dia 22.

Vila da Regata
A  Vila da Regata (Race Village), em Itajaí, apresentou durante o período que a cidade hospedou a VOR inúmera atrações para o presentes com programações culturais,  shows e ações sustentáveis. O público contou   com simuladores de vela, cinema 180º (The Dome) e cinema 3D e ainda a  Expo Náutica Brasil, feira de produtos e serviços voltados ao setor, realizada em conjunto com a parada.

Hospedagem dos participantes foi no Infinity Blue  em Balneário Camboriú

O Infinity Blue Resort e SPA (empresa do Grupo Embraed) foi a   hospedagem oficial da etapa brasileira da regata de Volta ao Mundo.

Segundo a gerente geral do resort, Margareth Silveira, entre o final de março e final de abril a equipe organizadora da regata ocupará mais de 1900 diárias.  A ocupação média do equipamento deve ficar em torno  de 75%, em função do evento.

O Grupo Embraed, que também concentra uma construtora com 27 anos oferecendo serviços de alto padrão a um público de luxo e alto luxo, foi o patrocinador oficial do Volvo Ocen Race e participou no Itajaí Stopover com um estande para apresentar o resort, suas empresas e seus empreendimentos ao público presente.

1° Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo


Evento inédito na América do Sul vai colocar Foz do Iguaçu no centro dos debates sobre o papel dos blogs de viagens na divulgação dos atrativos e na hora do turista fechar negócios. O 1° Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo (EIBTUR - www.eibtur.com) acontece entre os dias 13 e 15 de junho, paralelo ao Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu (FIT Cataratas).

A ideia do evento é reunir blogueiros famosos do Brasil e do mundo, com o objetivo de debater com o público o segmento online  e sua profissionalização.Na  pauta temas como: ”; “O perfil do novo profissional de turismo”; “O poder dos nichos de blog”;  “Como os Blogs estão mudando o mercado do Turismo Nacional e Internacional e “Experiências e Profissionalização dos blogs de Turismo: case de blogs nacionais x internacionais”.

Já confirmaram presenças internacionais como Keith Jenkins, do Velvetescape.com; Melvin, do Traveldudes.org; Reine Gammoh, do Visitjordan.com; Michael Hodson, do Goseewrite.com; Daniel Duclos, do DucsAmsterdam.net; e StefanieMichaels, do Adventuregirl.com, blogueira com quase 1,5 milhão de seguidores no Twitter.

Além do EIBTUR, os blogueiros também participarão de um espaço no Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu com oficinas de técnicas de Twitter, Facebook, Blog e Youtube.

O evento é organizado pela Loumar Turismo, com patrocínio da Itaipu Binacional e apoio da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem.

Inscrições
Por ser um evento paralelo, os interessados em participar do EIBTUR devem se inscrever no FIT Cataratas 2012.

As inscrições já estão abertas no site www.festivaldeturismodascataratas.com, na seção Inscrições.

Neneca Campos

sábado, 31 de março de 2012

Hostelling International na Adventure Sports Fair 2012

HI Hostel Bonito escolhido o melhor temporada de Verão 2012
A Federação Brasileira dos Albergues da Juventude – FBAJ -   participa da 14ª edição da Adventure Sports Fair, que vai acontecer entre os dias 18 e 21 de abril, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.

O maior e  mais importante evento  de esportes e turismo da  América Latina, será uma boa oportunidade para a Hostelling International Brasil apresentar  para o mercado de turismo,  seus destinos  ligados ao ecoturismo e turismo de aventura.  Além disto, a HI-Brasil lançará o seu novo site www.hostel.org.br/ , agora alinhado com o padrão da Federação Internacional de Hostels, com link direto para reserva dos HI Hostels do Brasil e do mundo.

A HI Brasil vai ter um balcão de informações  no estande “Viaje” e lança durante o evento,  um folder apresentando seus destinos de ecoturismo, incluindo uma carteira de associado nacional, gratuita e com validade até o dia 30 de junho de 2012.

HI Tabueiro Eco - Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais
Destinos Nacionais e  Internacionais
Destinos de ecoturismo da HI como Bolívia, Estados Unidos e Canadá estarão sendo divulgados durante o evento.

No Brasil, os destinos a serem apresentados são: Praia Grande (SC); Canela (RS); Ilha do Mel e Foz do Iguaçu (PR); Chapadão do Céu (GO);  Bonito e Corumbá (MS), Cuiabá (MT); Alto Caparaó, Tabuleiro, Serra do Cipó (MG);  Ilha Bela e  Brotas (SP);  Petrópolis, Teresópolis, Arraial do Cabo e Barra do Pirai(RJ);  Lençóis e  Palmeiras (BA), Manaus (AM) e Belém(PA).

Durante os quatro dias  os visitantes poderão participar de sorteios dos destinos de ecoaventura da HI.

Proprietários de  HI Hostels estarão presentes,  informando seus destinos, oferecendo “dicas”, opções de passeios  e apresentado roteiros de aventuras  em meio a  cenários exuberantes, como a Chapada Diamantina, Bonito,  Ilha do Mel  ou Brotas.

Adventure Sports Fair 2012
Quando: 18 a 21 de abril de 2012, quarta a sexta-feira, das 14 às 22 horas.
Sábado: das 10 às 22 horas.
Onde: Bienal do Ibirapuera – Av. Pedro Alvares Cabral, s/n - São Paulo
Quanto: R$ 17,00 (individual e válido para um dia de evento). Grátis para crianças de até 10 anos e adultos com mais de 65 anos

Para saber mais, acesse  http://www.adventurefair.com.br/

Neneca Campos

Está chegando a Hora do Planeta 2012


Hora do Planeta será realizada neste sábado, dia 31 de março, das 20h30 às 21h30

Apague a luz para ver um mundo melhor. Mais de um  bilhão de pessoas no mundo todo devem apagar as suas luzes, por sessenta minutos, no sábado 31 de Março de 2012, na maior mobilização mundial contra o aquecimento global.

A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre a questão ambiental e os desafios impostos pelo aquecimento global.

Concebida pela WWF - World Wide Fund for Nature (WWF, "Fundo Mundial para a Natureza") , a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de cinco milhões de pessoas, a Hora do Planeta é promovida no Brasil pelo WWF-Brasil, organização não governamental brasileira dedicada à conservação, investigação e recuperação ambiental   com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

Histórico
O primeiro evento  em 2007, foi realizado em Sidney, na Austrália com a participação de 2,2 milhões de pessoas.

Já em 2008,  o movimento reuniu 400 cidades em 35 países  com a participação de  50 milhões de pessoas.  Simultaneamente apagaram-se as luzes da  Opera House, em Sidney,  da ponte Golden Gate, em São Francisco e do Coliseu, em Roma,  entre outros ícones mundiais.

A primeira edição brasileira da Hora do Planeta, em 2009,  superou todas expectativas de adesão e visibilidade previstas  pelo WWF-Brasil: 113 cidades, sendo 13 capitais, 1.167 empresas, 527 organizações, 58 veículos de comunicação e milhares de pessoas registraram a sua participação no site oficial do movimento. Monumentos brasileiros como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Catedral de Brasília, a Ponte Estaiada e o Teatro Amazonas, entre muitos outros, permaneceram no escuro por uma hora.

Em 2010, a Hora do Planeta reuniu mais de um bilhão de pessoas em 4200 cidades, em 125 países. Todos os países do G20, assim como outras 105 nações, apagaram as suas luzes na Hora do Planeta. Monumentos ícones  como Cristo Redentor, Torre Eiffel, London Eye, Fontana de Trevi e Empire State foram alguns dos 1383 que ficaram no escuro por 60 minutos.

Em 2011  participaram oficialmente da Hora do Planeta 123 cidades brasileiras. Vinte  capitais apagaram suas luzes por 60 minutos e 29.894 pessoas se cadastraram no site oficial do movimento.

Por meio do site da campanha cidadãos, empresas e organizações brasileiras podem fazer seu cadastro e obter mais informações sobre o movimento. Participe, faça a sua parte!

Turismo e lazer lideram preferência de compras pela internet

Neste ano, as compras turismo e lazer e lideram a preferência de compras pela internet dos consumidores, segundo pesquisa divulgada pelo “O Observador Brasil 2012, realizado pela Cetelem BGN.

Em 2012, 13% dos consumidores pretendem usar a internet para realizar compras relacionadas a viagem e lazer.

O segundo item na lista de preferência dos consumidores é a compra de produtos culturais, com 11% das menções, seguida por eletrodomésticos, TV, Hi-FI ou vídeo, com 10%.

Compras de viagem e lazer por classe e região
Considerando a classe social dos consumidores , o estudo mostra que a AB foi a que mais demonstrou intenção de realizar este tipo de compra pela internet, com 18% dos entrevistados, seguida pela classe DE, com 11% das intenções. Já na classe C, 10% disseram que pretendiam usar a internet para realizar compras futuras de viagem e lazer.

Região
Considerando as regiões, os consumidores do Norte/Centro-Oeste foram os que mais tiveram interesse em realizar compras futuras de viagem e lazer utilizando a internet, com 17% das intenções.

Em seguida, aparecem as regiões Sudeste (14%), Nordeste (9%) e Sul (8%).

A pesquisa foi realizada entre 17 e 23 de dezembro de 2011, com 1.500 entrevistados de 70 cidades do País.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Os destinos mais procurados no exterior por brasileiros


Pesquisa online divulgada pela Visa mostrou que os destinos turísticos preferidos pelos brasileiros que viajaram a lazer nos últimos dois anos, são  por ordem a Argentina os Estados Unidos  e a França.

A facilidade de chegar ao país, foi o motivo que levou a Argentina a ser a preferida dos turistas brasileiros já as compras, principalmente Miami e Nova Iorque, foi a vantagem apontada pelos entrevistados.

O uso do cartão de crédito no exterior
Setenta por cento dos entrevistados usaram o cartão de crédito para pagar a passagem aérea e  62% para a hospedagem.

Já durante a viagem, o uso da moeda local  prevalece, utilizado em 73% no pagamento de passeios e 65% nas despesas de alimentação.

Questionados sobre os destinos ainda não visitados, a pesquisa mostrou que  os brasileiros gostariam de conhecer os Estados Unidos, a Itália, o Reino Unido e a França.

A grande maioria colocou em seu projeto de vida para 2012, pelo menos duas viagens. Mas com uma ressalva, gastar menos, já que a metade dos entrevistados revelou que gastou mais do que o orçado em sua última viagem.

Neneca Campos

quarta-feira, 28 de março de 2012

Destino Suiça



O Switzerland Tourism apresentou em Porto Alegre  o”Destino Suíça”, destacando a temporada de  Verão  2012  com a presença dos representantes das mais importantes regiões turísticas da Suíça para promoção do destino ao mercado turístico brasileiro e mais de 120 participantes do trade gaúcho.

O “Road Show” começou em São Paulo, durante o último Encontro Comercial Braztoa, dia 27 em Curitiba, 28 em Porto alegre e encerra no Rio de Janeiro, dia 29.

Participaram do evento, apresentando seus produtos, serviços,  dicas e novidades para o Verão 2012 os representantes do turismo de :
- Zurique, com seus mais de 50 museus, compras, bares e casas noturnas e seu pitoresco centro antigo, com mais de dois mil anos de história;
- Genebra,berço da indústria relojoeira, a cidade é um paraíso para compras de luxo e sua hotelaria de primeira classe;
- Basileia, é a capital suíça da arte e da cultura que oferece ao turista o “Mobility Ticket”, que permite uso gratuito do transporte público durante sua estada;
- Lucerna e Monte Titlis, uma síntese da Suíça –cidade, lago e montanhas;
- Interlaken e Ferrovias Jungfrau – perfeita para pratica de esportes de aventura, a Ferrovia comemora seu centenário com muitas atrações;
- Swiss Travel System,  está oferecendo dois passes pelo preço de uma, uma maneira imperdível de descobrir o país; 
- Engadin St. Moritz, tanto no verão quanto no inverno a cidade oferece uma grande variedade de atividades esportivas e de lazer;
- Região do Lago Genebra, na fronteira com a França é o maior lago da Europa Central com seus barcos históricos com rodas e pás,  pequenos ferryboats e paisagens deslumbrantes
- Ticino, a elegância italiana na Suíça.

Segundo,Gisele Sarbach, gerente de marketing da Switzerland Tourism Brasil,  em 2011 o número de turistas brasileiros na Suíça contou com um aumento de 18.3% em relação a 2010, atingindo um total  aproximado de 80.000 brasileiros. O número de pernoites de brasileiros também mostrou um aumento de 15.2%, com um total de cerca de 200.000 pernoites de brasileiros na Suíça.
O turista brasileiro passa em média um total de 2.5 noites em viagens na Suíça.



Lançamento do Manual de Vendas
Durante o “road show”  foi feito o lançamento do Manual de Vendas 2012 fornecendo  dicas práticas para o profissional que vende a Suiça. Começando pelos 10 motivos para visitar o país:
1. Localização privilegiada – no coração da Europa, fazendo fronteira com a Alemanha, França, Itália, Áustria e Liechtenstein;
2. Facilidade ao combinar roteiros – roteiros na Suíça são facilmente combináveis com destinos turisticos europeus;
3. Quatro culturas em um país – é uma terra de quatro diferentes idiomas e influências. Lucerna, na Suíça alemã, Genebra na Suíça francesa, Lugano na parte italiana e St. Moritz na região romanche;
4. Transporte público de alto padrão – com a pontualidade de um relógio suíço;
5. Cidades Suíças -  centros culturais, excelente gastronomia, comércio variado em distâncias que devem ser descobertas caminhando;
6. Montanhas suíças – cenários de cartões postais;
7. Gastronomia típica – uma mescla de tradições locais com o melhor da moderna arte culinária;
8. Hospitalidade suíça – sua hotelaria tem reputação mundialmente reconhecida;
9. Compras e entretenimento – compras, cultura, noite...
10. Segurança e qualidade de vida –   fazem  parte do dia-adia do seu povo.



Saiba mais sobre a Suíça, país que fascina os brasileiros visitando o site www.myswitzerland.com/pt/

O site em português destaca destinos, acomodações, transportes, atrações turísticas, mapas, galeria de imagens, vídeos, informações sobre eventos, novidades e dicas.

Neneca Campos

segunda-feira, 19 de março de 2012

Sheraton Porto Alegre


Com base nos valores que constroem a marca - Acolhedor, Aconchegante e Comunidade, o Sheraton Porto Alegre tem conquistado resultados crescentes e diferenciados.

Desde sua inauguração, em 6 de julho de 2001, o empreendimento gaúcho investiu cerca de R$ 10 milhões. Neste período seu faturamento  mais do que dobrou, chegando a 110%.

Sempre atento ao conforto de seu hóspede o Hotel  está investindo em melhorias em diversos espaços. No  15º andar, dez apartamentos estão sendo repaginados com novo mobiliários e instalação de piso vinílico. As obras contemplam a criação do Club Lounge, ambiente exclusivo dedicado aos hóspedes dos andares executivos com capacidade para atender 19  pessoas.

O conceito é contemporâneo, interativo e de estímulo à convivência. 

Neneca Campos