terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Serra Gaúcha ganhará o seu maior complexo turístico: Sirena Gramado

 “Idealizado por Dody Sirena, em parceria com o Club Med e a DC Set, projeto tem investimento de mais de R$ 1 bilhão”

Um dos mais ambiciosos projetos turísticos e urbanísticos do país começa a tomar forma em Gramado, na Serra Gaúcha (RS). Com investimento superior a R$ 1 bilhão, o  Sirena Gramado nasce em uma área de 205 hectares, entre Gramado e o Parque do Caracol, como um destino que integra natureza, arquitetura, entretenimento, bem-estar e vida urbana.

É o maior empreendimento turístico já anunciado para a região, com tamanho que se aproxima da soma dos Parques Ibirapuera e Villa-Lobos, em São Paulo (SP); do Disney's Animal Kingdom, em Bay Lake (Flórida/EUA); e de mais da metade do Central Park, em Nova York (EUA).

Idealizado e financiado por Dody Sirena, cofundador da DC Set Group e referência nacional e internacional no setor de entretenimento, o projeto tem como gestor Jaime Sirena, CEO da Star Ópera Incorporadora, responsável pela gestão e incorporação do empreendimento e bicampeã no Prêmio Master Imobiliário, em 2013 e 2023.

Hotelaria, entretenimento e imobiliário

O Sirena Gramado está estruturado sobre o tripé hotelaria, entretenimento e imobiliário, modelo que garante longevidade e sustentabilidade econômica. A hospitalidade contará com a presença internacional do Club Med (maior especialista global do ramo de resorts all inclusive) como parceiro estratégico, compondo um ecossistema que envolve residências, atrações culturais, experiências gastronômicas e espaços integrados à natureza.

“É a realização de um sonho. Este é, de fato, um projeto de vida. O complexo reúne tudo o que construí ao longo de mais de quatro décadas no mundo do entretenimento, nos shows, nas arenas e nos parques criados ou administrados pela DC Set Group. O Sirena Gramado sintetiza essa trajetória e, ao mesmo tempo, representa um retorno às minhas origens, já que nasci e cresci na Serra Gaúcha. Ver um projeto dessa dimensão e repercussão internacional ganhar forma nesse lugar me orgulha profundamente”, destaca o empresário Dody Sirena.

A estratégia de marca foi desenvolvida pelo Gad’, sob a liderança do CEO Luciano Deos. A consultoria de branding, uma das mais renomadas do país, é responsável pelo naming, pela identidade e pela gestão do conceito de place branding aplicado ao empreendimento. O Sirena Gramado inaugura na região essa abordagem, que vem ganhando relevância global.

Place branding é o conjunto de estratégias utilizadas para construir, promover e gerir a imagem de um território com o objetivo de atrair turistas, investimentos, talentos e novos residentes. Não se trata apenas de um logotipo ou slogan, mas de uma estratégia integrada que trabalha identidade, reputação e experiência. O conceito diferencia o lugar dos demais e já é aplicado em diversos países, como na Costa Rica, com o mote ‘Pura Vida’, que associa o país à natureza e ao bem-estar; ou na Alemanha, com o ‘Be Berlin’, que destaca criatividade e diversidade”, afirma Luciano Deos, CEO do Gad’.

Estratégia e naming

A estratégia concebida pelo Gad’ posiciona o Sirena Gramado como uma conexão entre a Gramado de hoje e a do futuro. Essa visão articula tradição e inovação, arquitetura e natureza, criando um destino que se expande de forma orgânica e harmônica. “O projeto busca integrar fluxos urbanos, valorizar o território e oferecer experiências culturais, de lazer e de bem-estar que reforçam o papel da Serra Gaúcha como polo turístico internacional”, diz Jaime Sirena, presidente do Sirena Gramado e CEO da Star Ópera Incorporadora.

O nome Sirena Gramado foi escolhido por sua capacidade de sugerir beleza, magnetismo e sofisticação, além de evocar charme e exclusividade, combinando a atmosfera única da Serra Gaúcha com a ideia de um refúgio envolvente e inspirador.

“O naming resgata a elegância de grandes marcas que carregam o sobrenome das famílias, com um leve charme italiano, e reconhece e homenageia toda a trajetória de Dody Sirena, que há mais de 40 anos cria momentos e ambientes de celebração. A marca traduz a proposta de oferecer experiências imersivas de gastronomia, lazer e bem-estar para moradores e visitantes”, reforça Deos.

Cidade Natureza

O empreendimento inaugura na região a categoria “Cidade Natureza”, conceito que orienta todo o masterplan. Nesse modelo, a natureza deixa de ser apenas cenário e passa a ser estrutura, linguagem e identidade do lugar. O relevo, os bosques, os campos e os cursos d’água determinam a implantação dos espaços urbanos, assegurando uma relação equilibrada entre infraestrutura, paisagem e experiência humana. O projeto urbanístico foi desenvolvido pelo escritório Jaime Lerner.

O Sirena Gramado terá atrações inéditas no Brasil, como a maior pista de esqui outdoor da América Latina, parque de arvorismo, jardim botânico, orquidário, trilhas e espaços de contemplação.

O complexo incluirá também uma área para a construção de um hospital com várias especialidades, além de espaço para casamentos, centro de convenções e um conjunto gastronômico com restaurantes temáticos, chocolateria artesanal, fábrica de sorvetes e adega com vinhos locais. O eixo de bem-estar terá spa de alto padrão, piscina coberta, sala de yoga e ambientes integrados à flora local.

O Sirena Gramado deve impulsionar a economia local, gerar empregos diretos e indiretos, ampliar a arrecadação de impostos e atrair o turismo internacional. O projeto urbanístico terá execução em fases, com a primeira prevista para 2027.

A proposta contribui para conectar novas e antigas centralidades, além de fortalecer a mobilidade, integrar bairros e valorizar o patrimônio natural, cultural e urbano de Gramado.

O empreendimento já foi aprovado pela Fundação Gaúcha do Meio Ambiente (FEPAM). O projeto prevê infraestrutura de saneamento, manejo sustentável de águas pluviais, segurança hídrica e áreas públicas qualificadas, pilares fundamentais para uma cidade resiliente e preparada para o futuro, em harmonia com a natureza.

Sobre o Sirena Gramado

O Sirena Gramado é um novo complexo turístico de 205 hectares, localizado entre Gramado e o Parque do Caracol (RS), concebido no conceito de “Cidade Natureza”, que integra arquitetura, bem-estar, entretenimento e hospitalidade em harmonia com o território. Idealizado e financiado por Dody Sirena, cofundador da DC Set Group, o empreendimento tem gestão e incorporação da Star Ópera, sob a liderança do CEO Jaime Sirena. O projeto reúne a expertise da DC Set na criação de experiências de entretenimento e conta com o Club Med como parceiro estratégico na hotelaria e hospitalidade, responsável pelo resort all inclusive do complexo. Com masterplan orientado pela relação entre natureza e vida urbana, o Sirena Gramado se posiciona como um dos empreendimentos turísticos mais relevantes da Serra Gaúcha.

Sobre a DC Set Group

A DC Set Group é um hub de inovação e entretenimento que reúne empresas e iniciativas que transformam paixões em plataformas de entretenimento ao vivo e digital. Fundada em 1979, foi pioneira na produção de grandes turnês internacionais no país e contribuiu para a inserção do Brasil na rota mundial dos megashows. É hoje um dos maiores e o mais completo grupo de entretenimento nacional, formado por sete verticais de negócio (Festivals, Contents, Concerts, Venues, Sports, Tourism, Family). Reúne empresas e iniciativas ligadas à cultura, esporte e turismo. Dentre os principais projetos e participações societárias do grupo estão os festivais Tomorrowland Brasil e Planeta Atlântida; a Blast Entertainment, que reúne em seu portfólio exposições imersivas de Van Gogh, Banksy, Frida Khalo; o Space Adventure (exposições fixas e itinerantes com itens originais da Nasa); a série de conferências Fronteiras do Pensamento; a gestão dos parques Villa-Lobos e Água Branca, em São Paulo (SP); do Cais Embarcadero, em Porto Alegre (RS); do Parque Jaime Lerner, do Ópera de Arame, da Pedreira Paulo Leminski e da Rua da Música, em Curitiba (PR); do Jardim de Alah, no Rio de Janeiro (RJ); e do futuro complexo turístico Sirena Gramado, na Serra Gaúcha (RS). Também é proprietária do Qualistage, maior casa de shows do Rio, e do Roxy Dinner Show.

Sobre o Club Med

O Club Med é pioneiro e referência global no conceito de resorts all inclusive, oferecendo experiências completas de lazer, gastronomia, esportes e entretenimento em destinos icônicos ao redor do mundo. Criado em 1950, o Club Med está presente em mais de 70 destinos em cerca de 26 países, nas paisagens mais bonitas do planeta, desde praias paradisíacas até destinos de neve e montanha, atendendo a diferentes perfis de viajantes — de famílias com crianças a casais, grupos de amigos e experiências românticas. O Club Med também se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade e o turismo responsável, implementando práticas para reduzir desperdícios, proteger a biodiversidade e beneficiar comunidades locais por meio de programas e certificações ambientais.

Sobre a Star Ópera Incorporadora

A Star Ópera Incorporadora é uma holding originada da reestruturação da Emoções Incorporadora e atua no desenvolvimento de projetos que integram biofilia, design, arquitetura e engenharia, com foco em eficiência, sustentabilidade e qualidade de vida. A empresa se destaca pela personalização e sofisticação de seus empreendimentos, alinhados às demandas contemporâneas de ambientes residenciais, corporativos e de uso misto.

A incorporadora recebeu o Prêmio Master Imobiliário em 2013, na categoria Responsabilidade Social, com o projeto Canteiros, realizado no empreendimento Horizonte JK (São Paulo/SP); e em 2023, na categoria Empreendimento Residencial, com o projeto Horizonte Flamboyant (Goiânia/GO). Com esse histórico, a Star Ópera expande sua atuação como gestora e incorporadora de projetos de grande porte, reforçando o compromisso com inovação, sustentabilidade e excelência na qualificação urbana e imobiliária.

Sobre o Gad

“Brand is business”: com esse posicionamento, o Gad é uma consultoria de marca e experiência que atua há quatro décadas no mercado brasileiro e internacional com o diferencial de trabalhar marca como negócio, de forma mais permanente, com uma atuação focada na construção da jornada da marca à experiência. Com mais de mil marcas e projetos desenvolvidos no portfólio, a empresa já ajudou a posicionar e reposicionar grandes companhias como B3, BB seguros, Claro, CPFL, Eletrobras, Fleury, Gerdau, EMS, GRU Airport, Postos BR, Panvel, Vivo, entre outras. Sob o comando do fundador e CEO Luciano Deos, a consultoria conquistou mais de 300 prêmios, como no London International Awards, no Cannes Lions, no Brasil Design Award, além de ser reconhecida como uma empresa Great Place to Work (GPTW) pelo quarto ano consecutivo.

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Programação do Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre de Réveillon

 Além da gastronomia especial, a virada do ano, vai ter boa música no sollarium com vista 360°


A programação de fim de ano do Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre vai ter ceia no restaurante Guapo Gastronomia e pacotes especiais de hospedagem para o Réveillon. A proposta combina gastronomia variada, música ao vivo, ambientação temática e serviços pensados para famílias, casais e também visitantes da cidade. Todas as experiências traduzem os conceitos de bem-receber, bem-servir e bem-cuidar, que norteiam a hospitalidade da rede Blue Tree Hotels.

Em alinhamento com a campanha nacional de Festas de Fim de Ano da Blue Tree Hotels, “A Luz que vem do Coração”, o hotel incorporará ações especiais que reforçam os valores de conexão humana, acolhimento e solidariedade. 

Inspirada nos conceitos japoneses Kizuna (laços humanos) e Ichigo Ichie (a beleza de cada encontro único), a iniciativa estará presente em todas as unidades da rede até 6 de janeiro, incluindo atividades e ambientações temáticas que celebra a beleza de cada encontro e o espírito fraterno da data.

Para começar 2026 com boas energias 

Quem se hospedar no Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre para receber 2026 poderá aproveitar todas as opções de lazer como piscina, sauna e fitness center, e festejar o novo ano com as melhores energias nas áreas comuns, como o restaurante, onde será servido o jantar, e a cobertura, onde ocorrerá a ceia.

Em 31 de dezembro, das 20h às 22h30, haverá uma ceia especial no restaurante, seguido da celebração no Sollarium, das 23h até 1h30, para brindar o novo ciclo com contemplação da bela queima de fogos e visão 360º da cidade. No buffet se destacam receitas como filé de cordeiro na crosta de pistache, filé de suíno ao molho de romã e salmão grelhado com tomates confitados e azeite de ervas defumado, também incluindo opções veganas, sem glúten e sem lactose. Na ceia de Ano Novo o pacote de bebidas contempla água mineral, refrigerante, suco, caipirinha, cerveja e espumante Casa Perini Brut e Moscatel. A noite terá música ao vivo no Guapo Gastronomia e sonorização ambiente no Sollarium. 

Para hóspedes, a ceia sai por R$ 550 por pessoa. Já para quem não está hospedado, o valor é de R$ 660. Crianças de até 5 anos têm cortesia, e de 6 a 10 anos pagam R$ 90. O estacionamento terá custo de R$ 20 para passantes. Quem aderir ao jantar terá acesso ao Sollarium para acompanhar a virada. O pacote de hospedagem de Ano Novo tem valores de diária para casal com uma criança entre R$ 1.100 e R$ 2.200 (+ 5% de ISS), com café da manhã.

“As festas de fim de ano são momentos de união, celebração e esperança. Nós queremos proporcionar uma experiência que une boa gastronomia, acolhimento e a energia positiva das datas comemorativas”, afirma Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels. 

Estrutura completa 

Localizado ao lado do Parque Marinha do Brasil e a 25 minutos do Aeroporto Salgado Filho, o Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre conta com 177 apartamentos projetados para oferecer praticidade e bem-estar aos mais diferentes perfis de hóspedes. Em sua área de lazer estão piscina coberta e aquecida, fitness center, lobby bar, e restaurante próprio, além do Sollarium no 21º andar, que proporciona visão panorâmica de Porto Alegre. 

O hotel oferece atendimento bilíngue, reforçando o compromisso em receber hóspedes nacionais e internacionais, além de conforto e facilidades para todos, de forma que cada experiência seja marcada pela qualidade da hospitalidade Blue Tree. 

Reservas e informações: reservas@bluetree.com.br | www.bluetree.com.br | @bluetreehotels | @bluetreemilleniumportoalegre

foto: Divulgação / Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Ministério de Portos e Aeroportos lança campanha nos aeroportos contra o feminicídio no Brasil

 “Ministro Silvio Costa Filho apresentou a iniciativa no Aeroporto de Congonhas e afirmou que ação vai transformar os terminais em espaços de conscientização e quebra do silêncio”

                                                                                                            @Jonilton Lima 

O Ministério de Portos e Aeroportos iniciou, hoje(22), a campanha "Assédio Não Decola, Feminicídio Também Não", nos aeroportos do país, para somar às ações do Governo Federal de combate à violência contra as mulheres e reforçar a proteção no setor aéreo. A apresentação foi  no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e contou com a presença do ministro Silvio Costa Filho. A iniciativa marca o início da veiculação de peças de conscientização, prevenção, orientação e informação, envolvendo profissionais da aviação e o público em geral

A ação integra a segunda fase da campanha "Assédio Não Decola", iniciada em maio deste ano, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra as mulheres. A iniciativa, desenvolvida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Associação Brasileira das Concessionárias de Aeroportos (ABR), orienta trabalhadores, empresas, passageiros e usuários sobre prevenção, enfrentamento ao assédio e os canais adequados de denúncia e apoio.

Campanha de sensibilização

                                                                                                         @rede social
“Estamos lançando, a partir de hoje, essa grande campanha em defesa das mulheres em nosso país. Essa campanha estará nos nossos aeroportos, nos aviões, nas mãos dos profissionais. Todos os dias, infelizmente, mulheres são vítimas do feminicídio no Brasil. Por isso, decidimos fazer uma ampla campanha de sensibilização da sociedade brasileira, para que toda a população tenha uma atenção especial para essa pauta.

Durante o evento, o ministro explicou a importância de usar os aeroportos para ampliar a campanha de combate ao feminicídio, por serem locais com grande movimentação de pessoas. "São locais de grande concentração, com passageiros indo e vindo. E é por isso que estamos fazendo esse chamado para que as pessoas denunciem."

Silvio Costa Filho afirmou ainda que todo o Governo Federal está comprometido com a pauta de proteção às mulheres e que o trabalho será feito de maneira integrada. “Nos aeroportos, contaremos com a fiscalização por meio de câmeras com o trabalho da Polícia Federal para evitar todo tipo de violência e assédio. E conto com as concessionárias para se envolverem na divulgação da campanha, para que possamos, de maneira coletiva, atuar a favor das mulheres do Brasil.”

Feminicídio não Decola

Para a gerente do Programa Mulheres na Aviação, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ana Mota, a campanha do MPor reforça a importância de usar todos os locais para reforçar o combate à violência contra as mulheres. "Nenhuma forma de violência pode ser naturalizada e nem tolerada em nenhum ambiente. Nós da Anac apoiamos essas iniciativas, que dialogam com ações dos nossos programas "Asas para Todos" e "Mulheres na Aviação", e contribuem para que a aviação seja um espaço que promove respeito, espaço e dignidade.

Ana Mota destacou ainda que a campanha precisa envolver o poder público, companhias aéreas, concessionárias, profissionais do setor e também dos passageiros. "Porque enfrentar a violência contra a mulher é uma responsabilidade de todos nós. Que essa campanha ajude a salvar vidas  fortaleça redes de apoio e deixe claro que a violência contra a mulher não pode seguir adiante."

A campanha do MPor vai divulgar vídeos e cartazes pelos terminais reforçando canais de denúncia do Governo Federal, como o Ligue 180, e incentivando à população a procurar os serviços de segurança dos aeroportos, os balcões de informações e os comissários de bordo.

Novo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 

Em 2024, o Brasil atingiu o maior número de feminicídios desde o início da tipificação do crime, em 2015. É o que aponta o novo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho deste ano. Ao todo, 1.492 mulheres foram vítimas, o que representa uma média de quatro mortes por dia. De acordo com os dados mais recentes, a taxa de feminicídios no país aumentou em 0,7% de 2023 para 2024. Os autores dos crimes são, majoritariamente, companheiros (60,7%) e ex-companheiros (19,1%), que, juntos, somam quase 80% dos casos. Em 97% dos feminicídios com autoria identificada, o agressor era do sexo masculino.

O perfil das vítimas de feminicídio em 2024 é composto, em maioria, por mulheres negras (63,6%), e vítimas entre 18 e 44 anos (70,5%). Houve um aumento significativo de 30,7% nos feminicídios de adolescentes (12 a 17 anos) e um crescimento de 20,7% entre mulheres com 60 anos ou mais. A maior parte dos crimes (64,3%) ocorreu na residência da vítima, sendo a arma branca o principal instrumento utilizado (48,4%).





quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Hoje - 17 de dezembro o Skyglass Canela comemora cinco anos de atividades e prepara nova atração

“Entre luzes, cores e cenários natalinos, o parque convida o público a apreciar a natureza, viver experiências únicas e criar memórias”

O Skyglass Canela está em festa! E não é apenas por conta da aproximação do Natal e do réveillon, que levam luzes, decoração temática e personagens ao parque reconhecido como a primeira plataforma estaiada de vidro da América Latina. Hoje,  17 de dezembro,  o atrativo turístico localizada no  Vale da Ferradura, na Serra Gaúcha, completa cinco anos de atividades.

Para marcar a data, quem visitou o parque foi recebido com brigadeiros decorados, apresentação de personagens dos demais atrativos da região ao lado do Gumercindo, entre outras ações artísticas. A atmosfera festiva pode ser percebida desde a entrada, com as decorações de Natal, que encantam os viajantes nesta época do ano.

Além das atrações mais procuradas - a plataforma de vidro suspensa, acessada por uma caminhada sobre o vidro, com vista panorâmica para o Vale da Ferradura, e o passeio “Abusado”, que leva os visitantes por um trilho suspenso a 360 metros de altura sobre o Rio Caí, os turistas de todas as idades vão se encantar com os cenários natalinos.

Os ambientes estão repletos de guirlandas, luzes e ornamentos artesanais inspirados na natureza do Vale da Ferradura. E, claro, há cenários instagramáveis que compõem a ambientação deste ano, convidativa para registros fotográficos de famílias, casais e grupos de amigos.

O mascote Gumercindo, guardião do Vale da Ferradura, em traje natalino, circula pelo parque para fotos e interações com as crianças, reforçando o clima lúdico e acolhedor do Skyglass.

Você é parte dessa história

Você é parte dessa história

A proposta é que o visitante se sinta parte dessa história, vivendo a data em meio a um dos cenários mais emblemáticos da Serra Gaúcha e aproveitando a programação de fim de ano da região, que inclui o Natal Luz de Gramado e o Sonho de Natal de Canela.

“Dezembro é um mês muito especial para nós, porque une o clima das festas de fim de ano, o aniversário do parque e toda a magia do Natal na Serra Gaúcha. Queremos que cada visitante viva momentos marcantes aqui, comemorando com a gente”, destaca Alex Bonareti, diretor-geral do Skyglass Canela.

Sobre o Skyglass Canela

Localizado na Serra Gaúcha, em Canela (RS), o Skyglass Canela reúne natureza, inovação e entretenimento em um único destino. Instalado sobre o Vale da Ferradura, o parque oferece uma das vistas mais impressionantes da região, com estrutura que inclui plataforma de vidro suspensa, o passeio “Abusado”, deck do pôr do sol, Memorial do Ferro de Passar, loja, playground, praça de alimentação e outras áreas de lazer.

Para mais informações, acesse www.skyglasscanela.com.br e acompanhe o perfil oficial no Instagram: @skyglasscanela.

 fotos: divulgação Skyglass Canela

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Cinco dicas essenciais para viajar com o seu pet na alta temporada

 “Viagens aéreas de animais de estimação junto com tutores teve um crescimento de 12% no último ano”

O número de animais de estimação que acompanham seus tutores em viagens cresce ano após ano e já consolida o Brasil como um dos principais mercados “pet friendly” do mundo. De acordo com dados das companhias aéreas, cerca de 80 mil pets foram transportados em voos no país em 2023, sendo que aproximadamente 90% viajaram na cabine junto aos seus donos. Para 2024, a expectativa foi de um aumento de 15%, o que representou mais de 100 mil animais transportados.

A tendência se manteve em 2025. Somente entre janeiro e agosto, a Azul Linhas Aéreas registrou o transporte de 48,3 mil pets na cabine, número próximo ao total de 49,6 mil no mesmo período do ano anterior. Paralelamente, o mercado pet brasileiro segue em expansão: segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) e o Instituto Pet Brasil, o setor movimentou R$ 77 bilhões em 2024, crescimento de 12% em relação ao ano anterior. 

Com o aumento expressivo das viagens envolvendo animais de estimação e o fortalecimento do mercado pet, cresce também a responsabilidade dos tutores em garantir o bem-estar e a segurança de seus companheiros durante os deslocamentos.

Juliana Stephani, CEO da PETFriendly Turismo, empresa que tem como objetivo consolidar o transporte seguro de pets em viagens nacionais e internacionais enfatiza que, seja por terra ou pelo ar, planejar cada detalhe faz toda a diferença para que a experiência seja tranquila e sem imprevistos.

Diante desse cenário, a empresa separou cinco dicas  práticas para preparar seu pet para a alta temporada de viagens, desde a documentação necessária até os cuidados com alimentação, saúde e transporte.

Documentos em dia

Antes de programar qualquer viagem, é fundamental verificar a documentação exigida. Para trajetos nacionais, mantenha a carteira de vacinação atualizada, especialmente a vacina antirrábica, e solicite ao veterinário um atestado de saúde recente. Em voos internacionais, alguns países exigem passaporte pet ou Certificado Veterinário Internacional (CVI) emitido por profissionais credenciados. É importante também checar as regras de microchipagem e eventuais períodos de quarentena.

Vacinas e cuidados de saúde
Programe as vacinas com antecedência, respeitando os prazos mínimos exigidos para embarque. Em viagens internacionais, alguns destinos pedem exame sorológico contra raiva realizado semanas antes do voo. Além disso, mantenha o controle de parasitas (pulgas e carrapatos) e realize uma consulta veterinária pré-viagem para avaliar o estado geral de saúde do pet, especialmente em casos de animais idosos ou com condições crônicas.

Alimentação e hidratação
Durante o trajeto, evite oferecer refeições pesadas ou novos alimentos, que podem causar desconforto. Em viagens longas, faça pausas regulares para que o animal se hidrate, se movimente e alivie o estresse.

Transporte seguro
Cada meio de transporte possui regras específicas. Em carros, utilize cintos de segurança ou caixas de transporte adequadas ao porte do animal. Em aviões, verifique o limite de peso para cabine e o tipo de caixa aceito pela companhia aérea. Para viagens internacionais, informe-se sobre as normas do país de destino e prefira empresas especializadas em transporte de animais, que garantam conforto térmico e rastreamento durante o percurso.

Adaptação e conforto
Preparar o pet para uma viagem de avião é essencial para garantir uma experiência tranquila e segura. Animais que não estão acostumados com mudanças de ambiente podem ficar ansiosos durante o voo, por isso é importante iniciar a adaptação com antecedência. Apresente a caixa de transporte semanas antes da viagem, permitindo que o animal entre e permaneça nela espontaneamente. Associe o espaço a experiências positivas, oferecendo brinquedos, petiscos e mantas com o cheiro familiar do lar. Esses cuidados ajudam o pet a se sentir mais confortável e confiante durante o trajeto, reduzindo o estresse causado pelo ambiente desconhecido e pelo tempo de permanência na viagem. 

Fonte: PETFriendly Turismo

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Verão 2026 - Vindima é atração da Região Uva e Vinho


“Durante a temporada da colheita,  visitantes vivenciam as tradições e hábitos dos colonizadores italianos” 

No hemisfério sul a temporada de verão coincide com a temporada de colheita das uvas – a  Vindima, que começa nas primeiras semanas do ano e termina aproximadamente no início de março. O evento tem atraído cada vez mais turistas para a Região Uva e Vinho, na Serra Gaúcha. Em sua maioria o público da temporada busca por passeios que apresentam a história e tradições locais além de conhecer o processo de elaboração dos vinhos, espumantes e sucos, reconhecidos internacionalmente.

Bento Gonçalves: preservando e disseminando a história e cultura local

Em Bento Gonçalves, Capital Nacional do Vinho, a Giordani Turismo foi pioneira ao incluir no portfólio os roteiros de Vindima desenvolvidos através de parceria com empreendimentos locais, que assim como ela buscam reforçar o compromisso na preservação e disseminação da história e cultura local. São passeios que oferecem uma, duas ou mais atrações exclusivas da temporada de vindima - como o merendim (mesa com comidas típicas) e a pisa das uvas. Os roteiro duram aproximadamente de quatro a sete horas.

Tour Vindima

No pacote “Tour Vindima”com duração aproximada de 4 horas, o visitante caminha entre os parreirais na companhia dos proprietários da vinícola, participa de um merendim, faz a pisa de uvas e saboreia o almoço da "nona", com polenta mole e molho de carne, massas, alcatra ao vinho tinto, sobremesa, vinho colonial, suco de uva e água. 

 Fascínios da Vindima

Já quem desejar uma experiência maior pode escolher os “Fascínios da Vindima”, com 8 horas. Nele o turista conhece uma vinícola boutique e familiar onde faz a colheita das uvas e um merendim sob os parreirais, ao som de músicas italianas tocadas e cantadas pelas nonas da região. Depois é hora de andar a bordo de um winetuc (pequeno trator usado no transporte da colheita), e viver a experiência da pisa das uvas. Em uma das vinícolas mais tradicionais do Brasil, o visitante participa de um curso de degustação de vinhos, espumantes e chocolates. O roteiro se completa em outro empreendimento familiar, onde é oferecido um almoço típico harmonizado. 

Os roteiros têm transporte local incluído no pacote, além de acompanhamento de guia e taxas de visitação a todos os empreendimentos. Eles acontecem de 10 de janeiro a 01 de março de 2026 - aos sábados, domingos e terça-feira de Carnaval, conforme disponibilidade, e os valores variam de R$ 420,00 a R$ 1.122,00. Mais informações e reservas pelo 54 3455-2788 ou www.giordaniturismo.com.br.


Roteiros de Vindima - Giordani Turismo
Data: 10 de janeiro a 01 de março de 2026
Tour Vindima ou Fascínios da Vindima
Valor: de R$ 420,00  a  R$1.122,00 por pessoa


Fotos: Divulgação Giordani Turismo

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Festuris apresenta nova identidade visual inspirada na força das relações humanas

 "38ª edição está confirmada para 12 a 15 de novembro de 2026, no Serra Park"

O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado lança sua nova identidade visual para a 38ª edição, que vai ser realizada de 12 a 15 de novembro de 2026. Assinada pela GEMELO / CREATIVE, a proposta traduz o tema central do evento para o ano que vem - “Relações reais que constroem o futuro” - e reforça o caráter humano que move o turismo e impulsiona o desenvolvimento do setor.

O futuro do turismo será humano

Em um cenário global marcado pela velocidade tecnológica e pela expansão da inteligência artificial, o Festuris 2026 propõe um contraponto essencial: o futuro do turismo será humano. Um humano que negocia, cria, conecta e transforma. Mais do que transações, o turismo é feito de vínculos, de encontros capazes de movimentar economias, gerar pertencimento e revelar novas formas de experimentar o mundo.

Uma identidade que expressa presença

A nova identidade visual fortalece o Festuris como um ambiente de negócios qualificados e de conexões genuínas, onde marcas, destinos e pessoas se encontram em um ecossistema vibrante de evolução para o turismo. O design une a sofisticação global à sensibilidade humana, apresentando uma estética que comunica energia, movimento e profundidade.

A paleta cromática destaca vermelhos e laranjas intensos, representando calor humano e energia transformadora, que são as forças que impulsionam relações verdadeiras. Esses tons são apoiados por pretos e gradientes profundos, que trazem contraste, elegância e modernidade.

Os elementos gráficos incluem tons que evocam vitalidade, camadas que simbolizam vínculos, geometria inspirada do “F” do Festuris, texturas sobrepostas que criam ritmo visual e sensação de movimento e tipografia internacional e editorial, reforçando o caráter global do evento.

Cada segmento do Festuris ganha variações cromáticas específicas, garantindo diversidade sem perder unidade.

Festuris 2026: Relações reais que constroem o futuro

Com sua nova identidade visual, o Festuris se apresenta para 2026 como um ecossistema humano de transformação, onde negócios se tornam sólidos porque nascem de vínculos verdadeiros. Tudo convergindo para o propósito que guia a próxima edição: Relações reais que constroem o futuro.

Informações no site festurisgramado.com ou pelas redes sociais do evento @festurisgramado 

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Fotolivro destaca remanescentes do gado franqueiro Gaúcho

Imagens belíssimas destacam o exotismo desses animais com pelagem multicolorida e chifres que chegam a 2,3 metros"

Trazer a público memórias e saberes relacionados à pecuária tradicional e coletados nas fazendas onde essas práticas persistem estão entre os objetivos do fotolivro O Gado Franqueiro do Rio Grande do Sul – Cartografia Afetiva. Cambará do Sul e São Francisco de Paula receberam eventos de lançamento da obra nos dias 29 de novembro e 1º de dezembro.
Com belas imagens que destacam o exotismo desses animais com pelagem multicolorida e chifres que chegam a 2,3 metros de uma extremidade a outra, paisagens, vestígios arqueológicos e práticas culturais, o fotolivro teve entrevistas e imagens realizadas em São José dos Ausentes e São Francisco de Paula, locais que concentram os remanescentes desse rebanho, em vias de desaparecer como parte de um processo de sucessivas escolhas econômicas determinadas pelo que se pode caracterizar como "monocultura do pensamento".

                                                          Sebastião Fonseca                                           @Antonio Valente
Para a jornalista Alessandra Rech,  “remanescentes da introdução do gado no Brasil no período colonial, os franqueiros representam um patrimônio genético ainda pouco estudado.  Mais resistentes devido aos séculos de adaptação em condições selvagens ou rústicas, esses animais podem oferecer pistas valiosas para se pensar a sustentabilidade e a preservação das pastagens nativas. Dessa forma, a pesquisa para o livro nos conectou a uma história secular ao mesmo tempo que reclama um futuro possível para o Bioma do Pampa”

A publicação O Gado Franqueiro do Rio Grande do Sul – Cartografia Afetiva é fruto do projeto realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, viabilizados pelo Edital 11/2023 – Pesquisa, Registro e Memória da Secretaria da Cultura do Estado e proposto pelo designer e diretor da Estratégia Comunicação Diego Santos, em parceria com a jornalista Alessandra Rech e o fotógrafo Antonio Valiente.

Sobre a  obra “O Gado Franqueiro do Rio Grande do Sul – Cartografia Afetiva”

O fotolivro terá distribuição gratuita a entidades públicas e pesquisadores rio-grandenses. Para o público em geral, será comercializado diretamente pela equipe, ao preço de R$ 120,00. Para remessa pelos Correios, o contato é (54) 999814314. 

Mais informações sobre o projeto podem ser acompanhadas no Instagram @quieta.querencia.

Fotos livro  Diego Santos.

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Natal nos Vinhedos começa hoje (28) com show da Família Lima

“Programação segue até o dia 13 dezembro, apresentando  mais de 15 shows e venda de produtos enogastronômicos”

Começa nesta sexta-feira (28), em Bento Gonçalves,  o Natal dos Vinhedos apresentando uma programação  gratuita, em meio aos cenários idílicos do Vale dos Vinhedos.

A quarta edição do Natal nos Vinhedos abre em grande estilo, trazendo ao palco todo o carisma e a energia da Família Lima.  Com mais de 30 anos de carreira, o grupo apresenta sua fusão de música clássica e pop no palco armado no Km 21 da RS-444, em frente à vinícola Miolo, às 20h. O grupo liderado por Lucas Lima desfilará um repertório eclético, passando por temas eruditos como “Verão”, de Vivaldi, pelo folclore, caso de “Funiculi Funiculá” e, claro, pelas universais canções natalinas, como “Bate o Sino” e “Noite Feliz”.

A iniciativa que é  do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), reserva programações artísticas sextas e sábado, com a presença de vinícolas e restaurantes, promovendo uma experiência que coloca o visitante em contato com a cultura enogastronômica da região. Até o dia 13 dezembro, os visitantes do evento poderão apreciar os produtos de diversos estabelecimentos da região.

Programação artística 

Neste ano, novamente o palco principal apresenta uma mescla de artistas regionais com nomes estaduais e nacionais. Entre as atrações Rodrigo Soltton, Ragazzi dei Monti, Dirceu Pastori e Cavatappi, com suas canções italianas e do pop mundial, e os performáticos grupos Tholl e Cia Sorriso com Arte ,  “O Natal do Guri de Uruguaiana”,  o tenor Alexandre Borges e a montagem do "Chrismas Celebration" atração que encerra a programação natalina  no sábado, dia 29 de novembro. 

Gastronomia Local 

Vinhos, espumantes e sucos de vinícolas de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Santa Tereza e seus restaurantes, estarão em pequenas tendas às margens da rodovia – o trecho onde ocorre a programação é bloqueado para a passagem de veículos. Para aproveitar tudo isso, grandes mesas serão colocadas na rodovia para que o público possa fazer suas refeições e acompanhar os shows.

Facilidade para chegar e sair 

Uma boa opção para aproveitar a festa é utilizar o transporte que estará disponível durante todos os dias do evento, facilitando o deslocamento até o local do Natal nos Vinhedos. A empresa Monte Belo fará serviço de transfer, sempre com saída e chegada na Vinícola Aurora (Rua Olavo Bilac, 500, Bairro Cidade Alta), em três horários. As partidas ocorrerão às 18h, às 19h e às 20h. Já os retornos serão às 20h, às 21h30min e às 23h. O bilhete custará R$ 35,00, e o passageiro ganhará uma taça personalizada do evento. Também haverá o serviço de táxi, com diversos motoristas parceiros cadastros em um ponto próximo ao local do evento, para quem quiser retornar em outros horários.

Para quem for de carro, haverá a opção de estacionamento na Miolo (vagas limitadas), com acesso exclusivo pelo 40 da Leopoldina. O trânsito na RS-444, principal via de acesso para quem vem de Bento Gonçalves, estará bloqueado a partir da vinícola Cave do Sol: a partir das 17h30 nas sexta-feiras e das 17h aos sábados. O mesmo bloqueio vale para o acesso à Santa Lúcia. Também é possível acessar o evento pela Via Trento (6 da Leopoldina). Basta seguir as orientações das autoridades de trânsito que estarão monitorando as estradas da região. Outras informações podem ser acompanhadas pelas redes sociais @natalnosvinhedos

Programação confirmadas: 

28/11 sexta-feira

18h: DJ Nairo (Palco Rua)

19h: Orquestra de Sopros de Faria Lemos e Coral Canarinhos de Bento Gonçalves

20h15: Família Lima )Orquestra)

22h30min: Marlo Mártin ‘Do Samba ao Rock’ (Palco Rua)

29/11 sábado

18h: DJ Fabiano (Palco Rua)

19h: Trebbiano – Especial de Natal

20h15h: Musical Christmas Celebration - Uma celebração ao Natal (teatro)

22h30min: Vitor Henrique e Gabriel (Palco Rua)

5/12 sexta-feira

18h: DJ Nairo (Palco Rua)

19h: Cavatappi – Um Natale Favoloso

20hh15: Tenor Dirceu Pastori e Banda

22h30min: Acústica Rock (Palco Rua)

6/12 sábado

18h: DJ Nairo (Palco Rua)

19h: Rodrigo Soltton

20h15min: O Natal do Guri de Uruguaiana

22h30min: Jai Trivelin (Palco Rua)

12/12, sexta-feira

18h: DJ Fabiano (Palco Rua)

19h: Tenor Alexandre Borges

20h15min: Tholl a Noite de Natal (Circo/teatro)

22h30min: Pablo Henrique (Palco Rua)

13/12,sábado

18h: DJ Fabiano (Palco Rua)

19h: Ragazzi Dei Monti

20h15min: Noel.com Cia Sorriso com Arte (Espetáculo Circense)

22h30min: Alan Prudêncio Country Music - (Palco Rua

Serviço

O quê: 4º Natal nos Vinhedos

Quando: dias 28 e 29 de novembro e 5, 6, 12 e 13 de dezembro, a partir das 18h

Onde: Km 21 da RS-444 no Vale dos Vinhedos (em frente à vinícola Miolo), em Bento Gonçalves

Quanto: entrada franca

Mais informações: @natalnosvinhedos

O Natal nos Vinhedos é uma realização do CIC-BG, da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho) e Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura: Governo Do Brasil: Do Lado Do Povo Brasileiro. O patrocínio é de Unimed Serra Gaúcha, Banrisul Consórcio, Maison Forestier, Suvalan, Tramontina, Vinícola Miolo, Cooperativa Vinicola Aurora, CSG, Famiglia Valduga, Dalmóbile, Robopac e Velot, além de Anderle Transportes, Supermercados Andreazza e Madem. São apoiadores Concresul, Ortafruti, Spa do Vinho, Sicredi, Paese Distribuidora, M.A Silva, Zegla, Prefeitura de Santa Terezam MCN Logisti-K e Macenor Logisti-k, Giordani Turismo, Prefeitura de Monte Belo do Sul, Aprovale/Vale dos Vinhedos, Grupo Gambatto Sul. A promoção é da Prefeitura de Bento Gonçalves e do Grupo RBS.

Crédito Fotos: Rodi Goulart


quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Garibaldi inaugurou monumento histórico em homenagem aos 150 anos da imigração italiana

"Monumento destaca a herança que moldou a identidade da Serra Gaúcha"

O Rio Grande do Sul ganhou um novo marco histórico. Inaugurado, junto ao pórtico de entrada de Antônio Prado, na Serra Gaúcha, o monumento homenageia os 150 anos da imigração italiana no estado, celebrando a coragem e o legado dos imigrantes que deixaram a Itália em busca de novas oportunidades,  contribuindo para moldar o desenvolvimento social, econômico e cultural da região.

Idealizado pelo Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro (CIBRAP), Agência de Desenvolvimento do Patrimônio Cultural e Natural (ADESP) e Prefeitura de Antônio Prado, o projeto foi produzido em concreto armado pelo artista brasileiro Vinicius Ribeiro, inspirado no Monumento all'Emigrante de Asiago (Itália). A obra, que mede 2,20 metros de altura, 2,5 metros de largura e 70 centímetros de profundidade, foi instalada sobre uma base de 1,5 metros.

A escultura simboliza a chegada de uma família ao Brasil. O pai, com uma mala nas mãos, olha para frente em um gesto de coragem, a mãe, com uma criança no colo, expressa esperança, e o filho pequeno, representa o futuro — a continuidade da história em uma nova terra.

Na base da obra, está gravado o poema “O Trem dos Emigrantes”, do escritor italiano Gianni Rodari, gravado em dois idiomas — italiano e português. A poesia traduz a emoção da despedida e o peso da saudade que marcou a travessia dos imigrantes:

A mala do emigrante não é grande, não é pesada...

Contém um pouco de terra da minha aldeia,

para não estar sozinho na viagem...

um terno, um pão, uma fruta, e só.

Mas meu coração, não, eu não o trouxe:

não coube na mala.

Foi muito doloroso para ele partir,

ele não quer ir além do mar.

Ele fica, fiel como um cão.

na terra que não me dá pão:

um pequeno campo, lá em cima...

Mas o trem está passando: já não se vê mais.”

Para o prefeito Roberto Dalle Molle, o monumento é um marco nas comemorações dos 150 anos da imigração italiana, reafirmando os laços históricos entre o Rio Grande do Sul e a Itália. “É um espaço de memória coletiva que valoriza a herança dos nossos antepassados e reforça a identidade de Antônio Prado, reconhecida como a cidade mais italiana do Brasil. 

O Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valério Caruso, que participou das comemorações,  enfatizou que a cidade é exemplo de como o turismo pode se transformar em motor de desenvolvimento, unindo cultura, história e hospitalidade. “A italianidade sempre foi e continuará sendo uma expressão de pertencimento, identidade e orgulho. Que os próximos 150 anos sejam construídos com a mesma união que liga o município, a Serra Gaúcha, o Brasil e a Itália”, finalizou. 

fotos: divulgação da Prefeitura Municipal




segunda-feira, 24 de novembro de 2025

As novas integrantes da equipe contratação de produtos da Itaparica Tour Operator & DMC

 A Itaparica Tour Operator & DMC está com um time novo no mercado turístico baiano:  Adelaide Santos, Zita Santos e Ana Clara,  integram  o Departamento Contratação de Produtos, fortalecendo ainda mais a estrutura da DMC e seu relacionamento com os parceiros comerciais.

Adelaide, que assumiu o cargo no Departamento Contratação de Produtos, lidera a área com foco em expansão de portfólio e desenvolvimento estratégico de produtos. Zita Santos se une à equipe ao lado de Daiana Lapa, que segue atuando como Analista de Contratação de Produtos, reforçando a gestão de negociações e parcerias. Ana Clara Santana chegou para contribuir como Assistente Contratação de Produtos, apoiando as operações diárias e o relacionamento com fornecedores. 

Cláudio Maia, CEO da empresa

Com essa nova formação, a Itaparica Tour Operator & DMC reafirma seu compromisso em oferecer um serviço de excelência, estreitar laços com o trade e ampliar as oportunidades de negócios no mercado nacional e internacional. “A experiência e dedicação de cada uma serão fundamentais para o fortalecimento das nossas relações comerciais e o desenvolvimento de novas oportunidades”, destaca Cláudio Maia, CEO da empresa.

Sobre a Itaparica Tour

Itaparica Tour é uma operadora de turismo e DMC (Destination Management Company) fundada em 1983, em Salvador (BA). A empresa trabalha em parceria com agentes de viagens para conectar pessoas a destinos e criar experiências de viagem.

Com mais de 40 anos de experiência em hospitalidade e transporte, utiliza a tecnologia Juniper através da qual atende profissionais de turismo B2B oferecendo uma vasta gama de produtos e serviços para reserva online. Conta com uma equipe de profissionais qualificados prontos para atender clientes e fornecedores em português, espanhol, inglês, francês e italiano.

Uma empresa em constante expansão, buscando  seu aprimorando, qualidade de atendimento e busca de soluções tecnológicas como forma de otimizar e melhorar seu desempenho.

ITAPARICA TOUR OPERATOR & DMC Av. Tancredo Neves, nº 2539, Ed. CEO - Torre Nova Iorque, Sala 2903 - Caminho das Árvores -  Salvador/BA 

sábado, 22 de novembro de 2025

Árvore da Integração e o Espaço Wilson Sierra

"O legado que  Wilson Sierra construiu continua se  renovando a cada edição do Festuris"

A Árvore da Integração, um dos projetos mais emblemáticos do Festuriscompletou uma década esse ano, promovendo o plantio de mudas de araucária – árvore símbolo do Sul do Brasil. Os CEOs do  FESTURIS abraçaram o projeto com entusiasmo e, desde 2015, dez árvores de araucária foram plantadas no parque de exposições Serra Park, em Gramado.

A proposta foi feita pelo jornalista Wilson Sierra, falecido este ano, aos 96 anos. Sierra era na época integrante da diretoria de Relações Institucionais da FIPETUR, e da  ABRAJET-RS e também foi o  criador e editor do site de notícias https://jornalsierramar.blogspot.com/.  A proposta de Sierra se  tornou um dos projetos mais emblemáticos do evento. 

A árvore protegida por lei, é símbolo de resistência, longevidade e compromisso ambiental, desempenhando  um papel crucial no desenvolvimento da mata atlântica e servindo de abrigo para diversos animais e aves. Produz a semente tão apreciada na região sul  entre outono e inverno - o pinhão. Possui uma resistência,  que  permite passar de mais de 200 anos de idade e chegar a 50 metros de altura.

Mais do que um ato simbólico, a iniciativa reforça a dez ano,  a missão do Festuris de valorizar destinos e empresas alinhados ao turismo sustentável.

Esse ano, devido a instabilidade no tempo, o ato simbólico da Árvore da Integração ocorreu no espaço Green & Experience, com a presença de autoridades, executivos do Festuris e representantes da Costa Rica. O evento homenageou Marisa Krás, filha do idealizador Wilson B. Sierra  e celebrou o vínculo entre o Festuris, o jornalismo especializado e os projetos de sustentabilidade. 

Este ano, o país homenageado foi a Costa Rica, reconhecida internacionalmente por suas políticas ambientais, pela conservação da biodiversidade e pelo incentivo à energia limpa. A representante do país, Heylin James, coordenadora do Instituto Costarriquenho de Turismo (ICT) para a América Latina, participou do ato, recebendo uma muda de araucária e uma cuia de chimarrão, bebida típica do RS.

FIPETUR e a história da Árvore da Integração

Uma delegação da FIPETUR esteve presente a celebração dos 10 anos da Árvore da Integração: sua presidente Yenny Polanco Lovera o vice-presidente Luiz Pires a diretora de treinamento Miryan Moreno e Evandro Novak, membro do Conselho Diretor da entidade.

Coube a sua presidente atual Yenny, contar sobre a história da Árvore da Integração: “a iniciativa foi criada em 2012 por Elena Honores, então presidente da PRENSATUR Peru e anfitriã da 2ª Assembleia do Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo, presidido na época por Roque Baudean. Desde então, Árvores da Integração, símbolo de união, sustentabilidade e cooperação regional, foi sendo implementadas em diversos destinos ibero-americanos.Três anos depois, Wilson B. Sierra, Diretor de Relações Institucionais da FIPETUR, propôs dar continuidade à iniciativa em Gramado, local de diversas assembleias da organização. Os CEOs da FESTURIS abraçaram o projeto com entusiasmo e, desde 2015, dez árvores de araucária foram plantadas no parque de exposições Serra Park. Polanco Lovera lembrou que esta atividade faz parte do compromisso da Federação Ibero-Americana de Jornalistas de Turismo (FIPETUR) em honrar a Mãe Natureza, promover a sustentabilidade e fortalecer os laços entre os países por meio de um gesto de amizade.

“Não se trata apenas de plantar uma árvores, mas de celebrar a responsabilidade que temos como cidadãos chamados a cuidar da biodiversidade e do meio ambiente, recursos essenciais para um turismo verdadeiramente responsável”, finalizou.


Espaço Wilson Sierra

Três gerações recebem a placa do Espaço Wilson Sierra
A cerimônia foi encerrada quando a  filha de Sierra, Marisa Borges, sua neta e o bisneto de 3 anos de Sierra, receberam Marta e Eduardo a placa que será afixada junto à entrada dos pavilhões do Serra Parque.
fotos: divulgação Festuris