sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Pesquisa do MTur mostra os destinos turísticos mais procurados pelos brasileiros em 2025

O levantamento mostra que o interesse dos viajantes está concentrado  em sol, praia, cultura e natureza” 

Fernando de Noronha

Pesquisa e Inteligência de Dados do Ministério do Turismo realizada com  em parceria com a Nexus revelou os destinos turísticos mais procurados pelos brasileiros em 2025. O levantamento mostra que o interesse dos viajantes está fortemente concentrado em locais que oferecem sol, praia, cultura e natureza, com destaque para o Nordeste.

Fernando de Noronha e Porto de Galinhas (PE) e Lençóis Maranhenses (MA) ocupam as primeiras posições no ranking dos destinos turísticos mais procurados pelos brasileiros.

Destacam-se ainda, Salvador (BA), Maragogi (AL), Foz do Iguaçu (PR) e Gramado (RS) reforçando a diversidade de atrativos naturais, históricos e culturais distribuídos pelo país.

Para o ministro do Turismo, os resultados comprovam o potencial do Brasil. “O levantamento mostra que o Brasil é imbatível em diversidade de destinos e experiências. Temos sol e praia, mas também roteiros religiosos, culturais, gastronômicos e de aventura que encantam viajantes. Nosso papel é fortalecer essa oferta, ampliando o acesso, a conectividade e a promoção do Brasil como destino turístico de excelência”, destacou.

Experiências turísticas preferidas

Lençóis Maranhenses
A pesquisa apontou que o turismo de sol e praia lidera com 62% da preferência dos viajantes nacionais. Em sequência aparece o turismo religioso (18%), cultural/histórico (14%), esportivo (13%) e de aventura (13%), que incluem trilhas, rapel e canoagem. Esses dados reforçam que os destinos turísticos mais procurados pelos brasileiros vão além da praia, contemplando também experiências espirituais, culturais e esportivas.

Acesse AQUI a pesquisa

Brasileiros e estrangeiros em busca dos mesmos destinos

Rio de Janeiro

Os atrativos nacionais não atraem apenas de quem mora no país. Segundo levantamento da Booking.com, cidades brasileiras está registrando crescimento expressivo nas buscas de estrangeiros, principalmente na baixa temporada. O Rio de Janeiro lidera, com aumento de 50% em relação ao ano anterior. São Paulo surpreendeu com alta de 208%. Também figuram entre as mais procurada Búzios (+19%), Florianópolis (+46%) e Porto de Galinhas

Esse crescimento confirma que o Brasil tem potencial para atrair tanto viajantes domésticos quanto internacionais, com opções variadas que vão de praias paradisíacas a destinos culturais e gastronômicos únicos.

Fonte e fotos MTUR

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Executivos-chave da Europa e dos EUA estão em visita técnica em Porto Alegre

 “O Corporate Tour visa atrair grandes eventos e congressos para o Brasil com foco em setores como inovação, agronegócio e tecnologia”

Em uma ação para consolidar o Brasil como um destino de ponta para o turismo de negócios e eventos, a Embratur e o Sebrae deram início neste domingo (14), ao Corporate Tour Visit Brasil. Trata-se de uma viagem de familiarização com oito executivos-chave da Europa (Reino Unido, Suécia, Holanda e Itália) e dos Estados Unidos visa consolidar o Brasil no segmento de Turismo de Negócios, Incentivos, Congressos e Eventos (MICE).

Os convidados conhecerão a infraestrutura robusta, o ambiente de inovação e a hospitalidade da Capital gaúcha considerada um dos grandes polos de negócios do país. A iniciativa segue até o próximo sábado (20). O seleto grupo inclui organizadores profissionais de congressos e dirigentes de empresas globais gestoras de eventos.

A cidade, que já acumulou 68 congressos internacionais na última década segundo o Ranking ICCA, é referência na Região Sul em setores como agronegócio, saúde, sustentabilidade, inovação e educação.

Fator importante para a concretização de escolha do destino foi a conectividade aérea de Porto Alegre, fator fundamental para a realização de eventos internacionais. A cidade mantém cinco rotas internacionais e 120 voos mensais além de conexões diretas para importantes centros da América do Sul além de conexão direta ao Panamá e Campinas com destinos da América do Norte, reforçando sua posição como destinos para congressos e feiras globais.

Além disso, Porto Alegre oferece excelente capacidade hoteleira e histórico de eventos,  compatíveis com as demandas internacionais. Contabilizando nove mil leitos hoteleiros,  com hotéis de redes nacionais e internacionais, com capacidade para receberem eventos, além de centros de convenções com infraestrutura para acolher eventos de grande porte. Esse conjunto de infraestrutura consolida a sua competitividade no calendário de congressos, feiras e incentivos.

Programação

                                                                           @Mariano Vaz/Embratur
Durante a semana, os convidados participarão de uma agenda intensa que inclui visitas técnicas a centros de eventos, hotéis, hubs de tecnologia e universidades, além de rodada de negócios com o trade turístico local e empresas de destaque. A programação é desenhada para demonstrar a capacidade operacional do Brasil e setores econômicos fortalecidos, conectando os potenciais clientes de eventos aos contatos-chave locais para gerar novas oportunidades de negócios e eventos, fortalecendo a internacionalização do setor MICE brasileiro.

O Convention & Visitors Bureau (CVB´s) e a Secretarias de Turismo de Porto Alegre foram fundamentais para o sucesso da ação, ao destacar os atrativos das cidades, mobilizar o trade local e fortalecer a integração entre compradores internacionais e fornecedores brasileiros.

Parcerias

O Corporate Tour é resultado de uma contínua articulação institucional. Segundo o Sebrae, parceiro da ação, o impacto vai além dos grandes números. O Brasil possui ambientes inovadores desenvolvidos e reconhecidos que vem se tornando referência internacional. Esses ecossistemas também contam com a presença e atuação dos pequenos negócios. 97% das empresas do turismo são de micro e pequenas empresas.  Para o presidente do Sebrae, Décio Lima. “a inovação, a sustentabilidade e globalização são conceitos que não têm mais volta”.

Com esta ação, a Embratur e o Sebrae contribuem para diversificar os destinos MICE no Brasil, gerando um impacto econômico positivo e duradouro nas cidades anfitriãs, atraindo negócios e fortalecendo a imagem do país junto a organizadores e promotores de eventos de classe mundial.

 Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur a ação é um movimento para conectar diretamente os grandes organizadores de eventos globais com o que há de melhor no Brasil. Ao proporcionar essa experiência, mostramos que o país possui centros de convenções de excelência, mas também uma rede de apoio com universidades, parques tecnológicos e empresas prontas para receber congressos e feiras de relevância mundial.

A outra cidade brasileira selecionada com o  corporate tour foi Campinas, cidade que se destaca como um hub de inovação, ciência e tecnologia no Sudeste. Além de segundo dados da ICCA (International Congress and Convention Association) o município figurou no Top 10 nacional de cidades que mais receberam eventos nos últimos 10 anos. Entre 2017 e 2021, por exemplo, respondeu por 10% de toda a produção acadêmica brasileira indexada na base de dados Scopus, um feito que sublinha sua relevância intelectual.

Fonte: Embratur

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Homenagens e emoção marcam a abertura dos Festejos Farroupilhas em Canela

"Cerimônia foi marcada pela emoção e pela força da tradição gaúcha"

O ato solene contou com a presença de diversas autoridades municipais e policiais e com homenagens a Marco e Bela Pereira, Guardiões da Chama Crioula 2025, e às jovens Helena Oliveira e Antonella Jardim, que se destacaram ao conquistar títulos no Nacional de Laço, levando o nome de Canela com orgulho e representatividade. Um dos momentos marcantes foi quando o patrão Luiz Kerschner e o Guardião Marco Pereira  entrelaçaram os lenços vermelho e branco, maragatos e ximangos, representado que a paz está selada na República Riograndense.

Em seu pronunciamento a Secretária de Turismo e Cultura Kenia Jaeger, representado o prefeito Gilberto Cezar, enfatizou: “a Chama Crioula, trazida pelos cavaleiros, simboliza a coragem, a união e a resistência do povo gaúcho. O CTG Querência, entidade mãe do nosso tradicionalismo, é patrimônio cultural de Canela e honra gerações com sua trajetória de força e dedicação. Neste ano, em parceria com a Associação Tradicionalista de Canela e a Prefeitura, os festejos mostram que a união é a base para manter vivas as tradições”.


Ronda Crioula

Prefeito entregando a chama

“Com orgulho iniciamos a Ronda Crioula, momento de união e reafirmação do amor pelo CTG Querência e pelas tradições gaúchas. Com 71 anos de história, o Querência é forte e mantém viva a chama da nossa cultura. Agradecemos cavaleiros, prendas, peões, autoridades, amigos e todos que ajudam a fortalecer nossa entidade. Que esta Ronda seja marcada por convivência, respeito e valorização da história, afirmou, emocionado, o patrão do CTG Querência Luiz Kerschner.

A Chama Crioula simboliza a resistência e a história dos antepassados, sendo também um convite para que todos continuem cultivando o amor pelo Rio Grande, reafirmando, o compromisso com as raízes farrapas e com o legado de liberdade, igualdade e humanidade deixado pela Revolução Farroupilha.

A programação da Ronda Crioula segue até o dia 11 de setembro, com encontros todas as noites no Parque de Rodeios Saiqui. O público poderá apreciar a boia campeira e apresentações artístico-culturais que valorizam as tradições gaúchas por meio da música, declamações e danças.

No dia 12, às 18h, um novo cortejo levará a Chama Crioula do Parque de Rodeios até a Praça João Corrêa, onde, às 19h, será aberta oficialmente a Semana Farroupilha. Após a solenidade, haverá show com o cantor Pepeu Gonçalves.

Até 20 de setembro, a Praça João Corrêa será palco de uma vasta programação que inclui apresentações de músicos tradicionalistas, teatro de bonecos, encontro de gaiteiros, danças folclóricas, brincadeiras e oficinas temáticas, além de degustação de costelão assado, tudo com entrada franca. Um autêntico galpão está sendo montado para acolher turistas e comunidade, oferecendo chimarrão e a hospitalidade característica dos gaúchos.

Os Festejos Farroupilhas de Canela contam com realização conjunta da Prefeitura Municipal, CTG Querência e Associação Tradicionalista de Canela.

 

 Fotos: Thiago Keller

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Festival Gaúchos começa amanhã (05) em Gramado

“A cidade está vestida de verde, vermelho e amarelo esperando os visitantes e transmitindo o orgulho de ser gaúcho” 

Durante 25 dias a Serra Gaúcha será palco do evento que celebra a história, cultura e tradições gaúchas através de shows, gastronomia e atividades culturais. A programação é gratuita.

A partir de amanhã (5), Gramado será palco de uma grande celebração à cultura gaúcha com shows de música e dança, gastronomia, exposições, atividades infantis e de preservação da história com a realização do Festival Gaúchos. As atividades são gratuitas e acontecem em tradicionais pontos da cidade como a Rua Coberta, Praça Major Nicoletti, Avenida Borges de Medeiros, Lago Joaquina Rita Bier e Largo da Borges. 

“A cidade já está vestida de verde, vermelho e amarelo para esperar os visitantes e contagiar o orgulho de ser gaúcho. Temos certeza que esta segunda edição do Festival Gaúchos será um marco para o turismo do Rio Grande do Sul”, afirma o presidente do Instituto RS NASCE e idealizador do evento, Vinícius Garcia. 

Já na manhã de sexta-feira, a Rádio Poste abre os festejos nos alto-falantes da Av. Borges de Medeiros. Ela terá programação diária, das 9h às 22h, com música regional e avisos sobre as atrações do evento. Em parceria com o Largo da Borges, juntamente com a Matería Capitão Rodrigo, o festival apresenta a mostra Memórias Rio-grandenses com indumentárias, prataria, arte e iconografias relacionadas à história do povo gaúcho. A exposição fica aberta à visitação das 11h às 19h no Largo da Borges. A materia também participa com sua Bolanta Histórica, na Praça Major Nicoletti, onde recebe visitantes para apresentar a história do mate, os diferentes tipos de preparo e de erva e ainda oferecer água quente das 17h às 18h todos os dias. A programação diária está disponível em www.festivalgauchos.com.br.

Os Fagundes abrem o palco da Rua Coberta

A Rua Coberta será palco para a música e a dança. Já nesta sexta-feira, às 19h, Os Fagundes, um dos nomes de maior relevância do cenário tradicionalista, fazem show abrindo a programação. Eles apresentam o regionalismo brasileiro e sucessos próprios. No sábado, dia 6 de setembro, será o momento de celebrar e reverenciar os mais de 50 anos de história de um dos mais importantes movimentos musicais da cultura rio-grandense: a Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, com o Tributo à Califórnia da Canção e apresentação do Quinteto da Canção Nativa, também a partir das 19h30.

Baile do Borges é novidade na programação

Em 2025 a dança tradicional gaúcha ganhou uma atração especial na programação, o Baile do Borges - nome em referência ao ex-Governador do Rio Grande do Sul, Borges de Medeiros, que também nomeia a Avenida onde a atividade acontece. O Baile do Borges será apresentado pela primeira vez no domingo (7) em duas edições, às 11h e às 16h, nas quadras centrais da Avenida.
Pares de peões e prendas de CTGs de Gramado e Canela e convidados, irão ocupar um dos lados da Borges de Medeiros onde apresentam números de danças tradicionais gaúchas como o Pezinho, o Balaio, a Chimarrita, o Chamamé e outras. Como a ideia dos organizadores é promover um grande Baile do Borges, a dança final será um Vaneirão, onde os peões e prendas saem para convidar o público para dançar junto. 
O Baile do Borges terá edições em todos os sábados e domingos do evento - dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de setembro - sempre às 11h e às 16h.

Piquete do Lago tem assado de cordeiro, shows e atividades para Piazada

Outro ponto da cidade que receberá visitantes e moradores com muitas atrações é o Piquete do Lago, instalado no Lago Joaquina Rita Bier, na entrada da cidade. Nele acontecem, aos sábados e domingos da programação, a partir das 10h, os assados de cordeiro, batizados de “Cordeiraço”, que serão seguidos do Papo de Churras, com assadores renomados e chefs convidados. Quem abre o fogo é o assador Marcelo Sartori no sábado (6). Já no domingo (7), o assado é com o chef Altemir Pessali. O público que prestigiar a programação poderá fazer uma degustação dos preparos. 
No Piquete ainda acontecem shows musicais, dia 6, às 13h com Sons do Vento, e a programação especial, aos sábados e domingos, às 15h, para a Piazada com contação de histórias e recreação voltada à temática gaúcha que inclui brincadeiras como vaca-parada, gincana, confecção de boizinhos de batata, e até uma versão gaudéria de “Bobbie Goods” para colorir.

Cordeiro em evidência nos pratos do circuito Cozinha Gaúcha
Mais de 30 restaurantes de Gramado e outras oito cidades - Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Nova Petrópolis, Garibaldi, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Pinto Bandeira - integram o circuito Cozinha Gaúcha desta edição. Cada um dos empreendimentos participantes criou um prato exclusivo, tendo o cordeiro como protagonista, para integrar o cardápio durante os dias de evento. 

“Festival Gaúchos
De 5 a 28 de setembro de 2025 - Gramado/RS
Informações: www.festivalgauchos.com.br
Instagram:
 @festivalgauchos

PROGRAMAÇÃO:

DIARIAMENTE, de 5 a 28 de setembro

COZINHA GAÚCHA11h às 23h, nos restaurantes participantes
RÁDIO POSTE: 9h às 22h, nas quadras centrais da Av. Borges de Medeiros
LARGO DA BORGES11h às 19h Exposições

 

05/09 - SEXTA-FEIRA 

RUA COBERTA  19h30 Os Fagundes

06/09 - SÁBADO
PIQUETE 

10h Chegada dos cavalarianos
10h às 15h Cordeiraço com Chef Marcelo Sartori
13h Sons do vento
15h Papo de Churras
Piazada: Contação de Histórias: Nelson Haas
16h Piazada: Recreação e brincadeiras
CORETO
10h às 19h Exposições + receptivo cultural mateando
17h às 18h Bolanta Histórica
RUA COBERTA
19h30 Quinteto da Canção Nativa: Grandes nomes da música nativista apresentando clássicos do Festival Califórnia da Canção Nativa do RS.
LARGO DA BORGES
16h30 Grupo de dança - Fagundes

07/09 - DOMINGO

PIQUETE
10h às 15h Cordeiraço com Chef Altemir Pessali
15h Papo de Churras
BORGES DE MEDEIROS
16h Baile do Borges
CORETO
10h às 19h Exposições + receptivo cultural mateando
17h às 18h Bolanta Histórica

12/09 - SEXTA-FEIRA
RUA COBERTA
19h30 Espetáculo Gaúchos e Cerimônia Oficial 

13/09 - SÁBADO
PIQUETE
10h às 15h Cordeiraço com Chef Marcos Livi
13h Jonas & Daniel
15h Papo de Churras
       Piazada: Contação de Histórias: Xara Xaxa
16h Piazada: Recreação e brincadeiras
RUA COBERTA
09h às 22h Dança Rio Grande 
BORGES DE MEDEIROS
11h Baile do Borges
16h Baile do Borges
CORETO
10h às 19h Exposições + receptivo cultural mateando
17h às 18h Bolanta Histórica
LARGO DA BORGES
16h30 Grupo de dança - Fagundes

14/09 - DOMINGO
PIQUETE
10h às 15h Cordeiraço com Chef Marcelo Bolinha
15h Papo de Churras
       Piazada: Recreação e brincadeiras
RUA COBERTA
09h às 22h Dança Rio Grande
BORGES DE MEDEIROS
11h Baile do Borges
16h Baile do Borges
CORETO
10h às 19h Exposições + receptivo cultural mateando
17h às 18h Bolanta Histórica

19/09 - SEXTA-FEIRA
RUA COBERTA
19h30 Renato Borghetti

20/09 - SÁBADO
PIQUETE
10h às 15h Cordeiraço com Chef Jorge Aita
13h Grupo Tarca
15h Papo de Churras
       Piazada: Contação de Histórias: Xara Xaxa
16h Piazada: Recreação e brincadeiras
RUA COBERTA
19h30 Juliano Bolfe
BORGES DE MEDEIROS
11h Baile do Borges
16h Baile do Borges
CORETO
10h às 19h Exposições + receptivo cultural mateando
17h às 18h Bolanta Histórica

21/09 - DOMINGO
PIQUETE
10h às 15h Cordeiraço
15h Papo de Churras
       Piazada: Recreação e brincadeiras
BORGES DE MEDEIROS
11h Baile do Borges
16h Baile do Borges
CORETO
10h às 19h Exposições + receptivo cultural mateando
17h às 18h Bolanta Histórica

26/09 - SEXTA-FEIRA
RUA COBERTA
19h30 Luiza Barbosa

20/09 - SÁBADO
PIQUETE
10h às 15h Cordeiraço com Chef Jorge Aita
13h Grupo Tarca
15h Papo de Churras
       Piazada: Contação de Histórias: Xara Xaxa
16h Piazada: Recreação e brincadeiras
RUA COBERTA
19h30 Juliano Bolfe
BORGES DE MEDEIROS
11h Baile do Borges
16h Baile do Borges
CORETO
10h às 19h Exposições + receptivo cultural mateando
17h às 18h Bolanta Histórica

28/09 - DOMINGO
PIQUETE
10h às 15h Cordeiraço
15h Papo de Churras
       Piazada: Recreação e brincadeiras
RUA COBERTA
16h Pepeu Gomes 
18h Prêmio Cozinha Gaúcha
20h Luiz Marenco
BORGES DE MEDEIROS
11h Baile do Borges
16h Baile do Borges
CORETO
10h às 19h Exposições + receptivo cultural mateando
17h às 18h Bolanta Histórica

O Festival Gaúchos é apresentado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Patrocínio: Sicredi, Icatu Coopera, Banrisul, KTO, Rio Grande Seguros e Previdência. Apoio: Laghetto Largo da Borges, Materia Capitão Rodrigo e Sociedade Recreio Gramadense. Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Gramado, Secretaria de Cultura de Gramado e Câmara Municipal de Gramado  

Realização: Instituto RSNASCE, Grupo Austral, Capacitá Eventos, Darte Entretenimento e Somos RS.

Fotos: Cleiton Thiele SerraPress

terça-feira, 2 de setembro de 2025

LATAM já está voando direto de Porto Alegre para Argentina, Santa Catarina e Minas Gerais

“Novas operações ligam a capital gaúcha a Buenos Aires, Florianópolis e Belo Horizonte, reforçando a conectividade de passageiros e carga na região Sul”

A LATAM Brasil, companhia aérea que mais investe em voos, assentos e serviços aéreos no país, inaugurou nesta semana três novas rotas partindo de Porto Alegre. Na segunda-feira (1º de setembro) foram lançadas as operações diretas para Florianópolis e Belo Horizonte/Confins, na terça-feira (2 de setembro) iniciou a rota internacional  para Buenos Aires/Aeroparque.
Para marcar o início dos voos para Buenos Aires, foi realizada uma cerimônia de inauguração no Aeroporto Salgado Filho, com a presença de Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil, além de autoridades e representantes de órgãos de turismo locais.

Inauguração do voo POA/BUE (Divulgação Fraport)

Para o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite “Essas novas rotas representam não apenas mais conectividade para passageiros e cargas, mas também novas oportunidades para o turismo, para os negócios e para a economia gaúcha. A decisão da companhia demonstra confiança na direção que temos dado para o desenvolvimento do Estado e, sobretudo, na reconstrução e preparação do futuro com o Plano Rio Grande. Nosso governo tem atuado ativamente para viabilizar investimentos como este, inclusive com medidas de incentivo como o decreto de junho de 2025, que reduziu a base de cálculo e isentou operações com querosene de aviação. É assim, com parcerias e trabalho consistente, que estamos colocando o Rio Grande do Sul em um novo patamar de competitividade e integração com o Brasil e o mundo”.

“As novas rotas de voos representam um importante vetor de desenvolvimento econômico. Elas ampliam a conectividade, aproximam mercados, reduzem custos logísticos e facilitam o fluxo de pessoas, negócios e investimentos. Além de impulsionar o turismo, fortalecem setores produtivos, geram empregos e promovem maior competitividade para as regiões, integrando o Brasil e o mundo em um ambiente de mais oportunidades e crescimento”, comenta o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo

Tripulação 100% gaúcha inaugurou a rota POA/BUE (Divulgação LATAM)

O Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini ponderou:  "A ampliação da malha aérea é estratégica para o desenvolvimento do turismo e da economia gaúcha. Cada nova rota representa mais do que um voo: é mais emprego, mais investimento e mais turistas conhecendo nossos destinos. A ligação direta entre Porto Alegre e Buenos Aires fortalece nossa conexão com um dos principais mercados emissores da América do Sul, aproxima ainda mais o Rio Grande do Sul da Argentina e do mundo e consolida o estado como um destino competitivo e integrado. Essa conquista reforça nossa vocação de ser porta de entrada para os países vizinhos e abre novas oportunidades de negócios, cultura e cooperação internacional".

“A gente vê com muita alegria essa abertura de voos direto de Porto Alegre para Buenos Aires, Florianópolis e Belo Horizonte. Estamos realizando um intenso trabalho para consagrar a capital gaúcha também como um destino turístico do Rio Grande do Sul.

Corte de fitas Florianópolis-Porto Alegre no Floripa Airport (Divulgação LATAM)

Acreditamos que ter essas linhas diretas, sem precisar passar por São Paulo ou por qualquer outra cidade, vai contribuir muito para o desenvolvimento do turismo da capital gaúcha. Nós pretendemos, com isso, atrair visitantes para Porto Alegre para que eles possam conhecer melhor nossa cidade e nosso estado, proporcionando um verdadeiro intercâmbio de trocas culturais, históricas, gastronômicas e econômicas”, destacou a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos de Porto Alegre, Fernanda Barth.

Segundo Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil, a expansão realizada pela LATAM é resultado de uma sólida parceria entre o aeroporto e a companhia. “A ampliação reforça nosso compromisso com a conectividade, oferecendo cada vez mais opções aos passageiros. Trabalhamos para garantir uma infraestrutura eficiente e segura, que contribui para a mobilidade e para o fortalecimento da economia gaúcha”, pontuou Andreea.

Com investimentos contínuos em pessoas, frota, tecnologia e conectividade, a LATAM lidera os mercados doméstico e internacional no Brasil desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Atualmente, a companhia opera a maior malha aérea da sua história no país, com voos para 56 aeroportos nacionais e 90 destinos internacionais, oferecendo aos passageiros ampla rede de conexões.

A expansão internacional da LATAM também é fruto da parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR), com o objetivo de promover destinos turísticos brasileiros e ampliar a conectividade global do país. “A LATAM é parceira do turismo brasileiro, e a ampliação das rotas que conectam o Brasil à Europa e às Américas está alinhada com ações da EMBRATUR, garantindo que o aumento de voos gere mais turistas internacionais em nosso país”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

As novas rotas da LATAM no Rio Grande do Sul:

Belo Horizonte/Confins-Porto Alegre da LATAM no BH Airport (Divulgação LATAM)
Porto Alegre – Belo Horizonte/Confins

Aeronave: Airbus A320, capacidade para 176 passageiros

Frequência: 2 voos diários

Horários: Porto Alegre 4h50 e 17h25 / Belo Horizonte 7h45 e 20h30

Duração aproximada: 2h10

Porto Alegre – Florianópolis

Aeronave: Airbus A319, capacidade para 140 passageiros

Frequência: voos diários

Horários: Florianópolis 22h50 / Porto Alegre 4h50 (6h10 aos fins de semana)

Duração aproximada: 1h

Porto Alegre – Buenos Aires/Aeroparque

Aeronave: Airbus A320, capacidade para 176 passageiros

Frequência: 3 voos semanais (terças, quintas e sábados)

Horários: Porto Alegre 8h30 / Buenos Aires 19h10

Duração aproximada: 1h40

Além das novas rotas, a LATAM aumentou neste mês a frequência de voos em trechos já existentes:

Porto Alegre – Curitiba: de 7 para 12 voos semanais

Porto Alegre – Rio de Janeiro/Galeão: de 17 para 28 voos semanais

Porto Alegre – Brasília: de 14 para 21 voos semanais

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Marta Rossi é destacada entre os 20 profissionais que constroem o turismo nacional

“Mais do que empresária, Marta é uma defensora da profissionalização e da sustentabilidade no turismo”

A revista Paysage Entrevista, do Diário do Turismo lançou recentemente uma edição especial que homenageia "20 profissionais que constroem o turismo" no Brasil, destacando nomes que têm contribuído de forma significativa para o fortalecimento e a inovação do setor. Entre os homenageados Marta Rossi, uma das personalidades mais influentes do turismo nacional e latino, reconhecida por sua trajetória visionária à frente do FESTURIS - Feira Internacional de Turismo de Gramado.

Na apresentação da homenageada a revista destacou: “Símbolo do empreendedorismo feminino no turismo brasileiro, Marta Rossi é uma força criativa por trás de dois dos mais importantes eventos do setor: o Festival de Turismo de Gramado (FESTURIS) e o Chocofest. Com uma trajetória marcada por coragem, sensibilidade e visão, Marta é mestre na capacidade de articulação, construção de parcerias e inspiração para novas gerações”.

“Fui carinhosamente surpreendida com a homenagem da revista Paysage Entrevista, do Diário do Turismo, ao me incluir entre os 20 profissionais que constroem o turismo no Brasil. Estar ao lado de tantas feras que admiro me enche de emoção e honra”, destaca Marta.

A iniciativa da revista tem objetivo de valorizar lideranças que, com dedicação, criatividade e resiliência, ajudam a desenvolver o turismo como vetor econômico, social e cultural. Em um momento em que o setor enfrenta constantes desafios e transformações, a valorização desses profissionais é também um reconhecimento à importância estratégica do turismo para o Brasil.

Marta Rossi: uma trajetória de pioneirismo

Ao lado de Silvia Zorzanello (em memória), Marta Rossi é fundadora e CEO da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos, empresa responsável pela criação do Festuris Gramado, considerado um dos eventos de turismo mais importantes da América Latina. Com mais de três décadas de atuação, o Festuris transformou Gramado (RS) em um centro de negócios, tendências e conexões globais no setor turístico.

Sob a liderança de Marta, atuando desde 2010 ao lado de Eduardo, filho de Silvia, evento cresceu em relevância e hoje atrai profissionais de dezenas de países, promovendo encontros estratégicos entre destinos, operadoras, agências, companhias aéreas, redes hoteleiras e instituições públicas e de turismo.

Mais do que empresária, Marta é também uma defensora da profissionalização e da sustentabilidade no turismo. Sua atuação é marcada pela promoção de boas práticas, inclusão e inovação, posicionando-se como uma das vozes mais respeitadas do setor no Brasil.

A homenagem concedida pela Revista Diário do Turismo reforça o impacto positivo que Marta Rossi tem gerado ao longo de sua carreira e inspira novas gerações de profissionais a acreditarem no poder transformador do turismo. 

Foto: Gustavo Merolli

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Mini Mundo conquista pelo 11º ano o prêmio Travellers’ Choice do TripAdvisor

 “Parque de Gramado está novamente entre as 10% melhores atrações do mundo”

O Mini Mundo, primeiro parque de Gramado e uma das atrações mais visitadas da Serra Gaúcha há mais de quatro décadas, conquistou pelo 11º ano consecutivo o Travellers’ Choice, prêmio concedido pela plataforma global TripAdvisor às 10% melhores atrações do mundo com base nas avaliações e experiências reais de viajantes.

De 2014 a 2019, a distinção era concedida sob o nome Certificado de Excelência e, desde 2020, passou a ser chamada Travellers’ Choice. A premiação reconhece empresas e destinos que mantêm, ano após ano, um padrão elevado de qualidade, atendimento e experiência.

Para o Mini Mundo, que recebe milhares de visitantes de diferentes gerações, o resultado é reflexo de uma trajetória marcada pela inovação constante e pelo compromisso de manter viva a conexão emocional com seu público. Ao longo dos anos, o parque expandiu cenários, aprimorou recursos interativos e preservou o encantamento que tornou suas miniaturas mundialmente famosas.

“Estar entre as melhores atrações do mundo por mais de uma década é motivo de orgulho para toda a equipe. Mais do que um prêmio, é a confirmação de que conseguimos manter a magia viva, conquistando novos visitantes e recebendo de volta aqueles que vieram ainda crianças e hoje trazem suas famílias”, afirma Guilherme Hoppner, diretor do Mini Mundo.

Uma Cidade em Escala 1:24

O parque, inaugurado em 1983, oferece aos visitantes uma cidade em escala 1:24, onde prédios, monumentos e cenas do cotidiano ganham vida em detalhes impressionantes. Cenários inspirados em construções reais e obras originais fazem parte de um acervo em constante renovação, que alia tradição, criatividade e cuidado artesanal.

O reconhecimento do TripAdvisor reforça não apenas a autoridade e a reputação do Mini Mundo no cenário turístico nacional e internacional, mas também seu papel como um ícone de Gramado e da Serra Gaúcha, inspirando encantamento geração após geração.

Sobre o Travellers’ Choice

O Travellers’ Choice é a mais alta distinção concedida pelo TripAdvisor, baseada na qualidade, quantidade e atualidade das avaliações e opiniões enviadas por viajantes de todo o mundo ao longo de 12 meses. Apenas 10% das atrações listadas na plataforma recebem essa honraria.

fotos: Divulgação Mini Mundo 

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Começa hoje o Salão Nacional do Turismo em São Paulo (SP)

"O evento  reunirá em um único lugar o melhor dos atrativos de todo o país"

Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento é a maior vitrine do setor no Brasil com direito a ofertas especiais na aquisição de serviços turísticos e a shows musicais gratuitos.

Já pensou na possibilidade de conhecer o melhor da oferta turística das cinco regiões do Brasil e ainda ter a chance de adquirir pacotes de viagem com condições especiais?

Pois esta chance chegou: a cidade de São Paulo (SP) é o  palco a partir de hoje (21.08) do Salão e do Feirão do Turismo, promovidos pelo Ministério do Turismo no Distrito Anhembi, reunindo em um único espaço tudo o que o país tem a proporcionar a visitantes. O evento segue até o dia 23 de agosto.
Maior vitrine nacional do setor, o 9º Salão do Turismo, com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo” tem entrada gratuita, reserva uma vasta programação ao público, que pode se inscrever e conferir a agenda do evento no site oficial do encontro.

Acesse AQUI a programação completa e não esqueça de se inscrever!

As atrações incluem, por exemplo, o Espaço das Macrorregiões, repleto de natureza e cultura de cada canto do país, abrindo espaço, ainda, a apresentações artísticas e performances típicas.

Quanto às delícias da boa mesa, o encontro proporcionará uma imersão na gastronomia regional. No Espaço Cozinha Show, promovido em parceria junto ao SENAC, chefs vão preparar 27 receitas típicas, expondo os ingredientes únicos da culinária brasileira.

O Salão também abrigará o Mercadão da Agricultura Familiar, montado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrária e da Agricultura Familiar e que terá 69 expositores de todas as regiões do país.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforça o convite ao Salão e frisa que o evento coroa o ótimo momento do setor no Brasil. “Nosso turismo vive um momento único de crescimento: Estamos batendo recordes na entrada de turistas internacionais, 48 milhões de viajantes embarcaram em voos pelo país no primeiro semestre do ano, já abrimos mais de 114 mil novos postos de trabalho formais e tudo isso é fruto de várias ações do governo federal, que englobam, inclusive, a retomada do Salão desde 2023, após uma interrupção de 12 anos. Isso mostra a força do nosso setor e como o Ministério tem atuado para gerar emprego, renda e desenvolvimento”, ressalta.

Sobre o Salão

O Salão onde pontos turísticos paulistanos darão nome a vários de seus espaços dedica atenção ao artesanato, com uma área recheada de peças como esculturas, bordados e cerâmicas, coordenada pelo Sebrae Nacional, que também promoverá networking entre empreendedores turísticos e investidores. O espaço conta com local para a apresentação de parques aquáticos e temáticos, a cargo do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT).

O público que estiver nos três dias de realização do Salão do Turismo: Conheça o Brasil em São Paulo ainda poderá curtir variadas e animadas atrações musicais ao final de cada dia, que vão encher de alegria o palco do evento. A programação do encontro engloba apresentações de artistas de renome nacional, a exemplo dos cantores Léo Santana, Leonardo, Guilherme & Benuto, Simone Mendes Yasmin Santos e Murilo Huff.

Sustentabilidade 


Salão vai jogar luz sobre a agenda climática mundial. No Espaço Sustentabilidade, o público vai acompanhar a apresentação de 10 iniciativas, retratando projetos que promovem a sustentabilidade e a transformação social positiva no ramo turístico. Alinhado a discussões globais, o local vai ser também uma importante área destinada a conversas e debates a respeito de temas como mudanças climáticas e turismo responsável.

Já o Núcleo do Conhecimento vai organizar o intercâmbio de informações e experiências sobre políticas públicas e projetos que impulsionam o turismo de forma responsável e inclusiva. A programação contará com quase 40 palestras e painéis, abordando assuntos como a COP30 deste ano, em Belém (PA); sustentabilidade, diversidade acessibilidade, economia criativa, tendências do turismo, afroturismo e a segurança turística de mulheres viajantes.

O Salão do Turismo é uma iniciativa estratégica do Ministério do Turismo voltada à promoção, comercialização e à valorização de roteiros e experiências, alinhada às diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e da Política Nacional de Turismo. 

O evento busca promover a economia do setor, aproximar o público das riquezas culturais e naturais do Brasil e estimular a troca de conhecimentos entre profissionais do trade turístico.
  

Feirão do Turismo Presencial e Virtual

O Feirão do Turismo, que começa hoje ( 21) vai ser como uma “Black Friday” do setor, comercializando  pacotes de viagem e atrativos com descontos especiais. O Feirão poderá ser acessado virtualmente até 27.08.  O público presencial do evento terá à disposição mais de 100 empresas do ramo, além de representantes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, oferecendo condições únicas na aquisição de passagens áreas e hospedagens, entre outros serviços.

Entre o que vai estar sendo oferecido, a Latam Airlines divulgou que  está concedendo condições especiais durante o evento. Estão oferecendo  até 11% de desconto em passagens aéreas com o cupom FEIRAOCODE, válido tanto no site quanto no aplicativo; até 45% de desconto em pacotes que incluem voo e hotel, com acúmulo de 1,5 Milha Latam Pass + 1 ponto qualificável por real gasto e parcelamento em até seis vezes sem juros; até 20% de desconto em reservas de hotéis; aluguel de carros com cancelamento gratuito; e seguro viagem em parceria com a Assist Card. Todas as compras permitem acumular Milhas Latam Pass e pontos qualificáveis, de acordo com cada produto

O ministro Celso Sabino estimula a participação no Feirão. “Que tal realizar a viagem dos sonhos no Brasil com até 30% de desconto? Visite o Feirão, conheça ofertas exclusivas e ainda tenha acesso a linhas de crédito especiais para conhecer nossos destinos. O Feirão, juntamente com o Salão, busca estruturar, qualificar e tornar os atrativos turísticos brasileiros mais acessíveis, contribuindo ainda para gerar emprego e renda por meio do turismo”, explica Sabino.


O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior vitrine do turismo brasileiro, é organizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo (SP). O evento conta, ainda, com o apoio do SESC, SENAC e do Sebrae Nacional, além de parceiros como a Embratur, a Itaipu Binacional, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo  

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Como grandes empresas estão gerando valor com projetos de impacto socioambiental positivo

"A Vivalá atua no desenvolvimento de programas de impacto socioambiental positivo no Brasil" 

Companhias como Itaú, Natura, C6 Bank, Ambev e Ajinomoto apostam em ações de sustentabilidade e impacto socioambiental positivo para fortalecer cultura organizacional, ativar marcas com propósito e ampliar seus negócios

Falar de sustentabilidade e propósito já não é novidade nas estratégias corporativas das empresas mais organizadas e progressistas. O discurso se espalhou, mas o desafio agora é outro: como tornar essas pautas tangíveis, conectadas com resultados reais e que de fato façam com que os executivos adotem práticas sustentáveis em seus negócios. 

Em vez de iniciativas promovidas de dentro do escritório e pouco aderentes à realidade das comunidades na ponta, organizações estão encontrando maneiras criativas de construir ações concretas, de campo, para fortalecer sua cultura, engajar colaboradores e construir uma reputação sólida junto a seus públicos de interesse.

Um exemplo disso são as experiências imersivas que têm servido como catalisadores de transformação promovendo integração entre equipes, ampliando o senso de pertencimento e ajudando as empresas a colocarem em prática o que pregam em seus relatórios de ESG (Environmental, Social and Governance), campanhas de marca ou ações de Recursos Humanos. E o impacto não é só simbólico, ele se reflete em produtividade, inovação, oportunidades de negócios e vínculos mais concretos com o propósito institucional.

Imersão na tecnologia e bioeconomia amazônica

A Expedição Amazônia ao Cubo é um exemplo de impacto. A iniciativa foi cocriada entre o Cubo Itaú e a Vivalá — Turismo Sustentável no Brasil, em Belém do Pará — um polo estratégico da Amazônia brasileira.

A jornada reuniu 50 executivos e lideranças de diversos setores como logística, mercado financeiro, mineração, academia, governo e startups, promovendo uma imersão intensa de três dias sobre inovação, bioeconomia e empreendedorismo sustentável. A programação integra visitas a instituições como o Instituto Tecnológico Vale, Fundação Guamá, Saint-Gobain e startups da Açaí Valley e Assobio, além de experiências culturais e gastronômicas que revelam a riqueza e o potencial da região.

A expedição aproxima diferentes atores de uma Amazônia viva, complexa e estratégica, ampliando o olhar sobre seus desafios e, sobretudo, suas oportunidades. Por meio de rodas de conversa, encontros com empreendedores locais e trocas com projetos de base comunitária, o grupo é convidado a refletir sobre como gerar impacto positivo e construir parcerias reais para o desenvolvimento sustentável da região.

Preparação de imersões para a COP30, aproximando stakeholders das comunidades fornecedoras

A Natura, reconhecida por suas cadeias de valor sustentáveis, também está ampliando seu impacto positivo por meio de vivências em campo que aproximam executivos e públicos estratégicos de temas como sustentabilidade.

Em parceria com a Vivalá, está desenvolvendo um programa de vivências em comunidades tradicionais do Pará que fornecem matéria-prima para diversas linhas de produtos da marca. Dessa forma, consultoras, investidores, colaboradores, imprensa, clientes e outros públicos de interesse poderão ver de perto como se desenvolvem as ações sustentáveis da Natura.

O programa mostra, na prática, como as ações sustentáveis da empresa geram impacto positivo na vida das pessoas. O projeto está sendo construído em etapas escutando comunidades fornecedoras, visitas aos territórios e mapeamento das experiências. Nos próximos meses, serão lançados roteiros turísticos que valorizam saberes locais, geram renda e colocam a floresta, e quem vive dela e com ela, no centro da experiência.

Programa de capacitação financeira para micro e pequenos empresários com o DNA do C6 Bank 

Aliando seu DNA com sua visão de impacto positivo, o C6 Bank criou a Jornada Financeira, que oferece oficinas de educação financeira em comunidades de diferentes biomas brasileiros, beneficiando centenas de pessoas e desde 2024, o projeto é executado pela Vivalá. A 4ª edição da Jornada foi até o Mato Grosso (MT), passando por Chapada dos Guimarães, Cuiabá e Poconé, no Pantanal.

Cerca de 200 pessoas e pequenos empreendedores impactados, oferecendo educação financeira para que consigam mudar a relação com o dinheiro.

Programas de imersão, viagens de incentivo e cultura colaborativa

Empresas que enfrentam os desafios de times híbridos ou em crescimento têm encontrado nas experiências imersivas da Vivalá uma forma de fortalecer vínculos, gerar engajamento e alinhar valores — com impactos diretos na produtividade e no clima organizacional.

Foi o que aconteceu com a Ambev, que buscava uma experiência marcante para seu time. Rodrigo Haddad, gestor da empresa, levou o grupo para uma imersão de um dia em São Paulo, com foco em afroturismo. O roteiro explorou as raízes negras do bairro do Bixiga e seus marcos culturais. “Além de ancestralidade, história e signos culturais presentes na rotina e estética da cidade, aprendemos a oferecer experiências diferentes para os colaboradores, saindo do óbvio e gerando uma super conexão entre eles. Alguns nunca tinham explorado a cidade em que foram morar a trabalho, outros nunca tinham tido tempo de qualidade com seus pares. A Vivalá nos proporcionou um dia único”, relembra Haddad.

Na Ajinomoto, a área de Trade Marketing tem buscado integrar os objetivos comerciais da marca com uma atuação mais consciente, alinhada aos pilares de sustentabilidade e responsabilidade social da empresa. Em 2024, a equipe de Trade Marketing participou de uma expedição à Terra Indígena Tenondé Porã, no extremo sul da cidade de São Paulo, em parceria com a Vivalá. A experiência foi desenhada para acolher os novos membros do time e, ao mesmo tempo, proporcionar uma vivência cultural profunda com as comunidades indígenas do território. Durante a imersão, os colaboradores tiveram contato com práticas sustentáveis locais, formas coletivas de organização e lideranças femininas indígenas.

O Grupo Gaia, referência em investimentos de impacto, transformou o aniversário da empresa em uma viagem para a Amazônia. A iniciativa não apenas celebrou uma data importante, como também serviu como ferramenta de reconexão com os valores da organização. A experiência teve repercussão dentro e fora da empresa, fortalecendo a identidade da equipe e alinhando ainda mais o discurso com a prática.

Ativação de marca com propósito e conexão real com públicos

Consumidores, investidores e colaboradores são unanimes: não basta falar de valores, é preciso colocá-los em prática. As marcas estão encontrando nos povos ancestrais brasileiros, em parceria com a Vivalá, uma forma de construir narrativas de marca mais robustas e verdadeiras, com ações que envolvem comunidades tradicionais e geram experiências de propósito compartilhadas.

Estratégias que geram valor

Com presença em 30 unidades de conservação em cinco biomas brasileiros, a Vivalá tem atuado ao lado de empresas no desenvolvimento de projetos de sustentabilidade que articulam diferentes áreas da organização, como RH, ESG e Marketing .

“O que a gente faz não é uma ação pontual, dentro do escritório, pra cumprir tabela, incluir no relatório de gestão e postar na rede social. É uma construção conjunta, estratégica, com empresas e comunidades, para promover a sustentabilidade de forma real, estruturada e de longo prazo gerando valor para todo mundo: para a empresa e seus públicos de interesse, os biomas e biodiversidade brasileira e também para as comunidades tradicionais do país”, explica Daniel Cabrera, diretor executivo da Vivalá.

Sobre a Vivalá

A Vivalá atua no desenvolvimento de programas de impacto socioambiental positivo no Brasil, atendendo algumas das maiores organizações do país, com agendas de inovação, bioeconomia, tecnologia, cultura tradicional e responsabilidade social, promovendo experiências que buscam ressignificar a relação que as pessoas têm com o Brasil. Atualmente, a Vivalá atua em 30 unidades de conservação do país, contemplando os biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Caatinga, e trabalha em conjunto com mais de 1.600 famílias envolvidas na operação.

Para mais informações, acesse: https://www.vivala.com.br/

 Fotos: divulgação Vivalá