segunda-feira, 24 de novembro de 2025

As novas integrantes da equipe contratação de produtos da Itaparica Tour Operator & DMC

 A Itaparica Tour Operator & DMC está com um time novo no mercado turístico baiano:  Adelaide Santos, Zita Santos e Ana Clara,  integram  o Departamento Contratação de Produtos, fortalecendo ainda mais a estrutura da DMC e seu relacionamento com os parceiros comerciais.

Adelaide, que assumiu o cargo no Departamento Contratação de Produtos, lidera a área com foco em expansão de portfólio e desenvolvimento estratégico de produtos. Zita Santos se une à equipe ao lado de Daiana Lapa, que segue atuando como Analista de Contratação de Produtos, reforçando a gestão de negociações e parcerias. Ana Clara Santana chegou para contribuir como Assistente Contratação de Produtos, apoiando as operações diárias e o relacionamento com fornecedores. 

Cláudio Maia, CEO da empresa

Com essa nova formação, a Itaparica Tour Operator & DMC reafirma seu compromisso em oferecer um serviço de excelência, estreitar laços com o trade e ampliar as oportunidades de negócios no mercado nacional e internacional. “A experiência e dedicação de cada uma serão fundamentais para o fortalecimento das nossas relações comerciais e o desenvolvimento de novas oportunidades”, destaca Cláudio Maia, CEO da empresa.

Sobre a Itaparica Tour

Itaparica Tour é uma operadora de turismo e DMC (Destination Management Company) fundada em 1983, em Salvador (BA). A empresa trabalha em parceria com agentes de viagens para conectar pessoas a destinos e criar experiências de viagem.

Com mais de 40 anos de experiência em hospitalidade e transporte, utiliza a tecnologia Juniper através da qual atende profissionais de turismo B2B oferecendo uma vasta gama de produtos e serviços para reserva online. Conta com uma equipe de profissionais qualificados prontos para atender clientes e fornecedores em português, espanhol, inglês, francês e italiano.

Uma empresa em constante expansão, buscando  seu aprimorando, qualidade de atendimento e busca de soluções tecnológicas como forma de otimizar e melhorar seu desempenho.

ITAPARICA TOUR OPERATOR & DMC Av. Tancredo Neves, nº 2539, Ed. CEO - Torre Nova Iorque, Sala 2903 - Caminho das Árvores -  Salvador/BA 

sábado, 22 de novembro de 2025

Árvore da Integração e o Espaço Wilson Sierra

"O legado que  Wilson Sierra construiu continua se  renovando a cada edição do Festuris"

A Árvore da Integração, um dos projetos mais emblemáticos do Festuriscompletou uma década esse ano, promovendo o plantio de mudas de araucária – árvore símbolo do Sul do Brasil. Os CEOs do  FESTURIS abraçaram o projeto com entusiasmo e, desde 2015, dez árvores de araucária foram plantadas no parque de exposições Serra Park, em Gramado.

A proposta foi feita pelo jornalista Wilson Sierra, falecido este ano, aos 96 anos. Sierra era na época integrante da diretoria de Relações Institucionais da FIPETUR, e da  ABRAJET-RS e também foi o  criador e editor do site de notícias https://jornalsierramar.blogspot.com/.  A proposta de Sierra se  tornou um dos projetos mais emblemáticos do evento. 

A árvore protegida por lei, é símbolo de resistência, longevidade e compromisso ambiental, desempenhando  um papel crucial no desenvolvimento da mata atlântica e servindo de abrigo para diversos animais e aves. Produz a semente tão apreciada na região sul  entre outono e inverno - o pinhão. Possui uma resistência,  que  permite passar de mais de 200 anos de idade e chegar a 50 metros de altura.

Mais do que um ato simbólico, a iniciativa reforça a dez ano,  a missão do Festuris de valorizar destinos e empresas alinhados ao turismo sustentável.

Esse ano, devido a instabilidade no tempo, o ato simbólico da Árvore da Integração ocorreu no espaço Green & Experience, com a presença de autoridades, executivos do Festuris e representantes da Costa Rica. O evento homenageou Marisa Krás, filha do idealizador Wilson B. Sierra  e celebrou o vínculo entre o Festuris, o jornalismo especializado e os projetos de sustentabilidade. 

Este ano, o país homenageado foi a Costa Rica, reconhecida internacionalmente por suas políticas ambientais, pela conservação da biodiversidade e pelo incentivo à energia limpa. A representante do país, Heylin James, coordenadora do Instituto Costarriquenho de Turismo (ICT) para a América Latina, participou do ato, recebendo uma muda de araucária e uma cuia de chimarrão, bebida típica do RS.

FIPETUR e a história da Árvore da Integração

Uma delegação da FIPETUR esteve presente a celebração dos 10 anos da Árvore da Integração: sua presidente Yenny Polanco Lovera o vice-presidente Luiz Pires a diretora de treinamento Miryan Moreno e Evandro Novak, membro do Conselho Diretor da entidade.

Coube a sua presidente atual Yenny, contar sobre a história da Árvore da Integração: “a iniciativa foi criada em 2012 por Elena Honores, então presidente da PRENSATUR Peru e anfitriã da 2ª Assembleia do Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo, presidido na época por Roque Baudean. Desde então, Árvores da Integração, símbolo de união, sustentabilidade e cooperação regional, foi sendo implementadas em diversos destinos ibero-americanos.Três anos depois, Wilson B. Sierra, Diretor de Relações Institucionais da FIPETUR, propôs dar continuidade à iniciativa em Gramado, local de diversas assembleias da organização. Os CEOs da FESTURIS abraçaram o projeto com entusiasmo e, desde 2015, dez árvores de araucária foram plantadas no parque de exposições Serra Park. Polanco Lovera lembrou que esta atividade faz parte do compromisso da Federação Ibero-Americana de Jornalistas de Turismo (FIPETUR) em honrar a Mãe Natureza, promover a sustentabilidade e fortalecer os laços entre os países por meio de um gesto de amizade.

“Não se trata apenas de plantar uma árvores, mas de celebrar a responsabilidade que temos como cidadãos chamados a cuidar da biodiversidade e do meio ambiente, recursos essenciais para um turismo verdadeiramente responsável”, finalizou.


Espaço Wilson Sierra

Três gerações recebem a placa do Espaço Wilson Sierra
A cerimônia foi encerrada quando a  filha de Sierra, Marisa Borges, sua neta e o bisneto de 3 anos de Sierra, receberam Marta e Eduardo a placa que será afixada junto à entrada dos pavilhões do Serra Parque.
fotos: divulgação Festuris

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Vieni Vivere la Vita convida para apreciar os sabores de Monte Belo do Sul

"Evento evidencia o forte vínculo do município com suas raízes italianas e valoriza o trabalho dos empreendedores locais"

Monte Belo do Sul, conhecida por sua atmosfera tranquila e pelas paisagens de vinhedos que moldam o cenário da Serra, recebe moradores e visitantes para um evento que exalta sua cultura.

Ao ar livre, na calmaria da cidade que mais parece um vilarejo italiano, o festival se desenrola sem pressa, convidando o público para apreciar um almoço protegido pela sombra de árvores ou um jantar com  mini lâmpadas que deixam, a  Praça Padre José Ferlin, que é um grande ponto de encontro da cidade,   ainda mais pitoresca.

Mais de 20 expositores ofertarão produtos enogastronômicos, agroindustriais e de artesanato. A participação de vinícolas premiadas, restaurantes regionais e artesãos reforça a proposta do festival, que busca apresentar ao público um recorte da vida cotidiana no município e sua produção contemporânea.

O ambiente, marcado por mesas comunitárias, apresentações culturais e gastronomia típica, evidencia o forte vínculo do município com suas raízes italianas e valoriza o trabalho dos empreendedores locais.

Os visitantes poderão experimentar rótulos de vinhos e espumantes reconhecidos nacional e internacionalmente, além de pratos que transitam entre a culinária italiana tradicional e interpretações contemporâneas da gastronomia local. Produtos agroindustriais e artesanato inspirado na cultura montanhesa completam a experiência, ampliando o contato do público com os elementos que formam a identidade monte-belense.

Nesta sexta edição, as opções gastronômicas serão oferecidas por nove restaurantes. Para ficar completo, o Vieni reserva uma extensa lista de atrações artísticas para animar o encontro. Quase 15 grupos se apresentam nos três dias, incluindo um show internacional, o da banda argentina Three Gees, que presta tributo ao grupo Bee Gees no dia 22.

Fica  o convite  - sexta-feira (21)


Monte Belo do Sul se formou a partir de tradições, das quais a enogastronômica evidencia a parte mais saborosa de sua identidade. Um motivo e tanto para celebrar e, especialmente, degustar delícias, como propõe o Vieni Vivere la Vita Festival, a partir de sexta-feira (21) a 23 na praça central do município.

Serviço

O quê: 6º Vieni Viverre la Vita Festival

Quando: dias 21, 22 e 23 de novembro

Horários: dia 21, das 18h às 23h; dia 22, das 14h às 0h; e dia 23, das 10h às 17h

Onde: Praça Padre José Ferlin, no centro de Monte Belo do Sul

Quanto: entrada franca

Fotos: divulgação

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

ABIH-SC celebrou 60 anos e Dia do Hoteleiro em grande estilo

 

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina - ABIH-SC comemorou, na ultima quinta-feira (13/11), o Dia do Hoteleiro e os 60 anos de fundação da entidade. A programação começou na A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina - ABIH-SC comemorou, na ultima  quinta-feira (13/11), o Dia do Hoteleiro e dos 60 anos de fundação da entidade. A programação começou na Assembleia Legislativa e seguiu durante a tarde e noite no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.

Homenagem na Assembleia Legislativa
O evento reuniu autoridades, ex-presidentes, hoteleiros, profissionais da hotelaria, fornecedores, imprensa e parceiros que fazem parte da história da instituiçãoe seguiu durante a tarde e noite no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.

O evento reuniu autoridades, ex-presidentes, hoteleiros, profissionais da hotelaria, fornecedores, imprensa e parceiros que fazem parte da história da instituição

À tarde  aconteceu a Assembleia Geral com os membros da diretoria e conselho da entidade Na pauta, o Encatho & Exprotel, a Revista da ABIH-SC, assuntos de interesse da hotelaria catarinense e assuntos gerais. O momento, além de debater o que é importante e prioridade para a entidade e seus associados, foi também  uma oportunidade de networking e troca de ideias entre os hoteleiros. 

A  diretora-presidente Margot Rosenbrock, agradeceu ao primeiro presidente da ABIH-SC, Odson Cardoso, e em seu nome à todos os ex-presidentes que estavam presentes ou representados. "Foi graças a este primeiro passo e a decisão de fundar a entidade, seguido por todos presidentes que lideraram com maestria que hoje estamos aqui comemorando 60 anos".Finalizou reforçando a resiliência dos hoteleiros. "A hotelaria de Santa Catarina é forte e hoje está aqui representada pela ABIH-SC. 

Lançamento do Encatho & Exprotel 2026 e Revista ABIH-SC

 Margot apresenta a Revista  da entidade  

A programação incluiu o anúncio do tema da 37ª edição  Encatho & Exprotel 2026, e foi  feito pela diretora-presidente, Margot Rosenbrock: “Do check-in à conexão: O futuro da hospitalidade”  de 11 a 13 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis”.

O programa do Dia do Hoteleiro destacou também o lançamento oficial da 8ª edição da Revista ABIH-SC, dedicada aos 60 anos da entidade, com registro histórico, linha do tempo, depoimentos, coberturas do Encatho & Exprotel 2025, além da lista de meios de hospedagem associados à ABIH-SC, fornecedores da hotelaria, personalidades que passaram pelo evento e muito mais. Para conferir a versão digital, acesse https://www.calameo.com/read/00025049947a38518248f

Homenagem aos ex-presidentes

Um dos momentos mais emocionantes da programação foi à homenagem aos ex-presidentes da ABIH-SC. Figuras responsáveis por consolidar o associativismo e por conduzir a entidade, superando diferentes desafios ao longo de seis décadas.

Apresentados em ordem histórica, Odson Cardoso – fundador e primeiro presidente da ABIH-SC;  Francisco de Paula Moraes Vaz – representado por Fabiula Moura;  Luiz Carlos Nunes,
Volnei José Koch,  Edson Ziolkowski,João Eduardo Amaral Moritz,  Wilson de Macedo – representado por Ana Lizis Ghizoni de Macedo Wasserberg, Samuel Rabelo Koch - representado por Volnei Koch, Osmar José Vailatti Rui Schürmann e Margot Rosenbrock, atual presidente e primeira mulher a ocupar o cargo.

Na oportunidade Margot fez um agradecimento especial para as colaboradoras da entidade Juliana Bossi Castro, Josiane Castilhos e Tatiane Afonso. "Nossa equipe está no nosso coração. A ABIH-SC não seria a mesma sem vocês. Nosso muito obrigado por toda dedicação no dia a dia da operação da entidade e na organização dos eventos da associação, como o Encatho".
Enquanto se posicionavam para a foto, os presentes aplaudiram de pé todos os homenageados, homens e mulheres que contribuíram para a consolidação e expansão da ABIH-SC nas últimas seis décadas.

O encerramento das celebrações foi  com um jantar que comemorou não apenas os 60 anos da ABIH-SC, mas a união de um setor que, apesar dos desafios, segue protagonista na economia catarinense. “Esta festa foi para vocês. Para cada hoteleiro que mantém viva a chama da hospitalidade e sustenta, todos os dias, a força da nossa indústria”, destacou a Margot.

Fotos: Fabrício Imagem & ArtTT

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Festuris em números demonstrou que continua seu crescimento

 

Dias 6 e 9 de novembro, Gramado foi palco da 37ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo. Com uma programação repleta de inovações, palestras inspiradoras e a presença de grandes nomes do setor, o evento se consolidou  como uma das principais plataformas de negócios e tendências do setor  no Brasil e na América Latina.

O balanço do evento confirma:

      Crescimento de 9% em relação ao ano passado;

      Negócios efetivados entre os participantes chegaram a R$ 480 milhões;

      Injetou  R$ 80 milhões na economia local, considerando hospedagem, alimentação e consumo médio dos visitantes;

      Mais de 17 mil profissionais circulando pelos 400 estandes;

      Contou com  2,5 mil marcas expositoras;

     Presença de  64 destinos internacionais. Da América Latina: Uruguai, Argentina, Colômbia, Peru, Chile, México, da Europa Portugal, Espanha, França, Suíça e Itália; da África Marrocos, Angola e África do Sul; da Ásia Japão, Maldivas e Emirados; Austrália na Oceania e Estados Unidos na América do Norte;

      Mais de 15 mil pessoas circularam pelos pavilhões do Serra Park durante o Meeting e Feira de Negócios;

     110 palestrantes;

Diane dos Santos uma das palestrantes do Meeting

       60 horas de conteúdo;

       Montagem dos estandes  movimentou cerca de 1,5 mil operários de mais de 30 montadoras;

    Cerca de 600 colaboradores temporários atuaram em áreas operacionais, como   recepção,limpeza, segurança e transporte.

O Espaço Luxury, que celebrou 10 anos, reuniu 130 marcas, enquanto os segmentos Business & Innovation, Health and Wellness, Green Experience, Wedding, LGBT+ Diversidade, e o Espaço Rio Grande do Sul reforçaram a diversidade e representatividade do evento

Reimaginando o Amanhã  tema de 2025

“Os números refletem o crescimento do evento e a força de um setor que se reinventa constantemente. "Reimaginando o Amanhã", nosso tema de 2025, representa o compromisso de construir um turismo mais humano, sustentável e conectado com as transformações globais,” destacou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, por ocasião do resultado do levantamento do evento realizado no Palácio dos Festivais  de Gramado/RS. 

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello na abertura do Festuris


Certificação do SeloXIS

O Festuris foi o primeiro evento a conquistar a certificação do SeloXIS. Sua escolha  que inaugurou  a certificação de eventos reforçou  a proposta do Selo: oferecer um novo olhar para a sustentabilidade no turismo brasileiro, avaliando de forma rigorosa os impactos socioambientais de hotéis e eventos do setor.

Criado por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante há mais de 20 anos, o Selo analisa mais de 100 indicadores de impacto ambiental, social e de governança (ESG) em empreendimentos turísticos. A ferramenta central do processo de certificação é o Índice de Sustentabilidade da Gestão Hoteleira (ISGH), que está disponível para consulta online na versão gratuita e paga, e o Índice de Sustentabilidade de Gestão de Eventos (ISGE).

Fotos: Divulgação Festuris

ABIH-SC celebra 60 anos com Sessão Solene na ALESC e programação especial no Hotel Majestic

"Entidade nasceu do esforço conjunto de empresários visionários que compreenderam a importância da representatividade para o fortalecimento do turismo catarinense"


A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) vive um momento histórico. Hoje, 13 de novembro, a entidade foi homenageada em Sessão Solene na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), às 10h, em Florianópolis.
A solenidade, proposta pelo Deputado Maurício Skudlark, reconhece o trabalho da ABIH-SC ao longo de seis décadas de contribuição para o desenvolvimento da hotelaria e do turismo catarinense. O ato celebra o associativismo, a profissionalização e o papel fundamental da entidade na construção de um setor mais competitivo e inovador, consolidando Santa Catarina como referência nacional em hospitalidade.

Uma trajetória marcada por pioneirismo e união
Fundada em 1965, a ABIH-SC nasceu do esforço conjunto de empresários visionários que compreenderam a importância da representatividade para o fortalecimento do turismo. Desde então, a entidade se consolidou como uma das mais atuantes do país, sendo protagonista em pautas estratégicas como qualificação profissional, modernização da hotelaria, sustentabilidade, inovação e fortalecimento do trade turístico.

Ao longo dessas seis décadas, lideranças comprometidas deram continuidade à missão de defender, valorizar e fortalecer a hotelaria catarinense. Entre os nomes que marcaram essa trajetória estão Odson Cardoso (1965–1971), Francisco de Paula Moraes Vaz (1971-1975 e 1977–1983), Ony de Carvalho (1975-1977), Egon Prochnow (1983-1985), João Moura Neto (1985–1994), Luiz Carlos Nunes (1994–1998), Geraldo Linzmeyer (1998–2000), Volnei José Koch (2000–2002), Edson Ziolkowski (2002–2004), João Eduardo Amaral Moritz (2004–2006 e 2009–2012), Wilson Luiz Machado de Macedo (2007–2008), Samuel Rabelo Koch (2013–2016), Osmar José Vailatti (2017–2020), Rui Schürmann (2021–2024) e, atualmente, Margot Rosenbrock (2025–2026), que entrou para a história como a primeira mulher a presidir a ABIH-SC

Cada gestão deixou sua marca: da expansão da representatividade à consolidação do Encatho & Exprotel como um dos maiores eventos de hotelaria do Sul do Brasil. Da ampliação do quadro associativo ao fortalecimento de parcerias com entidades públicas e privadas. Da defesa dos interesses da categoria à promoção da hospitalidade como essência do turismo catarinense. 60 anos se passaram e a ABIH-SC segue comprometida em unir tradição e inovação, conectando passado, presente e futuro com a mesma missão da sua fundação: representar, valorizar e impulsionar a hotelaria de Santa Catarina.

Para a diretora-presidente Margot Rosenbrock, o momento é de orgulho e agradecimento. “60 anos representam mais do que uma história institucional. Representam pessoas, sonhos, parcerias e o esforço coletivo de um setor que move o turismo catarinense. É um orgulho estar à frente da entidade e celebrar essa trajetória com todos que ajudaram e ajudam a construir o legado da ABIH-SC”, ressalta.

Programação terá momentos de conhecimento e celebração


As celebrações  pelos 60 anos da entidade seguem ao longo do dia, no Majestic Palace Hotel, junto com a realização do Dia do Hoteleiro 2025. Um encontro que reunirá empresários, gestores, fornecedores e representantes do trade turístico para brindar as conquistas, reencontrar amigos, debater os rumos do setor e celebrar uma história de sucesso.

A programação inicia às 17h30, com a recepção dos convidados, seguida do pronunciamento da diretora-presidente Margot Rosenbrock. Já às 18h15, ocorre a palestra “Reforma Tributária e os impactos reais para a hotelaria”, conduzida pelos especialistas Gustavo Amorim e Luísa Wiethorn, sob mediação de Margot Rosenbrock. O painel tem como objetivo esclarecer as mudanças trazidas pela nova legislação e orientar os empresários sobre estratégias de adaptação, gestão fiscal e eficiência tributária no setor. Na sequência, serão realizados o lançamento do Encatho & Exprotel 2026, o lançamento da 8ª edição da Revista ABIH-SC, além da apresentação dos fornecedores e apoiadores e das homenagens as pessoas que construíram os 60 anos da ABIH-SC. A noite encerra com o tradicional Jantar Comemorativo, promovendo integração, reconhecimento e celebração entre hoteleiros e parceiros.

Apoio e compromisso social
O evento conta com o apoio e patrocínio das empresas Altenburg, Amistat Destilados, Ariadne Silva Consultoria Hoteleira, BNT Mercosul, Coevo, Colau Química, Cresol Cooperativa de Crédito, Dauper, Desbravador Software, Döhler, Harus Soluções em Hospitalidade, Lavasul Lavanderia Industrial, Matinali Textil, Realgems Cosméticos & Amenities, Schürmann Consult, S. Rodrigues Representações, Sicredi - Sistema de Crédito Cooperativo, Teka, The Wine Expert – Ana Galliano e Vinícola Basso.
Mantendo seu compromisso social, a ABIH-SC solicita aos participantes que contribuam com alimentos não perecíveis ou realizem o Pix solidário de R$20 no momento do credenciamento. As doações serão destinadas a entidades beneficentes de Santa Catarina.

Programação:
10h00 Sessão Solene na Assembleia Legislativa de Santa Catarina
17h30 Recepção dos convidados
18h00 Pronunciamento da Diretora-presidente, Margot Rosenbrock
18h15 Painel Reforma Tributária
19h00 Lançamento do Encatho & Exprotel 2026
19h10 Lançamento da 8ª Edição da Revista ABIH-SC
19h15 Apresentação dos fornecedores/apoiadores
19h40 Homenagens dos 60 anos ABIH-SC
20h00 Jantar Comemorativo. 

fotos: divulgação ABIH/SC

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Garibaldi se prepara para mais uma edição do Vintage nesta sexta-feira

 “Evento celebra o charme, a música e os trajes típicos das décadas de 1920 a 1960 no Centro Histórico da cidade”

Garibaldi volta a viver o clima retrô que conquistou a Serra Gaúcha com mais uma edição do Garibaldi Vintage, que acontece nesta sexta-feira (14), no Centro Histórico da cidade.

O evento, que se tornou um dos mais esperados do calendário cultural da região, reúne música, gastronomia, exposição de carros antigos e o charme dos casarões históricos em um cenário que transporta o público a outras épocas.

Com entrada gratuita, o evento promete novamente lotar as ruas centrais com moradores e turistas atraídos por sua atmosfera. Na última edição, mais de 20 mil pessoas prestigiaram a festa.

Programação musical que inclui os shows nas Sacadas

A programação musical e artística estará presente em diferentes formatos: os tradicionais shows nas sacadas, apresentações itinerantes e palcos espalhados pelas ruas centrais — em um convite à participação do público com trajes inspirados nas décadas de 1920 a 1960. Entre as atrações confirmadas estão ABBA Live, Acústico Double Fantasy, Cariocando Escola de Dança, Cia Teatral Acto, Edu Seggabi, Elvis Tribute com Fabiano Feltrin, Freddie-Verso, Gaiteiros Itinerantes, Garibaldi Jazz Quarteto e Vinil Vermelho.

Promovido pela Secretaria de Turismo e Cultura, o Vintage também valoriza o circuito gastronômico local.

Nesta edição, 33 estabelecimentos da cidade irão preparar cardápios especiais para a ocasião, com opções inclusivas e variadas, acompanhadas pelos tradicionais espumantes de Garibaldi e pela cerveja artesanal da região.

O evento também movimenta o turismo e o comércio local. Bares, restaurantes e lojas preparam ambientações especiais, com decoração e figurinos inspirados nas décadas passadas, criando uma experiência imersiva que combina cultura, memória e convivência.

O prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, convida moradores e visitantes de outras regiões do Estado a prestigiarem a atração. “Ao longo das edições, o Vintage se consolidou como referência em eventos de rua na Serra Gaúcha, reunindo milhares de pessoas a cada realização e contribuindo para a economia, além de projetar o município como destino turístico e cultural. É uma noite imperdível para toda a família”, destaca.

fotos: divulgação

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Começa hoje 37ª do Festuris em Gramado

Começa hoje a 37ª edição da Festuris,  reconhecido como uma das plataformas de negócios mais efetivas das Américas,  trazendo como  tema  "Reimaginando o Amanhã", com o propósito de gerar negócios e impulsionar o setor com inovação  e conexão. Pensando  o turismo como propulsor das economias locais.

Momento único de inovações, mentorias, palestras, ambientes reservados para a saúde física, mental, espiritual e diversidade. Na  Arena Gastronômica,  aulas-show. Essa edição oferece estrutura para favorecer a acessibilidade para pessoas com deficiência visual, auditiva, mobilidade reduzida. O evento é um ponto de encontro estratégico para o setor. Essa edição está focando ainda na  expansão internacional, ao luxo e na sustentabilidade.

O México é o país convidado de honra do evento. 

Os homenageados com o Troféu Silvia Zorzanello 

solenidade de abertura, reconhecida pelo trade como um grande espetáculo que dá as boas-vindas aos participantes, acontece hoje  no Palácio dos Festivais.

Nas manhãs de quinta e sexta-feira  com uma programação repleta de conteúdo no Pavilhão Plátano acontece o Meeeting  que tem como tema central, “Capital Humano: A Chave da Transformação” contemplando uma ampla diversidade de assuntos relevantes com os melhores palestrantes do mercado.

No período da tarde de quinta-feira à sábado, acontece  a Feira de Negócios com abertura ao meio-dia nos pavilhões Araucária e Hortênsia, oportunizando muito networking, mentorias e experiências.

Inclusão e acessibilidade

Essa edição do Festuris está dando um passo decisivo em direção à inclusão e acessibilidade. Mais do que um espaço de negócios e tendências, o evento se consolida como palco de diversidade, oferecendo estrutura pensada para pessoas com deficiência visual, auditiva, mobilidade reduzida e baixa visão.

Para Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris “As ações de acessibilidade do evento não são adaptações, são reflexo de uma visão que entende a inclusão como inovação.  É possível construir espaços acessíveis com planejamento, tecnologia e afeto, inspirando toda a cadeia do turismo.

Entre as novidades apresentadas, está o piso tátil no credenciamento, nos pavilhões 1 e 2  que orienta pessoas com deficiência visual . Outro recurso é a instalação de beacons, pequenos dispositivos que funcionam com aplicativo no celular. Ao passar próximo a estandes, o visitante recebe áudio com descrição detalhada do espaço e serviços disponíveis. O aplicativo estará disponível no guichê de credenciamento acessível, permitindo instalação rápida e uso imediato.

A acessibilidade se estende ao conteúdo ao vivo. Nos principais palcos, intérpretes de Libras estarão presentes durante painéis do Meeting Festuris e nos palcos Diversidade e ESG, garantindo acesso integral às apresentações.

Para Marta Rossi “o turismo só é transformador quando é para todos. Incluir é enxergar, acolher e criar experiências que respeitem a diversidade”.

Business & Innovation - Negócios, Conexões, Tecnologia

O Espaço Business & Innovation é um ambiente voltado para o MICE, Business e Tecnologia, com aporte as startups. Muito networking e as principais tendências do mercado estão aqui.

Green Experience - Sustentabilidade, Turismo Verde

O espaço reúne ações e práticas sustentáveis, integrando os profissionais do setor e o público em um ambiente onde a preservação ambiental e o turismo responsável sejam valorizados.

Luxury ; Luxo nacional e internacional, Negócios

Em celebração ao ano 10, o espaço chega com novo layout, expositores e novidades. Celebre este novo momento fechando grandes negócios e posicionando sua marca nesta edição histórica

Food & Drinks Experience

Gastronomia, Sabores, Aromas, Experiências. Um verdadeiro ponto de conexão entre o turismo e a gastronomia, mostrando como a experiência gastronômica é parte fundamental na escolha de um destino turístico.

Wedding

Casamentos, Destinations Weddings. Os momentos mais especiais da vida merecem uma celebração memorável em um destino breathtaking com as melhores companhias. Diga “sim” ao seu Destination Wedding preferido

Health & Wellness

Saúde física, mental, espiritual e social Um espaço que oferece produtos, serviços e destinos que promovem a saúde , abordando o corpo, a mente e o espírito, criando assim uma oportunidades para a geração de negócios

Diversidade, Turismo LGBT+

Em 2025 o espaço amplia as oportunidades de negócios recebendo novos nichos de diversidade com expositores, marcas e talks com temas atuais.

Serviço:

Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado 2025
Local: Serra Park – Centro de Feiras e Eventos, Gramado (RS)
Data: 6 a 9 de novembro de 2025

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Gramado celebra a 14ª edição do Troféu Silvia Zorzanello

“Uma distinção às personalidades que contribuíram de forma relevante para o fortalecimento do turismo”

Guilherme Paulus, foi um dos homenageados com o troféu

A Câmara de Vereadores de Gramado realiza, nesta quarta-feira (5)  às 18 horas, realiza uma sessão solene para a entrega do Troféu Silvia Zorzanello, uma das mais tradicionais homenagens do município. A cerimônia vai ser no plenário do Legislativo gramadense e marca o reconhecimento às personalidades que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento social, cultural e econômico de Gramado, com destaque especial para o fortalecimento do turismo.

Neste ano, o reconhecimento será à Elza Ruth Volkoff, que dedicou sua trajetória ao fortalecimento do turismo e da hotelaria gramadense, e ao empresário Clécio Gobbi por sua contribuição para o desenvolvimento social, cultural e econômico do município.

Troféu Silvia Zorzanello

Instituído em 2011, a premiação chega à sua 14ª edição comemorando trajetórias que, assim como a da empresária que dá nome à honraria, ajudaram a consolidar Gramado como um dos principais destinos turísticos do país. Silvia Zorzanello, cofundadora do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado,  é reconhecida como um ícone da economia do turismo.

A premiação foi criada como forma de perpetuar o legado de Silvia e valorizar aqueles que mantêm vivo o espírito empreendedor e inovador que caracteriza o turismo gramadense.

O troféu, cuja escultura representa duas araucárias, símbolo do Rio Grande do Sul, é entregue tradicionalmente na véspera da abertura oficial do Festuris.

Silvia Zorzanello 

Silvia nasceu em Gramado e, desde jovem, demonstrou liderança e envolvimento com a comunidade local. Formada em Letras, Silvia iniciou sua carreira no turismo ao lado de Marta Rossi, com quem fundou a Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos. Juntas, idealizaram o Festuris em 1989, com o objetivo de profissionalizar o setor turístico da Região das Hortênsias e colocar o Rio Grande do Sul no mapa do turismo nacional.

Além do Festuris, Silvia foi responsável pela criação de outros eventos de sucesso, como o Chocofest e o Acorde Musical, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do turismo em Gramado e região.

Quem são os homenageados de 2025

Elza Ruth Volkoff é curitibana, filha de imigrantes russos, poloneses e italianos. Sua infância foi marcada pelo afeto da madrinha Paulina e pela convivência nos hotéis administrados por sua mãe, experiência que despertou seu interesse pela hotelaria. Após concluir os estudos em Curitiba, onde foi eleita Miss Curitiba aos 22 anos, iniciou carreira na televisão como apresentadora e jurada. No Rio de Janeiro, atuou como atriz, produtora e jornalista, participando de programas e filmes com artistas renomados

Em São Paulo, destacou-se como editora de Turismo e Hotelaria nos jornais DCI e Shopping News, e foi uma das fundadoras da AFEET – Associação Feminina de Executivas de Empresas de Turismo. Recebeu 41 prêmios nacionais e internacionais, fruto de sua trajetória dedicada ao turismo e à hotelaria.

Elza é reconhecida por sua carreira brilhante e por seu espírito alegre, amor pela convivência com amigos e pela valorização da família. Continua atuando intensamente no setor, mantendo uma rotina profissional dinâmica e apaixonada.

Clécio Gobbi  é gaúcho, nascido em Colorado e criado em Passo Fundo. Clécio iniciou sua trajetória no setor gastronômico administrando uma cantina em uma concessionária. Depois de experiências em Novo Hamburgo e no litoral gaúcho, decidiu fixar-se em Gramado nos anos 1970, atraído pelo potencial turístico da cidade.

Em 1º de julho de 1974, aos 35 anos, inaugurou o restaurante St. Hubertus, às margens do Lago Negro, tornando-se pioneiro ao introduzir no Brasil o fondue suíço, uma iguaria que Clécio conheceu durante viagens pela América do Sul e Europa. Sua visão empreendedora popularizou o prato no país, especialmente durante o Festival de Cinema de Gramado, quando sua casa se tornou ponto de encontro de celebridades e personalidades da elite cultural.

Inovador, Clécio também é reconhecido como o criador do  fondue de chocolate, hoje uma das sobremesas mais emblemáticas da Serra Gaúcha. Ao longo da carreira, também esteve à frente de outros estabelecimentos pioneiros. Seu legado é o de um visionário que transformou a cena gastronômica de Gramado e difundiu a fondue como símbolo do inverno brasileiro.

Fotos: Gustavo Mirolli/Festuris 

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Porto Alegre já vive sua 71ª Feira do Livro na Praça da Alfandega

                        “A sombra dos floridos jacarandás da Praça da Alfandega, no centro histórico, começou ontem  a 71º  Feira do Livro  de Porto Alegre”

Considerada um Patrimônio Imaterial da cidade, a Feira do Livro é realizada anualmente desde 1955. Ao longo dessas sete décadas, o encontro literário se consolidou como um dos principais eventos culturais do sul do país, atraindo autores de todo o Brasil e se destacando pelo intercâmbio com editoras e escritores do Mercosul.

Até o dia 16 de novembro, os visitantes poderão percorrer as 79 bancas de livros dispostas ao longo da Praça, sendo 66 na área geral, 10 na área infantil e juvenil e três na área internacional.

A programação inclui centenas de atividades culturais gratuitas, como sessões de autógrafos, debates, contações de histórias,  rodas de conversas, oficinas, apresentações artísticas e teatrais, com atrações diárias das 10h às 20 horas. 

 “A Feira é um patrimônio afetivo de Porto Alegre e de todos os gaúchos. Ela conecta gerações, promove o encontro com o conhecimento e celebra a literatura em suas mais diversas formas. Chegamos à 71ª edição com o mesmo entusiasmo de quem realiza a primeira vez”, destaca Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro.

A abertura do evento aconteceu ontem, às 17 horas quando a Câmara Rio-Grandense do Livro recebeu a patrona desta edição, a escritora Martha Ribeiro, autoridades e público em geral para marcar o início das programações.

Hoje a tarde encontro com a Patrona da Feira Martha Medeiros

E hoje, dia 1º, às 16h30min no Clube do Comércio  a Patrona da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, Martha Medeiros recebe amigos e parceiros das letras num papo leve, cheio de afeto e boas histórias, .comemorando seus 40 anos de escrita,  relembrando sua trajetória, trocando ideias e celebrando seu  amor pelos livros, com entrada livre

Programação alusiva aos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis no Rio Grande do Sul

O evento conta com uma programação especialmente dedicada aos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis no Rio Grande do Sul. A apresentação vai contar com palestra, palestra, bate-papo com autores, relançamento de livro e sessão de autógrafos e uma  exposição fotográfica. Além disso, o estande do Instituto Estadual do Livro (IEL), instituição da Secretaria da Cultura (SEDAC), exibe, durante toda a Feira, obras de seu acervo e da Biblioteca Pública do Estado (BPE) sobre as Missões

Porto Alegre a Capital com mais acesso a livros e feiras literárias 

Em julho, a pesquisa Cultura nas Capitais, maior levantamento sobre o tema realizado no país, confirmou o impacto do evento no imaginário local: Porto Alegre apareceu como a capital brasileira em que a população mais tem acesso a livros e feiras literárias. Segundo o levantamento, 39% dos consultados na cidade diziam ter ido a uma feira de literatura recentemente, bem acima da média nacional de 21%.                      

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Garibaldi celebra amanhã 125 anos com visita do tataraneto de Giuseppe Garibaldi

 “Programação comemora o aniversário do município com homenagens, cultura e presença de Francesco Garibaldi”

O município de Garibaldi celebra amanhã (31), 125 anos de emancipação política com uma programação especial que contará com a presença de Francesco Garibaldi, tataraneto do herói italiano Giuseppe Garibaldi, que dá nome à cidade.

A Secretaria de Turismo e Cultura do município programou diversas atividades simbólicas e culturais ao longo de todo o dia. A recepção oficial vai ser pela manhã, no Gabinete do Prefeito, seguida de visitas ao Monumento Giuseppe Garibaldi e à Vinícola Garibaldi.

À tarde, Francesco participará de um passeio pelo Centro Histórico a bordo do Tim-Tim – um caminhão militar dos anos 1940 adaptado para o transporte turístico – com parada no Museu Municipal, onde será plantada uma muda da Rosa de Anita, flor híbrida criada na Itália em homenagem a Anita Garibaldi.

A entrega da Ordem do Mérito do Município ao visitante ilustre, às 16h30, na Câmara de Vereadores, vai ser um dos momentos mais simbólicos das comemorações. O encerramento da programação vai ser com a Santa Missa na Igreja Matriz São Pedro, às 18h, com a presença da Guardia d’Onore alle Reali Tombe del Pantheon – organização italiana de voluntários que presta honras às sepulturas reais do Panteão de Roma.

Para o prefeito Sérgio Chesini  “Celebrar 125 anos recebendo um descendente direto de Giuseppe Garibaldi é um momento histórico para o nosso município. É uma forma de reafirmar nossas origens, nossa identidade e o espírito de coragem que marca Garibaldi desde a sua fundação”.  

Créditos foto: Divulgação

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Kurotel recebe o professor e cientista, Tal Ben-Shahar para imersão inédita sobre ciência da felicidade em Gramado

 “Nesta sexta-feira (31)o Kurotel reúne nomes nacionais e internacionais para um fim de semana dedicado à felicidade, ao propósito e à busca por uma vida mais equilibrada”

Os palestrantes

De sexta-feira (31) a domingo (2), o Kurotel, Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar realiza “Imersão em Felicidade”, um fim de semana dedicado à ciência, ao propósito e à busca por uma vida mais equilibrada. O encontro vai reunir nomes nacionais e internacionais em uma experiência única de aprendizado, inspiração e bem-estar.

O grande destaque será a presença de Tal Ben-Shahar, professor, cientista e autor reconhecido mundialmente como uma das maiores autoridades na ciência da felicidade. Nascido em Israel e radicado nos Estados Unidos, Ben-Shahar é doutor em Comportamento Organizacional por Harvard University, onde lecionou durante vários anos os cursos de Psicologia Positiva e Liderança, que se tornaram os mais procurados da instituição. Fundador da Happiness Studies Academy e do Happiness Studies Institute,  é conhecido por transformar conceitos científicos em práticas simples e eficazes que ajudam pessoas e organizações a viverem com mais propósito e plenitude.

Ciência da Felicidade

Autor de livros traduzidos em mais de 25 idiomas e palestrante em mais de 50 países, Ben-Shahar apresentará a palestra “Ciência da Felicidade”, com tradução simultânea para o português. Sua presença no Rio Grande do Sul representa uma oportunidade rara e imperdível: pessoas de todo o mundo viajam longas distâncias para ouvi-lo, e agora o público brasileiro poderá vivenciar essa experiência de forma tão próxima e acessível, em um dos destinos mais inspiradores do país.

O programa inclui acesso à completa estrutura do Kurotel, com hospedagem premium, cinco refeições saudáveis diárias, atividades físicas, aulas de yoga e vivências do programa Kur Wellness, em uma programação cuidadosamente desenhada para promover equilíbrio, vitalidade e bem-estar.

A jornada começa na sexta-feira, com a palestra de abertura da Dra. Mariela Silveira, seguida de um jantar especial no sítio do Kurotel. No sábado, 1º de novembro, a experiência inclui uma caminhada matinal pelo Lago Negro, prática de meditação e a aguardada palestra de Tal Ben-Shahar, além de momentos de relaxamento e autocuidado. O encerramento, no domingo, trará uma caminhada contemplativa, aula de dança e a palestra de Kiko Kislanski, sobre felicidade, propósito e o poder das pequenas ações diárias.

Imersão em Felicidade no Kurotel propõe uma experiência transformadora, que combina ciência, prática e inspiração em meio à natureza

A programação reúne nomes reconhecidos na área da saúde e do desenvolvimento humano. Dra. Mariela Silveira, diretora-técnica do Kurotel, médica nutrologista e terapeuta cognitiva, abre o encontro com a palestra “Equilíbrio como Ferramenta de Cura”, explorando o papel do equilíbrio emocional como pilar essencial da saúde integral. Além de sua atuação no Kurotel, Mariela é fundadora e presidente da ONG Mente Viva, criada há 18 anos para promover um mundo mais humano, afetuoso e pacífico.

Os especialistas Kiko e Bianca Kislanski, fundadores da Happytalismo®, empresa brasileira reconhecida por difundir a ciência da felicidade e o bem-estar corporativo, também participam da programação com a palestra “Da Ciência à Prática”. Nela, abordam estratégias para transformar conhecimento em ação, conectando ciência, propósito e resultados. “Do conhecimento acadêmico à execução prática, revelamos métodos e histórias que mostram como tornar a felicidade uma vantagem competitiva para indivíduos, líderes e organizações que desejam prosperar na nova economia”, explicam.

Mais do que um evento, a Imersão em Felicidade no Kurotel propõe uma experiência transformadora, que combina ciência, prática e inspiração em meio à natureza exuberante de Gramado. Uma vivência única para quem busca não apenas compreender a felicidade, mas senti-la, cultivá-la e levá-la consigo.

Sobre o  Kurotel

Melhor saúde, mais vida. É com esta missão que o Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar – se firmou como referência nacional e internacional, e ganhou vários prêmios que dão aval ao seu trabalho desenvolvido desde 1982, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Fundado pelo casal Dr. Luís Carlos e Neusa Silveira, o local se transformou em um dos mais renomados endereços do mundo para quem busca saúde, qualidade de vida, longevidade e bem-estar. Hoje atua com a primeira e segunda geração lado a lado, tendo a chancela do pioneirismo e vanguarda, sempre trazendo novidades em tratamentos. Atende aos diferentes objetivos dos clientes - emagrecimento, relax, detox, melhora da imunidade, fortalecimento pós-covid, etc. Contando com cerca de 150 funcionários para atendê-los, incluindo uma equipe médica extremamente qualificada e de diferentes especialidades. O Kurotel é membro do Healing Hotels of the World; é premiado como o “Melhor Centro Médico das Américas” pelo World Luxury Spa Award; e também creditado pela Wellness for Cancer como um dos mais completos centros de tratamento pós-câncer na área de Spas