“Com 430 marcas confirmadas, feira reforça
importância do mercado de vinhos na América Latina”
Importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e
profissionais do vinho de todos os estados brasileiros e de 12 países participam
da Wine South America 2025. Ao todo, mais de 7 sete mil compradores
profissionais - entre grandes redes, boutiques especializadas e representantes
do setor de hospitalidade - circularão pelos corredores da feira, fortalecendo
a geração de negócios e ampliando as oportunidades de mercado para os
expositores.
A participação das vinícolas brasileiras também bate recorde, reunindo 200 marcas de terroirs como Serra e Campanha Gaúcha, Serra do Sudeste, Campos de Cima da Serra, Serra Catarinense, Vales da Uva Goethe, Cerrado Goiano, Vale do São Francisco, Serra da Mantiqueira e Brasília, que estreia na feira este ano.
"A Wine South America é mais do que uma feira, é uma plataforma estratégica que impulsiona a vitivinicultura brasileira, promove o nosso terroir e projeta a excelência do vinho nacional para novos mercados", destaca Marcos Milaneze, diretor da feira.
Destaques internacionais do vinho com Itália, Portugal e vinícolas do Cone Sul
No cenário internacional, a
Itália se consolida como uma das grandes protagonistas no evento. Com o apoio
da ICE – Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas, o país
triplica sua participação apresentando, pela primeira vez, vinhos da
tradicional região de Friuli e ampliando a representatividade do Vêneto.
Portugal também ganhou força com a estreia do Wines of Portugal,
espaço dedicado a rótulos premiados das principais regiões vitivinícolas do
país, além da participação inédita da Região de Lisboa.
O Cone Sul marca presença com
vinícolas da Argentina, Chile e Uruguai, apoiadas por entidades como a CFI
Promendoza e a ProChile, trazendo rótulos que traduzem a riqueza e a
diversidade vitivinícola da América do Sul.
Rodadas de negócios conectam compradores e vinícolas
Entre os projetos estruturantes
confirmados no evento estão o Projeto
Comprador Nacional, realizado em parceria com o Sebrae-RS e o Consevitis-RS,
conectando mais de 180 compradores a pequenas e médias vinícolas brasileiras, e
o Projeto Comprador Internacional, promovido pelo Wines of Brazil em parceria
com a ApexBrasil, que está trazendo compradores dos Estados Unidos, Irlanda, El
Salvador e Reino Unido. Além disso, nesta edição, um novo projeto criado em
parceria com o Italian Trade Agency (ITA) viabilizará a presença de mais de 16
compradores de mercados estratégicos da América Latina, como Argentina, Chile,
Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela.
Ao todo, mais de 200 top buyers foram
confirmados para participar das rodadas de negócios, que devem promover mais de
2 mil reuniões estratégicas e gerar uma movimentação estimada em mais de R$ 100
milhões em vendas durante e pós feira, consolidando a Wine South America como
um dos principais motores de negócios do setor vitivinícola da América Latina.
Conteúdo, experiência e terroir nacional
Mais do que negócios, a Wine South America oferece uma
experiência única, com uma programação que inclui o Wine Summit, workshops e
visitas técnicas às vinícolas da região, proporcionando aos compradores e
visitantes uma verdadeira imersão na qualidade, inovação e diversidade dos
vinhos brasileiros.
Uma programação de masterclasses conduzidas por grandes nomes do setor e com a curadoria da ABS-RS promete aliar conteúdo e experiência aos participantes.
Será na Wine South America também a entrega das premiações
da 10ª edição da consagrada Grande Prova Vinhos do Brasil. A competição avaliou
mais de mil rótulos de dez estados brasileiros em uma rigorosa degustação às
cegas.
Com inovação, networking e tendências do setor do vinho,
a Wine South America reafirma seu compromisso de ser a vitrine da excelência
vitivinícola brasileira para o mundo.
Sobre a Wine South America
A Wine South America acontece de hoje até quinta-feira (8), na Serra
Gaúcha, a maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil.
A cidade de Bento Gonçalves,
sede do evento, é conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho e
contempla a importante Denominação de Origem (DO) Vale dos Vinhedos. O
município de Pinto Bandeira, a poucos quilômetros de Bento Gonçalves, conta
também com a certificação de Denominação de Origem de Espumantes, tornando-se a
primeira DO de espumantes do Novo Mundo.
A WSA reunirá, em um único
ambiente, mais de 430 marcas nacionais e internacionais, oferecendo um amplo
espaço para a realização de grandes negócios dentro de toda a cadeia
vitivinícola.
A Wine South America é ideal para estreitar relacionamentos e ver de perto a
maior concentração de vinhos da América Latina.
A feira conta com o patrocínio
do Sicredi, BRDE, BADESUL – Agência de Fomento do Rio Grande do Sul, Caixa
Econômica Federal e Governo Federal, Prefeitura de Bento Gonçalves, Sebrae e
Banrisul. O apoio é do Consevitis-RS, em parceria com a Secretaria da
Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi-RS), ApexBrasil
e Águas Prata.
Informações sobre a feira podem ser encontradas em www.winesa.com.br.
Crédito fotos: Cesar Silvestro