terça-feira, 6 de maio de 2025

Wine South America 2025 começa hoje, cresce 20% em expositores e projeta R$ 100 milhões em negócios

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de vinhos na América Latina”


Como maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil, a Serra Gaúcha é o cenário, desde hoje (6) da 5ª edição da Wine South America, que segue até a próxima quinta-feira (8) em Bento Gonçalves (RS). A feira ocorre estrategicamente no período que antecede as vendas de inverno, quando o consumo de vinhos tradicionalmente cresce. Os números desta edição comprovam a expansão do evento com o crescimento de 20% no número de expositores, reunindo mais de 430 marcas nacionais e internacionais.

Importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho de todos os estados brasileiros e de 12 países participam da Wine South America 2025. Ao todo, mais de 7 sete mil compradores profissionais - entre grandes redes, boutiques especializadas e representantes do setor de hospitalidade - circularão pelos corredores da feira, fortalecendo a geração de negócios e ampliando as oportunidades de mercado para os expositores.

A participação das vinícolas brasileiras também bate recorde, reunindo 200 marcas de terroirs como Serra e Campanha Gaúcha, Serra do Sudeste, Campos de Cima da Serra, Serra Catarinense, Vales da Uva Goethe, Cerrado Goiano, Vale do São Francisco, Serra da Mantiqueira e Brasília, que estreia na feira este ano.

"A Wine South America é mais do que uma feira, é uma plataforma estratégica que impulsiona a vitivinicultura brasileira, promove o nosso terroir e projeta a excelência do vinho nacional para novos mercados", destaca Marcos Milaneze, diretor da feira.

 Destaques internacionais do vinho com Itália, Portugal e vinícolas do Cone Sul

No cenário internacional, a Itália se consolida como uma das grandes protagonistas no evento. Com o apoio da ICE – Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas, o país triplica sua participação apresentando, pela primeira vez, vinhos da tradicional região de Friuli e ampliando a representatividade do Vêneto.

Portugal também ganhou  força com a estreia do Wines of Portugal, espaço dedicado a rótulos premiados das principais regiões vitivinícolas do país, além da participação inédita da Região de Lisboa.

O Cone Sul marca presença com vinícolas da Argentina, Chile e Uruguai, apoiadas por entidades como a CFI Promendoza e a ProChile, trazendo rótulos que traduzem a riqueza e a diversidade vitivinícola da América do Sul.

Rodadas de negócios conectam compradores e vinícolas

Entre os projetos estruturantes confirmados no evento  estão o Projeto Comprador Nacional, realizado em parceria com o Sebrae-RS e o Consevitis-RS, conectando mais de 180 compradores a pequenas e médias vinícolas brasileiras, e o Projeto Comprador Internacional, promovido pelo Wines of Brazil em parceria com a ApexBrasil, que está trazendo compradores dos Estados Unidos, Irlanda, El Salvador e Reino Unido. Além disso, nesta edição, um novo projeto criado em parceria com o Italian Trade Agency (ITA) viabilizará a presença de mais de 16 compradores de mercados estratégicos da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela.

Ao todo, mais de 200 top buyers foram confirmados para participar das rodadas de negócios, que devem promover mais de 2 mil reuniões estratégicas e gerar uma movimentação estimada em mais de R$ 100 milhões em vendas durante e pós feira, consolidando a Wine South America como um dos principais motores de negócios do setor vitivinícola da América Latina.

Conteúdo, experiência e terroir nacional

Mais do que negócios, a Wine South America oferece uma experiência única, com uma programação que inclui o Wine Summit, workshops e visitas técnicas às vinícolas da região, proporcionando aos compradores e visitantes uma verdadeira imersão na qualidade, inovação e diversidade dos vinhos brasileiros.

Uma programação de masterclasses conduzidas por grandes nomes do setor e com a curadoria da ABS-RS promete aliar conteúdo e experiência aos participantes. 

Será na Wine South America também a entrega das premiações da 10ª edição da consagrada Grande Prova Vinhos do Brasil. A competição avaliou mais de mil rótulos de dez estados brasileiros em uma rigorosa degustação às cegas.

Com inovação, networking e tendências do setor do vinho, a Wine South America reafirma seu compromisso de ser a vitrine da excelência vitivinícola brasileira para o mundo.

Sobre a Wine South America

A Wine South America acontece  de hoje até quinta-feira (8), na Serra Gaúcha, a maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil.

A cidade de Bento Gonçalves, sede do evento, é conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho e contempla a importante Denominação de Origem (DO) Vale dos Vinhedos. O município de Pinto Bandeira, a poucos quilômetros de Bento Gonçalves, conta também com a certificação de Denominação de Origem de Espumantes, tornando-se a primeira DO de espumantes do Novo Mundo.

A WSA reunirá, em um único ambiente, mais de 430 marcas nacionais e internacionais, oferecendo um amplo espaço para a realização de grandes negócios dentro de toda a cadeia vitivinícola.
A Wine South America é ideal para estreitar relacionamentos e ver de perto a maior concentração de vinhos da América Latina.

A feira conta com o patrocínio do Sicredi, BRDE, BADESUL – Agência de Fomento do Rio Grande do Sul, Caixa Econômica Federal e Governo Federal, Prefeitura de Bento Gonçalves, Sebrae e Banrisul. O apoio é do Consevitis-RS, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi-RS), ApexBrasil e Águas Prata.

Informações sobre a feira podem ser encontradas em www.winesa.com.br. 

Crédito fotos: Cesar Silvestro

Nenhum comentário:

Postar um comentário