" Programação contou com a inauguração das placas de Amicizia e Gemelaggio entre Garibaldi, Follina e Conegliano"
Garibaldi vivenciou, no último domingo (19), um dia de celebração e homenagens aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A programação contou com autoridades brasileiras e italianas, lideranças regionais e comunidade local em uma jornada de celebração, cultura e confraternização, marcada pela inauguração de marcos simbólicos e pelo lançamento do espumante comemorativo aos 150 anos da imigração italiana.
As atividades foram iniciadas pela manhã, com a inauguração das placas de Amicizia e Gemelaggio entre Garibaldi, Conegliano e Follina, instaladas na entrada da cidade. O ato selou oficialmente o pacto de amizade e cooperação entre os três municípios, reforçando os laços históricos e culturais que unem o Brasil e a Itália.
Lançamento do Espumante Comemorativo
Na sequência, durante a
Fenachamp, ocorreu o lançamento oficial do espumante comemorativo aos 150 anos
da imigração Italiana. Elaborado em uma parceria da Associação dos
Vitivinicultores de Garibaldi (Aviga) com professores da Escola Enológica de
Conegliano, na Itália, o rótulo possui uvas Trebbiano e Malvasia, variedades
trazidas pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao estado em 1875.
O espumante, resultado de uma cooperação técnica e cultural entre Brasil e Itália, simboliza a união entre tradição e inovação — valores que definem a trajetória de Garibaldi como Capital Nacional do Espumante.
Para o prefeito Sérgio Chesini, a data representa um marco de gratidão e reconhecimento. “Garibaldi viveu um dia que ficará na história. Celebrar os 150 anos da imigração italiana é reconhecer o trabalho, a fé e o espírito de comunidade que formaram a base da nossa cidade. Essa celebração é uma homenagem aos nossos antepassados e um compromisso com o futuro, mantendo vivas as tradições e fortalecendo os laços com a Itália”, destacou o gestor.
Os atos reuniram autoridades como o Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valério Caruso, o deputado federal Pedro Westphalen e o deputado estadual Guilherme Pasin.
“Garibaldi inspira pela convivência social, pela tradição cultural e pelo dinamismo econômico que emergem de suas comunidades, projetando-se para um futuro em que a italianidade não é apenas um fato histórico, mas um investimento para o amanhã”, afirmou o Cônsul-Geral, Valerio Caruso.
fotos divulgação
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário