“O evento se confirmou como plataforma de conexões e negócios para o setor hoteleiro e turístico”
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Ao longo de três dias, (29 a 31 de julho), o
evento reuniu 4612 visitantes, com participantes de 269 cidades, 15 estados e 4
países. Foram mais de duas centenas de marcas expositoras, dezenas de
palestras, painéis e encontros institucionais que movimentaram os corredores do
CentroSul e geraram conexões reais entre profissionais, empresas, entidades e
gestores públicos, além de muitos negócios.
Para a diretora-presidente da
ABIH-SC, Margot Rosenbrock, o Encatho & Exprotel é mais do que um evento.
“É um espaço vivo, onde o conhecimento circula, os negócios acontecem e as
relações se fortalecem. Ver esse ecossistema unido é a certeza de que estamos
no caminho certo, contribuindo de forma concreta para o desenvolvimento do
turismo e da hotelaria de Santa Catarina e do Brasil”.
“O balanço final reforça que a
hospitalidade catarinense segue sendo referência, e o convite está feito: que
venham os próximos encontros e conexões. Nos encontramos em 2026!”.
Assuntos de relevância e atuais para a hotelaria foram apresentados e certamente serão lembrados pelos participantes:
v A
Inteligência Artificial (IA) e redes sociais aceitam tudo, ajudam nas
vendas, mas o fechamento é dentro de casa. As redes sociais são vitrine, mas o
que faz com que o hóspede decida é a reputação do empreendimento.
v Para
transformar experiências em performance, é importante ouvir o mercado, entender
o cliente e olhar para o histórico de vendas. Cuidando para não inventar muito!
O que está funcionando deve ser aprimorado.
v O
encantamento está diretamente ligado à forma como as histórias são contadas
para o cliente e isso exige processo.
v A
biologia aliada ao comportamento humano pode ser determinante para o sucesso na
hotelaria, mostrando que lugares só se tornam memoráveis quando geram
experiências emocionais.
v A essência da neuroarquitetura é transformar espaços físicos em ambientes capazes de encantar hóspedes e criar vínculos
duradouros com uma marca. As experiências multissensoriais — visão, audição,
tato, olfato e paladar — são fundamentais para a fidelização.
v Investir
em neuroarquitetura é sair da guerra de preços e conquistar hóspedes pela
experiência, aumentando o valor percebido da hospedagem e consolidando a marca
no mercado.
v Mesmo
em um cenário cada vez mais digital, rádio e TV continuam sendo canais
estratégicos para atrair hóspedes, fortalecer marcas e promover a hospitalidade
catarinense.
v O
turismo do futuro exige governança integrada, responsabilidade socioambiental, uso de dados e inovação tecnológica para orientar decisões.
v O
whatsapp tem uma taxa de resposta de
até 90%, bem diferente de outras ferramentas, o que justifica a atenção de sua
adesão estratégica.
v
A primeira impressão é a que fica, mas a sensação torna a experiência
memorável.
v Sentir
é a nova palavra-chave da hospitalidade, por isso, empreendimentos que focam
nos sentidos como diferencial, proporcionam o (re)encontro das pessoas com elas
mesmas
v Na
hotelaria, a prática envolve criar experiências memoráveis e fortalecer a
conexão emocional com os hóspedes, com isso aumentando a satisfação e a fidelização.
v Além
das experiências memoráveis, o marketing
sensorial permite a diferenciação da concorrência, o fortalecimento da
marca e o aumento da satisfação e fidelização da clientela. Precisamos buscar o
extraordinário o tempo todo. Nem sempre se consegue, mas o pouco que conseguir vale!
v Ocupação
importa, mas a experiência é o que garante rentabilidade e crescimento
sustentável em longo prazo.
v O
Revenue Management (RM) é hoje uma
das ferramentas mais poderosas da hotelaria moderna. Mas não adianta ter toda a
tecnologia à disposição se não houver clareza de objetivos, dados confiáveis e
conhecimento para usar esses recursos.
v O
RM permite prever demanda em tempo real, ajustar preços, disponibilidades de
forma dinâmica e transformar oportunidades em reservas. A tecnologia mudou a
vida do sistema de reservas.
v Vender
no momento certo e pelo preço certo é o segredo para aumentar a percepção de
valor do produto e melhorar o desempenho financeiro sem complicações.
v Quem
domina dados e tecnologia transforma quartos vazios em lucro.
Lembrando que
v A
Hotelaria depende das pessoas, pois é um serviço feito por pessoas e destinado
para elas.
v São
gestos simples que encantam. Um sorriso no check-in, o quarto impecável, um
mimo com o nome do hóspede. Tudo precisa funcionar em perfeita sincronia para que
a experiência seja completa!
v As
pessoas querem atenção, contato humano e acolhimento. A tecnologia agiliza
processos, mas o encantamento vem do cuidado pessoal.
v Hospitalidade
e turismo caminham juntos, no entanto os primeiros momentos da viagem definem
até 75% da percepção do destino.
A edição 2025 destacou-se pelo
equilíbrio entre conteúdo técnico e oportunidades comerciais, com palestras,
painéis e exposições que abordaram desde tecnologia, experiência do hóspede e
revenue management até sustentabilidade, neuroarquitetura e gestão de destinos.
O evento confirmou, mais uma
vez, que não agrega somente hoteleiros e empresários do turismo, mas destina-se
a fornecedores, agências de viagens, operadoras de turismo, entidades do
trade, órgãos governamentais, imprensa especializada e o meio acadêmico.
A Exprotel
A Exprotel,
feira de produtos e serviços para hotelaria, movimentou negócios e aproximou
fornecedores e compradores em busca de soluções inovadoras. Foram mais de 200
marcas presentes, distribuídas em cerca de 90 estandes.
Um
dos diferenciais do evento é o Simpósio de Governança, que este ano completou
15 anos. A mão de obra é um dos gargalos da hotelaria. Justamente
por isso o Comitê de Governança Hoteleira
criou o Simpósio de Governança que visa aprimorar
as operações nos hotéis por meio de discussões pertinentes à qualificação
profissional de camareiras, governantas e supervisoras. Este ano o evento
além das palestras foram feitas homenagens.
Para Aparecida Lissa Dal,
governanta há mais de 30 anos e organizadora desta edição comemorativa, o
desafio da categoria continua sendo a qualificação e a integração entre as
áreas, para um trabalho sinérgico e cada vez mais coeso.
fotos: Divulgação
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