quarta-feira, 30 de julho de 2025

Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes, em Santa Catarina, recebe sanção presidencial

“Destino oferece atrativos para quem aprecia o ecoturismo e os esportes de aventura, além de turismo rural”

                                                                                                                                                          @Bom Dia SC

O Brasil passa a dispor oficialmente de mais um destino turístico estruturado por lei: a Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes, em Santa Catarina. A Lei nº 15.165/2025 foi sancionada nesta quinta-feira (17) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A rota vai ligar 10 municípios e é um importante passo para a promoção de atrativos da região, que poderá receber visitantes nacionais e estrangeiros interessados em explorar o turismo cultural, histórico, religioso, gastronômico, de esportes náuticos e de natureza.

O destino proporciona a prática de ecoturismo e de esportes de aventura, com atividades como trekking, voo livre, rapel, escalada, mountain bike, canoagem e boia cross sendo desenvolvidas podem nos rios, vales e morros da rota.

O turismo rural também está disponível no Caminho dos Príncipes, em municípios a exemplo de Rio Negrinho, Araquari, Campo Alegre e São Bento do Sul. Os passeios no campo permitem relaxar e conhecer a cultura e os costumes dos imigrantes alemães, poloneses e ucranianos, entre outros.

Praticamente todas as localidades do Caminho dos Príncipes preservam tradições europeias. O legado mais presente é o germânico, com destaque para Joinville, maior município catarinense e grande polo industrial.

A cidade, inclusive, é palco de alguns dos maiores eventos culturais de Santa Catarina, como a Festa das Flores e o Festival de Dança de Joinville.

A Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes abrange os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.

A estruturação, gestão e promoção dos atrativos turísticos dessa rota contarão com o apoio de programas oficiais de regionalização do turismo.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


 

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Começa amanhã o maior encontro da hotelaria e turismo do Sul do Brasil

 Ao longo dos três dias, o evento será palco de dezenas de palestras, encontros técnicos, simpósios, fóruns e reuniões setoriais” 

Começa amanhã o maior encontro da hotelaria e turismo do Sul do Brasil no CentroSul, em Florianópolis, a 36ª edição do Encatho & Exprotel, o principal evento de negócios, inovação e capacitação do setor hoteleiro e turístico na região Sul. 

 Até o dia 31 de julho, hoteleiros, empresários, fornecedores, entidades e profissionais do setor turístico de todo o país estarão reunidos para compartilhar conhecimento, gerar conexões estratégicas e impulsionar negócios.

Com o tema “Turismo Conectado, Negócios & Hospitalidade”, o evento traz uma programação intensa com palestras, painéis, fóruns setoriais, encontros de entidades do trade e uma feira com mais de 200 marcas. Tudo com acesso gratuito, mediante inscrição no site www.encatho.com.br.

Para a diretora-presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock, o evento completo: “Estamos preparando uma estrutura completa para conectar todas as pontas do setor: quem vende, quem compra e quem transforma. Esse é um evento para sair com ideias aplicáveis e contatos valiosos”. A gerente executiva, Juliana Bossi Castro, complementa: “É um ambiente que impulsiona tendências, promove inovação e gera resultados reais para todo setor”.

Programação

A programação contempla temas como hospitalidade como diferencial competitivo, eficiência operacional, sustentabilidade, marketing, tecnologia, inteligência artificial, liderança, comunicação e muito mais. Entre os destaques está o Simpósio de Governança, Manutenção, que chega à sua 15ª edição valorizando a base da hotelaria: recepção, governança e manutenção, o Encontro da Associação Brasileira de Agência de Viagens de Santa Catarina – ABAV-SC, que vai reunir agentes de viagens para capacitação sobre o destino Santa Catarina e o Encontro das Instâncias de Governança – IGRs, que será realizado pela Secretaria de Turismo de Santa Catarina – SETUR-SC.

Para a diretora-presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock, o evento completo: “Estamos preparando uma estrutura completa para conectar todas as pontas do setor: quem vende, quem compra e quem transforma. Esse é um evento para sair com ideias aplicáveis e contatos valiosos”. A gerente executiva, Juliana Bossi Castro, complementa: “É um ambiente que impulsiona tendências, promove inovação e gera resultados reais para todo setor”.

Para Josiane Castilhos, uma das responsáveis pela programação do evento, o Encatho & Exprotel pensa no setor de forma completa quando o assunto é atualização e qualificação. “Cada detalhe da programação foi pensado para agregar valor real aos profissionais da hotelaria e do turismo”, destaca. A diretora-presidente Margot Rosenbrock, complementa. “Faltam menos de 30 dias para nos encontrarmos. A entrada é gratuita, o ambiente é composto por pessoas que fazem o turismo acontecer e as inscrições já estão abertas. Inscreva-se hoje mesmo”, lembra Margot.

Encontros de entidades

Encontro dos Jornalistas de Turismo em 2024

Como acontecem tradicionalmente entidades serão realizados durante o evento. Entre as entidades que já confirmaram reuniões figuram, naturalmente, a ABIH, cujos presidentes de vários estados prestigiam, bem como o presidente nacional, o cearense Manoel Linhares, que neste ano será recebido, pela primeira vez, por uma mulher na presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock Libório,  Conselho de Turismo, já que todos os municípios participaram ou nas palestras ou na Exprotel, com seus produtos turísticos. As Abrajets  do Sul do País (RS/SC/PR) terão encontro no dia 30, tendo como anfitriã a Abrajet-SC, cuja presidente é  Maely Silva, do Bom Dia Santa Catarina

fotos: Divulgação

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Observatório - A Torre Araucária uma nova forma de conhecer e contemplar a natureza do Parque do Caracol

“A atração oferece uma vista exclusiva da Cascata do Caracol, além de uma ambientação que conta a história da araucária, árvore símbolo da região”

Inaugurado em 1973, o Parque do Caracol, em Canela, é nacionalmente conhecido por oferecer a vista mais exclusiva para a imponente Cascata do Caracol, uma queda d’água de 131 metros equivalente a um prédio de 40 andares. Para isso, um dos principais pontos de visitação do atrativo é o Observatório - A Torre Araucária. 

Localizada ao lado da Praça dos Gaúchos, na entrada do parque, a torre de 27 metros de altura foi revitalizada para entregar uma nova experiência aos cerca de 200 mil visitantes que visitam o parque a cada ano. 

Através de uma ambientação especial, os turistas agora sobem por um elevador panorâmico para contemplar a Cascata do Caracol como se estivessem dentro de um tronco de araucária centenária, árvore símbolo da Serra Gaúcha.

O olfato também é um sentido aguçado durante a visita, já que o Observatório conta agora com um “cheirinho de natureza” especial. O perfume foi criado pelo Atelier Select Aromas, perfumaria artesanal de Canela que é referência na criação de aromatizadores na região. 

O tato também é provocado durante a experiência, através de uma exposição que conta os ciclos da araucária, desde o nó de pinho, casca da araucária e grinfa até a formação da pinha e do pinhão - iguaria típica do Sul - momento onde os visitantes podem tocar em exemplares expostos no local. A ambientação do espaço foi feita pela equipe interna do parque junto com a Guilhões Produções.“A nossa ideia foi transformar o Observatório numa experiência e, diante de tantas araucárias ao redor dele e que compõem o parque, apenas demos vida ao que já estava ali. Então, essa atração é uma experiência sensorial que ativa todos os sentidos desde a chegada com o aroma de natureza, o toque nas cascas de araucária que revestem o elevador, até o som que envolve o visitante na experiência e, claro, a vista única para a Cascata do Caracol”, comenta Sandra Ferraz, gerente geral do atrativo turístico. 

Com as mudanças, a visita ao Observatório passa a estar incluída no ingresso do parque, deixando de ser uma atração cobrada à parte.

Uma Floresta de Araucárias

A araucária é uma das protagonistas do Parque do Caracol, dentro e fora do Observatório. Ao fazer a jornada do visitante, o turista fica imerso em uma floresta que conta com mais de 790 exemplares de araucárias, incluindo as “Cinco irmãs”, localizadas próximo a Casa Raízes. 

Imponentes, essas árvores chamam a atenção por seu tamanho, que pode chegar até 50 metros de altura; pelo diâmetro de seu tronco que variam entre um e dois metros; e claro, também por sua beleza. 

Da mesma família dos pinheiros - por isso também são conhecidas como pinheiro-brasileiro ou pinheiro-do-paraná - as araucárias pertencem ao grupo das Gimnospermas, ou seja, são plantas que não produzem flores. Outra característica da espécie é que suas sementes não ficam protegidas dentro dos frutos, mas se formam em estruturas chamadas “estróbilos”, tradicionalmente conhecidas como pinhão, que acabaram virando um símbolo da gastronomia e cultura do Sul do país.

Parque possui práticas permanentes de preservação ambiental

De acordo com Marilu Souza, coordenadora de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) do Parque do Caracol, o atrativo possui práticas permanentes de preservação ambiental. Algumas delas, podem ser percebidas pelos visitantes nas placas de sinalização do lugar, que incentivam a jogar o lixo nas lixeiras durante o passeio, a não colher os pinhões do chão, assim como, não arrancar nenhuma planta durante as trilhas ecológicas.

“Aqui no Parque do Caracol acreditamos que cada pequena ação no cuidado com o meio ambiente é essencial para garantir um futuro sustentável para todos. Por isso, começamos dando o exemplo aqui, como ponto turístico, para que cada um que nos visite leve para casa o ensinamento de que cuidar da natureza é importante”, afirma Marilu. 

Entre as práticas adotadas pelo atrativo estão o plano de manutenção das áreas verdes do parque, que gerencia as atividades que devem ser feitas para a preservação dessas áreas; técnicas que visam preservar a fauna e flora do Caracol, já que o mesmo é um dos poucos locais de conservação da Mata Atlântica; além do plano de monitoramento ambiental e impacto de visitação, onde se busca conservar a fauna e flora do parque em equilíbrio com o fluxo de visitantes. 

Parque do Caracol Canela-RS
Endereço: Rodovia RS 466, km 0, s/n - Caracol, Canela - RS, 95680-000
Funcionamento: de quinta a segunda-feira, das 9h às 17h
Ingressos: R$ 49,90 antecipado no site ou R$ 59,90 na bilheteria
Bilhete Gaúcho: R$ 37
fotos: Divulgação Parque do Caracol

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Olivas de Gramado conquista medalha de ouro em Israel e estimulando o olivoturismo no país

 “A marca conquistou mais uma importante premiação a nível mundial”

                                                                                                                        
O Olivas de Gramado, empresa pioneira na produção de azeite de oliva extravirgem na Serra Gaúcha, vem ganhando cada vez mais projeção internacional. O Terroir Serrano foi agraciado com medalha de ouro. O rótulo é um blend de campo multivarietal intenso de Koroneiki, Frantoio e Picual, com notas gustativas de pimenta vermelha, avelã e frutas cítricas, com aromas complementares de bálsamo, salsão e tomate maduro.

O evento reuniu 558 azeites de 19 países e integra o circuito reconhecido pelo EVOO World Ranking, referência global em azeites finos. Esta é a oitava premiação internacional da marca em seis safras.

O Terroir Serrano foi recentemente laureado com prata no  EVOO International Olive Oil Contest (EVOO IOOC) em maio na Itália e prêmios no Flos Olei (2022 e 2024) e no NYIOOC (2023 e 2024), além de duas medalhas de bronze no Athena International Olive Oil Competition 2024.

O sócio e mestre-lagareiro do Olivas, André Bertolucci se manifestou sobre a premiação:

“O Terra Olivo Israel é um dos concursos mais tradicionais do setor oleícola internacional. Foi a primeira vez que participamos, e já conquistamos o nosso primeiro ouro, o que nos traz a certeza de estarmos no caminho certo, fazendo um dos melhores azeites de oliva do mundo”.

Parque Olivas de Gramado

O Parque Olivas de Gramado está na vanguarda do olivoturismo no Brasil. O empreendimento dedica mais de 150 hectares para a promoção do olivoturismo, oferecendo várias atividades que encantam pessoas de todas as idades. O Terroir Serrano safra 2025 está à venda na Azeiteira, um espaço destinado a experiências sensoriais e comercialização de azeites e produtos feitos à base de oliva localizado no Parque Olivas de Gramado, e também na plataforma online: www.olivasdegramado.com.br/loja

Fotos: divulgação

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Céu das Cataratas: fotografia que retrata a cosmologia guarani é destaque mundial

“Hoje (21) é o ultimo dia para votar na astrofotografia feita no Parque Nacional do Iguaçu" 


O Parque Nacional do Iguaçu, abrigo das majestosas Cataratas do Iguaçu e um dos destinos naturais mais procurados do planeta, agora também tem o céu noturno como destaque entre suas belezas. A Astrofotografia da Ema, imagem produzida com a constelação da Ema, símbolo profundo da cosmologia guarani, foi selecionada para o concurso Capture the Dark, o principal concurso de paisagens noturnas e astrofotografia, promovido pela DarkSky International..

Observação do céu

Agora, visitantes do parque podem sentir a energia do cosmos e da natureza. A experiência Céu das Cataratas, lançada em 12 de julho, propõe uma imersão noturna nos mistérios do Universo, na sabedoria guarani e na ciência. As Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza, e o céu estrelado com pouca poluição luminosa, formam um convite irrecusável para uma viagem no tempo e no espaço. 

Uma jornada entre astros e ancestralidade

Realizada exclusivamente aos sábados, com grupos de até 20 pessoas, a vivência começa ao anoitecer. O embarque é às 18h30, no Centro de Visitantes, e o retorno ocorre às 20h30. Os participantes são conduzidos a um mirante com vista privilegiada para as Cataratas do Iguaçu, onde espreguiçadeiras, mantas e almofadas criam o cenário ideal para voltar os olhos para o alto.

A experiência mescla observações a olho nu e com telescópio, e explicações acessíveis sobre o Big Bang, galáxias, planetas e o Universo. Ao mesmo tempo, mergulha no modo como os povos originários interpretavam o céu — como guia de tempo e de vida.

A experiência

A experiência mescla observações a olho nu e com telescópio, e explicações acessíveis sobre o Big Bang, galáxias, planetas e o Universo. Ao mesmo tempo, mergulha no modo como os povos originários interpretavam o céu — como guia de tempo e de vida.

Trata-se de um verdadeiro convite para desacelerar, transcender o comum e encantar-se com o Universo. Por isso, o Céu das Cataratas foi selecionado pela EMBRATUR, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, para compor o projeto "Feel Brasil", uma curadoria de 101 experiências brasileiras que contam com engajamento de sustentabilidade social e ambiental. Tais destinos turísticos formam um portfólio competitivo de experiências, promovidas internacionalmente pela agência.

Segundo Mario Macedo, diretor-presidente da Urbia Cataratas, concessionária que realiza a gestão turística do parque, o Céu das Cataratas é um convite à reconexão: “Diferente da visita convencional, com a nova experiência, nos transportamos para um conhecimento profundo da cultura local e a relação dela com o Universo, mantendo essa memória viva, guiando narrativas e inspirando novos olhares para esse parque, que é um verdadeiro tesouro.”

O Parna Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma unidade de conservação federal, com a gestão da visitação turística realizada pela concessionária Urbia Cataratas S.A. É um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e referência internacional em turismo sustentável.

Fotos: Astrofotografia da Ema: Rodrigo Guerra

Experiência Céu das Cataratas - Urbia Cataratas e Eagle Eye Company.

sexta-feira, 18 de julho de 2025

 “Programação terá cerca de 200 apresentações e mais de 40 grupos participantes”

O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis iniciou sua 52ª edição ontem  (17), abrindo o circuito de programação que segue até 3 de agosto. Ao longo de 18 dias, o Jardim da Serra Gaúcha se transforma em palco para a celebração da diversidade cultural, reunindo grupos folclóricos e bailarinos de sete países em apresentações que encantam e emocionam.

Desfile da Integração

Além dos espetáculos que consagram a tradição do Festival, uma série de atrações paralelas movimentam diferentes pontos da cidade. A Rua Coberta é um dos principais palcos do evento, que também se espalha por escolas, comunidades do interior, empresas e cartões-postais como a Praça das Flores e o Parque Aldeia do Imigrante.

Ontem aconteceu o tradicional acendimento da Chama Folclórica, na Sociedade da Linha Brasil. A Cerimônia de Abertura Oficial do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis acontece hoje(18), a partir das 19h, na Rua Coberta.

Entre os destaques da programação estão os Desfiles de Integração (20 de julho e 3 de agosto), a Roda de Capoeira (22 e 29 de julho, às 15h, na Praça das Flores), o Sarau da Diversidade (26 de julho, às 10h, na Biblioteca Pública Municipal) e as Noites Culturais, que levam o folclore a comunidades do interior. Os divertidos Jogos Germânicos, que resgatam tradições do passado, também são atração confirmada. Já no dia 2 de agosto, às 16h, o Chá das Soberanas promove um encontro com a corte do Festival, formada pela Rainha do Folclore Alemão, Francieli Tais Herrmann, e pelas princesas Cristina Kuhn e Eduarda Baumgarten, para compartilhar vivências e celebrar a cultura com as demais cortes que as antecederam.

A edição desse ano vai apresentar de forma inédita o espetáculo "Retratos de Vida", mostrando por meio da dança, música e audiovisual, a beleza da vivência humana nas suas múltiplas formas e raízes culturais da cidade de Nova Petrópolis.

Diversidade de regiões e países

O Festival receberá participantes de diferentes pontos do território nacional: grupos de oito Estados mostrarão a riqueza do folclore brasileiro: Pará, do Norte; Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte, do Nordeste; Minas Gerais, do Sudeste; além dos três Estados do Sul. O Rio Grande do Sul será representado tanto pelos mais de 20 grupos locais, que evidenciam a herança germânica e de outras etnias, quanto por delegações de Canoas, Gravataí, Sapiranga, Ijuí, Áurea e Caxias do Sul. Entre os participantes internacionais estão delegações da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Canadá.

O Festival Internacional de Folclore irmana povos também com o desenvolvimento de oficinas culturais. Nos dias 21 e 24 de julho, os encontros de artesanato, conhecidos como Mãos da Diversidade, terão endereço no Espaço Mais Cultura. A dança tem agenda nos dias 25 e 31 de julho, no Centro de Eventos, com a oficina Passos da Diversidade. No Pavilhão Linha Imperial, o intercâmbio de sabores ocorrerá nos dias 25, 28 e 30 de julho e 1º de agosto, durante as Panelas da Diversidade.

Gastronomia, artesanato e obras culturais

Jogos da Diversidade

Vivenciar o Festival Internacional de Folclore é estar em congraçamento com as diferentes culturas. Seja nos palcos, admirando performances cheias de ação, seja nas oficinas, adquirindo conhecimento internacional, o evento ainda apresenta outros espaços de interação. A praça de alimentação mostra como a gastronomia se torna uma ponte para aproximar culturas, trazendo aos visitantes pratos típicos e deliciosos lanches.
 

Feira da Diversidade

Produtos típicos de diferentes regiões do Brasil e do mundo, incluindo artesanato, vestuário, utensílios culturais e iguarias, são encontrados na Feira da Diversidade, espaço instalado na Praça das Flores, ao longo dos 18 dias do evento. Arte visual, literatura e poesia têm endereço no Espaço Letras e Artes. Além de dar visibilidade à produção cultural dos participantes do festival, o ambiente serve de endereço de exposições e intervenções artísticas, sempre com a interação do público, que pode adquirir obras autorais de artistas locais.

Os grupos participantes do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis

Internacionais: Takina I Te Ahi (Chile); Conjunto Folklorico Y Teatral Kallisaya (Chile); Compañía Artística Jóvenes Zapateadores (México); Compañía Danza Colombia Internacional (Colômbia); Ballet de Arte Folclórico Argentino (Argentina); Tierra Y Cosecha (Costa Rica); Lechowia Dance Company (Canadá); Ballet Ucraniano Roksolana (Argentina).

Nacionais: Grupo Parafolclórico Frutos do Pará (Pará); Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff (Santa Catarina); Movimento Artístico Patrícia Dalchau (Santa Catarina); Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Santa Felicidade (Paraná); Grupo de Cultura Popular Ariús (Paraíba); Fitas - Grupo de Tradições Folclóricas de Montes Claros (Minas Gerais); Balé Popular Terras Potiguares (Rio Grande do Norte); Indígenas Pataxós da Aldeia da Coroa Vermelha (Bahia).

Regionais: Balé Folclórico Origens (Sapiranga); Grupo de Danças Staburags (Ijuí); CTG Aldeia dos Anjos (Gravataí); Grupo Folclórico Polonês Auresovia (Áurea); CTG Heróis Farroupilhas (Caxias do Sul); Grupo Folclórico Polonês Krakus (Ijuí); Folclore Ucraniano Solovey (Canoas).

Locais: Banda Municipal de Nova Petrópolis; Böhmerlandtanzgruppe; Centro Cultural Timbalauê; Cia Ballerín; CTG Pousada da Serra; Escola de Ginástica Rítmica Maria Lydia Saar; Grupo Acordes; Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Pommertal; Grupo de Danças Folclóricas Internacional; Grupo de Danças Folclóricas Sol Nascente; Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein; Lustige Volkstanzgruppe Bergtal; Orquestra Jovem Municipal; Orquestra Municipal de Sopros; Refit Academia e Essência Estúdio de Dança; Schützenhaus Tanzgruppe; Volkstanzgruppe Edelstein; Volkstanzgruppe Freundschaftskreis; Volkstanzgruppe Tannenwald.

O 52º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, e com apoio da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV). Conta com patrocínio master de Dakota - ser linda é ser feliz, Sicredi Pioneira; patrocínio de Supermercados Andreazza, Randoncorp, Banrisul, Suibom, Gula Alimentos, CORSAN - Nossa natureza movimenta o Rio Grande, DGT Monitoramento, Cervejaria Edelbrau e Cervejaria Traum; além de apoio de Parque Aldeia do Imigrante, RBT Internet, Digi Sonorizações, Eletrosom, Cristal Malhas e ExpoNovaTech.

 SERVIÇO

O quê: 52º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis

Quando: de 17 de julho a 3 de agosto

Onde: Rua Coberta de Nova Petrópolis (RS)

Quanto: entrada franca

Programação completa e outras informações: Link

Festa Colonial de Canela exalta Tradições, Sabores e Memórias do Interior Gaúcho

"O evento valoriza as raízes da cidade e conta com a participação ativa de famílias do interior do seu município" 

A 31ª Festa Colonial de Canela segue até o dia 27 de julho na Praça João Corrêa, reunindo moradores e turistas em uma celebração repleta de cultura, sabores e afetos. O evento valoriza as raízes da cidade e conta com a participação ativa de famílias do interior de Canela, algumas delas presentes desde a primeira edição do evento.

Um dos grandes destaques da programação é o empolgante Desfile Raízes da Terra, que ocorre novamente amanha e no próximo sábado (26) e no domingo (27), sempre às 15 horas. Trata-se de um espetáculo cultural que homenageia os povos que colonizaram Canela - italianos, alemães e portugueses - unidos à força do povo gaúcho.

Com música, dança, figurinos típicos, encenações e elementos cenográficos, o público é conduzido a uma viagem no tempo, que resgata a chegada dos imigrantes à região e sua contribuição para os costumes e tradições da cidade, saindo da Catedral de Pedra até a Praça João Corrêa, onde o elenco se junto ao público e os carros seguem Avenida Osvaldo Aranha a fora.

Gastronomia do interior- originalidade e sabor

Outro ponto alto da Festa é sua gastronomia:  além dos clássicos pães e cucas saídos direto do forno a lenha, os visitantes podem provar delícias menos conhecidas, mas cheias de identidade, como o bolinho de batata-doce recheado, o pastel de pinhão e a fortaia, receitas que carregam história e afeto em cada ingrediente. A produção artesanal dos agricultores locais também pode ser apreciada na feira de produtos coloniais, com queijos, embutidos, doces, conservas. A Feira do Artesanato, com peças também produzidas por mãos canelenses está encantando o público.

A Festa Colonial é também um espaço de convivência, integração e solidariedade. Neste ano, a programação inclui uma feirinha de adoção de cães promovida pelo CEMPRA – Centro Municipal de Proteção Animal, fortalecendo o compromisso da cidade com a causa animal e oferecendo uma oportunidade para que os visitantes adotem um novo amigo de quatro patas.

Programação Cultural

As atrações inclui música, teatro e dança. O espetáculo "Retratos" neste sábado (19), às 18h30 mistura poesia, humor e memória em uma viagem no tempo, revelando as raízes do povo canelense e da gente do interior. A programação prossegue às 20 horas com o show do Tchê Guri.

Com entrada gratuita, a Festa ainda promove os Jogos Coloniais, que resgatam brincadeiras tradicionais como bocha, canastra e 66, incentivando a interação entre gerações.

A 31ª Festa Colonial de Canela é uma realização da Prefeitura de Canela e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela, com apresentação da rede de farmácias São João, o patrocínio da Sicredi Pioneira, Cervejaria Ambev Uniserra e vitivinícola Jolimont e o apoio das cervejarias Farol, Viking Bier e Cresol, além da marca Sicoob como colaboradora. Apoio institucional FETAG/RS, Emater/RS-Ascar e SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado. Agente Cultural: AM Produções, financiamento Pró Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Programação do fim de semana:

Diariamente:

• 10h às 16h – Espaço Raízes: Escritores de Canela

• 10h às 22h – Fornos a lenha (domingo até 21h)

• 10h às 22h – Estandes dos Agricultores: Gastronomia e Agroindústria (domingo até 21h)
• 10h às 22h – Feira de Artesanato (domingo até 21h)

Sexta-feira, 18
• 11h às 13h30 e das 14h às 16h30 – Blasmusik – Bandinha Germânica Itinerante
• 18h30 – Espetáculo teatral: Retratos (Multipalco)
• 20h30 – Show musical com Thaina e Thairine – Família Azzolini (Multipalco)

Sábado, 19
• 10h – Jogos Coloniais
• 11h às 13h30 e 14h às 16h30 – Blasmusik – Bandinha Germânica Itinerante
• 15h – Desfile Raízes da Terra
• 18h – Show musical com Dele Fandango (Multipalco)
• 19h – Espetáculo de dança com Grupo Tapejaras
• 20h – Show musical com Grupo Tchê Guri (Multipalco)

Domingo, 20
• 10h – Jogos Coloniais
• 11h às 13h30 e 14h às 16h30  – Blasmusik – Bandinha Germânica Itinerante
• 17h – Show musical com Amaranto (Multipalco)
• 19h30 – Show artístico com Garfo e Bombacha (Multipalco)

Fotos: Arthur Dias

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Começa hoje em Pelotas a 31ª edição da Feira Nacional do Doce

“O evento promete encantar o público com uma programação repleta de atrações inéditas, experiências imersivas muitas delícias” 

De hoje (16) a três de agosto, o Centro de Eventos Fenadoce será palco uma das maiores celebrações culturais e gastronômicas da região sul do Estado. Com o tema “Doces Aventuras”, o evento  promete encantar públicos de diferentes idades com uma programação repleta de atrações inéditas, experiências imersivas e muitas delícias típicas.

O evento é  reconhecido nacionalmente por reunir a tradição doceira da região sul do Brasil, com destaque para os famosos e deliciosos  doces de origem europeia, como camafeu, pastel de Santa Clara, quindim, panelinha de coco entre outros. 

Atrações

Uma das grandes novidades desta edição é o Aurora Planetário, experiência gratuita e imersiva com realidade aumentada que transportará o público para uma viagem pelo espaço. Com uma cúpula de sete metros de diâmetro, o planetário itinerante apresentará sessões educativas a respeito de astronomia, história, filosofia e geografia, com conteúdos pensados para crianças, jovens e adultos.

Para os pequenos, a feira ainda contará com um espaço especial com brinquedos e interações com personagens inspirados nos doces de Pelotas. Além da já conhecida Docília, o público conhecerá Quindim, Ninho, Olho de Sogra, Bombom de Morango e Figo Cristalizado – cada um com sua personalidade própria e prontos para divertir e ensinar sobre a herança doceira da cidade.

A área da Praça de Alimentação contará com shows gratuitos em algumas noites, sempre às 20h30. Nomes como Guri de Uruguaiana (16 de julho), Bebé (21 de julho) e Paulinho Mixaria (28 de julho) visam entregar bom humor e diversão para toda a família.

Concurso da Corte da Fenadoce

As Baronesas de 2024

Pela primeira vez, o Concurso da Corte da Fenadoce será realizado durante o evento, com a grande final marcada para 29 de julho. As candidatas ao título de Baronesas serão avaliadas ao vivo em provas de conhecimento, comunicação e representação cultural, em um desfile que promete agitar a Praça de Alimentação.

Com doces típicos, Aeroporto de Pelotas dá saborosa recepção aos visitantes da Fenadoce
                                                                                  @Divulgação/Motiva Aeroportos

Desde a última quinta-feira (11), os passageiros que desembarcam no Aeroporto de Pelotas estão sendo recebidos com uma deliciosa surpresa: uma seleção de doces típicos da cidade, oferecidos como forma de dar boas-vindas e divulgar a 31ª FENADOCE.

A ação é uma iniciativa da Motiva, concessionária responsável pela administração do terminal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pelotas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. A proposta é valorizar a cultura local e proporcionar uma experiência acolhedora aos visitantes que chegam à cidade para participar do evento.

Para adoçar ainda mais a experiência, cada ingresso dá direito a uma delícia 

Os visitantes terão oportunidade de provar desde  os doces clássicos como bem-casados, quindim e ninho,  que reforçam o título de  Pelotas como a “Terra do Doce”. Para  reforçar  e adoçar ainda mais a experiência, cada ingresso dá direito a uma delícia .

Organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL Pelotas), a feira, em 2024, recebeu mais de 311 mil visitantes e comercializou 1,9 milhão de doces.

“Sempre buscamos trabalhar para além dos números. A expectativa é de que todos que visitem a Fenadoce saiam dela felizes, realizados e com memórias afetivas que darão vontade de voltar nas próximas edições. Essa é a receita do nosso sucesso – com uma grande colaboração dos saborosos doces”, conclui o Conselheiro Gestor da CDL Pelotas e membro da Comissão Organizadora da 31ª Fenadoce, Daniel Centeno. Acompanhe a Fenadoce no Instagram para não perder as novidades

Serviço
Centro de Eventos Fenadoce (Avenida Pinheiro Machado, 3.390 – Fragata, Pelotas)
Data: de 16 de julho a 3 de agosto
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h; sábados e domingos, das 10h às 22h
Ingressos: R$ 18 de segunda a quarta-feira; R$ 20 de quinta-feira a domingo (crianças até 6 anos não pagam)
Acesse o site da Fenadoce e saiba mais

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Trem da Serra do Mar Paranaense volta a ser cenário de reality show internacional e reforça Brasil na vitrine mundial do turismo

 “Uma oportunidade única para divulgar nossas belezas naturais, nossa cultura e hospitalidade para o mundo”

                                                                     @Carlos Renato Fernandes

Pelo segundo ano consecutivo, o icônico passeio de trem da Serra do Mar Paranaense, operado pela Serra Verde Express, ganha repercussão internacional como cenário de uma das etapas do reality show Race Across the World. Depois de figurar na quarta temporada da versão britânica, exibida pela BBC em 2024, o trem paranaense acaba de aparecer também na versão alemã do programa, produzida pela emissora ZDF. 

Em 2024, a repercussão foi tão positiva que a produção alemã fez questão de repetir o trajeto, trazendo novos participantes para viver a experiência. O episódio, gravado em outubro do ano passado, teve como protagonistas mãe e filho, Jill e Jamie, que percorreram o trecho ferroviário entre Curitiba e Morretes. Todo o processo — desde as negociações iniciais até a captação das imagens — foi mantido em sigilo absoluto, para garantir o ineditismo da exibição e respeitar o formato do reality. Somente agora, com a estreia oficial, foi possível divulgar a participação brasileira na produção.               

Jill e Jamie

Para Adonai Arruda Filho, diretor geral da Serra Verde Express, essa exposição internacional é um marco não apenas para o Paraná, mas para o turismo nacional como um todo. “Ter o Paraná como cenário de um programa desse porte, transmitido em rede nacional no Reino Unido e agora na Alemanha, é uma vitrine imensurável para o Brasil. É uma chance de mostrar nossas belezas naturais, nossa cultura e a hospitalidade do nosso povo para milhões de pessoas mundo afora”, afirmou. 

Uma vitrine de milhões 

Equipe Alemã do Race Across the World

Criado pelo Studio Lambert e distribuído mundialmente pela All3Media International, o Race Across the World desafia cinco duplas de competidores a cruzarem países e continentes com recursos limitados — apenas o equivalente ao valor de uma passagem aérea — e sem qualquer acesso a smartphones, internet ou cartões de crédito. O objetivo é chegar primeiro ao destino final explorando diferentes culturas, paisagens e meios de transporte.

Na temporada Celebridades da BBC, mais de cinco milhões de pessoas acompanharam o início da disputa, tornando o reality o programa mais assistido do Reino Unido, em todos os canais e plataformas, durante praticamente toda a exibição. 

Na oportunidade, os campeões foram Scott Mills, DJ e apresentador de rádio com passagem pela BBC Radio 1, e seu marido Sam Vaughan, produtor de áudio e conteúdo de marca. Ambos destacaram em entrevistas que a passagem pelo Paraná foi o ponto mais marcante da jornada, elogiando as paisagens da Serra do Mar e a hospitalidade local. 

Um trabalho em equipe 

A viabilização das duas produções demandou articulações de meses entre as equipes internacionais de produção e a comunicação institucional da Serra Verde Express, que conduziu as tratativas e acompanhou todas as etapas. “É um trabalho que vai muito além do tradicional, unindo logística, estratégia e sigilo, sempre com o compromisso de mostrar o melhor do Brasil ao mundo”, reforça Adonai. 

As gravações no Brasil foram conduzidas pela Viva Productions, empresa de serviços de produção e conteúdo sediada no Rio de Janeiro. 

O episódio completo pode ser visto no linkhttps://www.zdf.de/play/shows/terra-x-wettlauf-um-die-welt-102/folge5-122 

Fotos: Divulgação ZDF e Tower

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Embratur apresentou o Plano Brasis ao Rio Grande do Sul com objetivo de fortalecer o turismo internacional gaúcho

“A estratégia da Agência é alinhar as ações de promoção do estado às diretrizes nacionais, potencializando a atração de visitantes estrangeiros e o desenvolvimento econômico local”


O Rio Grande do Sul se tornou, nesta terça-feira (8), o mais novo protagonista na estratégia de reposicionamento da imagem do Brasil no exterior. A Embratur, em uma ação conjunta com o Sebrae e o Governo do Estado, fez a apresentação oficial do Plano Brasis, o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do país. O evento, sediado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, reuniu diversos representantes do trade turístico gaúcho, empresários e gestores públicos para detalhar as diretrizes específicas de promoção do estado no mercado global

A iniciativa faz parte do movimento nacional da Embratur percorrendo as 27 unidades da federação garantindo que a estratégia de promoção internacional seja construída de forma colaborativa e alinhada às peculiaridades de cada região. O objetivo é apresentar um Brasil que, embora único, é plural em suas culturas, histórias e paisagens, com um foco renovado na sustentabilidade e na geração de emprego e renda.

O Presidente da Embratur, Marcelo Freixo afirmou que “a partir do momento em que o Plano Brasis foi lançado, deixou de ser um plano da Embratur para se tornar um plano do Brasil”. Freixo explicou ainda que trata-se de um plano detalhado, com ferramentas e dados sobre quais mercados priorizar, malha aérea disponível e as melhores estratégias de promoção para que o estado possa ampliar ainda mais sua presença no mercado internacional. 


Representante da Agência no evento, Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur evidenciou por que o Plano Brasis é tão importante. “Ele é uma diretriz nacional, com ferramentas práticas para que estados como o Rio Grande do Sul tomem decisões baseadas em dados e inteligência de mercado. Apresentamos quais países têm maior potencial de conversão, onde estão os turistas com interesse no tipo de experiência que o estado oferece. O Plano identifica os nichos com maior propensão de gasto, tempo de permanência e busca por autenticidade. Mas isso precisa ser apresentado da maneira certa para cada público. O europeu busca uma coisa, o latino-americano outra. O Plano ajuda justamente a desenhar essa estratégia para cada mercado, com foco, consistência e resultado. E é esse alinhamento que vai fazer com que os 8 milhões de turistas internacionais visitem o Brasil, anualmente, até 2027”.

Pensar uma grande transformação não pode haver divisão de forças e energia, já que o objetivo final é o mesmo: reposicionar o nosso estado e o nosso país para que o turismo seja uma matriz econômica de geração de renda, de emprego. Precisamos fazer com que as pessoas conheçam esses Brasis. Queremos apresentar um Rio Grande do Sul com altíssimo valor turístico como nós temos”, afirmou o secretário de turismo do estado, Ronaldo Santini.

A coordenadora de Comércio, Serviço e Economias de Futuro do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, destacou a importância da promoção integrada entre os governos. “Sebrae Nacional e Embratur têm papel importante, mas a gente só alcança os resultados que desejamos e os quais nós nos propomos se nós tivermos o Brasil junto conosco. E, hoje, aqui no Rio Grande Sul, foi uma prova de que trazer essa apresentação para os estados, envolver os estados, é dessa forma que a gente vai alcançar os resultados e fazer um Brasil com posicionamento diferenciado não só em números de atração de turistas, mas principalmente fazer um processo de desenvolvimento para o mercado internacional de forma diferenciada”, ressaltou.
 

Recorde para o turismo brasileiro

A implementação do plano ocorre em um momento extremamente positivo para o turismo no Brasil. O país bateu recordes históricos em 2024 e, nos primeiros meses de 2025, já registra um crescimento de quase 50% na chegada de turistas internacionais em comparação com o ano anterior, que já havia sido recorde.

Para se ter uma ideia, de janeiro a junho deste ano, o Rio Grande do Sul recebeu 1.205.730 turistas internacionais, um crescimento de 94,7% comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 619.021 chegadas.

Em primeiro lugar no ranking dos estados com maior aumento percentual na chegada de turistas internacionais em 2025 o Rio Grande do Sul segue sendo tendência no momento da escolha de visitantes que vêm para o país.

Além disso, somente em junho, 32.203 turistas chegaram às terras gaúchas, mais um destaque percentual. Foram 103% a mais na comparação com o sexto mês do ano passado, quando o estado recebeu cerca de 15 mil turistas.

Conheça o plano na íntegra:  acessá-lo neste link.

 fotos: divulgação

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Declaração final do BRICS destaca potencial do turismo e reforça cooperação entre países-membros

 “Turismo ganha protagonismo na Cúpula do BRICS destacando o potencial do turismo como motor de desenvolvimento sustentável”

O turismo ganhou destaque na “Declaração do Rio de Janeiro", assinada pelos países-membros da Cúpula do BRICS reunidos no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, e divulgada neste domingo (6). O Ministério do Turismo celebrou os avanços conquistados no setor, com destaque para o reconhecimento do enorme potencial turístico do bloco e as novas oportunidades abertas com a expansão do BRICS em 2024. As perspectivas são promissoras: mais integração, mais viagens e mais ações conjuntas por um turismo sustentável, inovador e transformador.

Entre os principais resultados destacados está o fortalecimento das estratégias de Turismo Regional, com foco em sinergias e complementaridades entre os Estados-membros. Também ganharam relevância as ações voltadas para o Turismo Sustentável, Resiliente e Regenerativo, como forma de enfrentar desafios comuns, promover a conservação ambiental e garantir inclusão social.

Outro ponto celebrado foi o avanço na formulação de diretrizes estratégicas para o turismo de nômades digitais, reconhecendo esse público como potencial catalisador do desenvolvimento local e do intercâmbio cultural entre os países do BRICS.

“A atuação do Brasil junto aos países do BRICS reflete nossa visão de futuro para o turismo: mais sustentável, inovador e integrado. Estamos comprometidos em transformar o setor em uma ferramenta poderosa de desenvolvimento econômico, inclusão social e proteção ambiental”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

A declaração reafirma, ainda, o compromisso do bloco com o fortalecimento da cooperação internacional, com ênfase na inovação e no papel estratégico do turismo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

A próxima etapa dos trabalhos será a implementação conjunta das ações aprovadas, com o Brasil à frente na construção de políticas públicas que dialoguem com a nova dinâmica global do turismo.

Histórico

Ao longo do ano o Ministério do Turismo do Brasil conduziu uma série de encontros com lideranças do turismo dos demais membros do bloco do BRICS, formado por 11 países (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã), que discutiram o desenvolvimento do setor.

A reunião de ministros aconteceu em Brasília, no dia 12 de maio, e foi marcada pela aprovação da Declaração do Cerrado, documento que reforça o compromisso do grupo com o turismo sustentável, regenerativo e inclusivo. A opção pelo nome teve como objetivo homenagear o Cerrado, vegetação típica de Brasília e o segundo maior bioma da América do Sul.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo