sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tripadvisor lança ferramenta Review Performance

O Tripadvisor anunciou o lançamento da ferramenta Review Performance, que permite aos hotéis, restaurantes e atrações analisar as avaliações de usuários, além de tendências de mercado e comparações com estabelecimentos do mesmo ramo.
A  ferramenta foi elaborada com base no feedback dos usuários, e oferece perspectivas e informações adicionais sobre os reviews, permitindo aos usuários a monitoração e avaliação da sua presença no Tripadvisor.
O portal  divulgou  também um estudo que aponta que negócios mais engajados com o site recebem quatro vezes mais visitas por página, além de serem 63% mais populares no ranking do que os outros estabelecimentos que não possuem tal engajamento.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Inscrições abertas para estudar na Alemanha até 31 de outubro

Oportunidade para as áreas de Arquitetura, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Cinema,
Dança, Design e Música
O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) abre as inscrições para bolsas de estudo na Alemanha nas áreas de Arquitetura, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Cinema, Dança, Design e Música. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de outubro. O programa oferece uma bolsa mensal de € 750, seguro-saúde e passagem aérea.
Segundo o DAAD, o objetivo do projeto é o aperfeiçoamento de estudantes altamente qualificados por meio de estudos adicionais nas áreas mencionadas, com a possibilidade de adquirir ou não um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior.
Os interessados devem seguir os seguintes pré-requisitos:
·Estar matriculado no último ano de graduação em uma universidade brasileira;
·Ser recém-formado com título de bacharelado/licenciatura ou mestrado (a última formação não pode ter sido realizada há mais de seis anos, contando da data-limite de inscrição ao programa de especialização;
·No momento da inscrição, não deve estar residindo há mais de 15 meses na Alemanha;
·Para os candidatos de música: a gravação não pode ter sido produzida há mais de um ano.
Ao se inscrever, o candidato deve estar atento a algumas observações importantes: a instituição de ensino deve ser escolhida pelo próprio participante, o qual também é responsável por estabelecer o contato. O nível de língua alemã exigido é definido pelo professor orientador ou pela universidade escolhida (a bolsa inclui curso prévio do idioma na Alemanha). Além disso, após aprovação na bolsa, que não equivale à aceitação automática na universidade alemã, o candidato deverá buscar informações sobre o programa de estudos, os requisitos e os critérios de aceitação.
Para mais informações, acesse: http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html
Fonte:  Brasil Alemanha News
Fotos: Divulgação

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Já está em vigor Lei que regulariza e beneficia o turismo rural

Já está em vigor a  Lei 13.171/2015 que inclui no rol das atividades rurais o turismo rural. O projeto, que estava em tramitação no Congresso Nacional desde 2009, teve um veto parcial da presidência. O dispositivo que dizia considerar atividade rural “o conjunto das atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, que agregue valor a produtos e serviços do meio rural” foi substituído por “inclui-se na atividade econômica (atividade rural), além da exploração industrial em estabelecimento agrário, a exploração do turismo rural ancilar (relacionada) à exploração agroeconômica”.
Para o deputado Herculano Passos, presidente da Frente do Turismo, a Lei é uma vitória. “Ela irá retirar da informalidade muitos empresários que, para exercer a atividade de turismo rural, são bitributados. Eles precisam abrir uma empresa turística, e pagar imposto como tal, e também são taxados como produtores rurais. Assim, muitos pagam apenas as taxas da atividade rural trabalhando de forma irregular.”
Já a presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur), Andréia Roque, comemorou a legalização da atividade: “Isso nos coloca em condições de igualdade com qualquer atividade de turismo do Brasil e Mundial. Ao fim temos o turismo rural legalizado com algumas alterações sim, mas legalizado!”
foto: divulgação


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Parceria entre Ministério do Turismo e universidades

"Meta é elaborar uma nova política para fortalecer o setor e elevar a competitividade dos destinos turísticos do país"

O Ministério do Turismo firmou uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB) para elaborar uma política nacional de qualificação em turismo e tornar os destinos turísticos mais competitivos. A apresentação do projeto para a criação da política foi feita nesta sexta-feira (23) durante o Seminário Latino-Americano de Políticas Públicas e Turismo, no campus da universidade, em Brasília.
O projeto será  coordenado pelo Centro de Excelência em Turismo na UnB e terá como parceiros as universidades federais do Rio Grande do Sul, do Paraná, do Pará, de São Paulo, de Ouro Preto, da Universidade Federal Fluminense, Rio Grande do Norte  e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. A política terá como base a realização de uma pesquisa para identificar as necessidades, as lacunas e os desejos na formação dos empreendedores, gestores e trabalhadores da atividade turística.
De acordo com a coordenadora do programa de mestrado em Turismo da UnB, Marutschka Moesch, a política prevê ainda a criação de um banco de dados nacional sobre os profissionais e serviços qualificados.

Foto: Abertura do seminário sobre políticas públicas e turismo, em Brasília. Crédito: Ana Lúcia Ferreira/ Unb

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Liquida Dotz com descontos para emissão de passagens aéreas até o dia 26

Hoje a Dotz iniciou mais uma edição do Liquida Dotz, onde é possível trocar pontos por diversos produtos, especialmente passagens aéreas. São oferecidos mais de 60 destinos, com valores a partir de 3.000 DZ. Os valores variam conforme o trecho, data e horário do voo. As trocas poderão ser realizadas até o dia 26 de outubro. 

SEBRAE apresenta para agências de turismo Roteiros do Rio Grande do Sul

"Evento reuniu agências da Capital, Serra Gaúcha e Mercosul"
O SEBRAE/RS realizou nesta segunda-feira, (19) em Porto Alegre, Encontro de Negócios de Turismo para apresentar os roteiros turísticos do Estado.  Cerca de 20 roteiros turísticos, alguns tradicionais e outros em processo de consolidação, foram apresentados para 20 agências de turismo de Porto Alegre e Serra Gaúcha e 10 agências do Chile, Uruguai e Argentina. Em formato de Rodada de Negócios, cada representante de roteiro dispunha de 15 minutos para apresentar suas características e atrações.
Segundo a coordenadora de projetos de Turismo do SEBRAE/RS, Amanda Bonotto Paim, o objetivo do evento foi o de aquecer o turismo gaúcho com a circulação de visitantes locais e internacionais. Para Amanda, um aspecto bem positivo para a concretização de futuros negócios com as agências do Mercosul é a proximidade destes países com o RS, além de características semelhantes, porém específicas, e que podem chamar a atenção dos nossos vizinhos. A especialista em viagens de Buenos Aires, Guadalupe Montserrat, também acredita que as semelhanças entre os portenhos e os gaúchos são um ponto forte. “Aqui nos sentimos em casa”, disse. Guadalupe comentou, ainda, que desde o ano passado os Argentinos voltaram a demonstrar interesse em viajar para o Brasil.
Outro aspecto, enfatizado por Amanda, é o fato de o Encontro apresentar roteiros novos, que há pouco entraram em operação ou que estão em processo de finalização, como é o caso do Trilha de Fazendas, localizado em São José dos Ausentes. “Iremos lançá-lo oficialmente no Festival de Turismo de Gramado, em novembro".

Os projetos apresentados no Encontro de Negócios de Turismo nesta segunda-feira

No segmento turismo cultural:
“Rio Grande, Cidade Histórica”, apresenta o conjunto arquitetônico do município que inclui monumentos, museus e prédios históricos.
“Caminho Farroupilha na Costa Doce”  mostra os locais que marcaram fatos da história do RS durante a Revolução Farroupilha em São Lourenço do Sul.
“Bagé Histórico” com seus prédios históricos e a cidade cenográfica de Santa Fé.
“Arquitetônico” mostrando o precioso conjunto arquitetônico de Jaguarão.
No segmento turismo de aventura e ecoturismo:
“Lagoa do Peixe”, em Tavares.
“Aventura Serra Gaúcha” nas cidades de Três Coroas, Canela, Cambará do Sul e Caxias do Sul.
“Trilhas de Fazenda” entre Serras, Rios e Cânions em São José dos Ausentes.
No segmento de enoturismo:
“Sabor da Terra” visita aos vinhedos do Pampa Gaúcho.
“Vale do Rio das Antas” em Bento Gonçalves.
“Garibaldi” apresentando vários roteiros como a Estrada do Sabor, Rota dos Espumantes, Passadas e Rota de Compras.
“Cantinas Históricas” em Bento Gonçalves.
“Tour da Experiência” nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Cotiporã, Veranópolis, Vilaflores e Nova Prata apresentando experiências e vivências singulares em cada visitação do Roteiro.
No segmento de turismo rural:
“Pelotas Colonial” mostrando vivências e experiências em pequenas propriedades rurais, mostrando aos visitantes um pouco da cultura herdada das colonizações italiana, francesa, africana e pomerana.
“Caminho Pomerano” em São Lourenço do Sul.
“Quintais de Cambará”, com visitação às propriedades rurais e integração com a cultura de Cambará do Sul.
“Encantos de Eulália” em Bento Gonçalves, com destaque a visitação ao Parque de Aventuras Gasper.
“Compassos da Mérica Mérica” em Flores da Cunha.
No segmento turismo náutico:
“Navegando em Pelotas” passeio no Arroio Pelotas, Rota das Charqueadas e Canal São Gonçalo
”Rio Grande, Sol, Mar e Turismo Náutico” em Rio Grande passeio na Laguna dos Patos e Oceano Atlântico.
No segmento turismo de compras:
“Viver Nova Petrópolis”  com visitação a Rota de Compras e atrativos da cidade.
“Compre Guaporé” compra de joias, lingeries, moda íntima e fitness a preço de  fábrica.  

Atuação do SEBRAE/RS                                                                       
O SEBRAE/RS atua junto aos empreendedores de turismo através de três eixos: qualificação e diversificação da oferta de turismo, qualificação da gestão dos empreendimentos e acesso à mercado. Atualmente, a instituição conta com projetos nas regiões da Serra, Sul, Pampa e Litoral.                   
fotos: divulgação                                                                                      

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Oportunidade para trabalhar em cruzeiros marítimos


Royal Caribbean International anunciou a abertura de 300 vagas para brasileiros maiores de 18 anos com inglês fluente ou intermediário. Há vagas para profissionais de restaurante, bar, limpeza e cozinha, com salários em dólares, alguns deles com gorjetas. Para concorrer as vagas é necessário pelo menos seis meses de experiência comprovada na área.
Entre os atrativos do  trabalho em navios de cruzeiros  está a oportunidade de conhecer novas culturas, trocar experiências com pessoas de várias nacionalidades, conhecer novos destinos além de aprimorar outros idiomas. Como as acomodações para os funcionários a bordo são gratuitas, bem como as refeições, o trabalho ainda permite economizar dinheiro. 
A Royal Caribbean International busca pessoas dinâmicas, comunicativas, com excelência em serviços e preferencialmente que já tenham atuado em hotéis, restaurantes, bares ou outras armadoras de cruzeiros. Para participar é necessário cadastrar o currículo no site http://www.royalcareersatsea.com. Os selecionados serão informados por e-mail sobre as etapas do processo seletivo. 
As vagas oferecidas e  seus salários: 
- Auxiliar de limpeza: US$ 740 por mês; 
- Cozinheiro: de US$ 877 à US$ 1.200 por mês, de acordo com área de atuação e experiência; 
- Garçom de bar: US$ 1.212 por mês, e acréscimo de gorjetas; 
- Assistente de garçom: US$ 1.215 por mês mais gorjetas; 
- Atendente de Room Service: US$ 740 por mês
fotos divulgação

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Presidente do Sindihotel RS participa de reuniões com autoridades em Brasília

"O objetivo foi alertar ministros e deputados sobre o cálculo da cobrança da taxa autoral e os altos custos para a hotelaria independente"
Além de carga tributária e uma série de exigências legais, um assunto que vem preocupando a hotelaria no Rio Grande do Sul são as cobranças feitas pelo ECAD, consideradas inadequadas pelo setor. Para alertar sobre a necessidade urgente na revisão de cálculos e outros aspectos relevantes, o presidente do Sindihotel RS e do Conselho de Turismo da Fecomércio-RS, Manuel Suarez conversou com ministros do STJ e lideranças em Brasília.
O roteiro iniciou no dia 23, em encontros realizados com a deputada Renata Abreu (PTN-SP), relatora especial da Comissão Especial sobre Direito Autoral; e com a Ministra do Supremo Tribunal de Justiça, Maria Isabel Diniz Gallotti Rodrigues. O dirigente – acompanhado dos assessores tributário Fabio Vieira e parlamentar, Rodrigo Giacomet, ambos da Fecomércio-RS, e do advogado William Aguiar – enfatizou a importância da adoção de critérios proporcionais da mensalidade, levando em conta as particularidades de cada segmento. “Hoje, os parâmetros adotados acabam ferindo o princípio da isonomia, gerando reflexos financeiros e comprometendo a própria sobrevivência do negócio”, afirma Suarez.
Outro ponto polêmico destacado nas reuniões foi a duplicidade na cobrança da taxa autoral nos hotéis que retransmitem imagens fornecidas de TV por assinatura, pois as operadoras já pagam os direitos ao ECAD. Por fim, o empresário argumentou ainda o fato da retribuição autoral somente ser devida em áreas comuns dos empreendimentos, e não nos quartos, já que são áreas de frequência individual.
No dia 24 (quinta) o grupo visitou alguns gabinetes, incluindo a do Senador Davi Acolumbre (Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal); Deputado Herculano Passos (Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo); Deputado Alex Manente (Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados); Deputado César Halum (Comissão de Turismo - Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria Brasileira) e Senadora Ana Amélia Lemos.
“Também destacamos que o empresariado dos meios de hospedagem passa por uma enorme insegurança jurídica devido às mudanças constantes de interpretação da legislação do direito autoral pelos tribunais”, disse Fabio. Em muitos casos, relatou ele, ministros, deputados e senadores não sabem que o cálculo utilizado atualmente pelo ECAD não respeita a igualdade de todos perante a lei, prejudicando principalmente os meios de hospedagem com menor capacidade financeira. “O valor da taxa autoral mensal não é diluído no custo como costuma ocorrer em uma grande rede hoteleira”, completou o assessor tributário. 
Manuel Suarez participou ainda do Seminário da Semana Mundial do Turismo, com a presença de Eduardo Cunha, Presidente da Câmara dos Deputados; Henrique Eduardo Alves, Ministro do Turismo; Deputado Alex Manente, Presidente da Comissão de Turismo – CTUR da Câmara dos Deputados; Deputado Herculano Passos, Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo; Vinicius Lummertz, Presidente da Embratur e Alexandre Sampaio, Presidente da FNHRBS.

Texto: Adriana de Barros Machado (Assessora de imprensa do Sindihotel RS)
Crédito das fotos: Lana Regis
Legenda da foto 1: Presidente do Sindihotel, Manuel Suarez (esquerda) e ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves 
Legenda da foto 2: Presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz (esquerda) e Presidente do Sindihotel, Manuel Suarez 

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Isenção de vistos é aprovada por unanimidade na Câmara dos Deputados

Projeto de lei prevê a dispensa unilateral de visto de turismo para estrangeiros que ingressarem no Brasil até setembro de 2016
Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3161/15, dos deputados Alex Manente e Carlos Eduardo Cadoca, que dispensa de visto os estrangeiros que ingressarem ao Brasil até setembro de 2016. Agora, o texto segue para votação no Senado Federal. A medida tem como objetivo atrair mais visitantes ao país, principalmente em função dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que serão realizados no próximo ano.
De acordo com o projeto, a isenção poderá ser feita por meio de uma portaria conjunta dos Ministérios do Turismo, Relações Exteriores e da Justiça e beneficiará os estrangeiros que entrem em território nacional até a data de 18 de setembro de 2016, com prazo de estada de até 90 (noventa) dias, improrrogáveis, a contar da data de primeira entrada em território nacional.
Para o presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Alex Manente, a medida terá forte impacto na atração de visitantes ao Brasil e prevê avanços na flexibilização da exigência de vistos. “O Ano Olímpico vai ser uma oportunidade de fazermos um teste em um momento em que o Brasil receberá um grande número de turistas. A partir da Olimpíada há a possibilidade de pensarmos em acabar com a reciprocidade no Brasil. Temos de aproveitar a valorização do dólar, que, para o turismo, pode ser muito positiva", sustenta.

Empresários do Turismo comemoraram a aprovação da pauta na Câmara
A isenção de vistos é uma demanda antiga do setor para atrair turistas e divisas para o Brasil.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Nerleo Caus, reconheceu a importância da medida para o setor e disse que espera mais. “Seria muito bom se esse projeto se estendesse para além do período das Olimpíadas”.
Para Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), “a iniciativa, sem dúvida, vai colaborar para aumentar o número de visitantes estrangeiros no nosso país, fomentando o nosso turismo e a nossa economia".

Turismo na pauta prioritária do Congresso – A aprovação da PL de isenção de vistos de estrangeiros faz parte de um compromisso firmado na última semana entre o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o deputado Alex Manente, da Comissão de Turismo, e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, para incluir no regime de urgência as pautas do Turismo no Congresso.
Além da isenção de vistos, a Câmara Federal aprovou esta semana dois projetos de lei do setor. Um deles gera vantagens tributárias para os empresários ligados ao turismo rural e, o outro, estabelece condições para a classificação de estâncias turísticas, criando um novo segmento.

fotos: divulgação