terça-feira, 25 de novembro de 2014

7ª BioNat Expo acontece de 28 a 30 de novembro na Usina do Gasômetro

"A feira de sustentabilidade ambiental tem visitação gratuita"
A 7ª edição da BioNat Expo, feira de sustentabilidade ambiental criada para reunir produtos orgânicos, agroecológicos, fitoterápicos e sustentáveis, acontece de 28 a 30 de novembro, das 9h às 20h, na Usina do Gasometro  em Porto Alegre. Produtores, compradores e consumidores participam do evento, que tem visitação gratuita e é aberta ao público em geral
Além da oferta de produtos na Feira de Produtos Orgânicos, Agroecológicos e  Sustentáveis, a BioNat Expo inclui em sua programação aulas-show, painéis,  oficinas práticas, que abordam temas como energias alternativas, consumo consciente, reciclagem, uso de plantas medicinais, compostagem e horta caseira.  A BioNat Cultural, que acontece simultaneamente à BioNat Expo, visa difundir a prática da preservação ambiental, dando espaço a artistas que trabalham com o tema nesta edição inclui mostra de fotografia e lançamento de livro além de um desfile de moda  com roupas de algodão orgânico e acessórios.
Durante os três dias do evento vai ter distribuição de mudas de plantas nativas.
A BioNat Gourmet é voltada à culinária orgânica e saudável, em um espaço para quem quer aprender a cozinhar com consciência e aproveitamento completo dos alimentos.
A solenidade de abertura acontece na  sexta-feira (28) às 11h30min no átrio da Usina do Gasômetro e encerra as 20 horas de domingo (30), mas a programação inicia na quinta (27) com uma Oficina de montagem de um Yurt, que  é uma adaptação moderna do abrigo  usado por nômades da Ásia Central durante séculos. É confeccionado com materiais leves e resistentes, trazendo praticidade e segurança para quem o utiliza. Ele tem baixo custo e exige pouca manutenção. A Oficina vai ser realizada às 14 horas no  Mezanino da Usina do Gasômetro.
Inscrições para participar na programação do evento podem ser feita no local com ½ hora de antecedência.
 O que você vai ver e participar:
- Feira de Produtos Orgânicos, Agroecológicos, Sustentáveis
- I Festival de Gastronomia Orgânica do RS
- Praça de Alimentação com os EcoChefs na Feira
- Oficinas Práticas, Painéis
- Rodas de Conversa, Aulas Show
- Encontros de Negócios
- Ações Culturais e Educativas
 Informações e programação: www.bionatexpo.com.br/ 

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Em Brasília evento debate Políticas Públicas e Turismo na América Latina

De 20 a 22 de novembro gestores, docentes e pesquisadores dos países da América Latina  estarão reunidos em Brasília para discutir políticas públicas, II Seminário Latino-Americano de Políticas Públicas e Turismo.
O evento visa estreitar os laços entre os envolvidos nas políticas de Turismo, Cultura, Lazer e Educação com pesquisadores,  gestores de programas governamentais e não governamentais.
O seminário é aberto aos docentes, pesquisadores e discentes dos programas de pós-graduação, graduação e cursos técnicos em Turismo, Hotelaria, Gastronomia, Eventos, Geografia, Desenvolvimento Sustentável, Administração, Economia e áreas afins, além de empresários do setor, profissionais das áreas relacionadas, representantes da sociedade civil e gestores públicos.
O  Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) e o Instituto Federal Brasília vai  sediar  o Seminário. O evento encerra no sábado (22) com um picnic.
Programação
20 de novembro de 2014 (5ª feira) 
LOCAL:
Instituto Federal de Brasília – Campus Brasília/Asa Norte. - SGAN 610
14h
Credenciamento
15h
Solenidade de Abertura
Decano da Pós-Graduação e Pesquisa – Prof. Dr. Jaime Martins de Santana
Diretor do Centro de Excelência em Turismo – Prof. Dr. Neio Campos
Coordenadora do Programa de Mestrado em Turismo – Prof.ª Dr.ª Marutschka Moesch
Coordenador do Curso de Graduação em Turismo – Prof.Dr. Luiz C. Spiller Pena
Secretário Adjunto de Turismo e Projetos Especiais do Distrito Federal -– Sr. Luiz Otavio Rocha Neves
 Palestra de abertura -  Ministro do Turismo Vinicius Nobre Lages
16h às 18h30
Mesa Redonda 1 – Os desafios da gestão das políticas públicas de turismo após a crise de 2008.
Convidados:
Prof. Dr. Sergio Molina – Diretor do Centro de Innovación en Turismo Chile e Universidad Autónoma de Acapulco e Universidad Autónoma de Ciudad Juárez – México; Prof. Dr. Tomás J. Cuevas-Contreras – Universidad Autónoma de Ciudad Juárez – México; Prof.ª Dr.ª Noemí Wallingre – Universidad Nacional de Quilmes – Argentina
Mediador – Prof. Dr. Mario Beni – Universidade de Brasília – Brasil
18h30 às 19h30
Debate
19h30
Apresentação Cultural de Boas Vindas
21 de novembro de 2014 (6ª feira) 
LOCAL:
Instituto Federal de Brasília – Campus Brasília/Asa Norte. SGAN 610.
09h às 11h40


Mesa Redonda 2 – Políticas socioculturais para o desenvolvimento do Turismo: patrimônios materiais e imateriais, culturas hibridas no processo de globalização.
Convidados:
Prof.ª Dr.ª Susana Gastal – Universidade de Caxias do Sul; Jurema de Sousa Machado – Presidente do IPHAN ; Raúl Menezes – Encarregado dos assuntos de turismo – Ministério Turismo do Peru; Prof. Dr. Everaldo Costa – Universidade de Brasília.
Mediador – Prof. Dr. Fernando Sobrinho – Universidade de Brasília
11h40 às 13h
Debate
13h às 14h30
Intervalo para Almoço
14h30 às 16h
Mesa Redonda 3 – O desafio da educação transdisciplinar para o turismo e a valorização da hospitalidade no fazer profissional.
Convidados:
Prof.ª Dr.ª Mirian Rejowski – Universidade Anhembi Morumbi e Pesquisadora do CNPq; Prof. Dr. Carlos Costa – Universidade de Aveiro – Portugal;
Mediadora – Prof.ª Dr.ª Marutschka Moesch – Universidade de Brasília
16h às 16h30
Debate
16h45 às 18h45

Palestra – Observatórios do Turismo: contribuições, limitações e relevância para embasamento e monitoramento das políticas públicas de turismo.
Palestrante: Prof. Dr. Georges A. Tanguay –  École des Sciences de la Gestion (ESG UQAM) -– Quebec – Canadá
Comentaristas:
Dr. Carlos Arana Courrajollles – Coordenador da Amazon Cooperation Treaty Organization (OTCA); Marcelo Carvalho – Diretor de Planejamento e Estudos Econômicos do Observatório de Turismo da Bahia; Maximilianus Pinet – Diretor na Secretaria de Estado do Turismo no Rio Grande do Sul
Mediadora – Ariadne Bittencourt – Subsecretária de Políticas de Turismo do Distrito Federal
18h45 às 19h15
Debate
22 de novembro de 2014 (sábado) 
LOCAL:
Centro de Excelência em Turismo – Universidade de Brasília -Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A – Asa Norte.
09h00 às 11h
Grupos de Trabalho (simultâneos)
11h às 13h00
Diálogos para um outro  turismo na América
Convidados:
Prof. Dr. Sergio Molina – Chile/México;  Prof. Dr. Tomás J. Cuevas-Contreras – Universidad Autónoma de Ciudad Juarez -– México
Raúl Menezes – Encarregado dos assuntos de turismo – Ministério Turismo do Peru; Dr. Carlos Arana Courrajollles –  Amazon Cooperation Treaty Organization – OCTA Ministério do Turismo;  Prof.ª Dr.ª Noemí Wallingre – Universidad Nacional de Quilmes – Argentina
Mediador – Prof. Dr. Neio Campos – Universidade de Brasília – Brasil
13h00
Picnic de encerramento

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Circuito Internacional de Golfe e Vinhos neste final de semana em Porto Alegre

Neste final de semana (15 e 16) acontece no Belém Novo Golf Club, na Zona Sul de Porto Alegre o Circuito Internacional de Golfe pelos Caminhos do Vinho – Copa Los Haroldos.  O evento esportivo amador já percorreu a Argentina, Chile e Uruguai e pela primeira vez acontece no Brasil com jogos em Porto Alegre e, numa segunda fase, em Curitiba.
São aguardados de 70 a 90 participantes no campo de 36 buracos. No domingo, quando acontece o encerramento, serão apresentados os cinco jogadores, que irão disputar a final internacional em Córdoba, na Argentina, entre 12 e 15 de dezembro. A  final, será realizada em junho de 2015  nos Estados Unidos. As inscrições para o torneio em Porto Alegre se encerram nesta sexta-feira (14,) no Belém Novo Golf Clube, que passa a incluir o Torneio Internacional no calendário oficial de eventos.
 A apresentação do Circuito local foi realizada na última quarta-feira (12) , no Hotel Laghetto Veverone Moinhos com a presença  do Secretário Municipal de Turismo Luiz Fernando Moraes, do diretor do Belém Novo Golf Club, Luciano Azevedo Cunha, do presidente da Federação Rio-Grandense de Golfe, Ricardo De Rose, do diretor-geral da empresa argentina Andina Marketing, Produções e Negócios, organizadora do torneio, Fabián Lencinas, do superintendente do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Amilton Lopes, e representante da Bodega Los Haroldos, vinícola de Mendoza que dá nome ao torneio. 
Circuito Internacional de Golfe pelos Caminhos do Vinho
Criado na Argentina em 2012, o Circuito Internacional de Golfe pelos Caminhos do Vinho tem como conceito conjugar e difundir o turismo e a atividade vitivinícola da América do Sul através da prática do golfe. De acordo com  o diretor-geral da Andina Marketing, Produções e Negócios, organizadora do torneio  Fabian Lencinas, Porto Alegre reúne todas as credenciais para receber o torneio, que se desenvolve ao longo de todo o ano. “Porto Alegre tem proximidade com Uruguai e Argentina, possui grande potencial turístico, um campo de golfe de padrão excelente, é capital de um estado que tem uma produção vitivinícola de qualidade, fatores que são a essência da proposta deste torneio”. Segundo ele, a partir da edição de 2015 se integrarão ao circuito outras cidades brasileiras, sendo que a abertura do torneio no país seguirá sendo em Porto Alegre e o encerramento, em Curitiba. No próximo ano Paraguai e Peru deverão participar do torneio, além dos Estados Unidos que incluiu o circuito sul-americano no calendário de torneios de golfe do país. “O golfe é o esporte que  mais movimenta pessoas no mundo em busca de bons campos e bons vinhos, por isso é um atrativo e uma grande ferramenta de captação de turistas”, avalia.
A relação entre golfe, vinhos e turismo foi ressaltada também pelo presidente da Federação Rio-Grandense de Golfe. De Rose lembrou que o golfista não viaja sozinho e por isso o esporte movimenta a economia do turismo. “Sem contar que quem pratica golfe é, em geral, também um apreciador de vinhos, o que torna a realização deste circuito no Rio Grande do Sul um fator de visibilidade para nossa vitivinicultura e para nossa estrutura de golfe, que soma 13 campos no Estado”, afirmou.  De Rose disse apostar também na desmistificação do golfe como esporte de elite, especialmente agora que, a partir de 2016,  retomará a categoria de esporte olímpico.
Mercocidades 
A chegada do projeto argentino ao Brasil foi estimulada pela Unidade de Turismo da Mercocidades, rede de governos locais dos países do Mercosul coordenada por Maldonado (Uruguai) e Porto Alegre. “Neste colegiado trabalhamos a integração a partir do conceito de turismo sem fronteiras entre os destinos da região, em diferentes rotas turísticas, como as de enoturismo”, explicou o secretário de Turismo da capital gaúcha, Luiz Fernando Moraes. O Circuito de Golfe faz parte do Calendário de Eventos Mercocidades lançado em outubro deste ano, Moraes destacou ainda o fato de o Circuito Internacional ser um evento regular, com torneios anuais, o que potencializa as praças de golfe e vitivinícolas dos países participantes.
O torneio teve a largada na Argentina em março deste ano, na cidade vitivinícola de Mendoza, e até o final de dezembro terá percorrido mais de 50 diferentes cidades entre Argentina, Uruguai, Chile e Brasil. Em cada cidade se classificam cinco jogadores, considerados os melhores por categoria, que irão disputar a final internacional em Córdoba, de 12 a 15 de dezembro. Atualmente o circuito conta com 5,7 mil  participantes durante todo o ano de duração do torneio. 
Na organização do circuito, a Andina MP&B se uniu à Bodegas Argentinas AC, câmara empresarial que reúne a maioria das principais bodegas argentinas no fomento e difusão do enoturismo e de outras atividades nos chamados caminhos do vinho, como, por exemplo, a prática de golfe entre vinhedos.


Circuito Internacional de Golfe pelos Caminhos do Vinho - Copa Los Haroldos
Belém Novo Golf Club
Dias  15 e 16/11/2014
Condomío Terra Ville
Avenida Juca Batista, 8000
Belém Novo
Entrada liberada mediante documento de identificação na Portaria  

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Retrospectiva Huberto de Givenchy em Madrid

"Para os que se preocupam com qualidade, o prestígio é a coisa mais importante. Acredito sempre na alta-costura e desejo que ela dure até o fim da minha carreira. Sempre a defendi, com a perfeição que ela implica. Não há duas maneiras de se exercer a profissão. Sucesso não é prestígio. O sucesso é passageiro, o prestígio é outro assunto. Ele persiste depois da gente. É preciso trabalhar para não ter trabalhado em vão."  Givenchy

Quem vai para Madrid, não pode deixar de visitar o Museu Thyssen-Bornemisza que está apresentando  a primeira grande retrospectiva sobre o trabalho do  estilista frances  Hubert de Givenchy.
A mostra oferece um enfoque excepcional das criações de Givenchy, desde a abertura de sua Maison em Paris, em 1952, até sua aposentadoria em 1995. Mais de uma centena de modelos vindos de museus e coleções particulares de todo o mundo – muitos inéditos para o público .
Até ao dia 18 de janeiro é possível ver os vestidos e as obras de alta costura desenhadas para centenas de celebridades, entre elas  Grace Kelly, Jackie Kennedy, a duquesa de Windsor, Elizabeth Taylor, Greta Garbo e sua musa  Audrey Hepburn.   
Givenchy é o responsável por a exposição onde assumiu o papel de curador da mostra. É dele a seleção dos vestidos,  os  textos e legendas que acompanham o seu espólio e escolha das obras da Coleção do museu, entre as quais se incluem telas de artistas como Joan Miró, Sonia y Robert Delaunay, Georgia O´Keeffe, Francisco de Zurbarán e John Singer  Sargent.
Esta é a primeira mostra dedicada por inteiro à moda organizada pelo museu madrileno.

A musa Audrey Hepburn

A exposição dedica um capítulo especial à frutífera relação profissional e de amizade iniciada em 1953 e que se prolongou durante toda a vida da atriz Audrey Hepburn (1929-1993).  A atriz traduzia o ideal de elegância e glamour que Givenchy queria para suas roupas. Era a mulher perfeita para vestir suas criações. "Eu trabalho mais sobre modelos vivos que com manequins de madeira. Os manequins vivos são fonte de inspiração. Audrey Hepburn encarnou, para mim, um ideal feminino, por suas proporções e também por sua imagem."
Audrey vestiu modelos de Givenchy em alguns de seus filmes mais conhecidos, como “Sabrina”, “Funny Face”, “Breakfast at Tiffany’s”, “How to steal a Milion”…  Dizia ela: “A roupa de Givenchy é a única com que me sinto eu mesma. Ele é mais que um estilista, é um criador de personalidade”.

A  combinação perfeita entre as criações do estilista e sua musa inspiradora produziram um clima de encanto, de glamour, que marcou Audrey e Givenchy como sinônimos de elegância e refinamento.

Hubert James Taffin de Givenchy

Um vídeo integra a retrospectiva apresentando sua vida e seu trabalho.
Hubert James Taffin de Givenchy nasceu em Beauvais, na França, em 1927. Filho do marquês Lucien Taffin de Givenchy e de Béatrice de Givenchy, seu avô dirigia uma oficina de tapetes em Beauvais.
Aos dez anos, ao visitar uma exposição de figurinos dos mais famosos estilistas franceses, ele se identificou imediatamente com o universo luxuoso da alta-costura. Aos 17 anos Givenchy foi para Paris, levando uma pasta cheia de desenhos. Trabalhou nas casas de Jacques Fath, Robert Piguet, Lucien Lelong, Christian Dior e Elsa Schiaparelli. Abriu sua própria maison em 1952, e o reconhecimento foi quase imediato.
Conjunto de noite usado por Jackie Kennedy - 1961
Em 1973, entrou para o mundo da moda masculina, com o lançamento da linha Gentleman Givenchy 
Em 1981 a Maison Givenchy foi vendida. A linha de perfumes ficou com a Veuve Clicquot  e a parte de alta-costura foi para o Grupo Louis Vuitton Moët Hennessy . Atualmente, a Louis Vuitton também é proprietária da linha de perfumes fabricados pela Givenchy.

Foi o criador da blusa de babados nas mangas, batizada de Bettina,   do vestido “chemisier", dos modelos  separáveis - peças que podem ser combinadas entre si - e das blusas de tecidos de camisas. 
A blusa Bettina










Givenchy despediu-se das passarelas em 1995, com um desfile para o qual foram convidados apenas amigos pessoais, estilistas e principais clientes.

Serviço:
Museu Thyssen-Bornemisza
Paseo del Prado, 8 28014 Madrid
www.museothyssen.org 
Salas de Exposições Temporais do Museu Thyssen-Bornemisza. Planta baja.
Horário: de terças a domingos das 10 as 19 horas. Sábados até as 21horas.
Preços: Exposição Hubert de Givenchy - 11 euros
Entrada combinada acervo Thyssen-Bornemisza e exposição Hubert de Givenchy -17 euros
Maiores de 65 anos, pensionistas, estudantes:
Exposição Hubert de Givenchy - 7 euros
Entrada combinada acervo Thyssen-Bornemisza e exposição Hubert de Givenchy - 9 euros